Os segredos dos citros: como cultivar limoeiros, laranjeiras e tangerinas

Pin
Send
Share
Send

  • Tipo: Citrino
  • Período de floração: dezembro, janeiro, fevereiro, março
  • Altura: 50-1200cm
  • Cor: Laranja, Amarelo, Branco
  • Perene
  • Winters
  • Sol amoroso
  • Amoroso

Limoeiros, laranjeiras e tangerinas brilhantes, com suas enormes flores e frutas de dar água na boca, sempre se tornam os acentos mais importantes de qualquer jardim. Infelizmente, porém, eles não crescem no clima russo a céu aberto - apenas em estufas e em casa. Mas então de onde vêm essas árvores nos jardins russos no verão? Simplesmente em casa, no campo ou no apartamento, é possível cultivar uma linda árvore cítrica com pelo menos um metro e meio de altura! No verão, coloque no jardim e aprecie as flores grandes incrivelmente perfumadas, pelas quais os paisagistas modernos estão prontos para dar muito. Você deve admitir que qualquer jardim consiste em 90% de plantas, cada uma com seu próprio tempo. Sim, no clima russo, uma árvore cítrica é uma decoração sazonal do jardim, mas que coisa!

Como cultivar uma verdadeira tangerina?

No seu desenvolvimento, uma árvore de tangerina não será particularmente extravagante. O principal é fornecer a ele muita luz solar e todas as 12 horas por dia durante todo o ano. Portanto, se você deseja cultivar uma bela árvore natural, precisará de iluminação intensa adicional nas noites de inverno. Alguns segredos profissionais também ajudarão.

Seleção de Variedades de Mandarim

E agora vamos descobrir um pouco com as variedades:

  • Unshiu é uma variedade resistente ao gelo e muito produtiva. Sua árvore ficará baixa, com uma coroa de galhos finos e flexíveis e folhas onduladas. Este mandarim cresce rapidamente e dá bons resultados. E se você ainda anexar iluminação artificial, as coisas vão melhorar ainda mais.
  • Shiva-Mikan é uma árvore de tangerina compacta com grande folhagem verde escura. Floresce e cresce rapidamente.
  • A variedade de mel é a mais rara, com tangerinas muito doces.
  • E o mandarim Kovane-vasse é o mais alto, quanto ao uso doméstico. Para o jardim - é isso!

Veja quais maravilhosas árvores cítricas crescem com a variedade certa de variedades:

Preparação adequada de sementes

Então, o primeiro passo é obter as sementes para a futura tangerina. Para esse fim, os frutos maduros da loja são ideais: pegue pelo menos 10 dessas sementes. Quanto mais, melhor: você provavelmente sabe que qualquer material de plantio não brota 100%.

Segundo passo: dê uma escotilha nos ossos. Para fazer isso, eles precisam de umidade. Enrole os ossos em gaze úmida e deixe por vários dias. A gaze, por sua vez, não permitirá que a umidade evapore rapidamente e, ao mesmo tempo, os ossos "respiram".

Agora prepare o solo. A maneira mais fácil é comprá-lo em uma loja de flores, chamado "especial para frutas cítricas", ou arregaçar as mangas e criar uma base nutritiva por conta própria. Basta conectar o terreno turvo da folha com composto ou húmus apodrecido em partes iguais. O principal é que não há turfa em sua terra.

Mais detalhes:

Agora você pode plantar os ossos cortados nesta terra. Mas seja paciente: os primeiros brotos aparecerão de 3 semanas a um mês inteiro, porque a tangerina cresce lentamente e, de tempos em tempos, também pára de crescer de acordo com algumas leis biológicas desconhecidas para nós.

Muita umidade

Uma tangerina adora umidade e, no verão, deve ser regada (mas não inundada). E no inverno, a quantidade de umidade deve ser reduzida, garantindo que o solo não seque. Afinal, as futuras frutas precisam ser "derramadas", como dizem.

Para compensar a secura do ar doméstico, é aconselhável pulverizar as folhas de tangerina com água fervida limpa (ou filtrada) todos os dias.

Transplante puro

Quando a tangerina crescer, mova-a para uma panela maior. O tempo ideal é fevereiro-março. Essa planta deve ser transplantada por transbordo, a fim de preservar o caroço de terra e não danificar o delicado sistema radicular.

