Boa sorte para ser o proprietário de uma área plana, cuja superfície não requer nivelamento. Mas e se o alívio subir e cair? Existem duas soluções possíveis para o problema: nivelar a superfície despejando terras baixas e removendo montanhas, ou organizá-la com todos os tipos de escadas e degraus. As escadas do jardim também são interessantes porque, além de sua finalidade direta - proporcionando comodidade para se deslocar pelo local com uma inclinação, elas ajudarão a transformar a aparência arquitetônica e decorativa do jardim.
Devido ao arranjo de escadas, você pode conectar a paisagem do local em um único todo e transformar o jardim, dando-lhe um entusiasmo aristocrático e um charme nobre. Em quase todas as áreas, há um lugar onde você precisa subir de um nível para outro. Para conectar as zonas multiníveis do site, duas etapas podem ser suficientes. E mesmo em um relevo plano e plano, as escadas não serão supérfluas. Baixas descidas e subidas trarão dinâmica ao espaço circundante, tornando a área plana mais diversificada.
O processamento do alívio e transformação criando artificialmente suas formas é chamado de geoplastia: //diz-cafe.com/vopros-otvet/planirovka/geoplastika-v-landshaftnom-dizajne.html
Dependendo do tipo de execução, as escadas do jardim são divididas em encaixes e livres: a primeira opção envolve a presença de muros de contenção e, no segundo estágio, são colocadas diretamente no solo.
O material para a fabricação de escadas pode ser: madeira, pedra natural, tijolo, concreto. O principal é que o material para concluir as etapas corresponde ao estilo do site.
Os admiradores do estilo Art Nouveau para o design de escadas podem usar lajes de concreto de várias formas e cores, das quais é conveniente colocar ornamentos sofisticados. Nesse caso, plantas decorativas plantadas nas bordas das escadas fecharão a transição dos degraus para o chão. Um estilo romântico, por exemplo, envolve a instalação de vasos de flores ao longo das escadas que contribuem para a criação de uma atmosfera lírica.
Você pode descobrir quais as flores mais adequadas para o plantio em vasos a partir do material: //diz-cafe.com/ozelenenie/cvety-dlya-posadki-v-vazony.html
Recomendações gerais para organizar escadas
O design e o estilo arquitetônico da escada dependem em grande parte de sua localização. Na maioria das vezes, as escadas são equipadas com uma grade, mas para pequenas estruturas de transição com degraus suaves, a presença de uma grade não é necessária.
Ao projetar escadas, o principal é não violar os plásticos de alívio, porque essas transições de vários níveis são projetadas para enfatizar as vantagens do local, enquanto ocultam com êxito suas falhas.
Pensando na organização das etapas, é importante determinar corretamente as proporções de toda a estrutura e de seus elementos individuais. Para calcular o número necessário de etapas e seus tamanhos, é necessário usar duas ripas, que são presas juntas em ângulos retos. A extremidade livre do primeiro rack é instalada no local do estágio inferior e a extremidade do segundo rack é colocada no local da instalação do último estágio superior. Em seguida, determinamos o comprimento das etapas: divida o comprimento do trilho horizontal pelo número estimado de etapas. Pelo mesmo princípio, calculamos a altura dos degraus, tomando como base o comprimento do trilho vertical.
A largura dos degraus deve ser proporcional à inclinação da subida. A largura total das escadas também é determinada pela largura dos caminhos do jardim que levam a ela. Quanto mais amplas as escadas, maior o campo da criatividade: vasos de chão com flores podem ser instalados nas laterais dos degraus espaçosos, e o corrimão pode ser trançado com trepadeiras e trepadeiras lindamente floridas.
Tradicionalmente, as escadas têm pelo menos 3-4 etapas. Ao planejar a construção de uma escada para equipar uma encosta íngreme, o número de etapas que excederão 12 a 14 peças, é aconselhável fornecer um patamar.
Se houver necessidade de conectar pequenas diferenças, nas quais as três etapas parecerão um pouco volumosas, você pode simplesmente alinhar o site ou organizar um aterro adicional.
Qualquer que seja a opção de design em que os proprietários do site parem, vários pontos devem ser levados em consideração ao organizar as escadas:
- Iluminação Para uma movimentação segura do local no escuro, é necessário fornecer iluminação pública. Para iluminar as etapas, é conveniente usar lâmpadas cujos raios de saída são direcionados para baixo, bem como pedras luminosas. Eles não cegam, mas fornecem luz suficiente para subir as escadas com confiança.
- Superfície de revestimento antiderrapante. Como revestimento de acabamento, é melhor usar um material com superfície antiderrapante (pedra natural texturizada, ladrilhos com superfície ondulada).
- Trilhos. Ao organizar uma escada para conectar diferenças de altura de 70 cm ou mais, para aumentar a segurança, é necessário prever a presença de uma grade. Eles são feitos do mesmo material que as etapas.
Outra dica - uma pequena inclinação de 1-2% da profundidade do piso em cada etapa evitará a estagnação da água.
Os proprietários de cabanas com terreno irregular também se beneficiarão com o material sobre o fortalecimento de paredes e declives no site: //diz-cafe.com/plan/ukreplenie-sklonov-na-uchastke.html
Escada auto-feita de jardim
Opção 1 - de etapas em massa
A opção mais fácil para organizar as escadas é a partir de etapas em massa. Por sua disposição, os tirantes são colocados em um recesso inclinado entre os dois níveis do local, e os vazios entre as tábuas são preenchidos com terra.
A função dos degraus é realizada pela camada densa de solo já compactada. Para aumentar a rigidez da estrutura, os kosours são usados - pranchas longitudinais laterais, que são colocadas na nervura para fixar os degraus. Você pode evitar a deflexão da placa, colocando pinos na parte interna da placa.
Opção 2 - dos logs
Para fazer uma escada de jardim a partir de toras, precisamos:
- Toras do mesmo comprimento;
- Cavilhas de metal ou de madeira;
- Casca moída ou cascalho.
Cavamos uma vala ao longo de toda a extensão da encosta no local da futura escada e tapamos o solo. No fundo da encosta, colocamos dois pinos no chão, sobre os quais o degrau mais baixo repousará.
Usando a mesma tecnologia, empilhamos outros logs, formando as seguintes etapas. Equipamos cada etapa com um piso de casca ou cascalho triturado.
Para prolongar a vida útil, cada corte de madeira é tratado com anti-sépticos especiais ou óleo de motor usado.
Opção # 3 - de lajes de pedra
A pedra é uma opção ideal para a construção de degraus. Lajes de pedra retangulares redondas, em forma de diamante, podem ser colocadas como você desejar: como um piso sólido ou com fendas preenchidas com terra batida.
Lajes de pedra, cada uma das quais com peso considerável, são colocadas em um "travesseiro" de 7-8 cm de pedra ou areia triturada e fixadas com argamassa de cimento. As costuras entre as placas podem ser reparadas com a mesma solução ou polvilhadas com areia, dando a oportunidade de brotar grama decorativa.
Para evitar a abertura do solo e o colapso dos degraus, é necessário construir um muro de contenção. Ele pode ser completamente disposto dessa pedra natural ou construído de concreto.
As escadas, habilmente misturadas à paisagem circundante e combinadas harmoniosamente com o design geral, podem se tornar uma verdadeira decoração do local.