Flora ao longo dos anos de evolução conseguiu se adaptar à vida em todo o mundo. Os cactos são plantas que podem sobreviver com calor extremo e baixa umidade. Ao mesmo tempo, eles surpreendem com uma variedade de espécies.
De acordo com a classificação biológica, todos os cactos pertencem à família Cactus, ordem Cravo. Estes são representantes perenes da flora que podem sobreviver nas regiões mais quentes e secas.
Variedade de cactos
Assim, os cactos crescem mesmo no deserto de Atacama, onde a temperatura mais alta da Terra é registrada.
Os cactos são suculentas, ou seja, plantas que podem armazenar umidade. Na maioria das vezes eles não têm folhas, mas o caule é muito desenvolvido. É ele quem realiza a fotossíntese e retém a água.
Interessante. Algumas espécies de cactos são comestíveis, outras são venenosas.
Tipos de cactos domésticos
Algumas dessas plantas duras podem ser cultivadas em casa. Os floristas gostam muito deles, pois as suculentas são bastante despretensiosas. Os tipos mais famosos são descritos abaixo.
Peyote
O desfile de suculentas começa com um representante muito interessante, a ciência conhecida como Lophophora Williamsi. Sua terra natal é o norte do México, Arizona. Também é conhecido como o cacto peiote, ou peiote. Na aparência, é bastante indefinido - uma pequena planta de forma esférica achatada. Floresce com flores rosa ou brancas. É capaz de autopolinização, porque seus frutos (bagas rosadas com sementes) aparecem durante todo o verão.
Peiote de cacto
Essas suculentas foram amplamente utilizadas pelos xamãs nativos americanos para profecia e cura. Tudo porque eles contêm uma droga - mescalina. Os cactos mescalinos contêm mais de 50 alcalóides, mas é o acima exposto que tem um efeito alucinógeno, muito semelhante à ação do lsd.
Importante! Manter um cacto peiote em uma casa onde as crianças vivem é altamente desencorajado. Para uma criança que engole acidentalmente uma baga, as consequências podem ser imprevisíveis.
Misturar
Uma mistura de cactos não é uma planta específica, mas toda uma lista de variedades. Em cada uma delas diferentes tipos de suculentas são cruzadas. As misturas populares são as seguintes:
- Epostoa. Distingue-se pela sua “fofura”: não espinhos, mas pelos longos e macios crescem a partir de uma haste cilíndrica.
- Echinocactus Gruzoni. Suculenta esférica, atingindo 40 cm de diâmetro. Está tudo coberto com grandes rosetas de espinhos amareladas.
- Stenocactus. Esta planta tem muitas costelas, curvando-se em pequenos ziguezagues. Existem poucas rosetas de espinhos.
Entre essa categoria de suculentas, há outra espécie que vale a pena contar com mais detalhes.
Linha indiana
A linha indiana é classificada como uma mistura. Estas são as plantas mais comuns em residências. Eles podem ter uma aparência diferente do geral - apenas três pontos:
- Tamanho pequeno. Estas suculentas não crescem grandes.
Mistura em linha indiana do cacto
- Espinhos brancos. Eles podem crescer abundantemente, podem ser moderados, mas sempre lá. Os espinhos são finos e bastante longos, de cor branca ou levemente amarelada.
- Forma esférica. Indiana plana não é.
Outros
Os cactos domésticos têm muitos tipos diferentes. Abaixo são descritas plantas menos populares, mas ainda dignas de nota:
- Echinocereus. Tem um talo colunar coberto com uma dispersão de espinhos. A planta tem muitas faces, pode chegar a 20-30 centímetros.
- Pera espinhosa. Vista decorativa de suculentas, com um corpo plano e pequenos espinhos. As frutas, flores e folhas do cacto são comestíveis.
