Maranta - atendimento domiciliar e reprodução

Pin
Send
Share
Send

Maranta é um arbusto incrivelmente colorido com folhas grandes. Ela é amada e admirada por todos os cultivadores de flores, não é prejudicial nem caprichosa, se você fornecer as condições de sua terra natal. Os arbustos são pequenos e não requerem muita luz, portanto, em qualquer casa, há um lugar para esse exótico.

Maranta home care

Maranta é difundida na América do Sul, seus arbustos podem chegar a 1,5 metro de altura, cresce, dependendo das árvores com seus nós. As folhas são grandes, espalhando-se, absorvendo muita umidade, que esta planta adora. O biólogo e cientista Bartolomeo Marant descreveu a planta pela primeira vez no século XVI. Em homenagem a ele, a planta encontrou seu nome.

Cores suculentas das folhas de veludo são suportadas pela umidade, não pela iluminação

Em casa, o arbusto não excede 40 cm, deixa com uma coloração incomum e brilhante. A floração ocorre no final do verão, não tem um apelo decorativo. A planta também é chamada de grama de oração. Esse nome veio da habilidade incomum da flor - pela manhã e à tarde seus lençóis elásticos são dispostos horizontalmente, com falta de luz, e isso acontece mais perto da noite, as folhas se tornam verticalmente e se enrolam em um tubo. Essa capacidade está associada não apenas à iluminação, mas também à manutenção da umidade.

A principal coisa no atendimento domiciliar para uma araruta tricolor (tricolor) é a luz difusa e a alta umidade

Maranta é adequada para jardineiros iniciantes; sua partida não envolve manipulações complexas. Tudo o que é necessário para um crescimento favorável é a umidade. Mas, para fornecê-lo em quantidades suficientes, várias nuances devem ser levadas em consideração.

A rega deve ser abundante e frequente. O solo deve sempre estar úmido. A próxima rega é determinada pela secagem dos primeiros centímetros superiores do solo.

É importante saber! Mesmo um caso de secagem de um coma de terra é fatal para a araruta. Suas raízes não se recuperam após a perda de umidade. A única saída é salvar as estacas e cortá-las para enraizamento adicional.

Umidade ideal para araruta - 90%. Naturalmente, o clima em apartamentos modernos não permite criar essa umidade continuamente. Portanto, é importante borrifar frequentemente um arbusto brilhante e, no calor, arranjar uma fonte adicional de umidade. Para fazer isso, você precisa levar uma panela para uma panela de grande diâmetro e despejar argila expandida nela. Despeje água para que não toque na panela.

É importante saber! Ao pulverizar, é necessário umedecer a superfície traseira da chapa.

Com o excesso de umidade, ele pode se acumular na panela. Aqui está um dos pontos problemáticos de cuidar da araruta. Com solo selecionado incorretamente, a planta morre rapidamente - as raízes apodrecem, as folhas ficam cobertas de manchas marrons, ficam menores e não crescem mais. Para manter a umidade constante, mas sem estagnação no solo, é necessário:

  • O pote certo. Deve ser largo e baixo.
  • Um orifício de drenagem, de preferência alguns.
  • Uma boa camada de drenagem, o conselho de amantes de flores experientes - 1/3 da panela deve ser ocupada pela camada de drenagem.
  • Solo respirável e condutor de água. Se o solo da araruta for denso, ele acumulará água e provocará a deterioração das delicadas raízes da flor e se tornará um viveiro de fungos e parasitas.

Araruta com nervuras brancas repleta de cor

Para uma existência confortável também é importante:

  • Condição de temperatura. O horário de verão não é muito bem-sucedido para a araruta, embora esse período caia em seu crescimento ativo. Se você fornecer um nível suficiente de umidade, é importante não elevar a temperatura acima de 25 graus. Então serão as condições de sua casa natal - calor e umidade moderados. No inverno, a temperatura ideal é de 18 a 20 graus, mas não perto de aparelhos de aquecimento. O ar seco é prejudicial à planta.
  • Top vestir. Você pode alimentar a planta durante o ano todo, se não houver período inativo. Do início da primavera ao outono, isso deve ocorrer na forma de iscas orgânicas e minerais alternadas na forma diluída (dupla ou tripla). A alimentação complementar deve ocorrer a cada duas semanas. No inverno, se a planta continuar a crescer ativamente, você poderá se alimentar de acordo com o esquema do verão, mas com menos frequência.

