Os extraordinários Zamiokulkas na floricultura de interior apareceram relativamente recentemente - no final dos anos 90. Talvez os cultivadores de flores desconfiassem da aparência de um belo homem bonito no mercado de flores, pois suspeitavam de uma planta muito caprichosa. Mas, como se viu, Zamioculcas é tão despretensioso que até um novato pode cuidar disso. Mas há uma ressalva, a saber, um transplante de planta, com o qual você deve estar familiarizado.
Home Recursos
Com toda a sua apresentabilidade e aparência luxuosa, zamioculcas, ou árvore do dólar, é muito fácil de cuidar. Não é de admirar que seja chamado de planta para donas de casa preguiçosas.
Umidade
Tendo se adaptado perfeitamente às condições de nossos apartamentos, Zamiokulkas tolera facilmente até a estação de aquecimento. E se um homem bonito for completamente indiferente à pulverização, será muito apreciada a limpeza das folhas com uma toalha molhada ou o banho pouco frequente no chuveiro. Tais procedimentos se libertarão do pó acumulado e ajudarão a planta a se expressar em toda a sua glória.
Iluminação
A planta também não é particularmente exigente quanto à iluminação, sente-se muito bem sob a luz brilhante (mas do sol direto ainda é necessário sombrear um pouco) e luz difusa. O verão cresce voluntariamente ao ar livre. Mas no inverno é melhor colocar as zamioculcas mais próximas da janela, para que no curto período de luz a planta não perca sua cor saturada das folhas.
Temperatura
Um nativo do continente africano quente adora calor. Portanto, quando o termômetro chega a uma marca de + 30 ° C, as zamioculcas parecem bastante normais. Ainda assim, a temperatura confortável no verão deve ser de + 20 ... + 25 ° C. No inverno, é preferível manter a planta em condições mais frias, a + 16 ... + 20 ° C. A temperatura crítica no inverno não é inferior a + 12 ° C.
Rega
As zamioculcas devem ser regadas com cuidado, porque devido à capacidade de acumular água nas raízes, a planta costuma sofrer um excesso de umidade do solo. No verão, antes da próxima rega, você precisa esperar até que o solo na panela esteja meio seco. No inverno, quando mantida em uma sala fresca, a rega é reduzida ao mínimo, produzindo a próxima umectação quase depois que o substrato secar completamente, o que pode ser determinado pela cor do solo - solo seco com uma sombra mais clara.
Top vestir
Durante a estação de crescimento, de março a setembro, Zamioculcas é fertilizado uma vez a cada 2 semanas. A nutrição deve ser cuidadosamente selecionada. Os compostos que contêm nitrogênio podem prejudicar o sistema radicular, bem como uma alta concentração da solução. Para as zamioculcas, é melhor usar fertilizantes para suculentas e cactos, diluindo a dose em mais água do que o indicado.
A cobertura é aplicada apenas ao solo umedecido.
Regras para embarque e transplante
Um transplante para qualquer planta é um momento muito crucial. Escolher o substrato e a capacidade certos é metade da batalha. Você ainda precisa lidar com habilidade com o próprio processo. No entanto, não se assuste, não há nada complicado em um transplante se você agir dentro do prazo e de todas as regras.
Selecionamos o solo e o vaso
Ao escolher o solo para plantar ou transplantar Zamioculcas, deve-se levar em consideração sua capacidade de acumular água pelas raízes e as condições naturais de crescimento. Portanto, o solo da planta deve atender aos seguintes requisitos:
- Seja muito frouxo, para que após a irrigação a água escoe livremente pelo solo e não seja sobrecarregada com nutrientes.
- Tenha boa respirabilidade para que as raízes não carecem de oxigênio.
- Possui acidez neutra.
Ao comprar o solo na loja, você precisa escolher o solo destinado às plantas suculentas. Mas mesmo neles é desejável adicionar migalhas de tijolos, vermiculita ou drenagem da menor fração como um fermento em pó. No entanto, dedique tempo e esforço para preparar um substrato adequado. Além disso, não é necessário ir à África para obter seus componentes, pois eles podem ser facilmente encontrados em uma loja de flores. Você precisará misturar em proporções iguais:
- terra de relva;
- terra de folha;
- turfa;
- areia grossa.
Um punhado de carvão será um bom complemento para a composição: absorve o excesso de umidade e evita o desenvolvimento de fungos patogênicos. Terra pesada contendo argila é estritamente proibida. A água vai estagnar e as raízes não terão oxigênio. O resultado será desastroso - Zamioculcas morrerá.
Certifique-se de descontaminar o solo. Você pode fazer isso no forno ou no freezer. Temperaturas altas e baixas são igualmente prejudiciais para pragas e flora patogênica.