Mamillaria
- Mamillaria Estes pequenos cactos têm a forma de uma bola. Sua característica distintiva são as rosetas de abas largas "longas". Em algumas variedades, verifica-se mesmo que elas estejam completamente enredadas com elas. O cacto que floresce Mamillaria parece muito interessante: ele libera não uma flor, mas várias, todas localizadas em um círculo no topo do caule.
Cactos com agulhas
A maioria das espécies de cactos protege agulhas. Estas são folhas modificadas adaptadas para sobreviver no calor.
Com agulhas coloridas
Os espinhos podem ser de cores diferentes: branco, amarelado, cinza-prateado. Os últimos são os mais comuns. Cada cor natural dos espinhos é determinada pelas características da espécie. Para manter a aparência de um animal de estimação, você deve fornecer-lhe os cuidados adequados.
Com agulhas coloridas
Se na loja todos os olhos estão presos a um cacto com agulhas vermelhas, então aqui, sem dúvida, um homem trabalhava. Tingir os espinhos da suculenta é bastante simples, esse procedimento não prejudica a planta. O corante alimentar é misturado na água para irrigação ou no fertilizante; essa mistura é alimentada ou regada com flora. O cacto absorve a tinta e muda a cor dos espinhos.
Preste atenção! Você pode colorir a cor das agulhas de cacto em casa. Para isso, todas as espécies de espigas são adequadas.
Com agulhas longas
A maioria das espécies de cactos tem agulhas de comprimento médio. Existem espécies em que o comprimento do espinho pode atingir 5 cm, isto:
- Echinocactus;
- Carnegia
- Alguns tipos de mamilaria;
- Ferocactus;
Ferocactus
- E muitos outros.
Sem agulhas
Existem esses representantes da flora e sem agulhas, por exemplo:
- Hatiora. Apesar do fato de parecer mais um arbusto de coral, ainda é um cacto.
- Ripsalis. Ele parece um hator, mas suas hastes são descendentes e mais longas.
- Epiphyllum. Este cacto também é sem espinhos; floresce muito bem. A floração pode ser roxa, rosa, laranja, vermelha brilhante ou até mista.
Variedade de formas de cactos
Essas plantas podem ter formas muito diferentes: quadrados ou estrelas (como astrófitos), semelhantes a arbustos e plantas frondosas. Todos estes são apenas variedades de duas formas: redonda e plana.
Rodada
Este formulário tem a maioria das suculentas. Um cacto assim será redondo, possivelmente com um topo prensado e achatado. Algumas variedades crescem mais altas e assumem uma forma cilíndrica. As faces de tais hastes são muitas - de três peças. Isso inclui, por exemplo, peiote, mamilária, misturas.
Apartamento
Existem cactos planos. Suas hastes parecem folhas largas, enquanto são carnudas e densas. O cacto plano é uma pera espinhosa que já foi mencionada. Essa é uma visão que inclui muitas variedades:
- Pêra espinhosa de cabelos brancos;
Pera espinhosa de cabelos brancos
- Aciculado;
- Opuntia lindheimer.
Cactus Colors
Dependendo da espécie, as suculentas podem ser coloridas. As mais comuns são verde, cinza e outras cores são encontradas.
Rosa
Para que o cacto seja uma cor rosa saturada, ele deve ser modificado, proibindo artificialmente o desenvolvimento de cloroplastos. Eles são responsáveis por todos os tons de verde da natureza. A eliminação do cloroplasto prejudica a flora - sem ela, o processo de fotossíntese é impossível. Porque existem poucas dessas plantas. Obtenha-os assim: um germe modificado é inoculado em um saudável.
Interessante. Nós criamos esse procedimento no Japão, porque os cactos são chamados japoneses.
Vermelho
O cacto pode ser vermelho vivo, mas apenas no topo. Um exemplo impressionante disso é o Mikhanovich Gymnocalycium, uma variedade de Friedrich. Foi com ele que começou a criação de suculentas coloridas.
Gimnokalitsium Mikhanovich
A parte superior vermelha é o descendente que não pode existir sem um estoque - a parte inferior de uma planta saudável e não modificada.
