Quase todas as casas que possuem plantas de interior têm um Kalanchoe. Essa popularidade é justificada por suas extraordinárias propriedades curativas. Existem outros nomes populares - um médico em casa ou ginseng. Existem até 200 espécies de Kalanchoe, mas cerca de 20 são cultivadas em casa.O médico da casa é despretensioso nos cuidados, capaz de tolerar a seca e a alta umidade. Além disso, a multiplicação de Kalanchoe também não causa muitos problemas.
O período para a criação de Kalanchoe
Antes de propagar o Kalanchoe, você precisa se familiarizar com os recursos da flor. É caracterizada por raízes fibrosas espessadas, caules carnudos, folhas suculentas. O arranjo de folhas no caule é espiral. A forma e a superfície de cada espécie são diferentes: com uma borda lisa, cirro ou dentado. Difere no tamanho da chapa. As flores são pequenas, com quatro pétalas. Os caules das flores são formados principalmente no topo da planta, com menos frequência no seio das folhas.
Kalanchoe - uma planta medicinal em casa
Existem várias maneiras de propagar Kalanchoe. Todos eles se resumem a dois tipos - vegetativo e semente. O período de reprodução é determinado pelo método selecionado:
- as sementes das plantas são semeadas no solo no final do inverno;
- o método vegetativo pode ser aplicado independentemente da estação;
- as crianças em botão de ninhada aparecem durante todo o ano, para que seu enraizamento possa ser realizado mesmo no inverno;
- estacas, material de plantação de folhas ou estratificação é melhor colhida na primavera.
Importante! Não é recomendável usar Kalanchoe florido para reprodução. O período de inverno, quando a flor está em repouso, também é excluído.
O período de criação de Kalanchoe depende do método de criação
Como criar corretamente Kalanchoe, para que no futuro a planta se desenvolva corretamente e não sofra vários tipos de doenças:
- Os cortes de Kalanchoe são realizados com uma faca afiada. É pré-limpo com álcool ou aquecido no fogo, o que reduz a probabilidade de infecção da planta por bactérias e fungos;
- o talo é selecionado com até 10 cm de comprimento e a brotação deve ser muito jovem. Seu enraizamento será mais rápido;
- os brotos são secos primeiro por dois dias para evitar a deterioração da base do caule;
- ao propagar por placas de folhas, verifique se as folhas estão plantadas no chão na posição horizontal;
- para a germinação radicular, use apenas água fervida, cuja substituição é realizada a cada dois dias;
- o plantio é feito preferencialmente em vasos de cerâmica. Em recipientes de plástico, os processos se enraízam;
- regada com cuidado para que a água não caia sobre a planta e em pequenas doses.
Kalanchoe: reprodução por várias opções
Antes de propagar o Kalanchoe, escolha o método apropriado. Os floristas costumam usar o método vegetativo, nomeadamente por estacas. Essa é uma das maneiras eficazes, já que a planta se enraíza e se desenvolve mais rapidamente. A colheita de estacas é feita durante a poda da primavera. De uma flor adulta para poda, você pode obter de 10 a 15 processos.
O próximo método, que não cria problemas para os amantes de plantas de interior, é a reprodução por crianças. Eles espontaneamente se enraízam no chão ao lado da planta mãe. Resta apenas realizar uma transferência para um novo tanque. A única desvantagem é que uma planta desenvolvida por crianças há muito tempo se desenvolve. Em média, são necessários cerca de dois anos para obter uma planta completa.
Mais trabalhosa é a reprodução da folha. Para esse fim, são selecionadas chapas que não formam filhos. Cultivar uma planta adulta a partir de tal material não funcionará rapidamente.
Para informação! O processo mais demorado e demorado de criação de Kalanchoe é considerado a partir de sementes. Em casa, quase nunca é usado, pois existem maneiras mais simples.
Folha
Uma das maneiras mais comuns de obter plantas jovens de Kalanchoe é usar estacas frondosas. Pode ser usado em casa o ano todo. Antes de propagar a folha de Kalanchoe, é necessário preparar o material. Para fazer isso, selecione uma folha bem desenvolvida em uma planta adulta e corte-a cuidadosamente com uma faca afiada. O melhor material são folhas de tamanho médio.
As folhas cortadas são plantadas em um recipiente cheio de substrato úmido. A hidratação é realizada através de uma solução de raiz e água. Diluir 1 g de pó em 1 l de água. A condição do solo é constantemente monitorada, evitando a secagem. O substrato em si é preparado a partir de areia e turfa do rio na proporção de 10: 1.
