O crisântemo de arbusto é uma decoração real de muitas parcelas domésticas, mas para manter a atratividade decorativa da cultura, você deve selecionar corretamente uma variedade, dependendo do clima e do local de cultivo, além de observar as regras para plantar e cuidar de um jardim ou planta interna.
Características do cultivo de crisântemos de arbusto como uma cultura de jardim perene
O crisântemo de Bush é representado por uma grande variedade de variedades, cujo número total agora ultrapassa dez mil. Todos eles diferem no período e na duração da floração, o que permite escolher a melhor opção para paisagismo nos canteiros de verão e outono. Ao planejar plantações decorativas, a altura e a largura da plantação devem ser levadas em consideração.
É aconselhável plantar variedades altas ao lado de plantas razoavelmente altas e, para culturas de tamanho menor, pequenas culturas são selecionadas nos vizinhos.
As variedades arbustivas de crisântemo pertencem principalmente a espécies perenes e são frequentemente usadas no projeto da paisagem.
No campo aberto, uma cultura decorativa floresce longa e abundantemente, geralmente por dois meses ou mais.
O início da floração e sua duração dependem das características varietais e da região de cultivo.
As formas de crisântemo em contêineres apresentam diferenças notáveis em relação às variedades de jardins e são caracterizadas por arbustos densos em forma de almofada, formados por poda e plantio de alta densidade. Numerosos brotos com folhas esculpidas servem como uma espécie de fundo verde para flores desabrochar no topo dos brotos. Os crisântemos "em casa" florescem no verão e no outono.
As variedades arbustivas de crisântemo são perfeitamente adaptadas para o cultivo em varanda, varanda ou terraço. Eles são representados por variedades padrão padrão, esféricas, bem como agachamento e espalhamento. Um período típico de floração dura desde a última década do verão e durante quase todo o outono, até o início do tempo frio perceptível.
Uma parte significativa das variedades populares criadas por criadores holandeses, indianos, japoneses e coreanos. As variedades indianas adoram o calor, portanto são mais adequadas para o cultivo em condições de solo fechado.
As variedades holandesa e japonesa também são cultivadas principalmente em condições climáticas amenas e também requerem cuidados semi-profissionais e bastante competentes.
As variedades coreanas são incrivelmente duráveis. Eles têm raízes bem em regiões agrícolas de risco, com invernos frios e verões não muito longos. No território da maioria das regiões russas, são cultivadas variedades coreanas de crisântemos, e nas regiões sul quase todas as variedades que amam o calor podem ser cultivadas.
Fotos e breves descrições de variedades populares
Para escolher os crisântemos mais adequados para o seu jardim, você deve se familiarizar com várias variedades populares entre os jardineiros.
Minx
A altura do arbusto é de 60 a 70 cm e a cor da flor de penas tem 5-6 cm de diâmetro - roxo ou bordô. Floresce durante setembro.
Alice
A altura do arbusto é de 35 a 40 cm, e a cor de uma flor meio dobro, com 2-3 cm de diâmetro, é amarela. Floresce em agosto.
Bacardi
A altura do arbusto é de 50 cm e a cor de uma flor simples de 7 a 10 cm de diâmetro pode ser branca, rosa, amarela e com um núcleo de cor verde. Floresce ao longo de setembro.
Celebridade
A altura do arbusto é de 70 a 90 cm e a cor de uma flor simples com um diâmetro de 3-4 cm é amarela. Floresce durante setembro e outubro.
Saba
A altura do arbusto é de aproximadamente 70 cm e a cor de uma flor simples, com um diâmetro de 7 a 10 cm, é rosa ou púrpura. Floresce durante setembro.
Lolipop
A altura do mato é de 40 a 50 cm, flores semi-duplas com um diâmetro de 6-7 cm e flores durante agosto e setembro.
Reagan
A altura do arbusto é de 75 a 90 cm e a cor da flor em forma de colher com um diâmetro de 7 a 10 cm é laranja, rosa ou vermelho com um núcleo verde-amarelo. Floresce ao longo de agosto e setembro.
Mona Lisa
A altura do arbusto é de 150 a 170 cm e a cor da flor tem 6-8 cm de diâmetro - rosa lilás, branco ou limão com um belo núcleo verde. Uma variedade de floração média tardia.
Báltico (Zembla)
A altura do mato é de 65 a 85 cm e as flores são brancas, amarelas, rosa e esverdeadas. Floresce de setembro a outubro.
Métodos de pouso
Os crisântemos de Bush podem ser cultivados semeando material de sementes, plantando mudas e dividindo uma planta adulta. O solo para plantio deve ser nutritivo e solto, com boas propriedades de drenagem.
Se houver solos argilosos pesados no jardim, o cultivo preliminar é obrigatório com a introdução de uma quantidade suficiente de fertilizantes orgânicos. Caso contrário, há um fraco crescimento da cultura ornamental e congelamento de arbustos no inverno.
