Como plantar prímula perene e fornecer cuidados adequados

Pin
Send
Share
Send

Primula (Primula) refere-se a plantas herbáceas da família da prímula. Seu nome em latim significa "primeiro", e as pessoas o chamavam de cordeiro, um talismã de felicidade, chaves. Nos tempos antigos, a flor era dotada de poder mágico e incluída na composição de várias poções. O plantio de prímula perene e o cuidado com ela têm alguns recursos, e se você prestar a devida atenção à planta, ela florescerá com os mesmos brotos espetaculares da foto.

Características do cultivo de prímula perene como cultura de jardim

Na natureza, a prímula pode ser encontrada em qualquer região úmida com solo fértil. É caracterizada por uma enorme variedade de espécies, algumas das quais estão listadas no Livro Vermelho da Federação Russa. Devido à bela floração e despretensiosidade nos cuidados, a planta encontrou ampla distribuição na jardinagem.

Na natureza, as flores de prímula são menores do que nas variedades de jardim

A prímula perene é uma planta de baixo rizoma, com uma folhagem bonita, ligeiramente enrugada, brilhante ou pubescente de formato redondo, oval ou lanceolado. Sua cor, dependendo da espécie, varia de verde brilhante a bronze. As bordas podem ser lisas ou serrilhadas. As folhas são coletadas em uma tomada compacta e organizada, do centro do qual saem poderosos pedúnculos. Guarda-chuva ou inflorescências esféricas espetaculares de várias cores estão localizadas no topo. Em algumas espécies, flores pequenas podem ser solitárias. A planta tem um odor agradável pronunciado. É devido à presença de um grande número de óleos essenciais em sua folhagem e flores. No final da floração, frutos de caixas com pequenas sementes de cor marrom escuro são formados nos arbustos.

Prímula refere-se a plantas resistentes ao gelo. Se for plantado em campo aberto, com uma preparação adequada para o inverno, tolera geadas de até 30 ° C. No verão, essas flores terão uma temperatura confortável de 18 a 25 ° C e, ao mesmo tempo, precisam receber alta umidade e sombreamento fácil. Graças a essas características, pode ser cultivada em quase todo o território do nosso país. Mas o mais adequado para a criação de animais são as regiões nas quais prevalece um clima úmido e frio.

Prímula perene do jardim floresce um dos primeiros

Além disso, essas plantas podem ser cultivadas em casa, plantando-as em pequenos vasos ou banheiras na varanda do lado leste ou oeste. Com o início do período de outono, os contêineres devem ser trazidos para o apartamento e cuidar da prímula como planta de casa, proporcionando um período de descanso nos meses de inverno.

É aconselhável colocar as flores em uma sala escura com uma temperatura do ar de 12 a 16 ° C e regar no máximo duas vezes por mês. Na primavera, os vasos precisam ser movidos para um local bem iluminado e quente, retomar a rega regular e fertilizar. Com o início de uma temperatura confortável do ar, eles podem ser levados novamente para a varanda.

A planta exige muito da composição do solo. Ele se desenvolverá bem e florescerá profusamente apenas em solos soltos, úmidos e respiráveis, nutritivos e bem drenados. Ao preparar o local para o plantio, é recomendável aplicar para cada metro quadrado de substrato:

  • húmus - 3 kg;
  • areia grossa - 10 kg;
  • vermiculita - 2 kg;
  • esfagno de musgo - 2 kg.

Cavar o solo a uma profundidade de cerca de 50 cm e nivelá-lo bem. A prímula tem um sistema radicular superficial bastante fraco. Portanto, no processo de cultivo, é necessário remover regularmente as ervas daninhas que absorvem a umidade e os nutrientes do solo ao redor das plantas e fazer cobertura do solo.

Papel no paisagismo

A facilidade de criação, as belas flores, a simplicidade do plantio e o cuidado fizeram do jardim a prímula perene uma das plantas atrofiadas mais populares do paisagismo.

