As suculentas são plantas estranhas. É difícil chamá-las de flores no sentido usual para os europeus. Por sua forma estranha e alta capacidade de sobreviver, eles são comparados com os recém-chegados do futuro. Em popularidade entre os cultivadores de flores, eles ocupam uma das posições de liderança. O que é isso - suculentas, como cuidar delas e é realmente fácil cultivá-las em casa?
Descrição Geral: O que são Suculentas?
Em uma loja de flores, essas plantas são facilmente reconhecíveis pelos caules e folhas suculentos ou pelos espinhos pontiagudos. Sob condições naturais, eles são capazes de acumular água e gastá-la suavemente durante uma seca.
Suculentas vêm em muitas formas.
O conhecimento de muitos representantes desses "irmãos do deserto" é uma atividade muito emocionante, porque sua família é muito diversa:
- agave (400 espécies);
- lírio (200 espécies);
- Euphorbiaceae (até 2000 espécies);
- cactos (11 joelhos e 4 subfamílias);
- Crassulaceae (1500 espécies);
- aizona (2500 espécies);
- lastovye (3400 espécies);
- kutrovye (400 gêneros, número de espécies desconhecidas).
Os floristas com experiência antes de comprar fazem perguntas detalhadas sobre a planta, a fim de criar condições próximas ao seu habitat natural.
A flor suculenta é uma criança do deserto e do semi-deserto, o que significa muito sol, pouca umidade, areia e uma grande diferença de temperatura. Resta criar essas condições no apartamento ou em um parapeito da janela separado.
A escolha da planta suculenta dependerá das preferências pessoais do comprador, mas qualquer representante desse grupo exótico de flores com os devidos cuidados se tornará um sotaque brilhante em casa.
Suculentas: Cuidados Domésticos
Apesar da variedade de variedades e espécies, existem várias regras gerais. Como cuidar de plantas suculentas:
- Rega limitada - uma vez por mês no inverno e outono, 2 vezes na primavera e no verão. Com rega excessiva, a planta começará a se deteriorar e poderá morrer.
- A iluminação deve ser brilhante, mas não acesa e longa, de modo que as janelas do sul são ideais para elas. Com a falta de luz solar, uma fonte artificial pode ser usada. Com o início da primavera, eles criam um regime de iluminação suave para evitar queimaduras provocadas pelo sol brilhante.
- O solo deve consistir em areia e pedra britada em 70%. O percentual restante de suculentas férteis do solo é suficiente para o desenvolvimento normal.
- A temperatura em condições naturais varia de +50 ° C a 0 ° C. Portanto, desligando o aquecimento nos apartamentos, essas flores permanecerão com calma.
- As suculentas de topo são tão necessárias quanto as flores do quarto. Para fazer isso, faça um fertilizante complexo especial durante a irrigação três a quatro vezes durante o período de crescimento ativo. Fertilizantes orgânicos para suculentas são contra-indicados.
Importante! Ao escolher uma planta, você deve descobrir a que família pertence e seu nome exato, pois pode haver características distintivas no conteúdo.
Suculentas: vistas e nomes populares
Existem vários tipos que são mais adequados para o cultivo em casa.
Mulher gorda
Na vida cotidiana - dinheiro ou árvore de jade. Uma das suculentas favoritas para ambientes internos. Pode sobreviver em terrenos empobrecidos e na janela norte. Mas se você criar uma abundância de luz, as folhas adquirirão uma tonalidade avermelhada interessante. Não requer rega frequente.
O verdadeiro prazer será a formação da coroa e a transformação da garota gorda em uma árvore de fadas, que, segundo a lenda, traz boa sorte não apenas nas finanças. A reprodução também não será um aborrecimento: basta colocar uma folha ou um caule em solo quase seco.
