Na Rússia, a flor da mimosa está associada ao Dia Internacional da Mulher. Os homens felicitam senhoras com buquês de pequenas flores amarelas. Entre as espécies de mimosa, existem arbustos e árvores com flores graciosas. Uma das variedades de uma planta incrível é a mimosa tímida, cultivada em casa. A variedade tem características individuais.
Mimosa é tímida - que tipo de flor é, a que família pertence
Mimosa descarada pertence à família das leguminosas. Uma erva perene cresce de 30 a 70 cm de altura na natureza. Muitas pessoas perguntam: é uma árvore ou um arbusto? Claro que o mato. Mimosas internas são bolas fofas de cor lilás em brotos longos. Na base dos pecíolos, as membranas da água estão localizadas e nas folhas existem áreas sensoriais que respondem à pressão. Uma planta de casa é considerada uma espécie decorativa e decídua. Pátria - regiões tropicais do Brasil.
Mimosa tímido
Breve Descrição, História da Origem
O mundo das plantas com flores é rico em nomes interessantes e às vezes engraçados. Mimosa bashful recebeu seu apelido por um recurso incomum. A planta possui folhas particularmente sensíveis, semelhantes às samambaias. Com o início da noite, quando tocada e por qualquer ação mecânica, as folhas se dobram muito rapidamente.
Preste atenção! Mimosa interior sensível ao toque tem a capacidade de lembrar os recursos de cada toque ou impacto. Se o contato não for perigoso, a mimosa tímida não enrola as folhas.
Crescendo a partir de sementes em casa
Em casa, a mimosa tímida é cultivada por sementes. A semeadura é recomendada no final de fevereiro ou início de março. Antes de plantar, você deve preparar sementes com casca bastante dura. Para uma germinação mais rápida, recomenda-se estratificar ou esfregar a casca da semente com uma lixa. O solo precisa ser saturado com nutrientes. O material da semente é depositado no solo, que é derramado no recipiente preparado. A saúde da planta e a duração da floração dependem do cuidado adequado das culturas.
Como cuidar dos sensíveis em casa
O cuidado adequado em casa de uma mimosa tímida inclui a criação das condições necessárias para o crescimento pleno e a abundante floração longa. É importante regar, alimentar com fertilizantes em tempo hábil, além de transplantar e aparar.
Iluminação e temperatura
A elegante mimosa pudica vem dos trópicos, favorecendo a luz do sol. Mesmo os raios abrasadores do sol não afetam negativamente os tímidos. É aconselhável colocar a mimosa da flor em uma panela no parapeito da janela, no lado leste. E a melhor opção seria um pedestal perto da janela do lado sul. Para acostumar quarto mimosa brilhante a luz solar gradualmente.
O período vegetativo dura de março a outubro. A temperatura ideal do ambiente deve ser de +20 a +24 ℃. No período de descanso de inverno, a temperatura deve ser reduzida para 17-18 ℃ acima de zero. A ventilação regular da sala onde uma beleza modesta cresce é bem-vinda.
Os cuidados com a mimosa devem ser regulares
Regras de rega e umidade
Durante a estação de crescimento, a mimosa tímida exige rega frequente e oportuna. Uma regra importante é manter a quantidade ideal de umidade nos vasos. Não há necessidade de encher as plantas. Durante a floração da mimosa lilás-rosa, a rega é realizada em dias alternados. A água se instala com antecedência durante o dia. A umidade da sala não deve ser inferior a 70%. Você pode aumentá-lo com a pulverização convencional de ar. Não é recomendado borrifar água nas folhas da flor.
Qualidade superior do curativo e do solo
Não há requisitos especiais para a composição do solo em uma flor tímida. Ao plantar e transplantar, o solo deve ser bem fertilizado. Então, aproximadamente 2 vezes por mês devem ser alimentadas com preparações minerais líquidas. No inverno, durante o descanso, a alimentação deve ser minimizada.
Informações adicionais! A composição do solo mais adequada para o cultivo de mimosa é uma mistura de solo de jardim, turfa e areia em proporções iguais.
