Clematis é uma planta de escalada popular entre jardineiros. Vegetação rica, inflorescências brilhantes e um longo período de floração não deixarão ninguém indiferente. Este artigo explica como cultivar uma planta semelhante no jardim da casa de campo, fornece dicas e conselhos sobre cuidados.
Descrição da flor
Clematis pertence à família Lyutikov e é uma erva perene. Dependendo da variedade, parece uma trepadeira, arbusto ou arbusto. Na Rússia, essa planta é chamada de príncipe, clematis e lozinka. O nome científico "Clematis", em grego, significa "galho ou broto de uvas", deixando claro como é a colheita.
A reprodução da clematite é possível tanto pelos métodos de sementes quanto pelos vegetativos. O método das sementes é dividido em dois tipos: semear e cultivar mudas.
Clematis
O tempo de semeadura depende da localização regional do site. Nas regiões do sul, com invernos curtos e quentes, as sementes são plantadas no outono. Em áreas com pequenas geadas, a clematite germinada é coberta para o inverno com uma camada de húmus e depois neve.
Para informação! O plantio de clematis com sementes em solo aquecido a 15 ° C é praticado em várias regiões.
Como coletar e armazenar sementes de clematis
Antes de cultivar clematis, de sementes em mudas, você precisa obter sementes. As sementes de Clematis são compradas em uma loja especializada ou coletadas em casa. Em uma planta com flores, é necessário coletar inflorescências nas quais a cabeça da semente adquiriu um tom acastanhado e as sementes são visíveis nela. Tais sinais externos indicam que estão maduros e secos.
Flores maduras de Clematis
As sementes colhidas são armazenadas em uma sala seca, sem acesso à luz solar. Para evitar apodrecer, as sementes são embrulhadas em papel ou dispostas em uma fina camada sobre uma superfície de madeira. Recomenda-se armazenar sementes maduras e secas por até 48 meses, algumas variedades são menores.
Importante! As sementes recém-colhidas germinam muito mais rapidamente do que suas contrapartes, que foram armazenadas por mais de 12 meses.
O tamanho das sementes de clematis afeta o tempo de plantio e a duração da germinação. Os pequenos são considerados com 3,1-5,1 mm de comprimento e 1,6-3,2 mm de largura; são semeados desde o início da primavera até abril, com uma média de 4,8 a 6 mm de comprimento e de 3,2 a 4,5 mm largura - na primeira quinzena de janeiro, grandes 6,5-12,5 mm de comprimento e 5-10 mm de largura - nos meses de outono.
Sementes de Clematis
As clematites lanosas e espalhadas de Duran, Pitcher e várias outras espécies amadurecem com sementes grandes, que brotam desigualmente de um a sete meses. Representantes dos Manchu, de pétalas inteiras, seis pétalas e clematite da China diferem em sementes de tamanho médio e germinam em um mês ou seis meses. Pequenas sementes de várias variedades de clematis germinam ao mesmo tempo em um período de duas a 17 semanas.
Preste atenção! O tamanho das sementes não tem nada a ver com o tamanho da planta e suas inflorescências.
Semeando sementes para mudas
Outra característica da clematite, além de um longo período de germinação das sementes, é a conformidade com condições rigorosas, como a esterilização. Caixas ou xícaras para mudas são necessariamente tratadas com uma solução desinfetante, o solo para semeadura também é esterilizado, a água para irrigação é fervida e resfriada. Todas essas preparações aumentam a probabilidade de germinação de sementes saudáveis.
Uma mistura de areia e chernozem na proporção de 1: 2 é derramada nos copos processados pelo desinfetante cerca de três quartos. As sementes de Clematis são espalhadas sobre uma mistura cuidadosamente regada, coberta com uma camada de 1-2 cm de chernozem ou areia de rio. Essa profundidade de sementes é ideal, o que permitirá germinar a tempo.
A camada superior também deve ser regada moderadamente. Em seguida, o canteiro é coberto com um copo de vidro, que manterá a umidade e a alta temperatura necessárias para a germinação.
