Gladíolo - estas são lindas flores da família de Iris. Eles podem ser encontrados em áreas suburbanas, pois complementam todos os jardins e hortas.
Para flores continuou agradando o dono do local e no ano seguinte, é necessário escavar as lâmpadas deles / delas a tempo.
Quando você precisa desenterrar os gladíolos?
Normalmente, as lâmpadas são escavadas na segunda quinzena de setembro e continuam até a primeira geada.
É importante não esquecer que para amadurecimento de bulbos de pleno direito, aguarde 35 a 45 dias após a floração.
Infelizmente, nas regiões do norte, onde o plantio de flores é relativamente tardio, os bulbos podem não chegar a tempo de amadurecer.
No território da Rússia "não-negra", a maior parte do gladíolo floresce na segunda quinzena de agosto, por isso é necessário escavar a partir de 15 de setembro. Ao mesmo tempo, não prestar atenção a uma pequena imperfeição da lâmpada, uma vez que ela não afeta a preservação da raiz e sua germinação.
A limpeza dos gladíolos é realizada em clima seco, de modo que o solo muito úmido não adere às lâmpadas. Muito mais conveniente, quando ela mesma cai, sem causar inconvenientes desnecessários ao dono do verão.
Além disso, é muito mais fácil tirar todas as crianças da terra seca do que das endurecidas ou úmidas.
A ordem dos bulbos de colheita
Primeiro de tudo, você precisa remover as variedades iniciais e médias de flores, e então você pode passar para as mais recentes. Também é importante considerar mais um recurso.
Entre os iguais em termos de tempo de colheita, o primeiro a cavar variedades escuras (vermelho, roxo, cereja), bem como azul.
Durante o tempo frio, estas variedades perdem rapidamente a resistência à ação de vários fungos, pelo que os bolbos podem morrer sem esperar pela colheita.
Se as lâmpadas estiverem muito poluídas com a terra, elas podem ser lavadas em água corrente limpa. Depois disso, eles são completamente secos.
Para prevenção, use uma solução de ácido bórico ou manganês convencional.Lâmpadas são colocadas em tais soluções por meia hora, e depois retiradas e secas.
Nos gladíolos escavados, é importante aparar o caule, deixando um coto de 1,5 cm, se a parte verde da planta for danificada por insetos ou fungos, é armazenada em um recipiente separado e queimada.
Isso impedirá a disseminação da doença para bulbos e plantas saudáveis.
Preparação para armazenamento de lâmpadas
Antes de guardar os bulbos de gladíolos para armazenamento, seque-os cuidadosamente. Esse processo pode levar cerca de dois meses.
Para a variedade mais uma vez para não ser confundido, eles são dispostos em bandejas separadas em uma camada. Devem ser armazenados em uma sala bem ventilada, onde a temperatura permanecerá a 25-30 º C durante o primeiro mês ea 20 º C durante o segundo mês.
Durante a secagem, o jardineiro deve periodicamente virar as lâmpadas e inspecioná-las quanto a doenças fúngicas. Tubérculos doentes são sempre destruídos.
No entanto, se a variedade de gladíolos é muito valiosa, então você pode cortar as partes danificadas da lâmpada. Em seguida, é adicionalmente tratado com uma solução de permanganato de potássio e novamente enviado para armazenamento.
Às vezes, para proteção extra contra insetos perto das lâmpadas, coloque os dentes de alho lavado. Ele bem assusta todos os possíveis parasitas, mas, infelizmente, não pode proteger os gladíolos de doenças infecciosas.
Processamento de Bulbo
Alguns residentes de verão preferem processar mais os bulbos de gladíolos. Para fazer isso, eles os limpam da balança de cobertura e, em seguida, são enviados para armazenamento.
Por um lado, esse método ajuda a proteger a cultura das raízes e a aparência de podridão.
No entanto, por outro lado, as escamas desempenham o papel de uma importante camada protetora, que não permite que a lâmpada seque durante o inverno.
Outro método usado para processamento adicional de lâmpadas é dousing com parafina derretida. Envolve densamente a cultura da raiz, protegendo-a da secagem e da aparência do molde.
Para derreter a parafina, é necessário aquecê-la em banho-maria e, em seguida, as lâmpadas são imersas nela. Eles precisam ser mantidos por alguns segundos e, em seguida, podem ser removidos e enviados para custódia. É importante lembrar que Antes do plantio, a cera de parafina não é removida.
Antes da tabulação final dos cormos, é importante inspecioná-los novamente, removendo as melhores escalas.Depois disso, as lâmpadas são dispostas em sacos, onde o grau e o tempo de escavação são indicados. Normalmente, sacos de tecido são utilizados para esses fins, uma vez que eles passam bem o ar.
Como armazenar bulbos?
O melhor lugar para armazenar as plantações de raízes são as adegas secas. No entanto, nem todo florista pode se orgulhar desse porão.
Por esta razão, as lâmpadas podem ser armazenadas na prateleira inferior do refrigerador, onde os vegetais são normalmente armazenados.
Para fazer isso, eles são pré-dobrados em sacos de papel com várias entradas de ar.
Se não houver tais pacotes, então você pode usar jornais regulares embalados em sacos plásticos com furos. Alguns residentes de verão armazenam lâmpadas em meias kapron.
Também é necessário levar em conta o fato de que, no final do período de paz natural, os gladíolos começam a germinar. Para evitar que isso aconteça, as raízes devem ser mantidas em um local quente e seco por uma semana.
Resultados
Gladíolo escavando no final de setembro a início de outubro, quando o primeiro congelamento começa. É muito importante ter tempo para desenterrar todas as lâmpadas antes do inverno, pois elas não podem sobreviver a geadas de até 10 graus.
Imediatamente após a escavação, as lâmpadas são armazenadas em salas secas e quentes, onde aguardam o início da primavera. Eles podem ser adicionalmente protegidos de pragas e fungos com a ajuda de permanganato de potássio ou uma solução de ácido bórico.