Poucas semanas após o transplante, quando a árvore pode se acostumar a um novo local e a chamada "síndrome de boas-vindas" passar, o sistema radicular começará a crescer ativamente. Além disso, durante todo o período primavera-verão, a tangerina terá vários pontos de crescimento ativo, nos quais precisará ser alimentada com fertilizantes orgânicos e minerais, uma vez a cada 1-2 semanas. As folhas de chá utilizadas irão apreciar especialmente as folhas de chá - basta escavá-las no solo.

Como resultado, graças aos seus esforços, você cultivará uma boa árvore com até um metro e meio de altura. Miniatura, bonita e especialmente brilhante durante a frutificação. E durante o período de floração, a tangerina é repleta de flores, de modo que é impossível não prestar atenção nela!

Como cultivar um limoeiro maduro?

O limão é uma árvore perene perene, com espinhos nos galhos e belas folhas verdes escuras. De particular valor para o paisagismo são apenas as folhas de limão, com suas cores suculentas e excelentes qualidades decorativas. Uma verdadeira decoração para qualquer jardim!

Quando transplantado para campo aberto, o limão atinge rapidamente uma altura de até 5 metros. Mas, se você cultivá-lo apenas em casa, e apenas deixá-lo no jardim ao sol durante o verão, chegará a "apenas" 2 metros.

Outro valor do limoeiro para o paisagismo é que ele pode florescer várias vezes durante o ano - na primavera, verão e inverno. Suas flores são especialmente bonitas: brancas como a neve, com uma cor de cera e um aroma delicado. E também é surpreendente que, ao mesmo tempo, em uma árvore possa haver flores perfumadas, ovários verdes e até frutos maduros. Além disso, o capim-limão pode ficar pendurado nos galhos dos pais por até 2 anos, tornando-se verde ou amarelo periodicamente.

E crescer esse milagre da natureza não é difícil:

Escolha uma boa variedade

Primeiro de tudo, começando a cultivar um limoeiro para o seu jardim, você precisa escolher uma variedade - e existem cerca de 900! Entre as espécies desta planta cítrica perene, há aquelas que crescem exclusivamente nos trópicos e subtrópicos, e há aquelas que se sentem bem em um conservatório fechado. E é importante adivinhar!

  • O limão Pavlovsky cresce até 2 metros de altura. E só precisa enraizar as mudas em frascos de vidro e depois transplantar em vasos. Além disso, esse limão é mais adaptado à vida em casa ou na estufa de inverno, e floresce no segundo ou terceiro ano e começa a dar frutos.
  • O limão de Meyer florescerá o ano todo, embora permaneça anão. Mas sua linda coroa redonda é notavelmente passível de formação. É verdade que existem muitos espinhos nos galhos deste limão.
  • O limão Novogruzinsky é obtido com uma coroa alta mais forte e uma quantidade impressionante de espinhos. Florescerá um pouco mais tarde que o limão Pavlovsky, mas será distinguido por uma colheita estável.
  • Mas o limão Lisboa é diferente, pois tolera a alta temperatura do ar sem problemas.

Veja como os maravilhosos limoeiros varietais crescem:

Preparação para o pouso

Assim que você retirar as sementes do limão, comece imediatamente a plantar, caso contrário, a semelhança será perdida a cada hora. Então faça tudo de acordo com esta instrução:

  • Etapa 1. Primeiro, enxágüe bem as sementes em água corrente e seque-as no peitoril da janela em uma folha de papel.
  • Etapa 2. Em seguida, coloque-os em uma camada de algodão úmido para que as sementes inchem. Além disso, o algodão também precisará ser umedecido periodicamente.
  • Etapa 3. Pegue uma garrafa de plástico e corte o pescoço. Faça alguns furos no fundo.
  • Etapa 4. Encha a garrafa de plástico com o solo, despeje um pouco e plante as sementes a uma profundidade de 2 a 4 centímetros.
  • Etapa 5. Agora, uma vez a cada dois dias, despeje água fresca.
  • Etapa 6. Quando o limoeiro atingir uma altura de 10 a 15 centímetros, transplante-o em uma panela com o mesmo solo. É importante que o sistema raiz não fique restrito.

