Ao escolher plantas de interior, a maioria das pessoas prefere a floração, são elas que melhor decoram a casa. Os conhecedores de plantas ornamentais sabem como a prímula interior floresce, e é por isso que a adoram.
Dormência de plantas
Em certos períodos, o crescimento das flores é interrompido, desta vez chamado período inativo. Na prímula, ocorre após a floração; para diferentes variedades, pode ocorrer no verão ou no outono. Uma planta em repouso não precisa ser fertilizada e regada ativamente. É o suficiente para garantir que a terra permaneça úmida.
Flores em vasos
Floração
Quando e como floresce
Acredita-se que as prímulas florescem apenas no início da primavera. A prímula é uma planta cujo tempo de floração depende da variedade. Algumas espécies florescem de abril a junho, enquanto o período de floração de outras cai no início do verão.
Com um tamanho relativamente pequeno da planta, crescem flores grandes e brilhantes. Muitas vezes, as inflorescências têm a forma de um guarda-chuva, crescem em um caule com 25 a 50 cm de altura.Dependendo da variedade, uma flor ou um grupo de vários brotos cresce no caule.
O esquema de cores é extenso, inclui tons de roxo, vermelho, as flores podem ser brancas, amarelas ou rosa. As pétalas são lisas ou variadas em 2 ou 3 cores ao mesmo tempo.
Variedades perenes que florescem a cada ano são muito populares. Os amantes das plantas domésticas sabem quanto tempo a prímula floresce e a apreciam por isso. Quando mantido adequadamente, o período de floração pode durar durante o inverno e a primavera.
Período de floração
Uma das melhores flores de interior que rapidamente se enraíza em casa é a prímula. Quanto esta planta floresce? Em média, o período de floração dura 1-3 meses, durante o ano, diferentes tipos de prímula florescem várias vezes.
Se a prímula interna desapareceu, o que fazer a seguir:
- Remova folhas secas e amarelas, inflorescências;
- Reduza a rega para 1-2 vezes por semana em pequenas porções de água. Não é necessário borrifar água de uma pistola;
- Deixe a planta em uma sala iluminada.
Por que não floresce
As prímulas ficam ótimas durante a floração; é para isso que elas são compradas. Às vezes, os proprietários de prímulas são confrontados com o problema da falta de flores na planta, as razões para isso podem ser diferentes:
- Aumento da temperatura ambiente. As prímulas toleram mal temperaturas acima de 19 a 20 ° C; elas crescem, mas sem flores;
- Baixa umidade na sala, neste caso a flor começa a secar, não possui força suficiente para a floração. Além disso, a prímula não deve ser exposta à luz solar direta;
- Rascunhos fortes. Plantas de interior são menos resistentes a mudanças de temperatura;
- Falta de luz solar. Isso geralmente acontece se o pote estiver perto da janela norte;
- Na estação de aquecimento, um vaso de flores fica no parapeito da janela, acima da bateria;
- Falta de espaço na panela. Com o tempo, a flor cresce, precisa ser replantada - pode não ter o suficiente dos volumes anteriores de terra. Um pote novo deve ser 2-3 vezes maior que o topo da planta;
- Falta de fertilizante. Se o solo não tiver tempo para se alimentar, a prímula pode não ter nutrientes suficientes para formar inflorescências;
- Rega muito frequente, o uso de água da torneira não tratada;
- Composição inadequada da terra e salga do solo;
- Falta de uma camada de drenagem no fundo da panela, estagnação da água;
- A planta é afetada por doenças ou pragas. Você pode reconhecer o problema pela cor das folhas, elas mudam de cor ou ficam manchadas;
- Muito cedo para florescer. Talvez a prímula esteja crescendo em casa, cuja estação de floração começa mais tarde.
A presença de pelo menos 1 problema pode retardar o período de floração. Se todas as causas forem eliminadas, já na próxima estação a planta florescerá novamente.
Preste atenção! Muitas vezes, as plantas anuais são vendidas em lojas de flores; isso deve ser especificado na compra. Se a prímula for anual, não haverá nova floração.
Espécies
Existem cerca de 400 espécies de plantas que são divididas em seções separadas. Prímulas diferentes requerem condições diferentes de crescimento e desenvolvimento, florescem em momentos diferentes e diferem externamente umas das outras. Esta flor pode ser jardim e interior, anual e perene.
Flores de cores diferentes
Entre as flores de interior, as mais populares são:
- Obkonika é uma flor perene de tamanho pequeno. Se você cuidar adequadamente da prímula Obkonik, ela poderá florescer o ano todo;
- Prímula-tronco - pequena flor cuja altura não excede 20 cm A estação de floração começa em abril e termina em julho;
- Suave. O período de floração de uma planta perene começa no início da primavera e dura até o início do verão.