O lençol é enterrado no solo em cerca de 1 a 1,5 cm e a capacidade é instalada na casa em um local em que a luz natural seja fornecida o máximo possível.
Muitos jardineiros amadores crescem primeiro folhas na água. Para isso, o recipiente é coberto com uma tampa transparente para que o líquido não evapore. As raízes aparecem após 12 a 15 dias. Para a propagação de Kalanchoe desta maneira, até folhas caídas são adequadas. O principal é que eles não estão completamente secos.
Importante! Período ideal para propagação por estacas frondosas do final de maio até meados de junho.
Estacas
Outra maneira popular de obter plantas jovens em casa é a propagação de Kalanchoe por estacas. É realizado em qualquer período, não prestando atenção à época do ano.
As estacas são obtidas durante a poda de uma planta adulta após o término da floração. Durante a estação de crescimento, as hastes da flor são esticadas e, portanto, devem ser cortadas. O material é adequado para propagação por estacas.
As estacas são escolhidas jovens com a presença de pelo menos seis folhas
Após o corte das estacas, é necessário cortar o par inferior de folhas e deixar os brotos por dois dias para secar. As instruções passo a passo informam como escolher as estacas certas e como fazer o root do Kalanchoe:
- Antes de cortar Kalanchoe, são selecionados brotos de 6 a 9 cm de comprimento, que são cortados da parte superior da planta. A forma ideal de estacas é que as folhas são uniformes e a distância entre os nós é pequena.
- Após a secagem, o pedúnculo é colocado em água, cuja temperatura deve corresponder a 20-25 ° C. Após o aparecimento das raízes, elas são plantadas em um substrato.
- Um processo preparado pode ser plantado imediatamente em um solo preparado. Nesse caso, o local de corte na alça é polvilhado com carvão moído um pouco. O solo é aprofundado em aproximadamente 2 cm Com a rega sistemática, as raízes aparecerão após uma semana.
- O solo para Kalanchoe não deve ser ácido. Para a sua preparação utilizando uma mistura de terra de relva, solo de folha e areia de rio numa proporção de 4: 2: 1. É aconselhável adicionar um pouco de húmus.
- Após o enraizamento dos processos, após cerca de duas semanas, eles começam a produzir beliscões, formando uma forma de arbusto.
Você pode germinar estacas em água à temperatura ambiente
Sementes
O método mais demorado é a propagação de Kalanchoe pelas sementes. Em casa, é impraticável de usar. É adequado para grandes quantidades de mudas. As sementes são compradas em lojas especializadas.
Eles são semeados em solo leve no final do inverno. O substrato é primeiro cozido no vapor bem para se livrar de bactérias, podridão e mofo. Em seguida, colocado em recipientes e alise bem a superfície.
As sementes são muito pequenas e são semeadas de duas maneiras:
- em uma superfície levemente umedecida, faça pequenos sulcos nos quais as sementes são colocadas em incrementos de 3-4 cm;
- as sementes são distribuídas uniformemente na superfície e polvilhadas com um pouco de terra. Então o solo é umedecido.
Preste atenção! Depois que as sementes são semeadas, o recipiente é coberto com vidro transparente para garantir um efeito estufa. O vidro diário é removido para ventilação.
À medida que os brotos de Kalanchoe amadurecem, eles são parados duas vezes
Antes da germinação das sementes, a temperatura no recipiente é mantida na faixa de 16 a 18 ° C. As mudas devem ser esperadas em cerca de um mês. Até os brotos atingirem tamanhos adequados para plantio em um recipiente separado, eles são mergulhados duas vezes.
Propagação por filhos
A prole é um processo que brota no solo a partir das raízes da planta mãe. Com o tempo, a prole se separa da flor adulta, formando seu próprio sistema radicular.
Para usá-los para propagação, é necessário escolher brotos que tenham crescido em 1/3 ou ½ da altura da planta mãe. Eles são separados por meio de uma faca e transplantados para um recipiente preparado com um substrato. Graças aos processos, o novo arbusto Kalanchoe cresce muito rapidamente.
Os irmãos são separados da planta mãe e plantados em um recipiente separado
Divisão Bush
Uma das maneiras mais fáceis de criar Kalanchoe é dividir a planta mãe. Para fazer isso, a flor é removida da panela e dividida em várias partes. Realize este procedimento com cuidado para não danificar as raízes. Em seguida, cada parte deve ser plantada em um vaso separado, de tamanho adequado, preenchendo-o com solo fresco.
