Muitos cultivadores de flores preferem cultivar íris em seus canteiros. E isso não é surpreendente, porque eles simbolizam alegria. Segundo a lenda, quando Prometeu deu fogo às pessoas, a própria natureza se alegrou, até um arco-íris apareceu no céu. Ela podia ser vista o dia inteiro e, de manhã, quando as pessoas acordavam, havia íris no lugar dela. Agora, essas flores podem decorar qualquer site. Para fazer isso, você só precisa saber como plantar e cuidar de íris.
Íris: plantio e cuidado em campo aberto
Como, quando e onde plantar íris? Este é um dos tópicos mais interessantes para os ávidos residentes de verão, acostumados a ver o site bonito e bem arrumado. Após o plantio, essas plantas não gostam de frio, porque as mudas jovens devem ter tempo para ficar mais forte antes da geada. Eles são fatalmente afetados por uma temperatura de -10 ° C e abaixo.
Íris
Durante o plantio, os seguintes fatores também devem ser considerados:
- As plantas são melhor plantadas pela manhã.
- Na rua deve haver dias quentes.
- Certifique-se de excluir correntes de ar e vento.
Altas variedades de íris são plantadas a uma distância de cerca de 70 cm, e as anãs são de pelo menos 30 cm.
Como as íris barbudas não gostam de estagnação da água, elas devem ser colocadas em solo drenado. Se isso não for possível, as flores são plantadas em pequenas elevações, das quais a água flui bem. O local deve estar bem iluminado, à sombra das plantas florescem mal. No entanto, é permitido que à tarde as flores estejam em sombra parcial.
Importante! Antes de plantar, você deve remover ervas daninhas do solo e limpar a área das ervas daninhas.
Alguns jardineiros também vasculham pequenas celas. Você pode simplesmente usar os herbicidas Lontrel ou Lintura que matam com sucesso as ervas daninhas. Depois de usá-los, resta apenas coletar as raízes das ervas daninhas.
Processamento Lontrel
Não menos de 3 semanas para preparar o solo. Embora as flores da íris sejam exigentes, mas se estamos falando de espécies requintadas de plantas, é melhor preparar você mesmo o solo. O solo nutritivo dará às plantas a oportunidade de florescer magnificamente.
Para preparar solo útil, você precisará de:
- compostagem
- terra de jardim;
- Fertilizantes de fósforo e potássio;
- cinza de madeira ou farinha de dolomita, usada para desoxidar o solo.
Se o solo é argila, é necessário adicionar areia e vice-versa, se for arenoso, é adicionada argila. Para desinfetar, o solo deve ser tratado com Baikal ou Fitosporin-M.
Íris de plantio no verão
O verão é um período ideal para o transplante de plantas, pois, durante esse período, novos processos rizoma começam a crescer e seu crescimento ativo começa aproximadamente 2 semanas após o transplante.
Quando o botão da flor aparece, os galos têm tempo para criar raízes.
Íris de plantio no outono
No outono, as amostras são bem propagadas, nas quais o broto já está colocado e seu comprimento atingiu 6 cm e o diâmetro é 3 cm.Neste ponto, a íris deve ter um sistema radicular bem formado e se chuvas longas não começarem, no próximo ano a planta ficará mais forte e dará excelentes flores .
Importante! É necessário plantar machos no outono, o mais tardar nos últimos dias de setembro.
Íris de plantio na primavera
O plantio de íris na primavera começa no final de março e dura até maio, inclusive. Tudo depende das condições climáticas.
Antes de plantar, você precisa inspecionar bem o rizoma. É necessário cortar lugares danificados e podres, além de desinfetar as raízes em uma solução de permanganato de potássio e tratá-las com um estimulador de crescimento, por exemplo, Ecogel ou Zircon.
Se os brotos são comprados no mercado, eles precisam ser mantidos por algum tempo em um desinfetante, porque quem sabe em que condições eles foram armazenados.
Plantando íris de cebola
As espécies bulbosas devem ser plantadas no final do verão ou no início de setembro, para que, antes das primeiras geadas, elas consigam criar raízes e fortalecer-se. Nas regiões sul, o desembarque pode ser realizado em outubro.