A mulher gorda é popularmente chamada de árvore do dinheiro
Kalanchoe Blossfeld
Esta planta é escolhida por sua capacidade de florescer no inverno. Inflorescências abundantes podem ser brancas, rosa, laranja, vermelhas. Sob condições favoráveis - rega esparsa, luz solar, falta de correntes de ar e baixa temperatura - pode florescer duas vezes. Além disso, Kalanchoe é apreciado por suas altas propriedades de cicatrização (antibacteriano, antiviral, cicatrização de feridas, etc.)
Kalanchoe floresce mesmo no inverno
Cactos
Outro favorito entre os cultivadores de flores entre as suculentas. Os olhos fogem de muitas formas e cores. Com cuidado e atenção, você pode obter uma floração incrível com eles. É verdade que o cheiro das flores nem sempre é agradável - é um mecanismo de proteção, assim como as agulhas. Mas isso não assusta aqueles que querem criar uma coleção de cactos. As condições de detenção são quase as mesmas da maioria das plantas suculentas.
Haworthia
Esta planta tem mais de setenta espécies. Haworthia listrado tornou-se o mais caseiro. Folhas estreitas e carnudas, assemelha-se ao aloés, mas tem um padrão claro no fundo da folha, na forma de listras brancas transversais.
Ela não precisa de luz brilhante, para poder ficar longe da janela voltada para o sul. Regue a flor o suficiente uma vez a cada 7-10 dias. Água não absorvida deve ser derramada da panela. A água não deve entrar nas folhas e no centro da saída. Isso pode resultar em queimaduras ou deterioração.
Haworthia externamente se assemelha a aloe
Echeveria
O segundo nome é Stone Rose. Esta é a suculenta mais compacta, perfeita para salas pequenas. Apesar do seu tamanho pequeno, uma rosa de pedra não passa despercebida. Suas folhas são coletadas em uma pequena saída e podem ter diferentes formas e vários tons. A partir dessas flores de pedra, são obtidas composições originais para o florário.
A planta exige muita luz - na sombra, perde sua forma regular. Temperatura crítica +6 ° C. Portanto, a echeveria na Europa é apenas uma flor de interior.
Echeveria também é chamada de pedra rosa.
Sedum (Pedregulho)
Apresentado em mais de seiscentas opções. A variante Ampel desta suculenta está em demanda. Você pode cultivar pedregulhos não apenas em casa, mas se não houver chuva torrencial, ela se sentirá bem no terreno aberto do jardim. Tem uma variedade de formas e cores de folhas.
Vasos de flores e solo suculento
É melhor comprar sua flor favorita na loja. O vendedor pode oferecer a chamada mistura suculenta - uma ou duas plantas em um vaso técnico com um diâmetro de 5 cm, que deve estar bem enraizada no vaso. Na mesma loja, como regra, eles sugerem a escolha dos pratos certos para o transplante de uma flor e solo.
Plantador
Vasos para suculentas são selecionados de acordo com o interior da sala. Mas a forma e o tamanho devem ser selecionados levando em consideração o sistema radicular da flor. Se o volume dos vasos de plantas suculentas e a forma da parte subterrânea não corresponderem, a planta poderá não sobreviver.
Para uma mulher gorda, não alta, mas larga em diâmetro, a capacidade é melhor. Com a idade, um vaso para uma árvore viva precisará de mais, mas com as mesmas proporções. Mas em caso de desvantagem, irei em embarcações mais profundas e verticalmente alongadas. É melhor usar vasos de cerâmica como material - as paredes de plástico podem não suportar a pressão de raízes poderosas.
Florarium
Panelas familiares podem ser substituídas por pratos de vidro, os chamados florários. A composição consiste não apenas de plantas, mas também de solo colorido, o que dá a aparência original de um simples recipiente de vidro. A capacidade de fazer florarium com suculentas é popular. Ele não é difícil de aprender, seguindo as instruções passo a passo:
- Trate o recipiente de vidro com álcool.
- Despeje uma drenagem fina, cerca de um quarto da altura do tanque, na primeira camada.