A rega deve ser moderada e regular. Portanto, recomenda-se que esse procedimento seja realizado através de paletes nos quais a água é despejada ou usando um bulbo de borracha para que as sementes não sejam lavadas do solo. Para manter a umidade ideal, o copo de vidro é limpo diariamente por algumas horas.
Importante! As culturas de inverno são mantidas no peitoril da janela, primavera ou verão - podem ser deixadas na rua. A temperatura ideal para a germinação das sementes é de 26 a 30 ° C.
As sementes grandes precisam de estratificação por vários meses na prateleira inferior da geladeira, a uma temperatura positiva de 4-6 ° C. Pequenas sementes são plantadas imediatamente no solo ou em estufa.
Mudas de Clematis
Depois que a planta brota e adquire dois pares de folhas (as duas primeiras são chamadas cotilédones, as próximas duas já são folhas reais), as mudas de clematis são plantadas em estufa, vasos grandes ou em terreno aberto. O plantio é feito na primavera, depois que a ameaça de geada noturna é minimizada.
Preste atenção! Para clematites bem assentadas em campo aberto, as mudas devem ser endurecidas. Para fazer isso, caixas com videiras futuras são retiradas diariamente por 3-4 horas por 1-2 semanas.
Como plantar mudas de clematis em campo aberto
As sementes são germinadas, as mudas são mais fortes, agora você pode plantar a planta em campo aberto. O local sob a liana é selecionado com base nos seguintes parâmetros:
- quantidade de sol;
- características do solo;
- proteção contra o vento;
- a capacidade de instalar suportes.
Plantação de Clematis
Quase todas as variedades de clematis, incluindo Clematis Helios, preferem áreas ensolaradas. Na sombra, as plantas ficam verdes com uma quantidade mínima de flores. Ao contrário da vegetação, o sistema radicular precisa de uma sombra, criada ao plantar plantas de baixo crescimento nas raízes da clematis.
Recomenda-se que as videiras perenes sejam cultivadas em solo fértil e ligeiramente alcalino. Solo solto, como o barro e o arenoso, também é a melhor opção para o plantio de plantas devido à drenagem natural.
Importante! O plantio em áreas próximas ao escoamento ou águas subterrâneas é fortemente desencorajado, pois o aumento da umidade é prejudicial para a clematite.
As videiras são plantadas a uma distância de 0,5 m do futuro suporte, por exemplo, as paredes da casa no lado leste ou oeste, para fornecer as condições para o desenvolvimento das raízes.
Na área selecionada, mudas ou estacas pré-germinadas são plantadas a uma distância de 1,5 a 2 m uma da outra, a fim de fornecer no futuro espaço livre de pelo menos 0,7 m entre plantas adultas. O mesmo se aplica ao plantio de clematis perto de árvores e arbustos - pelo menos 2 m. Se o clematis for plantado em plantações densas de outras culturas, é necessário isolar a depressão sob o sistema radicular com material de cobertura.
Cuidados e alimentação
Recomenda-se que as trepadeiras jovens sejam regadas duas vezes por semana à noite com água, irrigando uniformemente ao redor da planta, adultos com menos frequência. Em nenhum caso você deve derramar água sob a raiz da clematite, pois há uma chance de danificá-la. O afrouxamento é um procedimento obrigatório após a rega. A cobertura com serragem ou musgo evita o superaquecimento das raízes e mantém a umidade de que eles precisam.
Top vestir
Se a planta cresce lentamente, mas cada vez menos floresce, você pode alimentá-la. Durante a formação da vegetação, recomenda-se o uso de cobertura de nitrogênio. Depois que os primeiros brotos apareceram, o solo é fertilizado com fertilizantes de potássio e fósforo. No outono, é preferível o uso de superfosfato em grânulos.
Preste atenção! A quantidade de fertilização é estritamente regulada e calculada de acordo com as instruções, o excesso de fertilizante pode levar à morte de clematite.
Diversas variedades de clematis
Plantada em conformidade com todas as condições, a clematis se torna um adorno de qualquer jardim nos próximos anos. Verduras suculentas de trepadeiras darão sombra em um dia quente, e flores brilhantes encantarão os olhos durante todo o período quente. E a capacidade da planta de não ser polinizada por outras variedades permitirá que você diversifique o local em um pequeno intervalo.