Plantação de bulbos
Se houver necessidade de plantar bulbos na primavera, você precisará simular um resfriamento; neste ano, poderá apreciar as flores que apareceram. Para fazer isso, as lâmpadas em um recipiente ou em uma panela são colocadas na varanda ou na geladeira. Só é necessário garantir que os brotos sejam direcionados para cima. As mudas são plantadas no solo em abril ou maio.
Processo de aterrissagem passo a passo
Para cultivar plantas a partir do bulbo, você precisa se familiarizar com as informações sobre o plantio de íris e o cuidado com elas. Para fazer isso, siga as seguintes recomendações:
- Você precisa escolher o local certo para o pouso.
- Prepare o solo e retire os orifícios.
- A profundidade do poço de aterrissagem não deve exceder 8 cm e a mesma distância entre as lâmpadas.
- O material de plantio é disposto no fundo do poço, pressionado um pouco e depois polvilhado com o solo.
- Após o plantio, as plantas são regadas.
- No último estágio, o solo é coberto com turfa.
Íris crescentes de sementes
É possível cultivar machos a partir de sementes em setembro e março. No entanto, se as geadas forem muito tarde, antes que elas ocorram, os brotos terão tempo para aparecer e eles simplesmente congelam.
É melhor lidar com sementes em fevereiro. Para fazer isso, eles são embrulhados em um pano úmido e colocados em um recipiente com uma tampa embaixo do freezer. Lá, as sementes são armazenadas por 30 dias a uma temperatura de cerca de 3 ° C.
Importante! Em março, o contêiner é preenchido com terra e as sementes plantadas são colocadas em um local quente. Quando brotos aparecem, eles recebem iluminação adicional.
Como cuidar de íris no jardim
Os machos pertencem a plantas exigentes. Portanto, cuidar deles é muito simples.
Poda de folhas
O principal é colher as ervas daninhas periodicamente. Isso deve ser feito manualmente, pois nos galos o sistema radicular fica próximo da superfície e pode ser danificado. Apesar disso, você ainda precisa ocasionalmente soltar suavemente o solo - isso é necessário para uma melhor circulação de ar.
Flores secas que caíram no chão devem ser coletadas periodicamente, pois atraem pragas. Você também deve garantir a rega adequada, cobertura e tratar as plantas com remédios para pragas e doenças.
Atenção! Se não estiver planejado plantar os galos, depois da floração eles precisam ser cortados, deixando as folhas com 2,5 cm de comprimento.
Modo de rega
Até que os botões se formem e floresçam nas flores, eles precisam ser regados duas vezes por semana. Além disso, durante todo o verão, o solo é regado apenas com secagem completa, se não estamos falando das espécies da Sibéria e do Pântano. Essas plantas adoram umidade.
Importante! É necessário escolher um local de plantio, considerando que as águas subterrâneas não se aproximam do sistema radicular da planta. Íris não as toleram.
Após o término do período de floração, as íris devem permanecer temporariamente em solo seco.
Como alimentar íris na primavera para uma exuberante floração no jardim
A primeira fertilização da primavera com nitrogênio é realizada quando a neve derrete completamente e a terra seca. Isso acontece dependendo das condições climáticas, do final de fevereiro a meados de abril.
A segunda alimentação é realizada quando as íris começam a crescer botões. Durante esse período, eles precisam de fertilização com fósforo e potássio. Esses dois nutrientes são encontrados em Agrofoska.
O fósforo também é encontrado em produtos de farinha de ossos. No entanto, é difícil absorver tal substância da superfície; portanto, é necessário fazer pequenos sulcos ao redor das íris e preenchê-las com este fertilizante.
Atenção! Se estamos falando de solo ácido, o superfosfato só pode fortalecê-lo, portanto, para esse solo, é melhor usar farinha de fosforito.
A alimentação com potássio é realizada com fertilizantes como silvinita, cinzas de fornos e sulfato de potássio.
Sulfato de potássio e silvinita são adicionados ao solo com o cálculo de uma colher e meia de sopa por 1 m². As cinzas estão espalhadas pela planta na quantidade de 3 colheres de sopa por arbusto.
Durante a floração, os machos precisam de fertilizantes com potássio e fósforo. A alimentação é necessária apenas na forma líquida, caso contrário as raízes podem sofrer queimaduras.
