Bagas e negócios: cultivando morangos em uma estufa o ano todo com uma rentabilidade positiva

Pin
Send
Share
Send

Fresco morangos são saborosos e úteis, mas você pode aproveitar apenas alguns meses do ano.

Alta demanda - Um argumento importante para construir o seu próprio negócio de bagas.

Morangos em crescimento na estufa, você pode fornecer bagas frescas para a família e fazer um bom dinheiro.

Qual estufa é ideal para você?

Para crescer morangos perfeitamente uma estufa de uma armação de metal se aproximará, forrada com folhas de policarbonato. Os agricultores são melhores para construir estufas de tamanho médio (100 - 120 metros quadrados). Policarbonato pode ser substituído por uma dupla camada de filme de polietileno, mas este revestimento terá que ser atualizado após 1-2 anos.

Fazendas de efeito estufa grandes são mais frequentemente usando estufas em uma estrutura de aço, coberta com vidro. Construção de telhado de rampa fornece boa luz natural e não permite permanecer na neve. O vidro preserva perfeitamente o calor, mas custa muito mais do que o filme e o policarbonato.

Morangos são cultivados em condições industriais usando um método de prateleiras, ou pendurado tecnologia holandesa é usada. Estufas industriais para morangos com este arranjo, permite economizar espaço e facilitar a colheita.Também é possível plantar arbustos de morango diretamente no solo.

Tecnologias hidropônicas tornam o processo mais barato, mas prejudicam significativamente o sabor das bagas. Eles adquirem um sabor aguado característico e perdem sabor. Economizar em aquecimento ajudará uma estufa com uma parede em branco, disposta a partir de blocos de concreto. Geralmente o surdo é a parede do norte.

Os blocos protegem de maneira confiável a estufa do vento frio, além de poderem fornecer aquecimento adicional com base no princípio de uma bateria solar. A estufa deve ser equipado com um sistema de ventilação e irrigação por gotejamento, uma boa luz de fundo.

Vantagens e desvantagens dos negócios

Negócio para o cultivo de morangos em estufa tem muitas vantagens, o que o torna especialmente atraente para iniciantes.

  1. Morangos são muito populares. Ela é comprada voluntariamente como usuários finais, bem como em lojas e empresas de alimentação pública.
  2. A concorrência é baixamorangos estão em quantidade suficiente no mercado por não mais de 3 meses por ano.
  3. Bagas importadas são muito inferiores ao sabor e aroma de variedades domésticas cultivadas no solo.
  4. No período de inverno-primavera, os mark-ups para morangos aumentam significativamente.

Entre as deficiências negócios podem ser notados:

  • custos para a montagem e equipamento de estufas;
  • alta custo de eletricidade para aquecimento;
  • a necessidade de registrar uma entidade legal para trabalhar com lojas;
  • no verão, o mark-up na produção diminui.

Variedade escolha

Para o cultivo na estufa é idealmente adequado morango remontante, que não requer polinização. No solo fechado, é possível plantar variedades de maturação precoce e média.

É importante escolher variedades com bagas bastante densas que sejam bem toleradas para o transporte. Consumidores prefira grandes morangos coloridos forma regular com um sabor rico.

Entre as variedades mais populares:

  1. Alba. Arbustos compactos com bom rendimento. A variedade é precoce, resistente a doenças. As bagas são vermelho brilhante, bela forma cónica, bem transportadas e mantêm a aparência atraente por muito tempo (ver foto abaixo).

  2. Darenka. Uma variedade de reprodução russa, resistente a doenças fúngicas e pragas. As bagas são grandes, vermelhas, têm um sabor doce agradável e boa densidade (veja foto abaixo).

  3. Oitava. Variedade muito precoce, adequada para estufas e terreno aberto.Dá excelentes colheitas, frutos grandes e perfumados, não se deformam durante o transporte.
  4. Sonata. Baga suculenta e delicada com sabor agradável e aroma brilhante. A variedade tolera bem as flutuações de temperatura, é resistente a pragas (veja foto abaixo).

  5. Rusanovskaya. Uma variedade precoce, em uma estufa aquecida, pode render várias safras por ano. As bagas amadurecem juntas, têm uma cor rica e uma bela forma arredondada. Bem armazenado.
  6. Mel. Uma variedade muito precoce, as bagas são grandes, vermelho brilhante, de forma cónica, têm um rico sabor agridoce e um aroma delicado. A variedade tolera bem as mudanças de temperatura, mas é sensível aos nutrientes do solo (veja foto abaixo).

Empresários com experiência em economia de estufa recomendam a escolha de variedades de seleção russa, holandesa, americana e polonesa. Eles se destacam em um solo protegido, não ficam doentes e dão boas colheitas.