A prímula está melhor localizada na base da colina alpina ou na parte inferior do jardim ornamental

Com as variedades varietais certas de plantas no jardim, você pode criar áreas que florescem continuamente desde o meio da primavera até o final do verão. Recomenda-se que estas flores sejam colocadas em canteiros, gramados, decorar jardins de pedras ou jardins ornamentais com eles. Uma planta de várias tonalidades brilhantes, plantada em cortinas ou rabatka, fica bem.

Vasos com essas flores efetivamente decoram a entrada da casa ou do mirante.

Prímulas com flores grandes geralmente são cultivadas em vasos

Como a prímula se refere a plantas higrófilas, ela se sente bem perto de corpos d'água e pode se tornar uma decoração digna, por exemplo, na zona costeira de um lago.

A prímula é uma das primeiras plantas a florescer no início da primavera.

A prímula pode ser um elemento de um arranjo de flores. Deve-se ter em mente que ela se dá bem com hosta, astilbe, samambaia, geyhera, kaluga, íris, saponaria, goryanka, heléboro, jacintos, jacintos, cereais decorativos. Belos vizinhos para esta planta são narcisos, tulipas, peônias, flox e rosas. Parece bom em combinação com arbustos baixos de folha caduca e coníferas.

Se você combinar as variedades de prímula corretamente, o Columbus florescerá por 4 meses

As espécies mais comuns e suas fotos

Até o momento, cerca de 500 espécies naturais de prímula são conhecidas há muitos anos, além dos híbridos varietais criados pelos criadores. As espécies mais comuns são usadas ativamente na jardinagem.

Comum (Primula veris)

A planta atinge uma altura de 10 a 25 cm e é caracterizada por uma folhagem oval alongada de cor verde claro. Flores amarelas com um núcleo de uma cor mais escura são coletadas em inflorescências caídas do guarda-chuva. A floração começa em meados de abril.

Esta espécie possui não apenas propriedades decorativas, mas também úteis. Suas folhas jovens podem ser adicionadas a saladas e formuladas a partir delas para o tratamento de várias doenças. Não menos valiosas são as raízes e as flores da planta.

Prímula comum ama as áreas mais iluminadas

Auricular ou Ouvido (Primula auricula)

A altura desta espécie varia de 15 a 45 cm, a folhagem pubescente espessa tem uma cor verde brilhante, as inflorescências-guarda-chuvas consistem em várias flores pequenas com cinco pétalas. Sua cor pode ser branca, creme, amarelo brilhante, roxo ou bordô. Variedades híbridas podem combinar vários tons. A floração continua do início de maio ao final de junho.

Prímula é o crescimento mais lento da prímula, mas resistente

Emplumado (Primula pubesce)

A planta é híbrida, possui pequenas folhas verdes arredondadas e brilhantes, a altura da roseta pode ser de 10 a 30 cm.As inflorescências do guarda-chuva consistem em grandes flores aveludadas que, dependendo da variedade, podem ter uma cor muito diferente das pétalas e do núcleo. A floração começa no final de abril e dura cerca de um mês.

Um híbrido de prímula está cheio de cores do branco leitoso ao marrom escuro

Dente fino (Primula denticulata)

Uma característica desta espécie são numerosas folhas alongadas, serrilhadas e pubescentes, formando uma roseta uniforme e densa de até 30 cm de altura.As inflorescências esféricas grandes de branco, lilás, rosa, roxo ou bordô estão localizadas em pedúnculos altos (até 70 cm). Variedades desta espécie florescem imediatamente após a neve derreter, os botões continuam a se formar por um mês e meio.

Após a floração em abril, a prímula de dentes finos lembra uma samambaia.

Alto (Primula elatior)

A planta pode atingir 30 cm de altura. A folhagem enrugada tem uma forma oval e uma cor verde brilhante; nos pedúnculos grossos existem inflorescências de guarda-chuva de pequenos sinos. Suas pétalas e núcleo têm uma cor diferente, que, dependendo da variedade, pode ter uma grande variedade de tons. Esta espécie é caracterizada por floração longa, que dura de meados de abril a meados de junho.

Prímula alta tem muitos híbridos de várias cores

Cortus (Primula cortusoides)

Graças à sua elegante folha de papelão ondulado com dentes grandes de cor verde brilhante, os híbridos varietais desta espécie são altamente decorativos. A altura das plantas atinge 20 cm, as inflorescências-guarda-chuvas são formadas por pequenas flores de cor rosa ou púrpura. A floração começa em maio.