Entre as prímulas de jardim, as seguintes variedades são populares:
- Japonês A forma de inflorescência é o candelabro, cresce de 30 a 50 cm de altura e a floração começa em junho, dura 1 mês;
- Orchidacea, ou prímula de Viale. Sua aparência é diferente, uma inflorescência com flores de sino é formada no pedúnculo;
- Alto. Cresce de 40 a 50 cm de altura, uma inflorescência na forma de um guarda-chuva consiste em flores com 2 cm de diâmetro. A estação da floração dura do início de abril ao final de maio;
- Em forma de travesseiro. As flores desta prímula são solitárias, não coletadas em inflorescências. A floração continua do início de abril ao final de maio.
Preste atenção! A prímula, quando floresce, torna-se como uma violeta.
Home Care
Quanto tempo a prímula interna floresce depende de como foi cuidada. A planta fotófila adora frescor e não tolera luz solar direta. O cuidado ativo com a prímula começa após um período inativo, durante a floração é suficiente para monitorar a temperatura do ar e a água a tempo.
Multicolorido em vasos
Umidade
As prímulas são despretensiosas à umidade do ar. Na natureza, a prímula cresce uma das primeiras, cresce durante o degelo e está constantemente em um ambiente úmido. No tempo seco, as folhas da flor podem secar, precisa ser pulverizada todos os dias.
No verão, ao lado da flor, você pode colocar uma jarra ou qualquer recipiente com água. Os vapores manterão a umidade necessária. Outra opção é colocar uma panela de prímula em cima de pedras molhadas ou argila expandida. A drenagem deve ser derramada em uma bandeja e umedecida, coloque uma panela por cima. Além disso, a flor pode ser colocada em um pano úmido.
Camada de drenagem
Preste atenção! Se a drenagem úmida for derramada na panela, deve-se garantir que a panela não toque na água.
Rega
Prímula requer rega regular. O solo em que a flor cresce deve estar sempre moderadamente úmido. A estagnação de líquidos não deve ser permitida, caso contrário, o sistema radicular começará a apodrecer. Antes de usar, a água da torneira deve repousar por 2-3 dias em garrafas abertas. Água ruim ou contaminada pode arruinar uma planta.
A rega na primavera, verão e no período outono-inverno é diferente:
- Na primavera, não há um cronograma exato para regar as prímulas, é melhor focar na umidade da terra. Se a camada superior estiver completamente seca, a flor precisará ser regada. Não há necessidade de umedecer a terra diariamente; basta regar uma flor todos os dias em uma pequena quantidade de água;
- No verão, em clima seco, a planta requer mais água, é regada a cada dois dias ou todos os dias. Uma vez por mês, uma flor pode tomar um banho leve. O procedimento não apenas umedece o solo, mas também elimina o excesso de poeira;
- No outono-inverno, a prímula é preparada para o período de descanso e a próxima floração. A rega é reduzida para 2-3 vezes por semana.
Fertilizantes
Nem todo mundo sabe quando fertilizar e melhor alimentar a prímula na primavera para uma floração exuberante. No período adormecido, quando a planta não floresce, não é necessário fertilizar a terra.
A prímula durante a floração requer uma pequena quantidade de fertilizante. Regras de alimentação:
- A flor é alimentada com um fertilizante complexo para plantas com flores;
- O fertilizante deve conter fósforo, zinco e potássio;
- É melhor recusar fertilizantes com uma grande quantidade de nitrogênio;
- A quantidade de fertilizante indicada na embalagem é reduzida em 2 vezes;
- Durante o período de floração, a cobertura é realizada a cada 2 semanas até o final da temporada.
Preste atenção! Você não precisa alimentar a prímula antes da formação dos brotos, caso contrário, apenas as folhas começarão a crescer.
Temperatura
As prímulas não têm medo do tempo frio e das baixas temperaturas, em tais condições elas crescem bem. A prímula interna não se enraíza em ambientes quentes e secos. A temperatura ideal do ar deve estar entre 14 e 18 ° C, a planta também se sente bem entre 11 e 13 ° C.
No verão, a flor normalmente tolera temperaturas de até 20 ° C, mas deve ser regularmente umedecida. No final do verão, a prímula deve ser movida para uma sala fresca, cuja temperatura não seja superior a 16-18 ° C; caso contrário, pode não florescer.
Preste atenção! No inverno, as prímulas não podem ser colocadas no peitoril da janela se o radiador sob ele estiver muito quente. Por excesso de calor, a flor começará a desbotar e poderá morrer.
Métodos de criação
A prímula é propagada usando sementes, estacas ou dividindo-as em partes. As sementes são plantadas no inverno, a propagação vegetativa é realizada de junho a julho.
