Uma boa alternativa para limões e laranjas é a calamondina. Mesmo um cultivador iniciante pode cuidar de uma planta, é despretensiosa e decorativa.
Kalamondin - o que é isso?
Citrofortunella (Calamondin) é uma planta também conhecida pelos cultivadores de flores apelidada de "Mandarim Interior" ou "Laranja Dourada". Este é um híbrido, seus "pais" eram mandarim e kumquat. Em cativeiro, a calamondina, que pode ser chamada de microcítrica, atinge uma altura de 0,6 a 1,5 m.
Kalamondin é uma opção adequada para quem quer cultivar algo incomum e exótico no peitoril da janela
Brotos acastanhados acastanhados muitas vezes ramificam, a coroa é densamente frondosa. As folhas são coriáceas, lisas, com 4-7 cm de comprimento, a ponta é pontuda e a veia central é pronunciada. Citrofortunella microcarpa ou citram calamondin é uma planta autopolinizante.
Importante! Você pode comer frutas de citrofortunela, já que a calamondina é comestível. Embora nem todos gostem de um gosto específico.
Os produtores domésticos cultivam diferentes variedades de calamondina:
- Variegata - folhas verdes e brancas variadas;
- Margarita Big - cítricos em forma de pêra;
- Mayva - frutas doces quase sem sementes;
- Tigre - folhas com uma borda dourada;
- Peters - floração abundante e frutos muito ácidos;
- Shikinari são os maiores e mais deliciosos cítricos.
A geléia é feita com frutas de calamondina e adicionada ao chá em vez de limão
Kalamondin - atendimento domiciliar
Cuidar da citrofortunela em casa é simples. O principal é criar um microclima ideal ou próximo para a planta.
Parâmetro | Recomendações |
Localização | Perto da janela de frente para leste, oeste. No verão - uma varanda envidraçada, varanda. A sala não deve ter correntes de ar ou entupimento. |
Iluminação | Luz brilhante, mas difusa, sem luz solar direta. A duração do horário de verão é de 8 a 10 horas. No inverno, é necessária iluminação adicional. |
Temperatura | Durante a vegetação ativa - + 24 ... +28 ° C, durante o inverno - + 15 ... +18 ° C. |
Humidade do ar | Mínimo - 70%. Para manter o nível de umidade necessário, é necessário pulverizar calamondina diariamente, durante a floração - o ar próximo a ela, evitando gotículas nas pétalas. |
Solo | Compre substrato para frutas cítricas ou uma mistura de terra relvada, húmus e areia grossa (2: 1: 1). |
Pote | O diâmetro deve ser aproximadamente 1,5 vezes o pedaço de terra. Presença obrigatória de orifícios de drenagem e uma camada de argila expandida (3-4 cm) na parte inferior. |
Importante! Para que a coroa da calamondina mantenha a forma esférica correta, é necessário girar o vaso em torno de seu eixo em 1-2 cm por dia.
Calamondine Care Nuances:
- Rega. Kalamondin é cítrico, então a rega é muito importante para ele. O solo é umedecido secando 1-1,5 cm de profundidade. Normalmente - uma vez a cada 2-3 dias, no calor - diariamente. No inverno - menos frequentemente, a cada 8-12 dias. Os jovens Kalamondins toleram a deficiência de umidade pior que as plantas adultas.
- Aplicação de fertilizantes. Para fazer isso, use curativos radiculares ou foliares (é recomendável alterná-los) com qualquer fertilizante para citros a cada 10 a 12 dias durante o período de vegetação ativa e mensalmente no inverno. Dilua o produto de acordo com as instruções.
- Poda. A primeira vez que a formação da coroa é realizada quando a planta atinge uma altura de 0,25 m.O período ideal é fevereiro-abril, no verão - apenas poda sanitária. Você precisa limpar todos os brotos que violam claramente a forma esférica regular da coroa, quebrados, doentes ou danificados por insetos. A altura do caule de uma planta adulta é de 0,3 a 0,6 m. A configuração ideal da coroa para a calamondina é esparsa.
Calamondin requer rega regular e manutenção de alta umidade
Transplante de citrofortunela
A primeira vez que a calamondina precisa ser transplantada 2-3 semanas após a compra. Além disso, para plantas jovens, o procedimento é realizado anualmente no final do período de dormência. Kalamondins com 5 anos ou mais são transplantados a cada 3 anos.
O algoritmo do procedimento:
- 2-3 horas antes do transplante, despeje bastante calamondina para facilitar a remoção do recipiente.
- Em uma panela nova, com um diâmetro de 5-8 cm maior que o anterior, despeje uma camada de drenagem, cerca de um terço, encha-a com substrato fresco.
- Remova cuidadosamente a planta do recipiente, mantendo os pedaços de solo intactos, se possível.
- Mova a citrofortunela para uma nova panela, adicione o solo, compactando-o gradualmente. O pescoço da raiz deve permanecer no mesmo nível de antes.
- Regue a planta abundantemente. Nas próximas 5 a 6 semanas, forneça uma proteção especialmente completa contra correntes de ar e luz solar direta.
Depois de comprar Calamondin, leva tempo para se adaptar
O calamondin comprado na loja precisa ter tempo para se adaptar; caso contrário, a planta poderá não sobreviver ao estresse associado às mudanças nas condições de vida e ao transplante simultâneo.
Importante! O transbordo para calamondina é o único método de transplante possível. Ele vive em simbiose com saprófitas, que se depositam nas raízes e ajudam a planta a absorver nutrientes do solo.