Regulamentos para Equipamentos de Efeito Estufa

Na fase de construção de uma estufa é importante pensar no sistema aquecimento. A opção mais conveniente é combinar biocombustível com aquecimento artificial. Sob o solo é colocado um cabo de infravermelho ou tubos, através do qual o ar quente é perseguido.Para o aquecimento, você pode usar uma caldeira elétrica ou um fogo, bem como fogões-burzhujki.

Preparar biocombustível, misturando esterco de cavalo, porco ou cabra com palha, vertendo a mistura com água, cobrindo com um filme e deixando por alguns dias. O estrume overgrown é decomposto sob a camada superior do solo. Essa mistura mantém a temperatura na estufa a 25ºC.

Muito momento importante - preparação do solo. Para os morangos, é necessária uma mistura leve de partes iguais de turfa e húmus com a adição de cinzas e fertilizantes minerais.

Para otimizar a acidez, uma mistura de superfosfato e cloreto de potássio é adequada. O solo deve ser cuidadosamente solto.

Para tecnologias suspensas, você pode usar uma mistura de turfa e pérola, que deve ser cozida no vapor. O substrato preparado é colocado em mangas plásticas e colocado em prateleiras instaladas ao longo das paredes da estufa. Nutritivo a mistura retém bem a umidade e acelera o desenvolvimento de arbustos de morango. O sistema holandês aumenta o rendimento dos morangos, permitindo que você atire 8 kg de frutas de uma só vez.

Cuidado com morangos

Nas mudas plantadas em estufa. Ao usar tecnologias de suspensão holandesas, cada arbusto é colocado em um vaso separado,preenchido com substrato de nutrientes. Ao plantar nos arbustos de terra são colocados em linhas com uma distância de 30-45 cm. Para otimizar a rega e manter o nível de umidade desejado na estufa, um sistema automático de gotejamento deve ser instalado.

O solo não deve secar, no entanto, a inundação também é inaceitável. Água estagnada no solo provoca a doença com podridão cinzenta, capaz de arruinar a cultura. Humidade na estufa não deve cair abaixo de 80%. Depois que os arbustos se enraizarem, você precisa ventilar a sala todos os dias.

Uma vez a cada duas semanas é necessário fazer fertilizantes minerais: nitrato de amônio dissolvido em água e cloreto de potássio. Após o início da floração, gradualmente elevar a temperatura na estufa, acelera o amadurecimento das bagas, torna o seu sabor brilhante e rico.

Contabilidade de receitas e despesas

Antes do início do trabalho, é elaborado um plano de negócios detalhado, levando em consideração despesas futuras e receitas planejadas. Na lista de despesas, é necessário incluir:

  • arrendamento ou compra de terra;
  • materiais de construção para estufas e os custos de sua montagem;
  • equipamento de efeito estufa (ventilação, irrigação, iluminação);
  • compra de estoque de plantio, fertilizantes e inseticidas;
  • custos de transporte;
  • registro de uma entidade legal (necessário para trabalhar com redes de varejo);
  • salários do pessoal contratado.

Cultivando morangos em uma estufa durante todo o ano como um negócio, não é barato para um corsário.

A montagem e equipamento de uma estufa de policarbonato com uma área de 100 metros quadrados. m custará 90 000 rublos. Para aquecimento e fertilizante terá que pagar de 15 000 rublos por mês. Outros 15 mil rublos terão que gastar com a compra de material de plantio, cerca de 10 mil rublos que valem a legalização e a obtenção de certificados de produtos.

Reduzir custos ajudará:

  • uso de combustível combinado;
  • cultivar mudas por conta própria, a partir de sementes;
  • renúncia de trabalho assalariado;
  • A substituição de policarbonato para cobrir a estufa em um filme mais barato.

Calcule a receita estimada da fazenda. Com um rendimento de 5 kg por 1 km2. m pode ser removido de 400 kg de bagas. O preço médio de compra é de 600 rublos por quilo. Desta forma, lucrar com uma estufa será 240.000 rublos por mês. Lucratividade de negócio em um morango em uma estufa - de 50%.

No inverno, o custo adicional para as bagas aumenta 1,5 vezes. Isso se deve à redução na oferta e alta demanda dos varejistas. No entanto, vale a pena considerar que o custo de aquecimento durante este período também está aumentando.

Muitos agricultores recusam do cultivo de morangos no inverno, preferindo um plantio antecipado e prolongando o período de frutificação até novembro.

Se você decidir fazer outros negócios para o cultivo de flores, verduras, pepinos, tomates ou outros vegetais na estufa, consulte os artigos em nosso site.

Empreendedores que decidiram cultivar morangos no inverno, vale a pena com antecedência Assinar acordos com redes comerciais e empresas catering. Isso ajudará a minimizar a porcentagem do casamento e estabilizar a renda.

Pin
Send
Share
Send