Azul
Cactos azuis brilhantes à venda são raros. No entanto, na natureza existem suculentas azuis obtidas sem intervenção humana, graças apenas à natureza, por exemplo, Cereus Myrtillocactus geometrizans.
Menos popular
Nas lojas, você pode encontrar cactos roxos internos, laranja, amarelo. Embora sejam comprados com menos frequência.
Interessante! De qualquer forma, cores brilhantes e atraentes são um sinal de intervenção humana, não de evolução.
Tamanhos de cactos
Essas plantas podem ter tamanhos diferentes. Na natureza, existem espécimes que podem atingir 15 metros, enquanto no perímetro não excede um metro.
Grande
O maior cacto do mundo é o cirous gigante. É ele quem, em condições adequadas, pode crescer até 15 metros de comprimento. Um recorde para esta espécie, registrado no Arizona em 1988, é de 17,86 m.
Pequeno
A menor suculenta que a natureza criou é Blossfeldia liliputana. Blossfeldia miniatura cresce principalmente nas montanhas. Seu diâmetro não excede 2 centímetros. O cultivo em casa é raro - é uma cultura bastante complexa.
Cactos com folhas
Geralmente, os cactos não possuem as folhas usuais, mas em algumas espécies são encontradas.
Cactos longos
Um exemplo de um cacto com folhas longas é o Pachypodium. A água é armazenada nela pela “perna” - o tronco de um cacto, as folhas crescem no andar de cima. Devido à semelhança óbvia, o segundo nome desta planta é a palma de Madagascar.
Paquipódio
A folhagem pode crescer muito tempo (até 75% do comprimento do caule), toda a suculenta inteira - até 8 metros.
Importante! O paquipódio é venenoso, portanto, não é recomendável iniciá-lo em uma casa com crianças ou animais.
Como cuidar de um cacto em casa
Suculenta é uma planta que pode ser cultivada em uma casa comum. Ele não possui requisitos especiais. Um número de regras que existem deve ser seguido.
Requisitos de terra e rega
Estas plantas adoram solo ligeiramente ácido. Sua composição clássica é a seguinte: terra de folha e relva, areia em proporções iguais. No entanto, para cada espécie específica, é ajustado dependendo dos requisitos da espécie. Você pode fazer um substrato você mesmo, pode comprar em uma loja.
Preste atenção! A panela deve caber no tamanho do cacto. Algumas espécies, como mamilárias, por exemplo, costumam disparar brotos basais - "crianças", isso também precisa ser levado em consideração. Deve haver uma camada de drenagem no fundo da panela.
Esses representantes da flora precisam de rega moderada. No verão, é necessário adicionar água quando o solo secar. Na entressafra, regue bastante uma vez por mês. Durante o período dormente, a rega cessa completamente.
Requisitos de temperatura e iluminação
Essas plantas gostam de luz difusa. Os raios diretos, especialmente no verão, podem queimá-los.
Cactos no peitoril da janela
A maioria das espécies de cactos no verão, durante a floração, é adequada para temperaturas de +15 a +25 graus Celsius. No inverno, durante o período de descanso, recomenda-se baixar a temperatura para + 10-18 graus Celsius.
Como alimentar cactos
As suculentas precisam de fertilização, como a maioria das plantas. Eles são frequentemente alimentados com sais de nitrogênio, cálcio, potássio, fósforo. É mais fácil comprar fertilizantes complexos na loja para esse tipo de flora. Deve-se ter em mente que ele só pode ser alimentado quando cresce. No período de dormência (quando exatamente ocorre, depende do tipo de planta, mais frequentemente no verão), a alimentação é proibida.
Existem muitas variedades de cactos. Entre toda a diversidade, certamente haverá uma que se adapte a qualquer pessoa. Cuidar deles é tão simples que não será difícil, mesmo para quem não tem tempo.