Tamanho do tanque de flores
Para transplantar ou plantar uma flor, é importante escolher o tamanho certo do vaso ou outro recipiente usado. O tamanho do vaso para a semeadura não deve exceder 15 cm de diâmetro Durante o crescimento e desenvolvimento da planta a cada 3-4 anos, a capacidade aumenta em diâmetro em 3-4 cm.
Poda e transplante
Para que a planta não se estique, recomenda-se beliscar a parte superior. Isso ajudará os novos brotos. A poda é melhor após a floração. Remova brotos secos e folhas secas.
O transplante como elemento de cuidado
A mimosa caseira tímida é cultivada anualmente e não requer transplante. Esse processo é realizado em dois casos:
- se a planta estiver doente, você precisará alterar o substrato e verificar as raízes quanto à podridão;
- eles querem deixar um espaço modesto para o inverno e crescer como uma planta perene.
Transplante a flor por transbordo. Para fazer isso, pegue uma nova panela maior e a planta junto com um pedaço de solo deve ser plantada lá. Anteriormente, uma camada de pedras ou tijolos quebrados é colocada no fundo.
Características das plantas com flores
Floração longa. As flores não emitem um aroma forte; um grande número de flores pode cheirar. O cultivo de plantas é realizado no clima da Rússia em parcelas pessoais, em casa, no peitoril da janela, em varandas e terraços.
Período de atividade e descanso
A planta leguminosa distingue-se pela duração da floração. Começando na primavera e terminando com o tempo das primeiras geadas, a mimosa se deliciará com uma floração abundante e exuberante. O tempo de vida de cada flor a partir de inflorescências esféricas rosa-lilás é de cerca de três dias. Depois que as pétalas caem, um novo broto começa a florescer muito em breve.
Importante! A mimosa selvagem é polinizada por insetos e vento.
Tipos e forma das flores
Perene quando cultivada em casa como anual. Além da mimosa tímida de um tom lilás ou roxo, as seguintes espécies são populares entre os jardineiros:
- Mimosa é preguiçosa. O arbusto pode parecer pequeno. Tem inflorescências brancas macias.
- A mimosa é áspera. Decora o quarto com flores esféricas amarelas ou brancas.
Todas as espécies são sensíveis ao toque.
Métodos de propagação de flores
A reprodução da mimosa rosa ocorre por sementes e estacas. Cada um dos métodos tem suas próprias vantagens.
Sementes de mimosa
Propagação por estacas
Esse método quase nunca é usado pelos jardineiros para criar plantas. Isso é explicado pelo fato de que as mudas se enraizam mal no solo após o plantio. Mas a planta dá boas sementes e, a cada outono, uma quantidade suficiente pode ser coletada na mimosa adulta.
Propagação de sementes
O método é usado com mais frequência por estacas. Um método de propagação de sementes passo a passo inclui:
- Antes de colocar as sementes no solo nutriente preparado, é aconselhável mergulhá-las por cerca de 2 dias em água morna.
- No recipiente preparado, despeje a mistura de nutrientes e plante as sementes.
- De cima, as culturas são cobertas com filme plástico e vidro. Isso irá acelerar o dimensionamento das sementes.
- Vasos ou caixas com culturas devem estar em um local bem iluminado.
- Regue as lavouras com água somente em temperatura ambiente, conforme necessário.
Problemas crescentes, doenças e pragas
Como todas as culturas de interior, as mimosas são suscetíveis a doenças ou pragas. Se você não seguir as regras de cuidados, a flor poderá adoecer. Ácaros e pulgões podem prejudicar os cortes tímidos. Eles são visíveis durante uma inspeção visual do mato.
Preste atenção! Por falta de água, as folhas podem começar a secar e cair.
Mimosa Impatiens em uma panela
Como lidar com eles
As plantas precisam de cuidados adequados. Desde o cumprimento das regras de irrigação, alimentação, depende da resistência da mimosa a doenças e pragas. Durante os exames preventivos, as áreas infectadas identificadas devem ser removidas e as plantas devem ser tratadas com inseticidas.
Crescer uma linda e magnífica tímida mimosa não é tão difícil se você seguir as regras necessárias. Você não deve tocar especificamente a flor por uma questão de interesse, porque sua força será rapidamente esgotada.