Mimosa bashful - atendimento domiciliar para os sensíveis

Pin
Send
Share
Send

Uma das plantas exóticas mais interessantes que os cultivadores de flores cultivam em casa pode ser chamada de mimosa tímida. Afinal, raramente uma flor responde ao toque humano. Mas, para um desenvolvimento saudável, ele precisa criar um ambiente favorável. Isso não é difícil de fazer se você seguir várias regras para atendimento domiciliar.

A origem e descrição da mimosa tímida

Mimosa bashful (em latim: Mimosa pudica) é uma planta gramada (semi-arbusto) do gênero Mimosa, que veio das florestas tropicais da América do Sul e se espalhou pelo mundo como uma flor exótica.

Mimosa bashful - uma planta herbácea (arbustiva) da América do Sul

Na natureza, atinge uma altura de um metro e meio, como planta ornamental, pode crescer de 30 a 60 cm.O caule é coberto de espinhos, as sementes amadurecem em vagens, como todos os representantes da família das leguminosas, e as folhas reagem ao toque e à falta de luz, dobrando-se no caule, o que causa prazer genuíno nas pessoas que assistem a esse efeito. De fato, esse comportamento da flor é causado pela economia de umidade e luz solar em termos de sobrevivência na floresta tropical.

Então esta planta parece natural

Como essa mimosa nos chegou de países com clima tropical, ela precisa criar condições de detenção semelhantes à natureza tropical da América do Sul: luz suficiente, alta umidade e, é claro, quente. Portanto, ele pode ser criado apenas em estufas ou em casa.

Galeria de fotos: Mimosa tímida, cultivada em uma panela

Importante! A mimosa não tolera a fumaça do tabaco e, se alguém em casa fuma, pode morrer.

Crescendo e cuidando dos sensíveis em casa

Ao criar as condições necessárias para a manutenção desta delicada flor, não causará dificuldades. Se você seguir as dicas abaixo, a mimosa o recompensará com delicadas flores lilás (pode florescer por 4 meses seguidos).

Tabela: como cuidar de uma flor do quarto e de suas folhas

ItemNo verãoNo inverno
IluminaçãoO local mais iluminado com uma pequena quantidade de luz solar direta.Há luz máxima; caso contrário, sua beleza se estenderá e perderá sua aparência atraente; é aconselhável organizar uma luz de fundo por 12 horas por dia.
Rega e alimentaçãoDa primavera ao outono, é necessário regar abundantemente e fertilizar com fertilizantes complexos. A primeira alimentação é realizada imediatamente após o transplante para um local permanente, a segunda e subsequente - a cada 2-3 semanas até o final do verão.A rega é moderada, a alimentação não é necessária.
Modo de temperaturaA temperatura ambiente deve estar entre 22 e 26 ° C.A sala não deve ser inferior a 15 ° C nem superior a 22 ° C.
UmidadeObserve a umidade, pulverize diariamente pela manhã com a pistola de pulverização (não apenas as folhas, mas o ar ao redor da flor) para simular o orvalho que caiu. A água deve assentar por pelo menos 24 horas e estar em temperatura ambiente.Para manter a umidade durante a estação de aquecimento, coloque as placas de água perto da planta.

Primeiro, vamos descobrir como beliscar e aparar e depois seguir para o transplante.

Beliscar e aparar

Para impedir que a planta se estique e solte mais brotos, aperte regularmente as partes superiores dos galhos principais. A primeira compressão é realizada no início de abril. As flores de mimosa aparecem em brotos jovens; portanto, quanto mais houver, maior o período de floração. Só não exagere, belisque apenas os galhos mais alongados. Aperte novamente depois que a planta florescer, para que na próxima temporada a planta possa estabelecer não um, mas dois processos. Podar fortemente a planta não é recomendado, caso contrário, a mimosa pode morrer. Melhor, se necessário, coloque um suporte de madeira e amarre-o com cuidado ao tronco. Durante o período dormente, a flor não é beliscada.

