Hoje existem mais de 20 espécies de violetas. Cada um tem suas próprias características. Uma dessas espécies é a violeta duquesa e o híbrido da violeta duquesa Lux derivado dela, que apresenta diferenças insignificantes.
Aparência, descrição da nota
Duquesa violeta é caracterizada por uma aparência brilhante. Na maioria das vezes, a planta tem botões lilás ou roxos.
Cada um dos 20 tipos de violetas tem suas próprias características.
Folhas
As folhas dessas violetas são grandes e têm formato de coração arredondado. Na superfície da folhagem existem pequenas vilosidades, o que as faz parecer terry. Devido ao tamanho médio das folhas das violetas da PC-Duquesa, os próprios botões parecem maciços.
A duquesa violeta tem folhas verdes com tonalidade verde clara
Flores
Durante o florescimento da Santa Dignidade, a Duquesa reúne um monte de 4-5 belos brotos grandes acima das folhas. O tamanho das flores atinge 8 cm e as flores, como folhas, cobrem vilosidades finas e curtas.
O principal esquema de cores dos botões é violeta escuro (violeta), que nas bordas flui para branco. O meio das flores dessas violetas é geralmente amarelo.
Família e história
A planta pertence à família Gesneriaceae.
Violets RS-Duchess lançado em 2001. A planta deve sua origem ao criador Svetlana Repkina. A abreviação PC antes do nome é a abreviação do nome e sobrenome do criador.
Características de cuidar da duquesa violeta em casa
Em casa, a flor precisa ser criada em condições adequadas. Eles somam vários fatores.
Temperatura
Para cultivar uma planta adulta, é necessária uma temperatura do ar de +20 a +23 ° C. As violetas jovens precisam de mais calor, recomenda-se que sejam cultivadas a temperaturas de +23 a +26 ° C.
Iluminação
As violetas gostam muito de luz, mas sob a luz direta do sol elas se sentem mal. O melhor lugar para esta planta pode ser o parapeito da janela na parte leste da casa. Se não houver, você pode equipar a parte da janela para a flor onde houver menos luz.
Importante! A duquesa se destaca por seu caráter rebelde, razão pela qual muitos guias violetas aconselham colocar um vaso de flores em uma janela no lado norte da casa. Assim, a planta florescerá melhor e manterá sua beleza por mais tempo.
Rega
Para regar as plantas com água da torneira bem mantida à temperatura ambiente. Regue a violeta de maneira a evitar o acúmulo de água perto de brotos e folhas. O solo precisa ser mantido úmido, pode secar apenas um terço, pois em outro caso as folhas começam a secar e a cair.
Pulverização
Violetas não gostam de pulverizar. Se, no entanto, a flor estiver empoeirada, vale a pena usar água à temperatura ambiente, enxaguar cuidadosamente o pó e secar com um guardanapo.
Umidade
Em nenhum caso a planta deve ser colocada em salas onde a umidade é alta. Se a umidade entrar nos caules e nas folhas de uma flor delicada, ela morrerá. É melhor colocá-lo em um local com um microclima seco.
Solo
Devido à natureza complexa da planta, você precisa escolher o solo com cuidado, caso contrário, a flor ficará doente e até morrerá. Como todas as plantas de interior, as violetas preferem solo macio, no qual não há obstáculo ao oxigênio até as raízes.
Os principais recursos que você precisa lembrar ao escolher um solo:
- O solo deve ser selecionado saturado com oligoelementos.
- Nesse solo, o ano não deveria crescer.
- Antes de plantar, você deve alimentar a terra, para isso é melhor usar fósforo e potássio. Após a fertilização deve ser regular.
- Uma boa opção seria o solo da floresta.
Importante! Não se esqueça da drenagem na panela. Pode ser encontrado em qualquer loja especializada.
Top vestir
É necessário alimentar violeta duas vezes por mês ao longo do ano. Após o transplante, faça uma pausa de 4-6 semanas. Você pode usar fertilizantes minerais para plantas com flores.
Durante todo o ano, a violeta precisa de cobertura, que é realizada duas vezes por mês. Uma pausa de 4 a 6 semanas é necessária apenas após um transplante. Para a alimentação, você pode usar o complexo mineral, que fertiliza as plantas com flores.
Quando e como floresce
A planta possui cinco pétalas com um tom branco-ameixa. Uma flor geralmente tem 5-6 pincéis que formam um lindo buquê. As próprias flores, como a folhagem das violetas, são cobertas por pequenas vilosidades, de modo que parecem terry ao toque.
A planta possui 5 pétalas que formam um lindo buquê
Formas de flores
Os botões violetas em forma se assemelham a uma bola e podem permanecer nessa forma por muito tempo. Quando o botão se abre, ele se assemelha visualmente a uma flor de rosa.
Período de floração
Você pode apreciar a beleza das flores violetas de setembro a março. Após a floração, uma pequena caixa de sementes é formada.