- Coloque a mesma quantidade de solo com uma segunda camada.
- Selar as duas camadas levemente.
- Plante as plantas, polvilhe suas raízes com o solo e aperte levemente.
- Coloque a próxima camada de belos seixos coloridos ou areia, previamente tratados de poluição.
- Você pode adicionar outra camada de cor contrastante para maior decoratividade.
A superfície do solo é frequentemente decorada com figuras pequenas e seixos grandes.
Importante! Uma planta plantada em um recipiente fechado precisa de menos rega. Tome cuidado.
Solo
Os fabricantes oferecem cartilha pronta para todas as plantas. Tendo comprado o solo para plantas suculentas, ainda vale a pena conferir sua composição. O solo deve conter areia, cascalho, pedrinhas e menos da metade do volume de terra fértil. Se os vendedores não inspiram confiança, você pode fazer a mistura certa. Os componentes podem ser comprados separadamente ou para coletar o solo de graça, depois de terem entrado no campo.
Importante! A desinfecção é obrigatória - o solo adquirido ou auto-preparado deve ser tratado com preparações especiais.
O mercado oferece muitas variedades de fungicidas. Entre os mais populares estão Phytosporin, Barreira, Barreira.
Como as suculentas geralmente se reproduzem
Acredita-se que é muito difícil propagar suculentas por conta própria. Isto não é inteiramente verdade. Para a maioria dos jardineiros amadores, é incomum enraizar estacas sem raízes em terra seca. E ainda tem que ser paciente - as suculentas crescem lentamente.
Uma nova planta pode ser obtida de uma folha, haste, bebê ou semente.
Propagação a partir da folha
Uma folha saudável é cortada com uma faca, sem deixar um tronco no tronco de uma planta adulta. A folha é colocada com uma fatia no chão, deixada secar por um dia e depois polvilhada com o solo um pouco. E resta esperar. A planta fará tudo sozinha.
Propagação por estacas
Se um pedúnculo é usado para propagação, ele também é cortado com uma faca afiada limpa e seco ao ar por um tempo.
Importante! Lave o local do corte na flor mãe e trate a ferida com carvão.
As estacas enraízam bem na água e na mistura de areia. Para melhores resultados, um recipiente de areia é coberto com um filme, organizando uma pequena estufa. As raízes aparecerão em cerca de duas semanas.
Propagação de sementes
Levará mais tempo para obter a planta a partir das sementes. Apenas seis meses depois, será possível transplantar a planta como uma instância independente. Cultivar essas flores a partir de sementes é o caminho mais longo para obter novas plantas. Mas, como resultado, você pode obter instâncias raras.
Doença Suculenta
Durante o transplante, a reprodução e o período de dormência, é dada muita atenção às condições gerais das plantas. Eles também são suscetíveis a doenças ou atacados por pragas.
Importante! As principais causas da doença suculenta são a falta de água e luz. Com pouca luz, as flores mudam de cor, tornam-se pálidas, seus caules são esticados, violando a aparência usual. Esse problema é resolvido movendo a flor para um local mais brilhante ou adicionando iluminação artificial.
Quando as folhas ficam macias, elas começam a se enrolar, o que significa que o suprimento de água está acabando. Rega urgente necessária. Um indicador de excesso de umidade é quando manchas marrons ou brancas aparecem nas folhas, juntamente com letargia, apodrecem nas folhas. Você pode salvar a planta cortando peças danificadas e reduzindo a rega. Se a raiz estiver apodrecida, é necessário cortar o topo da planta para um local saudável, secar a base e plantar em um novo solo.
As minhocas, tripes e carrapatos se tornaram as principais pragas das suculentas. Você pode se livrar deles com a ajuda de medicamentos acessíveis. Infelizmente, porém, traços de sua estadia (manchas, buracos e placas) podem aparecer nas folhas.
Seguindo dicas simples para cuidar de plantas suculentas, você pode obter ótimos resultados, mesmo para iniciantes.