Antes de aplicar o fertilizante, é importante umedecer o solo para que as raízes não se queimem pela concentração de alimentos complementares.

Importante saber! A beleza exótica não tolera mudanças de temperatura, mesmo quando muda os dias, para que ela não se sinta bem na varanda no verão.

A iluminação desempenha um papel importante na vida de uma flor. Mas aqui é importante encontrar um meio termo, pois:

  • Os raios diretos do sol deixam queimaduras na superfície das chapas.
  • O excesso de luz descolorir a cor da folha. A flor perde sua decoratividade e elasticidade. As pontas das folhas podem secar se houver falta de umidade sob essa iluminação.
  • A falta de luz provoca a planta a esticar seus cílios, raramente colocando seus lençóis sobre eles, que podem ser desbotados pelo mesmo motivo.

A planta se sente confortável na janela leste e norte. Se você escolher entre luz e umidade suficiente - é melhor privar o primeiro. Sem um nível suficiente de umidade, a planta não será saudável.

Importante! Ao colocar uma flor na janela, lembre-se de que a araruta tem muito medo de correntes de ar.

A flor se sente ótima no papel de uma ampola, pode crescer perfeitamente e a uma distância de metros da janela

Como cuidar da araruta de inverno

Ruellia - cuidados domiciliares e opções de flores

No inverno, a araruta pode entrar em estado de repouso se a temperatura for 7 a 10 graus mais baixa que no verão.

Durante o sono, seu crescimento ativo diminui, mas você não deve parar de regar e hidratar. Embora ela durma, ela ainda precisa de comida. Nutrição para uma bela adormecida não é necessária. A luz também pode ser reduzida e transportada mais profundamente para dentro da sala, longe de baterias e correntes de ar.

O período de atividade começa com o início da primavera. Nesse momento, a araruta é transplantada, cortada para manter a decoratividade ou a reprodução. O período de fertilizantes começa, a iluminação aumenta.

Se, no final do verão, o exot ficou satisfeito com a floração, o despertar foi bem-sucedido e a planta estava confortável

Maranta reproduzindo em casa

Clerodendrum Thomsoniae Flower - Cuidados Domésticos

Às vezes, em uma loja de flores, você pode comprar as sementes de outra planta em sintonia com as plantas exóticas internas. O cultivo a partir de sementes de amaranto ocorre nas cabanas de verão e elas estão longe de serem parentes com araruta. A araruta não se propaga por sementes em casa. A planta multiplica com sucesso por divisão da raiz e mudas.

É importante saber! É melhor executar a divisão por raízes na primavera, cortar estacas - na primavera ou no outono.

Ao transplantar, você pode separar os arbustos com uma faca afiada e enraizar os divisores. É importante dividir para que as raízes sejam suficientes para o desenvolvimento de ambas as plantas. A flor enraíza-se rapidamente, é possível organizar para uma muda jovem as condições de uma estufa para um enraizamento mais rápido e bem-sucedido. Juntamente com a panela, a planta é colocada em um saco, deixando uma janela para a entrada de ar fresco. Um balanço de umidade ideal cria condições ideais para o crescimento ativo de raízes e brotos. Com o advento das primeiras folhas, a bolsa pode ser removida.

Espécies de araruta calathea se reproduz notavelmente dividindo a raiz

Para propagar a araruta, as estacas precisam de brotos de pelo menos 10 cm de comprimento e com dois entrenós. Você precisa cortar a parte de baixo do nó em 1,5 a 2 cm. Remova as folhas inferiores e coloque a haste em um recipiente opaco com água. Após 10 dias, as primeiras raízes aparecem nos cortes de brotos. De acordo com a experiência dos criadores, o enraizamento direto no solo nem sempre corre bem.

Existe uma maneira comprovada de como propagar a araruta rapidamente e com uma garantia de 100% do enraizamento. Se a planta tiver mais de um ano, perto dos nós, as raízes do ar aparecerão nos brotos. As estacas cortadas juntamente com elas criam raízes ainda mais rapidamente e com mais sucesso, pois o sistema radicular já começou a se formar e as forças foram retiradas do material materno.

A visão de kerkhoven está enraizada em várias estacas em uma panela para um arbusto exuberante

Transplante

O sistema radicular da araruta não cresce muito rápido; trança as bordas do solo ao redor do perímetro da panela, coletando umidade e utilidade dos fertilizantes de lá. É ideal transplantar o brilhante representante do Brasil uma vez a cada dois anos durante o período do despertar - na primavera.