Sementes
A prímula é propagada com sementes no inverno, imediatamente após a colheita. Se as sementes foram armazenadas por mais de um mês, sua germinação é parcialmente reduzida e o tempo de germinação é aumentado. O armazenamento durante toda a temporada reduz a probabilidade de mudas em 70-80%.
Brotos de prímula
Como semear corretamente:
- É necessário preparar o substrato para o plantio antecipado, que consiste em solo em folha, areia limpa e desinfetada e solo de turfa na proporção de 1: 1: 1;
- A mistura de terra é despejada em um recipiente de baixa capacidade com uma área suficiente;
- As sementes são distribuídas uniformemente na superfície da terra, espalhadas por cima. Eles não precisam ser enterrados, será mais difícil germinar;
- O recipiente com o solo deve ser coberto com vidro ou plástico, você pode apertá-lo com filme plástico. O recipiente é colocado em uma sala fria, a temperatura do ar não deve exceder 15-19 ° C;
- Você pode transplantar os brotos em recipientes separados no momento em que várias folhas crescem.
Geralmente, quando plantadas no outono, os brotos aparecem por 3-5 meses, durante o plantio da primavera, as sementes já germinam no 25-30º dia.
Estacas
Você pode obter a quantidade certa de mudas após a poda da flor. A prímula de corte é realizada se a flor é pequena ou com uma roseta de folhas fraca e não há como dividir o arbusto ao meio. Como cortar corretamente:
- Da base da flor perto das raízes, você precisa cortar uma folha com um caule com uma faca afiada;
- Uma camada de solo de turfa é derramada no recipiente para o plantio, 2 vezes menos areia grossa é derramada no topo;
- É necessário colocar o pedúnculo na mistura preparada, deve ficar em ângulo e cavar o solo por 2-3 cm.O solo deve ser abundantemente irrigado com água;
- O recipiente com estacas é coberto com um filme ou vidro. A temperatura do ar na sala deve estar entre 15 e 18 ° C.
Todos os dias, o filme é aberto para ventilar e regar a terra. Demora 80-120 dias para enraizar, período durante o qual as raízes e folhas pequenas crescerão. A planta é transplantada para um vaso separado com solo para prímula. A floração começará logo após 5-6 meses.
Dividindo o mato
Uma maneira mais comum de propagar a prímula é dividir o mato. Você pode compartilhar plantas com idades entre 3-4 anos. O procedimento é realizado apenas 7-14 dias após o final da estação de floração. Como dividir um arbusto em partes:
- A prímula deve ser cuidadosamente removida da panela, as raízes sacudidas do chão;
- As raízes devem estar limpas, para isso são lavadas com água fria;
- Uma prímula bem afiada é dividida em várias partes, cada uma delas deve ter um ponto de crescimento - um pedaço da parte principal;
- Todas as seções laterais devem ser polvilhadas com pó de carvão ou cinza;
- Um arbusto cortado precisa ser plantado imediatamente, caso contrário, pode secar. Um substrato é colocado em uma caixa baixa para plantar uma prímula, na qual as partes cortadas são colocadas. A terra precisa ser regada;
- No topo da caixa, coberto de vidro ou apertado com um filme, ele deve ficar em uma sala iluminada a uma temperatura não superior a 19 ° C. Todos os dias a terra é ventilada, regada com uma pequena quantidade de água.
Após 15-20 dias, as plantas são transplantadas em vasos separados.
Preste atenção! A terra deve estar úmida, mas não úmida. Se o recipiente for fechado com uma pilha, a umidade excessiva provocará o desenvolvimento do fungo ou o apodrecimento das raízes.
Poda de flores
Cuidar da prímula não é apenas a rega e a cobertura, é preciso aparar a planta a tempo. Nem todo mundo sabe quais folhas devem ser removidas e se a prímula deve ser podada após a floração.
Poda de folhas secas
Para a prímula ambiente, é necessário realizar a poda sanitária durante a floração e quando ela desaparece. No verão, a prímula precisa cortar folhas secas para que não interfiram. É impossível podar a folhagem das variedades de jardim antes do inverno, pois protege a flor da hipotermia. As plantas de interior passam o inverno em ambientes fechados, independentemente da estação, as folhas amareladas precisam ser cortadas da flor de interior.
A prímula durante a floração exige poda sanitária; nesse momento, as flores murchas são necessariamente removidas juntamente com o pedúnculo-caule. Se isso não for feito, eles extrairão parte dos nutrientes do solo. Após a remoção, todas as forças da planta serão direcionadas para a formação de novas inflorescências.
A verdadeira decoração de qualquer jardim ou apartamento é uma prímula florescendo, o momento da floração depende de como foi cuidada e em que condições ela cresce. Se a planta for fornecida com as condições necessárias, ela ficará encantada com a floração exuberante por vários meses seguidos.