Violeta noturna Mattiola - uma flor com um cheiro maravilhoso

Pin
Send
Share
Send

Mattiola, levkoy ou violeta noturna é uma planta herbácea nativa do Mediterrâneo. Matiola é apelidada de violeta noturna devido ao fato de que mais próximo à noite seu aroma é significativamente aprimorado.

Mattiola - características e descrição

No século passado, Matthiola (Night Violet / Levkoy) cresceu em muitos jardins e parques. Hoje - uma flor não está na moda. Mas alguns amantes de flores encontram antigas notas entusiasmadas sobre a planta e se interessam por uma flor incomum.

Mattiola flor grega antiga

Mattiola refere-se às plantas que mais se aproximam do estilo clássico do parque; pode ser uma planta anual ou uma planta perene. Cresce, como regra geral, com arbustos retos que possuem hastes ramificadas de velo.

Às vezes, a altura das hastes chega a 80 cm, mas mais frequentemente são ligeiramente mais baixas. Folhas com caule com bordas inteiras ou serrilhadas, lanceoladas e oblongas.

As flores podem ter as cores mais diversas:

  • branco
  • rosa
  • roxo
  • amarelo.

As inflorescências são simples, há duplas que se reúnem nas espigas de milho.

O período de floração cai de junho a novembro - depende das condições de cultivo e das espécies específicas.

Após o florescimento na inflorescência, formam-se vagens de frutas, nelas sementes de asas estreitas e planas.

Importante! Uma característica especial da planta é o cheiro, que não pode ser confundido com nada.

Variedades não terry de matthiola são excelentes plantas melíferas, mas variedades terry são decorações requintadas e modestas do jardim de flores.

Você pode plantar uma planta bonita em seu jardim, pois a flor é despretensiosa e não é difícil cuidar dela.

A história da flor Levka

Flor incrivelmente modesta, bonita e perfumada vem da Grécia antiga.

O nome Levkoy significa "branco, brilhante". A planta começou a se chamar Mattiola mais tarde - na primeira metade do século XVIII.

O nome "Mattiola" é emprestado do nome do famoso botânico Pietro Andrea Gregorio Mattioli. Ele mereceu tal honra pelo fato de, durante sua vida, estar envolvido em uma descrição detalhada das plantas, publicou vários livros.

Mattiola recebeu o nome do famoso botânico

Variedades comuns

Hoje, Mattiola tem mais de 50 espécies, das quais 600 variedades são criadas, que são divididas condicionalmente em:

  • anão
  • médio
  • alto.

Você também pode dividir as plantas em terry e simples.

Entre as variedades mais populares de Mattiola:

  • Bicorn Mattiola. Perene.
  • Violeta cinza noite. Perene.
  • Levkoy perfumado. Planta anual.

Interessante! Vale a pena notar que foi a violeta noturna de dois chifres que se apaixonou na Grécia antiga. Ela decorou o quarto, taças de vinho e outros itens.

Mattiola ou Levkoy planta incrivelmente perfumada

Mattiola em campo aberto - características

Violeta noturna - como é chamada e como é a aparência

O cuidado de Levko é despretensioso, mas você deve prestar atenção às recomendações dos amantes de flores antes de ir à loja para procurar as sementes de uma planta tão incrível.

  • Iluminação

É por isso que a violeta noturna é chamada de pouco exigente para a luz.

Mas se você quiser desfrutar de sua densa floração, no jardim, ele deve ocorrer sob o sol.

  • Rega

Tolera mal a seca. É importante não perder o tempo de rega. A rega deve ser sistemática, de preferência pela manhã.

Uma característica importante - é aconselhável realizar a rega em duas passagens, com uma pausa de 10 minutos.

  • Pulverização

Como spray, é adequada uma solução à base de cinza de madeira, que protegerá a Matiola do ataque de insetos. Nenhuma outra pulverização é necessária.

  • Umidade

Não tolera solo muito úmido - a deterioração das raízes começa imediatamente. Por esse motivo, é aconselhável nunca regar Levka à noite.

  • Top vestir

Por via de regra, com o crescimento, eles não requerem cobertura especial. Mas os jardineiros aconselham adicionar cinza de madeira antes de plantar no chão. Aplicar fertilizantes minerais no solo não mais que 8 vezes por estação, dependendo do solo. A alimentação com fósforo-potássio é muito útil, principalmente antes da floração.

Violeta da noite branca

Período de floração

Poppy violeta chique - uma flor brilhante em casa

Cada variedade de Matthiola floresce de maneira diferente, por exemplo:

  • O bicórnio Mattiola floresce de junho a agosto. Nesse período, as inflorescências lembram quatro folhas. As pétalas são de cor lilás ou rosa claro, têm um aroma intenso.
  • A levka de cabelos grisalhos tem uma haste lignificada, na qual inflorescências felpudas das cores rosa, azul, branco e amarelo tremulam com corolas. Você também pode conhecer plantas anuais com flores roxas e roxas escuras.
  • A pimenta da Jamaica deixa flores no início do verão, possui botões marrom-amarelos simples que se abrem após o pôr do sol.