Prímula cortus floresce duas vezes por temporada

Julia (Primula juliae)

A planta é pequena e compacta, sua altura não excede 10 cm e a folhagem irregular é de cor verde clara. Pequenas flores simples têm pétalas de rosa, roxas ou framboesas e um meio amarelo. Prímula Julia forma botões desde o final de abril até meados de maio.

Uma vista em miniatura da prímula é encontrada na Transcaucásia Oriental.

Orchidaceae (Primula vialii)

Esta espécie é extravagante na forma e cor das inflorescências. Eles parecem pirâmides formadas por botões vermelhos brilhantes que, quando abertos, se transformam em pequenos sinos lilás. Folhas lanceoladas, de cor verde clara e ligeiramente irregulares, formam uma roseta de até 30 cm de altura, a floração ocorre em junho e dura até o final de julho.

A orquídea Prim ula tem uma aparência atraente mesmo antes de florescer

Mealy (Primula farinosa)

A planta atinge uma altura de 10 a 30 cm e a folhagem verde lanceolada, com dentes finos, é coberta com um revestimento branco. As flores de cor branca, lilás ou violeta têm um núcleo amarelo e se juntam em inflorescências de guarda-chuva. Prímula em pó floresce ao longo de maio.

Na natureza, a prímula em pó pode ser encontrada no Extremo Oriente, no norte da Europa e na Sibéria.

Métodos de pouso

Para plantar prímula, você precisa escolher áreas sombreadas do jardim. Os raios diretos afetam negativamente as plantas, desaparecem rapidamente, começam a secar e podem morrer completamente no início do outono. Se o jardim estiver muito ensolarado, você pode colocar essas flores perto da casa, da cerca ou sob arbustos e árvores baixos. O local de pouso deve ser bem ventilado. A criação de prímula a longo prazo na horta é realizada usando mudas, estacas ou dividindo grandes arbustos adultos.

Cultivo de mudas a partir de sementes

As sementes de sua própria coleção só podem ser usadas para obter mudas de espécies vegetais naturais. O material das sementes dos híbridos varietais não mantém suas características maternas, portanto deve ser comprado em lojas especializadas.

A semeadura é recomendada no início da primavera, de acordo com as seguintes recomendações:

  1. Encha as caixas de mudas com uma camada de drenagem. Adicione solo nutriente, que inclui 4 partes de solo foliar, 2 partes de terra de grama, 1 parte de areia grossa.
  2. Distribua o material de plantio uniformemente sobre a superfície do solo, pressione levemente e umedeça.
  3. Aperte os recipientes com filme de polietileno e transfira para uma sala bem iluminada com uma temperatura do ar de cerca de 20 ° C.
  4. O abrigo deve ser removido diariamente para ventilar e umedecer as plantações.
  5. Depois que as filmagens aparecem, o filme deve ser removido.

    O local para o plantio de prímula deve ser fresco

  6. Quando três folhas crescidas aparecerem, elas devem colher as mudas em vasos pequenos separados.
  7. Depois que a ameaça de geada da primavera passa e o solo esquenta até 10 ° C, as mudas podem ser plantadas em campo aberto. Dependendo da região, em 2018 as prímulas jovens devem ser plantadas de meados de abril até o final de maio. Se a temperatura noturna após o plantio for menor que + 5 ° C, as plantas jovens precisam ser cobertas com material.
  8. Mudas de espécies pequenas são colocadas a uma distância de 15 cm uma da outra, média - 30 cm e grande - 50 cm.

Vídeo: plantar prímula cultivada a partir de sementes em campo aberto

Propagação por estacas

Se for possível comprar várias folhas de uma variedade favorita de prímula, você poderá cultivar mudas por estacas. Para fazer isso, você precisa:

  1. No início da primavera, selecione folhas saudáveis ​​e bem desenvolvidas em uma planta adulta e corte-as obliquamente.
  2. Coloque o material de plantio em recipientes com uma boa camada de drenagem e mistura de turfa e areia.
  3. Despeje as plantações, cubra com potes de vidro e coloque em um local quente e escuro.
  4. Depois que várias folhas jovens aparecerem na base dos pecíolos, você precisará plantar as mudas em recipientes individuais e transferir para uma sala mais clara.
  5. Com o advento de condições de temperatura adequadas, as plantas jovens precisam ser plantadas em um terreno preparado no jardim.