Quando e como a planta floresce e dá frutos
A floração de Calamondine é abundante, começa em maio e dura até o meio do verão. Flores em forma de estrela, com até 2,5 cm de diâmetro, brancas como a neve ou laticínios. Eles são coletados em inflorescências de 2-3, estão localizados nas axilas das folhas.
O cultivador de flores pode "ajudar" a calamondina com a polinização, o que aumenta as chances de colheita
Os frutos amadurecem em 3,5 a 4 meses. Eles se parecem com tangerinas em miniatura com um diâmetro de 3-4 cm e um peso de 10 a 12 G. A pele é fina e adocicada. A polpa tem gosto de limão levemente amargo, tem muitas sementes. Recomenda-se comer Kalamondins junto com a casca para "compensar" o ácido.
Importante! Para aumentar as chances de formação de ovários de frutas, é necessário polinizar transferindo o pólen de flor em flor com um pincel.
Métodos de criação
A propagação de calamondina por estacas é o método mais popular entre os jardineiros. Permite salvar características varietais da planta. Procedimento
- Em maio-junho, brotos apicais obliquamente cortados de 10 a 12 cm de comprimento com 3-4 internódios. Folhas meio cortadas.
- Polvilhe a fatia com qualquer estimulador de formação de raiz em pó ou mantenha-a em uma solução dessa preparação por 2-3 horas.
- Plante as mudas em um recipiente cheio de uma mistura úmida de turfa e areia (1: 1). Cubra com um saco plástico.
- Mova a "estufa" para um local com boa iluminação, garanta uma temperatura de pelo menos +25 ° C. À medida que o solo seca, rega as mudas, ventila as plantas diariamente, removendo a bolsa por 15 a 20 minutos.
- Após 4-6 semanas, as amostras nas quais novas folhas apareceram devem ser plantadas uma a uma em vasos de 2-3 litros. Para cuidar, como para plantas adultas.
Corte de calamondina - a maneira mais fácil e rápida de propagá-lo
Comparado às estacas, a propagação de calamondina pelas sementes raramente é praticada. Sua taxa de germinação é de 40 a 50%. Para suportar no futuro, a vacinação é necessária. Instruções passo a passo para propagar uma flor por sementes:
- Extraia sementes de frutas frescas maduras (não secas) e enxágue a polpa.
- Seque os ossos, guarde até março na geladeira em um recipiente com turfa molhada ou areia.
- No início da primavera, mergulhe as sementes em uma solução de qualquer bioestimulante por 2-3 dias.
- Plante em recipientes cheios de terra para mudas, aprofundando em 1,5-2 cm, despeje bem e cubra com vidro ou filme.
- Forneça uma temperatura de cerca de +28 ° C, menor aquecimento e escuridão. Pulverize o solo a cada 2-3 dias, remova diariamente o abrigo para ventilação.
- Quando as mudas aparecerem (depois de um mês e meio), transfira os recipientes para a luz, depois de mais 7 a 10 dias remova o abrigo.
- Com a aparência de quatro folhas verdadeiras, plante os Kalamondins em recipientes individuais.
Importante! A calamondina pode ser inoculada não apenas em suas mudas cultivadas a partir de sementes, mas também em outros cítricos. A idade mínima para estoque é de 2 anos.
Problemas ao cultivar Citrofortunella
Na maioria das vezes, os cultivadores de flores fazem a pergunta: o que fazer se a calamondina deixar cair folhas e galhos secos nela. Mas durante o seu cultivo, outros problemas são possíveis:
Descrição do problema | Possíveis razões e recomendações |
As folhas ficam amarelas, secam | Temperatura do ar elevada, baixa umidade, luz solar direta, rega rara. É necessário identificar e eliminar erros no atendimento. |
A base do caule apodrece, manchas "molhadas" aparecem nas folhas e brotam | Excesso de umidade combinado com baixa temperatura. Em casos avançados, a planta não pode mais ser salva. Se o problema for detectado em um estágio inicial de desenvolvimento - corte todas as folhas, galhos e tecidos afetados no tronco, otimize as condições de detenção, substitua a água de irrigação por 5-8 semanas por uma solução fraca de qualquer fungicida. |
Os frutos caem sem amadurecer | Deficiência de nutrientes, fertilizantes inadequados. Elimine erros de atendimento. Às vezes, a planta normaliza naturalmente a própria colheita. |
A planta não floresce | Condições de detenção inadequadas, na maioria das vezes - falta de luz, substrato inadequado, movimentos freqüentes do vaso sem motivo. Elimine erros de atendimento. |
Descarta folhas | Rascunhos dentro de casa, regando com água fria. É necessário eliminar fatores negativos. Acontece que o motivo é o estresse natural causado pelo transplante, adaptação a novas condições após a compra. |
Ataques de pragas (pulgões, moscas brancas, ácaros, insetos, escamas falsas) | Pragas são visíveis a olho nu, é necessário inspecionar regularmente a planta. Tendo descoberto o problema - se possível, colete manualmente os insetos, trate a calamondina com espuma de sabão e depois com um inseticida ou acaricida adequado. |
Doenças fúngicas (murcha de folhas, manchas nelas) | Recomenda-se uma inspeção regular da planta - para que você possa identificar a doença em um estágio inicial. Todo o tecido danificado deve ser cortado, “feridas” polvilhadas com giz ou cinza esmagada, processando a planta e o solo com uma solução de qualquer fungicida 2-3 vezes. |
Folhas amareladas da calamondina - isso geralmente é consequência dos erros do cultivador em cuidar dele
Kalamondin é uma planta cítrica exótica, "domesticada" com sucesso por jardineiros amadores. Calamondin é apreciado por seu apelo visual. Frutas comestíveis são um bom bônus.