Cultivo de sementes de Mattiola

Tendo comprado violetas noturnas, como plantá-las no jardim ou no jardim? Esta planta é tão compreensível e descomplicada que é perfeita para um jardineiro inexperiente.

Casa flor violeta Humako polegadas

Mas vale ressaltar que, de todas as dificuldades, a seleção de mudas com flores duplas é difícil. Jardineiros experientes já podem distingui-los no estágio do cotilédone. Folhas de variedades comuns são maiores, verde saturado. Enquanto as mudas com flores duplas, são menores e verde escuro.

Levka crescente em campo aberto

O levok maravilhoso não é extravagante e é capaz de se adaptar a qualquer solo. É especialmente bem-sucedido cultivá-lo em áreas férteis e bem iluminadas do local, com drenagem organizada. Do solo, ele prefere solo argiloso ou arenoso com uma reação neutra ou levemente ácida.

Além disso, essa cultura é bastante exigente no nível de umidade. Conseguir a floração completa da matthiola com rega insuficiente não funcionará.

Importante! Mattiola é uma cultura resistente ao gelo; seus rebentos toleram facilmente pequenas geadas. Portanto, pode ser semeada no final de abril diretamente no solo, em local permanente.

Além disso, essa cultura não tolera muito bem o transplante.

É melhor plantar matthiola ao longo das margens de plantas anuais mais altas, e também é muito vantajoso colocá-lo ao longo de mandris ou caminhos. Isso permitirá que você aprecie o aroma à noite.

Planta incrivelmente bonita com um aroma agradável

Cultivo de matióis em vasos e transplante em campo aberto

As mudas de Matthiola devem ser cultivadas através da semeadura em recipientes ou caixas com um substrato úmido no qual brotam futuras mudas. O substrato deve consistir em areia e solo encharcado na proporção de 1/3.

Um cuidado adicional das mudas é a rega e o afrouxamento oportunos do solo. Ao cultivar matthiola de cabelos grisalhos, é muito importante manter o solo em um estado moderadamente úmido, pois é facilmente afetado por uma doença fúngica tão perigosa como a perna preta.

Um mês antes do plantio, as mudas devem começar a endurecer. Para fazer isso, coloque flores em um terraço, varanda ou varanda durante o dia. Posteriormente, as mudas Levka bem curadas toleram facilmente as geadas de retorno a -5 ° C.

Plantas endurecidas são plantadas em um local permanente no início ou em meados de maio. Datas mais precisas dependem das condições climáticas de cada região em particular.

Recursos de desembarque

Flores de violetas noturnas com um cheiro maravilhoso que emana após o pôr do sol, é melhor semear arbustos grossos, para obter belos grupos de brotos verde-prateados.

Para apreciar mais o aroma, eles o plantam em canteiros perto da casa. Então, ao chegar em casa, você poderá sentir todo o charme desta planta.

Para referência! Para uma preservação mais longa das flores após o corte, elas podem ser puxadas diretamente com as raízes e depois cuidadosamente lavadas dos restos da terra.

Problemas comuns de leucemia

Apesar da simplicidade e despretensiosidade, a planta sofre de pragas e várias doenças.

  • Doenças comuns

Na maioria das vezes, o levoky pode ser afetado por fungos se semeado em solo seco e não solto. Caso contrário, é resistente a muitas doenças.

  • Pragas

Em uma estação seca, uma planta pode morrer de pulgas crucíferas e outros insetos. Para evitar isso, você precisa aplicar pó de cinza de madeira nas flores. Se isso não ajudar, você precisará usar inseticidas.

Lindo jardim deixado

<
  • Possíveis problemas

Levka crescente não é um problema. Mas você precisa conhecer alguns recursos.

Não é categoricamente recomendado plantar com um levok perto de um repolho, pois é a partir dele que o matthiol pode ser infectado por várias doenças.

Diz-se, com razão, que tudo o que é novo é bem esquecido. Mattiola confirma perfeitamente essa famosa expressão. Uma planta bonita com uma aparência simples, despretensiosa e única com seu dom - para exalar um aroma maravilhoso. A planta fica bonita em um canteiro de flores, canteiro de jardim ou em plantações de grupo. Uma variedade de variedades está disponível para o amante de flores. Os botões não são apenas perfumados, mas também encantam os olhos com sua floração exuberante, assim que o pôr do sol cai no chão.

Pin
Send
Share
Send