Características da multiplicação de Kalanchoe de várias espécies
Antes de começar a criar o Kalanchoe, é necessário levar em consideração o fato de que algumas espécies têm características próprias no processo de reprodução:
- Degremon. Cirros e flores tubulares se reproduzem bem em crianças;
- Kalanchoe Kalandiva propagação adequada por estacas. Este é o melhor caminho para Magnin, Blossfeld;
- todos os tipos de plantas com massa verde carnuda se propagam por estacas de pétalas;
- a separação por filhos é adequada apenas para Blossfeld;
- as espécies em panículas de Kalanchoe são melhor propagadas pelos rins;
- O tipo de reprodução de sementes é usado para cirros e espécies de flores de feltro.
Cuidados com as flores
Durante o plantio, a planta experimenta um estresse extremo. Leva tempo para começar a se desenvolver completamente. Durante esse período, o cuidado adequado da flor desempenha um papel enorme. Começa na fase de seleção de capacidade e solo.
Preparação da panela
Você precisa escolher um recipiente de barro e tamanhos pequenos. Um buraco deve ser feito no fundo do pote. Antes do plantio, o tanque é tratado com água fervente, colocada por 2 horas em água quente. Em seguida, a drenagem é derramada no fundo, usada como areia grossa, argila expandida ou fragmentos de argila.
Seleção do solo
O substrato para o plantio de Kalanchoe é vendido em floriculturas especializadas, mas o solo não é difícil de se preparar. Para fazer isso, você precisa de grama, terra firme, turfa e areia na proporção de 4: 2: 1: 1. Você pode adicionar um pouco de verbasco. Para aumentar a friabilidade do solo, é adicionado à mistura resultante perlita ou carvão moído da bétula.
Antes de encher o solo no fundo da panela, espalhe a drenagem
Iluminação
As plantas jovens de Kalanchoe não gostam de iluminação brilhante. Portanto, você precisa colocá-los em casa em um local onde a luz direta do sol não caia. No verão, este deve ser um local ligeiramente sombreado, mas a luz natural deve cair na planta por pelo menos 12 horas.No inverno, a duração da luz não deve ser inferior a 8 horas.
Importante! Pela aparência da planta, você pode determinar se ela recebe luz suficiente. Se as hastes ficarem alongadas e a cor das folhas desaparecer, o Kalanchoe não terá luz suficiente.
Temperatura
Para o desenvolvimento adequado das plantas jovens, forneça a temperatura ideal para elas. Na primavera e no verão, Kalanchoe se sente confortável a temperaturas de 18 ° C a 30 ° C, e no outono e inverno de 15 ° C a 20 ° C. Uma flor pode sobreviver facilmente a uma queda de temperatura a curto prazo ou a um pequeno calado. Mas a taxas abaixo de 10 ° C, a planta pode sofrer e morrer.
Umidade e rega
Para Kalanchoe, a umidade média ideal. No inverno, pulverizar plantas não é recomendado. Nos dias quentes de verão, a pulverização da massa verde é permitida, mas imediatamente após esse procedimento, todas as folhas são limpas com um pano macio e úmido. Uma exceção são aquelas subespécies para as quais a conversão é reduzida por sua localização. Eles não são recomendados para pulverização.
A rega é feita à medida que o solo seca. O modo usual no verão é duas vezes por semana e no inverno com muito menos frequência.
A rega excessiva de Kalanchoe pode causar deterioração das raízes.
Top vestir
Para a alimentação, use um fertilizante especial para suculentas. No verão, a planta é alimentada duas vezes por mês. No inverno, quando as flores estão em repouso, elas não precisam ser fertilizadas.
O processo de fertilização é combinado com a rega. Primeiro, Kalanchoe é regado com uma pequena quantidade de água limpa e depois a porção necessária de fertilizante. As proporções da preparação da solução estão indicadas nas instruções da embalagem do produto.
Beliscar
À medida que os brotos crescem, é realizada uma pinçada periódica. Esse procedimento é necessário para a correta formação da bucha e a remoção dos topos, que, com a extensão da haste, começam a desbotar e a perder a atratividade. O aperto é realizado com uma tesoura afiada. As seções são tratadas com carvão ativado triturado.
Ao beliscar a planta, forma-se uma bela forma do arbusto
Sabendo como o Kalanchoe se propaga, em casa você pode obter arbustos chiques desta flor medicinal. Tudo é realmente fácil e simples, o principal é escolher o método apropriado para esse ou aquele tipo.