Como regar groselhas no verão - as melhores maneiras de regar

Pin
Send
Share
Send

A rega é um passo importante para cuidar de diferentes culturas. A vegetação, a floração e o amadurecimento adicional dependem da umidade suficiente para a planta. Este artigo fornece informações sobre como regar groselhas e quais são os melhores métodos de rega.

Descrição da Cultura

Groselhas pertencem ao gênero de plantas de groselha. Seus arbustos geralmente não crescem acima de um metro e meio. A cor da casca em camadas varia de cinza escuro a marrom escuro. Floresce geralmente em maio, com pequenas flores discretas intercaladas com tons vermelho-esverdeados. As frutas parecem pequenas melancias na aparência, têm um sabor agridoce. O amadurecimento das bagas ocorre de maneira desigual, por isso é recomendável coletar em partes. Frutos maduros são ricos em substâncias saudáveis ​​e muita vitamina C.

Galho de groselha

Quantas vezes regar groselhas e groselhas

Como propagar groselhas na primavera, verão e outono

A groselha é uma cultura que cresce bem e dá frutos se o solo nas raízes estiver em um estado úmido constante. Não é necessário regar os arbustos diariamente; você deve prestar atenção às condições climáticas. Se chover em um dia ou dois, as raízes terão tempo para absorver umidade suficiente. Se o tempo estiver árido, é necessário regar as groselhas uma vez por semana com água limpa em uma quantidade de cerca de 30 litros sob um arbusto.

Para informação! Groselhas, dependendo da idade, exigem uma taxa diferente de rega. Portanto, para arbustos anuais, a norma sazonal da água não passará de 50 litros, entre 3-5 anos - até 80 litros, com 20 anos - 120-150 litros. Para plantas com mais de 12 anos, a norma é calculada dependendo da quadratura do sistema radicular, aproximadamente 30-50 litros por 1 m².

Na primeira primavera, recomenda-se que o arbusto de groselha após o plantio no outono seja regado regularmente durante toda a estação de crescimento. O solo onde o sistema radicular está localizado deve ser 65-80% úmido. Isso geralmente é verificado por um dispositivo especial. Na ausência disso, o seguinte método de determinação ajudará: retire um punhado de terra do solo a uma profundidade de 20 cm, amasse-o na mão e jogue-o a uma altura de 1 m. Permanece um nódulo inteiro ou várias partes grandes - a umidade é perfeita, desintegrada em pequenos componentes - é necessário regar.

Groselhas e groselhas

Para obter uma colheita rica, a rega é obrigatória durante o florescimento das groselhas. Recomenda-se derramar água morna sob a base da planta, para que o solo fique saturado com umidade por 30-40 cm.

Preste atenção! Apesar do fato de que as plantas do gênero groselha amam o solo úmido, a rega excessiva no verão pode provocar apodrecimento, destruição do sistema radicular, surgimento de microorganismos nocivos e a subsequente morte do mato. Durante uma seca, a planta se sente deprimida, tem um pequeno aumento, as bagas são menores, a cor da folhagem muda.

As plantas de frutificação de adultos requerem rega mais intensa até que apareça a primeira maciez das bagas. Depois, a rega de groselha no verão pára, possibilitando o acúmulo de açúcar nas frutas. Após a colheita, a rega do mato é retomada até o final de outubro - início de novembro. Ao mesmo tempo, a irrigação no inverno é altamente recomendada, trazendo o solo para um estado cremoso. Isso permitirá que as plantas acumulem o máximo de umidade possível, o que tornará mais fácil tolerar geadas e mudanças de temperatura nos meses de inverno.

Flores de groselha

No início da primavera (final de fevereiro - início de março), mesmo antes de os botões incharem, as groselhas e o solo sob ele são mais de uma vez derramados com água fervente. A água quente com uma temperatura de até 80 ° C não prejudicará o arbusto, pois ainda estará em repouso após a hibernação e, ao mesmo tempo, aliviará várias infecções, incluindo esporos de oídio. Em seguida, os arbustos são aparados e pulverizados com produtos químicos especiais de várias doenças e seus patógenos. Ao mesmo tempo, a terra é polvilhada com uma camada de turfa, serragem ou húmus. Esse travesseiro retém a umidade em si, interferindo no desenvolvimento total das ervas daninhas.

Métodos de rega

Como alimentar groselhas na primavera, verão e outono

Existem várias maneiras de regar groselhas no verão. Popular são apresentados abaixo.