Transplante

Nesse caso, se a planta continuar a crescer após o inverno, mas se tornar pouco espaço, você poderá transplantá-la para uma panela maior, usando o mesmo solo do plantio. Para fazer isso, é aconselhável ter um caderno de anotações em que você precise anotar todas as nuances do tratamento e suas observações. Não destrua o velho torrão de terra. Se você acabou de comprar sua primeira mimosa, descubra a composição do solo na loja.

Em casa, realize a transferência e o abaixamento da planta em um vaso permanente com todo o solo, pressione, adicione, o solo recomendado pelo vendedor, despeje. No inverno, a planta não é transplantada.

Vídeo: como cortar e transplantar mimosa

Reprodução de mimosa tímida

Ignorando o fato de a mimosa ser considerada uma planta perene, os cultivadores de flores costumam reproduzi-la anualmente, pois essa delicada flor morre no inverno ou perde a aparência, estendendo-se devido à falta de luz solar.
Pode ser propagado por estacas ou semeadura. No entanto, é preferível usar sementes, porque na metade dos casos as estacas morrem. As sementes podem ser obtidas por você mesmo, polinizando artificialmente as flores. Para fazer isso, transfira o pólen de uma flor para outra com um pincel ou simplesmente toque uma flor na outra. As vagens são consideradas maduras quando estão completamente secas. As sementes para o inverno são armazenadas em um saco de papel ou pano na geladeira.

Se você não está confiante em suas habilidades, sempre pode comprar sementes em lojas de flores.

Como plantar sementes de flores tímidas

  1. Para a semeadura, são escolhidos pequenos vasos com um diâmetro de cerca de 9 cm.
  2. Encha-os com uma mistura de folhas podres, húmus, solo fértil, que são tomados em partes iguais, adicione cerca de metade da areia. Você pode comprar uma mistura pronta do solo com um alto teor de substrato de turfa para flores de interior.
  3. O solo é derramado com uma solução rosa clara de permanganato de potássio ou aquecido no forno por cerca de uma hora a uma temperatura de 50 graus para desinfecção.
  4. O fundo da panela é coberto com argila expandida ou cascalho fino. Isso protegerá o sistema radicular da deterioração. Em seguida, uma camada de solo fértil é derramada.
  5. As sementes não precisam ser jogadas no chão ou polvilhadas. Eles podem simplesmente ser pressionados no solo a uma profundidade de 1-2 cm.

    É assim que as sementes maduras de mimosa parecem tímidas

  6. Agora precisamos criar o microclima necessário. Para fazer isso, cubra o recipiente com vidro ou filme e coloque em um local quente (22 a 25 graus).
  7. Se uma crosta seca se formar na superfície da terra, certifique-se de soltá-la e pulverize-a bem com a pistola. Especialmente a estufa não precisa ser arejada.
  8. As sessões serão exibidas em 6-8 dias. Neste momento, as mudas devem ser cuidadosamente monitoradas. Assim que aparecem, o pote é aberto. Isso protegerá contra o aparecimento de uma perna preta, afetando frequentemente brotos jovens.

    Os primeiros brotos aparecem juntos

  9. Quando o primeiro par de folhetos verdadeiros aparece no broto, ele deve ser transplantado para um local permanente. No fundo do vaso selecionado, a drenagem (seixos pequenos ou argila expandida) é derramada e preenchida com a mesma composição do solo usada no cultivo de mudas.

    A planta jovem é ensinada a acender gradualmente, observando que as folhas não recebem queimaduras solares.

Portanto, uma planta jovem e saudável se parece com folhas

Resolução de problemas

A principal praga de sua beleza tímida é um ácaro. Pode ser reconhecido por pequenas manchas esbranquiçadas nas folhas. Essas folhas geralmente caem e, com uma grande perda delas, a planta não poderá economizar. Uma teia fina pode aparecer na flor: primeiro ela cobre apenas as folhas e depois a planta inteira. Quando os primeiros sinais característicos de infecção aparecerem, trate imediatamente a área afetada com medicamentos especiais. Os mais populares são Actellik, Sunmight e Omight. Certifique-se de seguir as precauções de segurança!