A panela vai caber plástico comum, largo e baixo, com bons orifícios de drenagem. Deve ter dois centímetros a mais de diâmetro.

Um fato interessante! Se você transplantar a araruta em uma panela muito grande, ela dedicará todos os seus esforços para construir o sistema radicular e impedir o crescimento de brotos e folhas.

A camada de drenagem precisa de uma umidade espessa, solta e bem permeável.

Que solo é adequado para a araruta

Obtemos o solo certo misturando:

  • 2 partes de terra de folha;
  • 1 parte de turfa;
  • ½ partes de areia.

Conselhos! Para melhorar a qualidade do solo, solo conífero, casca, carvão vegetal e musgo esfagno podem ser adicionados à mistura.

Se o arbusto se esticar após o inverno e perder seu efeito decorativo, os amantes das flores recomendam cortar completamente todos os brotos antes de transplantar. Este será o ímpeto para o crescimento de brotos novos a partir da raiz, o desenvolvimento de brotos nos restos de brotos cortados e a formação de um arbusto exuberante.

A araruta-cana possui os arbustos mais magníficos devido às folhas variegadas densamente plantadas

Possíveis problemas no cultivo

Referindo-se à exatidão da flor, muitos cultivadores se recusam a fazer um amigo em sua casa. Mas em vão, todos os problemas na criação deste exot estão associados a condições inadequadas de sua manutenção. Os primeiros sinais de problemas de saúde aparecem nas folhas, a araruta começa a torcer-los.

Crossandra: atendimento domiciliar e propagação de flores

Por que as ararutas torcem as folhas em um canudo? Há vários motivos para esse comportamento:

  • correntes de ar ou baixa temperatura ambiente;
  • falta de umidade no solo ou no ar;
  • pragas que vivem em folhetos;
  • doença viral;
  • fertilizante de alta concentração;
  • a presença de vermes ou larvas do solo do jardim;
  • tocar uma folha de vidro quente ou frio no inverno ou no verão, respectivamente.

Depois de detectar as folhas enroladas, é importante examinar a aparência de toda a planta e prestar atenção ao local onde a flor está e às condições de sua manutenção. As medidas devem ser tomadas imediatamente, mas os resultados precisarão esperar. Para prevenir doenças e pragas, você pode usar medicamentos especiais.

É importante saber! Se a planta tiver idade suficiente para ele, é natural que as folhas inferiores das hastes comecem a ficar amarelas e secas com o tempo. Mas se as folhas jovens secarem, isso é um sinal de que a planta carece de conforto e cuidado.

Por que as pontas das flechas secam as pontas das folhas:

  • a temperatura do ar está muito baixa;
  • rascunhos;
  • a luz solar direta deixa queimaduras e faz com que as pontas sequem;
  • baixa umidade ou rega insuficiente;
  • falta de nutrientes no solo, é hora de fertilizar;
  • muito raramente ocorre uma reação a um aumento da concentração de cal no solo.

Maranto, com sinais dolorosos, requer maior atenção e um exame diário para detectar as causas da doença e eliminá-las no menor tempo possível.

O fascinator das variedades Maranta sinaliza pouco cuidado ao descolorir suas veias de framboesa nas folhas

<

Belezas florescendo - sinais

Maranta floresce em condições de ambiente não com muita frequência. Suas flores não têm uma beleza especial e, muitas vezes, os cultivadores de flores simplesmente cortam os caules das flores para que a flor não gaste energia nelas. As flores de três pétalas são geralmente brancas ou creme, não densamente plantadas na parte aérea.

Segundo a crença popular, a araruta é capaz de:

  • Melhore a condição material da família onde a flor vive. Se a flor decidiu florescer, pressagia uma melhoria em sua condição material, obtendo grandes lucros ou ganhando na loteria.
  • Remova a negatividade na família entre cônjuges ou filhos e pais. Normaliza a atmosfera da casa, trazendo conforto e tranquilidade.
  • Estabilize uma pessoa doente. Absorvendo toda a negatividade e atualizando o biocampo, uma flor colocada na cabeça de uma pessoa doente contribui para uma rápida recuperação.

Uma flor maravilhosa pode decorar qualquer casa

<

A planta não é exigente e é adequada mesmo para produtores iniciantes. Compacto, brilhante e exótico, é capaz de fazer anotações tropicais no conforto do lar.

Pin
Send
Share
Send