Em mais detalhes, você verá o processo na classe principal:

Infelizmente, porém, o limão que você cultivou a partir da semente começará a dar frutos apenas por 12 a 15 anos de vida. É por isso que faz sentido obter um talo ou brotos da árvore frutífera e plantá-los em sua planta. E seu limão estará pronto para a vacinação quando a espessura do tronco atingir 80 milímetros.

Tudo isso é perfeitamente mostrado no vídeo:

Importância do solo adequado

Infelizmente, uma situação não é incomum quando as mudas são compradas, mesmo em uma conhecida loja da empresa, e depois de uma semana o limão morre. É por isso que é tão importante escolher o solo certo primeiro.

Solo para limoeiro, você precisa de estrutura equilibrada e rica em nutrientes. A receita é a mesma da tangerina. Mas cuide da temperatura: a -5-6 ° as folhas morrem no limão, a -7-8 ° a coroa está danificada e a -8-9 ° menos a árvore já está morrendo. Portanto, para inverno sua árvore de limão, você precisa de uma temperatura entre + 15-18 ° graus de calor.

Ao levar suas frutas cítricas para o jardim no verão, coloque-as sob a coroa de um irmão maior: macieiras ou espinheiro e em relação aos mesmos pontos cardeais. De fato, um limoeiro não pode ser colocado em um local ensolarado e aberto - as folhas queimam.

Aqui está uma boa ilustração dos cuidados adequados de um limoeiro em crescimento:

A temperatura de rega correta

Você também pode cultivar facilmente um limoeiro a partir das mudas, que começa a florescer no terceiro ano após o plantio:

  • Passo 1. No início da primavera, pegue estacas com quatro a cinco folhas.
  • Etapa 2. Segure o talo em uma solução fraca de permanganato de potássio e cubra o corte com carvão picado.
  • Etapa 3. Remova as folhas inferiores, deixando apenas as três primeiras.
  • Etapa 4. Em seguida, plante o caule na areia molhada do rio.
  • Etapa 5. Cubra com uma jarra ou bolsa e coloque em um local escuro.

Aqui está como:

O principal é garantir que o solo esteja úmido. Se gotas de água aparecerem nas paredes da lata, as raízes são liberadas pelo caule. E assim que a planta se enraizar (verifique isso puxando o caule com facilidade), leve-a para a luz e remova o frasco.

No inverno, você precisa regar o limoeiro apenas uma ou duas vezes por semana e no verão - todos os dias, mas apenas um pouco. Além disso, água morna, 2-3 graus acima da temperatura do ar. Se você derramar mais frio ou mais quente, a planta não vai gostar. De fato, essa é a caprichos do limoeiro, que não gosta tanto da falta de umidade quanto do excesso. Jardineiros experientes conhecem um segredo complicado: bata em uma panela com um objeto de madeira. Se os golpes são sonoros, a terra já está seca e, se surda, ainda há umidade.

Você ainda precisa virar o limoeiro no peitoril da janela, para que os vendedores não avisem lá. Tudo isso para fazer uma linda coroa, caso contrário, haverá folhas de luz e sombra que não se encaixam mais no projeto paisagístico do seu jardim de verão.

A cor das folhas de um limoeiro também é afetada pela cobertura. Assim, de março a setembro, uma vez a cada 1-2 semanas, alimente sua planta com esterco ou fezes. Durante o período de frutificação, faça isso a cada 10 dias e, dessa vez, dê preferência a um complexo de fertilizantes minerais.

A formação de uma linda coroa

O próximo segredo interessante: formar a futura coroa de um limão é fácil em suas raízes. Afinal, o sistema radicular é uma imagem espelhada da coroa. Portanto, coloque o limão em uma panela da forma que você deseja ver a coroa.

Na primavera de uma planta jovem de 20 centímetros de altura, é necessário aparar a parte superior e deixar 5-6 maços para que eles produzam brotos laterais. E em março-abril, poda essa árvore removendo brotos secos e doentes, bem como aqueles que estão tentando crescer na copa, e não dela.

E mais um ponto importante. De tempos em tempos, o limoeiro fica apertado: geralmente a cada 2-3 anos. Nesse momento, ele dá seu pequeno sinal, subindo acima do nível do solo e trazendo raízes para o orifício de drenagem. Então, é hora de transplantar a árvore em um vaso mais espaçoso. É aconselhável fazer isso até meados de fevereiro, enquanto novos rebentos ainda não começaram a crescer. E lembre-se de que um limoeiro adulto já se sente melhor não em solo leve, mas em solo pesado e solto. Você pode adquiri-lo misturando uma parte do solo frondoso, uma parte da areia e uma parte do húmus, além de adicionar um pouco de argila a esse solo.