Escolher uma panela não é uma tarefa menos responsável do que preparar o solo. Zamioculcas é uma planta bastante grande e seu sistema radicular pode aumentar bastante de tamanho. Recipientes de plástico são adequados apenas para plantas jovens. Para adultos, você precisa escolher vasos de cerâmica estáveis. A presença de orifícios de drenagem é obrigatória!
O vaso deve estar alto, para que a camada de drenagem possa ocupar pelo menos ¼ do volume total. Em forma, é melhor escolher vasos estreitos para baixo, mas com vasos largos, para que, ao transplantar, seja mais conveniente extrair a planta. O tamanho do novo tanque deve diferir do antigo em vários centímetros. Não pense que uma panela grande demais é boa. Somente a parte subterrânea se desenvolverá em grande volume, e a massa verde precisará esperar pacientemente até que as raízes conquistem espaço.
Quando é melhor transplantar
A melhor hora para um transplante, é claro, é a primavera. Mas se você perdeu um momento, poderá mover o processo para o início do verão. Uma flor de crescimento lento raramente é transplantada - uma vez a cada 3-4 anos, quando as raízes ficam lotadas e a flor para de crescer. As plantas jovens precisam de transbordo anual.
Se você comprou zamioculcas em uma loja no outono, aguarde algumas semanas para aclimatação e transplante-o para um novo recipiente. Isso é feito por 2 razões:
- Como regra, em vasos de transporte a planta já está lotada. Isso pode ser determinado pela deformação da embalagem plástica.
- O solo em que as zamioculcas são adquiridas não é adequado para a planta. Baseia-se em muita turfa, que retém a umidade, e esta planta é inútil.
O transplante de outono não causará desconforto ao Zamioculcus.
Instruções de transplante passo a passo
- Enchemos o novo vaso por um quarto do volume com drenagem. Cubra com um pouco de substrato preparado.
- Começamos a remover cuidadosamente as zamioculcas da panela velha. Às vezes, é muito difícil fazer isso por causa de um sistema raiz muito grande. Para facilitar a tarefa, o recipiente de plástico pode ser lavado à mão. Em seguida, coloque a panela de lado, segure-a no fundo com uma mão e tente pegar todas as folhas mais próximas do solo com a outra e puxe-a com cuidado. Se o processo foi fácil - bem, mas se a planta estiver bem assada em uma panela, não resta mais que cortá-la.
- O método de transplante mais adequado é o transbordo.
Graças a esse método, as raízes permanecem intactas e a planta rapidamente se enraíza.
- Colocamos a planta extraída no centro em um novo vaso e, nas laterais, enchemos o solo restante, esmagando-o levemente com as mãos.
- Certifique-se de que as raízes não sejam profundas!
Transplante de zamioculcas - vídeo
Se você transplantou para o solo seco, pode regá-lo um pouco, mas certifique-se de drenar o líquido acumulado na panela. Se o solo estiver úmido, você poderá regá-lo apenas por 2-3 dias após o transplante.
Uma amostra grande pode precisar primeiro de suporte. É melhor usar uma circular dobrável para manter as folhas abertas.
Algumas nuances do transplante
- Se você decidir inspecionar as raízes dos Zamioculcas adquiridos e libertá-los do solo de transporte, isso pode ser feito embebendo as raízes em uma bacia de água. O substrato da turfa se molhará e sairá facilmente das raízes, depois enxágue cuidadosamente as raízes em água limpa.
- Corte cuidadosamente as áreas afetadas detectadas com uma faca afiada e polvilhe as feridas com carvão ativado triturado e deixe as áreas tratadas secarem por 24 horas. Não regue a planta plantada por cerca de uma semana. Durante esse período, as raízes devem ser restauradas, usando a umidade acumulada nos tubérculos.
Tabela: possíveis problemas associados ao transplante e sua eliminação
O problema | Razão | Eliminação |
Zamioculcus sai depois turgor perdido para transplante | Pode haver três razões:
|
|
Quando o transplante quebrou ramo | As zamioculcas têm folhas muito suculentas, por isso você precisa ter cuidado ao trabalhar com ela. | Tudo bem, você pode polvilhar uma ferida em uma planta grande com carvão moído. Um ramo quebrado pode estar enraizado. |
Zamioculcas depois transplante não está crescendo | Pote grande demais. | Até que as raízes conquistem todo o espaço, as folhas não crescerão. Ao transplantar, você precisa escolher uma capacidade que não seja mais do que 4 cm maior que a anterior. |
Como você já entendeu, um transplante não é tão assustador quanto parece à primeira vista. O principal é escolher o solo certo, vaso e fazer o trabalho em etapas. E, em gratidão pelo trabalho realizado, Zamioculcas certamente agradecerá com folhas luxuosas e possivelmente flores.