Cultivo de sementes
A semeadura correta em janeiro permite que as mudas cresçam, cresçam mais fortes e floresçam no primeiro ano de cultivo.
- As sementes da cultura decorativa não são incorporadas ao solo, portanto, sua semeadura de superfície é realizada. Diferentes variedades devem ser rotuladas.
- A temperatura de germinação é mantida entre 17 e 18 ° C, e os primeiros brotos aparecem após algumas semanas. Mudas fortes mergulham suavemente em tanques individuais de volume suficiente, cheios de uma mistura nutritiva de solo.
- As plantas são plantadas em jardins abertos de maio a meados de junho. Deve-se lembrar que os arbustos cultivados a partir de sementes podem formar flores que não têm uma semelhança externa com a planta-mãe.
Plantio de estacas de crisântemo
- Todas as variedades de crisântemos são fáceis de cortar. Este método de reprodução é o mais popular e simples. Para as estacas, é utilizada uma raiz saudável e bem desenvolvida, que deve ter cerca de 2-3 entrenós.
- O enraizamento é realizado em um substrato nutritivo, incluindo algumas partes do solo fértil, uma parte do húmus e metade da areia média. As estacas são aprofundadas em 25 a 30 mm e mantidas a uma temperatura de 18 a 20 ° C. Para manter um microclima ideal acima do tanque de aterrissagem acabado, é certamente feito um "domo" de polietileno para fornecer o nível necessário de umidade do ar. Após algumas semanas, as plantas jovens recebem uma solução fraca de fertilizante "Ideal" ou "Rainbow".
- Quatro semanas após o início do enraizamento, um poderoso sistema radicular se desenvolve nas mudas, e novas plantas são plantadas em canteiros de terreno aberto por volta de maio a junho. O canteiro de flores para o plantio deve ser bem iluminado pela luz solar, representado por nutrientes e solo permeável. Todas as variedades anuais são plantadas apenas na primavera, mas as plantas perenes podem ser plantadas na primavera e no outono.
Reprodução dividindo o mato
As peculiaridades da agrotecnia dos crisântemos arbustivos incluem a necessidade de cavar uma planta a cada três anos, dividi-la em partes e plantar, o que impede a degeneração da cultura ornamental. A violação desta regra torna os arbustos raros e as flores pequenas.
A planta é cuidadosamente escavada, o sistema radicular é liberado do solo, os brotos antigos são removidos, após o que os galhos frescos são separados e plantados em covas de plantio pré-preparadas, localizadas a uma distância de um quarto de metro uma da outra. O evento é realizado no final da primavera ou no final de agosto.
Cuidado no jardim desde o momento do plantio em campo aberto até o outono
O crisântemo de arbustos é despretensioso, mas apenas os cuidados adequados permitem manter essa planta decorativa com aparência saudável e floração longa. As principais medidas padrão que devem ser fornecidas ao crisântemo incluem rega, cobertura e poda.
Como cuidar durante o crescimento e a floração: rega, fertilizante, poda
Os crisântemos pertencem a plantas ornamentais fotófilas de curtas horas de luz do dia, mas para uma floração abundante é necessário fornecer iluminação difusa. Quando cultivado em floricultura de interior, um vaso ou vaso de plantas é instalado no peitoril da janela de uma janela oriental ou ocidental. A umidade do ar também é fornecida em um nível de 40 a 50%.
A pulverização das partes aéreas é realizada principalmente no verão. Apesar de os crisântemos serem resistentes à seca, as medidas de irrigação são realizadas regularmente, mas não em abundância. A umidificação do solo é feita após a secagem do solo superficial. Para a rega, recomenda-se o uso de água aquecida ao sol e aquecida.
Os crisântemos respondem bem à cobertura oportuna e, para uma floração abundante, essa planta deve fornecer um solo rico em húmus e minerais. Para a primeira alimentação após o plantio em local permanente, são utilizados orgânicos com a adição de superfosfato. O segundo curativo é realizado algumas semanas após a estação de crescimento. O terceiro curativo é introduzido na fase de formação dos brotos e deve conter 45 g de potássio e 25 g de fósforo.
Beliscar e podar estimulam a formação de novos ramos laterais no crisântemo em spray e também afetam positivamente o desenvolvimento do sistema radicular. Variedades de flores pequenas podem ser cortadas sobre a quinta folha, o que permitirá obter uma coroa exuberante. Para formar inflorescências grandes e bonitas, todos os brotos laterais são cortados, assim como todos os botões, exceto o principal.
Cuidados após a floração. Como preparar uma planta para o inverno
A preparação de crisântemos em spray para o inverno bem-sucedido na maioria das regiões deve começar no final de agosto ou setembro. Em campo aberto nas regiões sul, a preparação para o inverno envolve a aplicação de fertilizantes fósforo-potássio, poda após o florescimento a uma altura de 10 a 15 cm acima do solo, cortando e cobrindo com folhagem seca. Como cobertura morta, é bem possível usar ramos de abeto vermelhos ou palha seca.
