Você teve que tocar sua horta ao entardecer por toque? Nesse caso, você provavelmente concordará que isso não é muito conveniente. A iluminação deve estar em qualquer local, exceto por sua função direta, também é uma decoração bonita. Com iluminação hábil, um jardim que perde as cores ao entardecer pode curar-se com uma nova vida e sua beleza se tornará não menos requintada do que era durante o dia, mas mais misteriosa e misteriosa. Existem duas maneiras de organizar a iluminação no jardim - use eletricidade ou iluminação pública movida a energia solar. Vamos considerar com mais detalhes os recursos de cada tipo de iluminação.
Como é a iluminação?
A iluminação elétrica tradicional é de natureza doméstica, luzes e lâmpadas são instaladas nos locais onde são necessárias - na garagem, na varanda, perto do portão. A iluminação utilitária garante a movimentação segura do local à noite. Uma lâmpada prática deve ter uma carcaça de metal e um teto durável; lâmpadas incandescentes comuns são usadas na iluminação doméstica.
Um visual decorativo foi criado para transformar o jardim ao entardecer e à noite. Iluminação espetacular é o resultado de ações hábeis do designer ou dos proprietários do site. Ela é capaz de distinguir uma zona separada e um elemento específico no jardim - um belo canteiro de flores, passarela, zona de água, fonte, árvore.
Várias lâmpadas são usadas como decorativas - lâmpadas que espalham luz, lâmpadas embutidas que podem ser usadas em um caminho, em um canteiro de flores, em um mirante.
O sistema de iluminação do jardim pode ser automatizado através da instalação de sensores. Nesse caso, as lâmpadas acenderão quando uma pessoa se aproximar.
Muitos residentes de verão têm dificuldade com a organização da iluminação - é necessário seguir regras especiais, ter experiência em trabalhar com eletricidade, caso contrário, você pode colocar em risco a si mesmo e a seus entes queridos. Esse trabalho deve ser realizado por um especialista. Especialmente se você quiser fazer um destaque decorativo interessante, porque os proprietários geralmente lidam com a iluminação doméstica. Além disso, em um jardim bem cuidado e bonito, não quero cavar a terra para instalar a fiação elétrica, se isso exigir danificar o canteiro de flores, as raízes das plantas e a condução dos fios sob os objetos.
Painéis solares como uma alternativa digna
Se você é pouco versado em eletricidade e não tem meios para contratar um profissional para iluminação de jardins, pode usar iluminação movida a energia solar. Até recentemente, essa maneira de destacar parecia fantástica, mas hoje em dia as coisas do reino da ficção científica se tornam realidade.
A “lâmpada solar” comum para muitos moradores de verão hoje em dia é uma boa solução. Além disso, com a instalação dessas lâmpadas, será possível reduzir os custos de eletricidade, porque eles trabalham com a energia do sol no modo offline.
Esses dispositivos têm um princípio simples de operação - na base da lâmpada há uma bateria, que é carregada durante o dia pelos painéis solares localizados acima. À noite, essa lâmpada ilumina o território devido à energia acumulada durante o dia. Com o advento de um novo dia, o sistema muda novamente o modo de operação - começa a acumular energia.
Não há dificuldades especiais ao usar esses dispositivos - é necessário apenas que a bateria não seja contaminada e fique constantemente exposta ao sol durante o dia.
O tempo necessário para carregar uma lâmpada depende do clima. Quanto mais brilhante o sol, mais rápido a bateria será carregada. Alguns modelos são capazes de acumular uma grande carga e trabalhar dentro de dez horas. Uma lâmpada movida a energia solar pode funcionar por muitos anos sem interrupção, enquanto não exige que nada seja alterado. Existem lâmpadas com um painel solar embutido no dispositivo e com um painel solar remoto.
Para a instalação de iluminação movida a energia solar, você não precisa ter conhecimentos especiais, esta é uma excelente ferramenta para iluminar o jardim é absolutamente seguro.
A iluminação LED nos painéis solares é interessante, pois a energia é gasta apenas em iluminação, a própria lâmpada permanece fria, não aquece. Uma lâmpada incandescente emite calor durante a operação, gastando uma parte considerável da energia nela.
Em breve, a iluminação LED deixará de ser uma raridade em nossos jardins devido à sua conveniência, uma variedade de formatos de instrumentos e independência da rede elétrica. Seus custos de energia para o jardim usando luzes LED solares serão zero.
Agora vamos falar mais detalhadamente sobre as propriedades decorativas das lâmpadas movidas a energia solar. Existem grandes dispositivos na forma de lanternas para caminhos de iluminação, áreas de jardim e lâmpadas decorativas em miniatura na forma de várias figuras - personagens de contos de fadas, insetos, animais, formas geométricas. Há também lindas guirlandas para decorar árvores e arbustos, lanternas flutuantes em forma de flores que tornarão mágica a superfície de um lago noturno.
A iluminação de jardim movida a energia solar criará uma atmosfera romântica e aconchegante no jardim. O jardim será transformado a partir do uso de até 2-3 lâmpadas solares, e se você usar lâmpadas grandes e miniaturas, sua luz suave e medida permitirá sentir a paz, a tranquilidade e a harmonia derramadas na natureza, e a agitação da cidade parecerá irreal e distante em um paraíso.