Gotejamento

A irrigação por gotejamento é alimentada através de linhas de irrigação especialmente desenhadas que são colocadas a uma distância não superior a meio metro da planta. Esse sistema de irrigação não requer a entrada de água morna, pois uma taxa de alimentação baixa permite que a água aqueça naturalmente. Além disso, neste sistema, você pode adicionar cobertura para a planta na forma líquida.

Irrigação por gotejamento

Solo úmido, irrigação lenta e cobertura ajudará as groselhas a serem saturadas com nutrientes e a não queimar suas raízes, como, por exemplo, ao derramar fertilizante líquido em solo seco.

Importante! O sistema de irrigação por gotejamento requer um pequeno investimento, mas após a instalação compensa economizando o consumo de água.

Aryk

Outro tipo econômico de irrigação do canal. O arbusto é levemente batido, de modo que seu tronco esteja na base de um pequeno aterro. Em seguida, ao longo do perímetro do sistema radicular, que se afasta um pouco da coroa, é colocada uma terraplenagem do solo, com uma altura de 10 a 15 cm. Deve ser obtida uma pequena vala, que é então preenchida com uma quantidade suficiente de água.

Aryk

Aryk pode ser feito de uma maneira mais simples: cavar um recesso em torno do arbusto do tamanho de uma pá de baioneta e encher esse recesso com água. Este método de irrigação não requer afrouxamento constante do solo, economiza tempo e dinheiro.

Preste atenção! Groselhas também podem ser regadas com água fria do poço. Mas vale a pena considerar que, com essa irrigação, os frutos amadurecem um pouco mais tarde do que quando irrigados com água morna.

Pulverização

A folhagem de groselha é pulverizada apenas em dias nublados após o pôr do sol, para não queimar a coroa. Este método atualiza levemente as folhas do pó e dos pequenos insetos, se presentes.

Pulverização

Molhar sob a raiz

A rega sob a raiz com água morna após o pôr do sol é feita 3-4 vezes por estação antes do amadurecimento das primeiras frutas macias. Foi nessa época que a umidade foi absorvida pelas raízes da planta, sem evaporar e sem queimá-las.

Molhar sob a raiz

Aspersão

A aspersão é a maneira mais popular de regar as hortas entre os residentes de verão. Um sistema especialmente instalado não requer nenhum esforço, irrigando as plantas com água. Este método é usado quando existe uma ameaça de geada durante a noite até o nascer do sol. Para as groselhas, essa não é a maneira mais favorável de regar, pois a umidade constante das folhas pode causar o aparecimento de microorganismos nocivos e a rega à luz do sol pode queimar a folhagem.

Importante! A aspersão requer um maior consumo de água e um afrouxamento obrigatório após os métodos descritos acima.

O influxo

Outra maneira fácil de regar é com um influxo. É quando a água flui de uma mangueira colocada no chão. A posição da mangueira deve ser alterada várias vezes, para que este método não possa ser chamado de descontrolado. Além disso, a água derrama em diferentes direções, o solo nem sempre tem tempo para absorvê-lo imediatamente, o que leva a umectação desigual do terreno aberto.

Algumas palavras sobre fertilizantes

Quando transplantar groselhas para um novo local

Para obter uma planta saudável e com frutificação, não se esqueça do molho de cobertura. No primeiro ano de plantio, as groselhas precisam apenas do "regime de bebida" correto, afrouxamento e estabilização do número de brotos. A partir da segunda primavera, a cultura da baga deve ser alimentada. Antes da floração, as groselhas precisam de nitrogênio, que pode ser usado tanto na forma seca quanto na líquida. Você pode adicionar nitrogênio até a segunda quinzena de agosto. Se você continuar por mais tempo, isso causará o crescimento de novos rebentos de groselhas, que não têm tempo para ficar mais fortes antes da geada.

Para informação! Os primeiros brotos começaram - é hora de fazer fertilizantes contendo fósforo. Recomenda-se repetir este curativo uma semana após o primeiro. O uso da alimentação de superfosfato basal e por pulverização fornece os melhores resultados.

No outono, as groselhas podem ser fertilizadas com uma mistura de fósforo e potássio, o que ajudará a madeira a amadurecer e a ficar mais forte, e a planta suportar a diferença de temperatura no inverno.

Fertilizantes

<

Apenas o solo úmido é fertilizado, o que permite não queimar as raízes da planta.

O cumprimento das regras de rega, alimentação e criação de condições favoráveis ​​para as groselhas ajudará a colher uma colheita rica e a desfrutar do agradável sabor agridoce das frutas por mais de um ano.

Pin
Send
Share
Send