Variedades de flores grandes e resistentes ao inverno e híbridos europeus para escavação na estação fria são desenterradas com um pedaço de terra, depois são colocadas em caixas de madeira instaladas em uma sala iluminada a uma temperatura de 2-6 ° C e umidade do ar na faixa de 75-85%. A bola de terra deve ser umedecida periodicamente. Além disso, o armazenamento de crisântemos no porão ou na adega fornece um bom resultado.
As plantas de interior após a floração também devem ser adequadamente preparadas para o inverno. Os brotos secos são removidos e todos os galhos e folhas secos e danificados são cortados. A frequência das medidas de irrigação é gradualmente reduzida, após o que o vaso com a planta é instalado em local fresco, mas sem excesso de umidade e correntes de ar. Durante esse período, a cultura decorativa interna raramente é regada, é mantida sem fertilizantes a uma temperatura do ar de 5 ° C. Na primavera, a planta hibernada é transplantada. Antes da floração, é melhor usar fertilizantes de nitrogênio para a cobertura e, no momento da floração, são usadas formulações de nitrato.
Vídeo sobre o crescimento das flores: dicas de especialistas
Que problemas os jardineiros com o cultivo
Apesar de os crisântemos serem altamente imunes e resistentes a muitas doenças e parasitas de plantas, muitos jardineiros têm alguns problemas com o cultivo dessa cultura decorativa.
Tabela 1: Doenças e pragas dos crisântemos de Bush
A doença | Sinais | Medidas de controle |
Ferrugem branca | O aparecimento de manchas amarelas redondas na folhagem, que acabam ficando marrom claro | Remoção de áreas afetadas da planta e pulverização com fungicidas |
Podridão cinzenta | O aparecimento de manchas aquosas marrons nas pétalas, com subsequente disseminação pela parte aérea | Otimização das condições de cultivo, remoção de todas as áreas afetadas da planta e pulverização com fungicidas |
Septoria ou manchas nas folhas | A planta enfraquece, as folhas ficam amarelas, manchas com picnídeos fúngicos aparecem | Pulverização com cloreto de cobre ou Bordeaux |
Oídio | A formação nas flores e folhas de um revestimento de esporos brancos com falta de cálcio no solo, excesso de fertilizantes nitrogenados e calor extremo | Corte máximo, pulverização com um líquido de sabão de cobre ou solução de sabão com carbonato de sódio |
Pulgão com efeito de estufa | A folhagem está deformada, mas os brotos não abrem | Processando com Bi-58 New, Aktellik ou Karate |
Pulgão de crisântemo marrom | Folhas contaminadas com excrementos e larvas | Processando com Bi-58 New, Aktellik ou Karate |
Ácaros | A teia é coberta de folhas, fica amarela e seca e depois cai | Tratamento com Actellik e Fitoverm |
Insetos prado | A folhagem se deforma e incha; a floração está ausente | Tratamento com Actellic ou Karate |
Atenção particular requer a correta aplicação de fertilização. A super saturação do solo com fertilizantes nitrogenados faz com que a planta se estique, os brotos percam a cor e as folhas desbotem. A falta de tal cobertura é acompanhada de amarelecimento, bem como folhas que caem e flores cortadas. O fósforo é necessário para a planta na fase de floração e durante a estação de crescimento. Recomenda-se a aplicação de fertilizantes fosfatados no início da primavera com matéria orgânica.
Na maioria das vezes, uma planta de jardim e área interna fica doente e também perde parcial ou completamente sua atratividade com cuidados inadequados ou em condições de não conformidade com as regras de manutenção.
Tabela 2: erros no atendimento, suas manifestações e opções de eliminação
Alterações | Razões | Eliminação |
Escurecimento de folhas | Doenças fúngicas, alimentação desequilibrada, aterrissagem excessivamente densa, falta de circulação de ar | Plantio, observando o regime de alimentação, pulverização com 0,4% de cloreto de cobre, 0,2% de baseazol ou 0,2% de Topsin-M |
Falta de floração | Aterragem espessa, falta de luz solar, alimentação inadequada | Desembarque em um local com iluminação adequada, assentos a cada três anos, equilíbrio nutricional |
Murcha da parte aérea | Danos a doenças ou pragas, rega inadequada | Prevenção de doenças, regulamentação do regime de medidas de irrigação, uso de água de irrigação |
Folhagem amarelada e nanismo | Queimadura do sistema radicular, o chamado estrangulamento da raiz, alta acidez do solo | Condução da aeração do solo, exclusão completa de adubo fresco da cobertura, neutralização do solo do canteiro de flores |
Na maioria dos casos, os crisântemos do mato começam a florescer abundantemente e abundantemente quando muitas outras culturas decorativas já perdem sua atratividade e se preparam para umas férias de inverno. As plantas, incrivelmente variadas em altura, tamanho e forma do arbusto, não são muito exigentes para cuidar, mas seguir as regras do cultivo permite obter não apenas uma abundância, mas também a floração mais longa.