A planta também pode ser afetada por pulgões. Nesse caso, inseticidas são usados ​​para tratamento. Estes são medicamentos especiais para controle de pragas. Eles diferem na classe de toxicidade. Use fundos com a quarta classe mais baixa, eles são seguros para você, seus entes queridos e animais de estimação, por exemplo, Argavertin, Fitoverm. Dilua-os de acordo com as instruções anexadas, pulverize uma vez. Você verá o resultado final em 3-5 dias. Se ainda houver pragas, repita a pulverização.

Comentários de Florist

Propagado por sementes ... compre e plante sementes na primavera. Germinar bem. Eu cresci a planta por diversão - as folhas são dobradas em contato, a planta é discreta, usada como anual. O gênero mimosa inclui mais de 400 variedades representadas por plantas herbáceas anuais e perenes, arbustos e até pequenas árvores encontradas em todo o mundo. Quando tocada ou exposta a uma chama, a mimosa dobra suas folhas. À noite, as folhas também dobram. Para um crescimento ideal, a planta requer iluminação média, solo úmido e fértil, temperatura ambiente de 15,5 a 30 0C. Manuseie as mudas com cuidado, pois as raízes da planta são bastante frágeis. As mimosas são muito sensíveis ao alagamento e, às vezes, são muito difíceis de cultivar. Inflorescências esféricas rosa aparecem nos meses de verão. Mimosa tímida (Mimosa pudica) como um dos representantes característicos do gênero é muito apreciada pelos entusiastas de plantas raras. A propósito, ainda não se sabe como a planta se dobra quando tocada. A planta é tóxica, portanto, tenha cuidado ao cultivá-la em um local acessível para animais de estimação ou crianças.

Svetlana

//otvet.mail.ru/question/48667988

A mimosa é um arbusto ornamental sempre-verde, nativo dos subtrópicos da América do Sul. Mimosa recebeu sua propagação devido à capacidade bizarra de responder a qualquer toque, mesmo vento fraco. Ela imediatamente começa a dobrar as folhas. Parece que ela está se mexendo. A fim de preservar as propriedades decorativas, é frequentemente cultivada como uma colheita anual. Não toque nas folhas frequentemente.

Hope 1409

//forum.bestflowers.ru/t/mimoza-stydlivaja.111137/page-2

Ela é africana, o que significa que, no inverno, ela provavelmente precisa de 15 graus, agora caio abaixo de 10 à noite, embora esteja quente o suficiente durante o dia, a temperatura sobe para 17, ela parece estar bem, mas não cresce, mas em setembro Outubro cresceu bem.

laluna

//forum-flower.ru/showthread.php?t=161&page=3

Pegue as sementes e coloque uma toalha, cubra com a mesma toalha (tomo um waffle de cozinha) e despeje água fervente da chaleira. Graus 80-85, retire imediatamente da toalha e semeie no chão, tenho uma taxa de germinação de 100%. E ninguém foi dobrado.

Sergey Olshin

//otvet.mail.ru/search/how%20para crescer% 20mimosa% 20shameful

Para o desenvolvimento, as mudas tímidas de mimosa precisam de calor, luz e umidade do ar de 75 a 85%. A mimosa se desenvolve de forma relativamente lenta, ganha muito pouca altura: com um crescimento de 13 cm, a espessura do caule de uma cor avermelhada é de cerca de 1 mm. O cultivo da mimosa será um processo interessante e emocionante nas famílias que têm filhos. É verdade que ela pode obter muito deles, mesmo que, às vezes, os adultos atormentem nossa mimosa por diversão. Mas não confunda mimosa vergonhosa com mimosa, que nos é dada em 8 de março.

Zmeulka

//forum-flower.ru/showthread.php?t=161

Como você pode ver, cultivar uma Mimosa tenra e trêmula não é mais difícil do que outras plantas de interior. O principal é tratá-la com atenção e amor. Outro ponto importante é que você não deve brincar com as folhas impossivelmente com muita frequência. Perde vitalidade e a resistência a pragas e doenças diminui.

Pin
Send
Share
Send