Reprodução dividindo o mato

Com os devidos cuidados, a prímula perene na horta cresce rapidamente, enquanto a folhagem e as inflorescências são menores.

Para a divisão, é melhor usar espécimes jovens

Para preservar as propriedades decorativas das plantas, recomenda-se transplantá-las a cada 3-4 anos, dividindo-se em várias partes. A divisão é realizada na primavera, usando o seguinte método:

  1. O arbusto selecionado para propagação deve ser cuidadosamente escavado e seu sistema radicular limpo do solo.
  2. Usando uma faca afiada, divida o rizoma em várias partes. Cada um deles deve ter um ponto de crescimento.
  3. As fatias devem ser tratadas com carvão ativado triturado.
  4. Plante cada dividendo em um buraco separado, umedeça e aplique com serragem ou turfa.

Vídeo: como compartilhar prímula no outono

Cuidado no jardim a partir do momento do plantio em campo aberto

A manutenção da prímula no jardim não é particularmente difícil. Ela precisa de rega regular, cobertura, remoção de ervas daninhas e afrouxamento. Se esses procedimentos forem realizados em tempo hábil, a planta responderá com uma floração brilhante e longa.

Prímula precisa de fertilizantes regulares

Rega e alimentação

A rega é um ponto muito importante nos cuidados. Na primavera e no verão, eles podem ser abundantes, mas sem estagnação da água. O solo ao redor dos arbustos deve sempre estar levemente úmido. A água precisa ser derramada diretamente sob a raiz; não deve ser permitido que ela entre na folhagem e nos brotos. Isso pode causar queimaduras solares na planta. E se o meio da tomada estiver inundado, sua deterioração poderá começar. Após a floração, a frequência de rega deve ser ligeiramente reduzida. No início de agosto, eles precisam ser aumentados novamente para estimular a colocação de novas folhas e brotos de flores da próxima temporada. Água a prímula deve ser quente e água mole.

Durante toda a estação de crescimento, a planta é alimentada a cada duas semanas. Antes do início da formação dos brotos, podem ser usados ​​fertilizantes nitrogenados, infusão de esterco (1 kg por 10 litros de água) ou fezes de pássaros (100 g por 10 litros de água). Esse curativo contribuirá para o rápido acúmulo de massa decorativa. Depois disso, recomenda-se substituí-los por composições com alto teor de fósforo e potássio. Esses elementos proporcionarão uma floração brilhante e abundante.

Belas composições no jardim são feitas de prímula e outras flores

Poda

A poda da folhagem da ameixa seca é recomendada no início da primavera, depois que a neve derrete. Fazer isso no outono não vale a pena, a folhagem é uma fonte de nutrição para um sistema radicular fraco até as geadas. E as folhas secas serão uma proteção adicional da planta contra geadas. Durante a floração, recomenda-se cortar os botões desbotados em tempo hábil, para que não tirem a força da planta.

Problemas encontrados pelos jardineiros ao cultivar prímula

Dos problemas mais comuns no cultivo de prímula podem ser observados:

  • Murcha e secagem de folhas. Isso pode ocorrer devido à rega insuficiente ou a grandes quantidades de luz solar nas folhas. Nesse caso, você precisa ajustar o modo de rega ou criar sombreamento adicional em uma hora muito quente do dia.
  • Deterioração do sistema raiz. O processo pode ser desencadeado por transbordamento ou irrigação com água fria.
  • Floração fraca. A formação de um pequeno número de brotos com flores pequenas pode estar associada à desnutrição.Nesta situação, você deve prestar atenção à correção da alimentação. Se a planta for grande e adulta, talvez ele precise de um transplante para dividir o mato em várias partes.

A prímula perene é uma planta bastante delicada que precisa ser fornecida com os devidos cuidados, e as plantas plantadas adequadamente garantirão um crescimento saudável.