Assistência à polinização

Outro segredo para obter um limoeiro realmente bonito é que você deve polinizá-lo! Sim, é uma planta autopolinizada, mas ainda possui flores masculinas apenas com pólen. Colete esse pólen com um cotonete e leve-o ao pilão, que é grande e perceptível.

No verão, não deixe de levar o limão para o jardim, e ele se tornará um atributo maravilhoso do design da paisagem. E no inverno, organize iluminação adicional: uma lâmpada fluorescente ou lâmpadas Reflax, a uma distância de 10 centímetros das folhas superiores da árvore.

Como cultivar uma laranjeira com uma linda coroa?

A laranjeira é um verdadeiro achado para o paisagismo de qualquer jardim. É elegante, com casca brilhante e frutas bonitas.

Plantação adequada de sementes

Você pode cultivar essa árvore a partir de uma semente comum:

  • lavar as sementes em água morna;
  • deixe de molho por 12 horas;
  • cavar as sementes para incubação no chão, a uma profundidade de 1 centímetro sob o filme.

Isso pode ser feito no final do inverno ou no início da primavera:

Ao cuidar de uma planta em crescimento, não esqueça que as laranjeiras são residentes da zona subtropical. Eles não gostam de correntes de ar, mas amam a abundância da luz solar indireta e capricham com a umidade do ar e do solo.

E sobre a seleção de solo para uma laranja, sugerimos que você assista ao vídeo:

A abundância de luz e calor

Uma laranja deve receber muita luz e calor - este é o principal requisito. Se você cuidar adequadamente da laranjeira, ela cresce rapidamente e agrada com uma linda coroa. Mas, se você quiser que sua bela árvore dê frutos ao longo do tempo, preste atenção nas pontas verdes do tronco: se elas já estiverem sólidas aos um ano de idade, você encontrará uma planta selvagem cujos frutos não valem nada. Então você deve realizar a vacinação habitual.

Em casa, a laranjeira cultivada começará a dar frutos 6 anos após a germinação das sementes. O que pode ser acelerado se você tornar o inverno uma laranja a uma temperatura de +2 a +5 graus, limitando a rega e a cobertura.

Alimentação e rega adequadas

Para mudas, uma panela com um diâmetro de cerca de 10 centímetros é adequada. O principal é não permitir que a umidade na sala fique abaixo de 40% - caso contrário, a planta deixará cair as folhas. E você não pode molhar uma laranjeira com água corrente com cloro - apenas destilada, aquecida a 25-30 graus Celsius.

Alimente uma laranjeira diluída em 10 litros de água com 20 gramas de nitrato de amônio, 25 gramas de superfosfato e 15 gramas de sais de potássio. Quatro vezes por ano, o sulfato de ferro também precisará ser adicionado à cobertura e, uma vez por mês, regar a laranjeira com uma solução de permanganato de potássio - para que as folhas tenham uma cor saturada.

É necessário transplantar uma planta cultivada pelo método de transbordo, com um caroço de terra sólido. No início de um verão quente, leve sua árvore ao jardim, protegendo-a bem do sol escaldante.

Mais oxigênio!

Todas as árvores cítricas são um pouco temperamentais aos seus cuidados, e todo mundo adora quando seu sistema radicular é enriquecido com oxigênio. Portanto, para cultivar uma laranjeira, recomendamos o uso de grandes blocos de madeira ou vasos de cerâmica.E para que, em nenhum caso, o mofo apareça, trate a superfície interna com um maçarico.

Além disso, todas as árvores cítricas precisam de boa drenagem e, portanto, sempre coloque pequenas pedras no fundo da árvore, mas sem bordas afiadas. De fato, as frutas cítricas têm raízes muito delicadas.

Como você pode ver, todas as árvores cítricas são propagadas por sementes e depois enxertadas ou cortadas. Você não pode lidar com isso? Sim facilmente! E nas noites tranquilas do verão, seu jardim ficará encantado com verdadeiras árvores cítricas exóticas!

Pin
Send
Share
Send