Mudanças nos cuidados com a floração
Em temperaturas mais altas, a planta tem flores sólidas e brilhantes e, quando a temperatura cai, é adicionado branco. Para que a Duquesa exiba totalmente seu esquema de cores, recomenda-se colocá-lo durante o período de floração nas prateleiras inferiores das prateleiras ou nos peitoris das janelas frias. Apesar do amor da flor pela luz, ela não pode ser colocada sob luz solar direta, pois isso leva ao amarelecimento das folhas e brotos murchados. Você pode entender que há muita luz pelo espessamento do centro e dos pedúnculos curtos, difíceis de quebrar. A planta precisa de muito espaço livre e, em condições próximas, as folhas assumem uma posição mais vertical.
Para que uma linda roseta se forme e as flores sejam exuberantes, a violeta precisa de longas horas de luz do dia, vaso e solo corretamente selecionados, rega ajustada e cobertura periódica. Quanto à temperatura e umidade, eles ocupam cargos secundários. Apesar do fato de a planta não tolerar calor, isso compensa a boa ventilação da sala.
Reprodução
Para propagar violetas em casa, vários métodos foram inventados.
Germinação de sementes
Obter uma planta forte de pleno direito pelo método de sementes não funcionará. Para obter mudas, são necessárias condições especiais para o seu crescimento.
Mudas de enraizamento
Um método vegetativo também é adequado para propagação de plantas. Para cultivar violetas ao enraizar estacas, é preciso escolher uma folha saudável e incliná-la no pecíolo, deixando cerca de 3-5 cm. É melhor enraizar em água fervida. No entanto, é possível no chão. Deve estar úmido e solto.
Para cultivar violetas de forma vegetativa, você pode usar uma folha saudável
Os pecíolos devem ser colocados a uma profundidade não superior a 2 cm.Cubra as mudas com papel alumínio, ventilando e umedecendo regularmente o solo. A panela deve ser colocada em um local quente (com temperatura não inferior a +20 ° C), onde houver luz difusa. O período de enraizamento varia de 4 a 6 semanas.
Propagação de flores
Com a ajuda de uma flor, você pode cultivar outra violeta. Para fazer isso, corte a flor junto com a folha sob ela. Depois é colocado na raiz e cubra com um oleado.
Transplante após a compra e durante a reprodução
Não perturbe o violeta novamente. Ela não precisa de um transplante frequente. É necessário apenas para doenças de plantas, então é necessário movê-lo para um novo solo. O transplante é realizado uma ou duas vezes por ano. É melhor fazer isso no outono ou na primavera. A opção mais adequada para um transplante de flores é o transbordo.
Transplante
Possíveis problemas no cultivo de violeta da Duquesa RS
Violetas, como outras plantas de interior, às vezes ficam doentes. Cada problema tem sua própria solução, o principal é estabelecer a causa exata.
Problemas de folhas
Essas violetas também sofrem de doenças fúngicas. Com umidade excessiva, o golpe cai principalmente nas raízes e folhas. Se isso acontecer, o fungicida deve ser usado primeiro. Além do fungo, as plantas são suscetíveis ao oídio, bem como à podridão cinzenta ou ao fusário. Isso pode acontecer devido à baixa temperatura, umidade nas folhas ou rascunhos.
Pragas
O carrapato é a praga mais perigosa para violetas. Você pode detectá-lo por folhas caídas e desbotadas. Nesse caso, é quase impossível curar plantas. Há apenas uma maneira: pulverizar com uma ferramenta especial contra carrapatos.
Além disso, o violeta pode ser infectado por vermes ou pulgões. Durante o período de floração, há um risco de dano pelo nematóide da vesícula. Esta doença é acompanhada de crescimentos nas raízes - galhas, nas quais ocorre o desenvolvimento e a reprodução de vermes.
Importante! Nesse caso, você precisa se livrar imediatamente da planta e do substrato e desinfetar a panela.
Doença
Violeta, como qualquer planta, pode facilmente ficar doente de outra flor nas proximidades. Você pode trazer a doença com as mãos sujas, se tocá-las com folhas violetas. Os animais de estimação também costumam ter muitas doenças no casaco. Na maioria das vezes, a planta está doente em maio e setembro.
Devido à umidade, baixa temperatura ou estagnação da água na panela, manchas marrons ou cinza podem aparecer nas folhas ou nas flores - um fungo. Os sinais de uma infecção fúngica podem ser o cheiro de mofo na flor ou a maciez do broto em si. Se forem encontradas, você deve remover imediatamente as áreas danificadas, prosseguir com a substituição do solo e tratar todas com fungicida antes do transplante.
Sinais de cuidados inadequados
Um dos sinais de cuidados inadequados é o aparecimento de podridão cinzenta quando exposto a folhas de água. As folhas afetadas devem ser removidas. Se você regar a planta com água fria, existe o risco de manchas marrons. No caso de danos físicos, queda acentuada de temperatura, corrente de ar ou ar seco, as folhas secam. O mesmo problema pode ser encontrado se você for longe demais com fertilizantes ou com falta de luz.
Assim, como qualquer violeta, a duquesa de PC exige cuidados e atenção cuidadosos. Quando manuseado adequadamente, irá deliciar-se com cores vivas e a requintada beleza das folhas. A duquesa é adequada para jardineiros experientes, mas para iniciantes não é recomendável iniciá-lo.