Fertilizantes
Preparações de inverno
Para que as flores tolerem bem o inverno, elas devem ser cuidadas adequadamente desde o momento do plantio:
- As plantas são plantadas em uma colina para que no inverno não haja água estagnada perto delas.
- Após o término do período de floração, os bulbos devem estar em solo seco e secar bem.
- Só é necessário desenterrá-las quando todas as folhas da planta secarem. As lâmpadas são colocadas em uma caixa de papelão, cada uma envolvida separadamente em um pano e polvilhadas com turfa. A caixa é colocada na varanda ou em outro local fresco.
- Você pode deixar as lâmpadas para o inverno e no chão, mas ao mesmo tempo elas devem ser cobertas com folhas secas, o que protegerá contra o gelo.
Quando transplantar íris após a floração
Quando as íris podem ser propagadas após a floração? Esta questão é do interesse de muitos jardineiros. Assim que os galos desaparecem e os elos jovens se formam em suas raízes, mas os brotos ainda não aparecem, eles estão prontos para o transplante. Os brotos anuais podem ser transplantados quando atingem 3 cm. Com raízes jovens, você precisa ter o máximo de cuidado possível, porque são muito frágeis.
Atenção! Se você perder esse momento, terá que esperar até o final de agosto ou até o início de setembro.
Como plantar íris corretamente
Quando as íris de plantio já são conhecidas, agora você precisa se familiarizar com as regras básicas de reprodução:
- Você precisa compartilhar o arbusto com a ajuda de um forcado. Depois de desenterrado, os restos da terra são removidos das raízes.
- As folhas secas são eliminadas e as raízes são cortadas, deixando cerca de 10 cm, e as folhas também são cortadas. Apenas 15 cm devem permanecer.
- O arbusto-mãe é dividido em partes e uma camada fraca é mergulhada em uma solução de permanganato de potássio.
- O corte é tratado com carvão ativado com adição de enxofre.
- Depois que as raízes secam um pouco ao sol, elas são tratadas com um estimulante do crescimento.
- Em seguida, os processos são plantados no solo da maneira usual.
Doença da íris
Na maioria das vezes, os homens são propensos a:
- Podridão bacteriana. Os agentes causadores dessa doença são invernais no solo ou em detritos de plantas. A podridão bacteriana aparece quando a neve derrete ou após a floração. A causa da aparência é um excesso de nitrogênio no solo, além de um denso plantio e umidade. Primeiro, a base das folhas fica macia e, em seguida, a folha inteira fica amarela e seca. No segundo estágio, a podridão bacteriana afeta todo o leque e penetra na raiz. Há um odor muito desagradável. Muitos cultivadores de flores preferem destruir a planta do que iniciar um tratamento longo e nem sempre bem-sucedido. No entanto, há casos em que o antibiótico Doxiciclina foi aplicado em áreas problemáticas e a planta ganhou vida.
Podridão bacteriana
- Fusarium Sua causa é muita umidade. Primeiro, manchas cinza aparecem nas folhas, depois o rizoma apodrece e seca. Para evitar a infecção, você deve seguir as regras para o cuidado de homens e evitar danos mecânicos. A planta afetada é eliminada e o local onde cresceu é tratado com cloreto de cobre. Para outras plantas, Vitaros ou Topsin-M é usado.
- Mancha de folhas. Plantios densos, alta umidade e falta de fósforo levam a esta doença. A doença se manifesta principalmente na segunda quinzena de junho e até o final de julho. Na luta contra as manchas nas folhas, drogas como Strobi ou Ordan são usadas.
Por que as íris não florescem
Se as íris forem mal cuidadas, elas podem não florescer. Então, por que não íris florescendo? Existem várias razões para isso. Os principais incluem:
- Aterragem errada.
- Falta de espaço. Após 5 anos, as plantas crescem tanto que precisam ser plantadas.
- Falta de luz - nesse caso, um transplante de íris se torna uma necessidade.
- Falta de tratamento de pragas.
- Solo ruim que não é de todo adequado para essas espécies.
- Não observância das regras de inverno.
Atenção! Agora que tudo se sabe, sobre o transplante de íris no verão para outro local, bem como sobre as características de seus cuidados e cultivo, resta apenas adquirir os processos dessas excelentes plantas e desfrutar de sua floração em sua casa de campo.