Prímula plantada em grandes grupos parece espetacular

Doenças e pragas

Como qualquer flor de jardim ou de casa, é exposta a várias doenças fúngicas e infecciosas.

Os mais comuns deles incluem:

  • Oídio, que se manifesta na formação de manchas marrons com revestimento branco na folhagem.
  • Podridão cinzenta, na qual as folhas e brotos da planta são cobertos com manchas amareladas com uma borda marrom.
  • Ferrugem, após a infecção cuja superfície externa da folhagem fica coberta por manchas marrom-avermelhadas. Na parte inferior, formam-se tubérculos nos quais se acumulam esporos de fungos enferrujados.
  • Antracnose, na qual as folhas são cobertas com um revestimento escuro e pequenas manchas marrons com uma borda roxa ou amarela.
  • Peronosporose, manifestada na formação de manchas transparentes na superfície externa da folhagem. No interior, as folhas estão cobertas de mofo branco.
  • Clorose, na qual a folhagem da planta é descolorida, os brotos são deformados e o crescimento da flor como um todo é inibido.

Quando a prímula está infectada com essas doenças, todas as partes afetadas da planta devem ser eliminadas. Depois disso, é necessário tratar os locais dos cortes com carvão ativado triturado e pulverizar as plantas com uma solução fungicida. Você também precisa derramá-los com o solo.

Na primavera, para fins preventivos, você pode tratar a prímula com líquido Bordeaux

Entre as pragas que afetam a planta, pulgões, ácaros, tripes, lesmas devem ser observados. Todos eles sugam suco da planta, o que pode levar à sua morte. Se forem encontrados insetos ou vestígios de sua atividade vital nos arbustos, lave-os imediatamente com água com sabão e borrife-os com uma solução inseticida. Se aparecerem lesmas na planta, elas deverão ser coletadas manualmente. Isso ajudará a preservar a flor.

Como preparar uma planta para o inverno

No final do outono, você precisa adicionar solo nutriente sob os arbustos. Isso é necessário para abrigar raízes expostas. Então você deve cobrir a área com serragem ou turfa. Durante o outono prolongado com altas temperaturas, alguns tipos de prímula podem florescer repetidamente. Não permita isso, pois a planta gastará muita energia para a formação de inflorescências e não tolerará bem o inverno. Os botões resultantes devem ser removidos imediatamente.

Nas regiões do sul, a prímula hiberna bem sem abrigo adicional. Em áreas com fortes geadas, no final do outono, os arbustos das plantas devem ser cobertos com folhagem seca e galhos de abeto. Depois que a neve cair, você poderá construir um abrigo adicional. Recomenda-se que os híbridos varietais sejam desenterrados, transplantados em vasos e cultivados em ambientes fechados à temperatura ambiente até a próxima temporada.

Avaliações úteis de jardineiros

Bem, a neve caiu, cobri a prímula com o ultrassom em duas camadas e a neve. Invernada perfeitamente, as folhas são verdes, lindas !!!!!!

olga

//pticedvor-koms.ucoz.ru/forum/59-565-2

Temos prímulas florescendo há um ano. O mais tenaz era a prímula com pequenas flores amarelas. Ela sobreviveu aos invernos mais frios, agora floresce incrivelmente.

Londa

//indasad.ru/forum/72-mnogoletniki/1109-sadovye-primuly

Eles plantaram sementes de prímula, três variedades. Aumentou bem, cresceu decentemente antes da queda. No inverno, estava bem coberto de folhagem, depois no topo com material, mas apenas dois arbustos sobreviveram. Eles não se arriscaram mais, agora hibernaram no esconderijo, perderam um pouco o prazo para dividir, ela já começou a jogar fora a cor e precisou plantá-lo com urgência.

klim

pticedvor-koms.ucoz.ru/forum/59-565-3

A prímula é resistente ao gelo, tolerante à sombra e despretensiosa. Com os devidos cuidados, não só decorará o jardim com sua floração brilhante, mas também enriquecerá o ar com um aroma rico e bastante agradável. Prímula perene de flores grandes é cultivada com sucesso como planta de casa.

Pin
Send
Share
Send