Acontece que gotas pegajosas se formam na orquídea. Os motivos podem ser fisiológicos ou patológicos. O primeiro é o impacto negativo do meio ambiente. As causas patológicas são várias doenças de plantas. É necessário eliminar a causa em tempo hábil para que o patógeno não chegue às raízes ou pedúnculos. Portanto, você precisa saber o que fazer quando gotas pegajosas aparecerem na orquídea.
Razões
Para não prejudicar a phalaenopsis, usando vários medicamentos, é necessário identificar a causa raiz da doença. Pode ser fisiológico, então não há necessidade de drogas.
Gotas naturais nas folhas
Alta probabilidade de processos naturais. Normalmente, a planta é coberta com néctar da flor. Isto é devido ao metabolismo natural - o processamento de açúcares.
Para informação! As gotas são formadas com o sabor doce necessário para atrair insetos que podem polinizar a phalaenopsis. Em alguns casos, é possível atrair parasitas que se apegam a armadilhas e não podem ser liberados.
Para verificar se este é um processo natural, é necessário inspecionar a planta quanto à presença de vários parasitas, reduzir ligeiramente a rega. Certifique-se de aumentar a temperatura na sala.
A causa da formação de gotas pode ser a deterioração nas condições de detenção:
- estouro. Se um jardineiro despeja uma quantidade excessiva de água no solo e também se acumula em uma panela, isso afeta negativamente as plantas;
- más condições ambientais. Pontos pegajosos aparecem se a flor estiver no parapeito da janela, uma grande quantidade de sol cai sobre ela. A condição piora se a temperatura ambiente estiver baixa;
- curativo de baixa qualidade ou excesso. Aparecem gotas não pegajosas, mas os danos nas folhas são visíveis. A pigmentação é formada, o que não é característico da planta.
A planta pode ser afetada por insetos:
- escudo de escala. Manchas de gotículas grudentas são formadas nas folhas da orquídea, deformação e tubérculos em conexão com a nutrição do parasita com suco de orquídea;
- pulgão - um cume, que depois de comer o suco da planta deixa orvalho pegajoso, vive no rizoma ou próximo ao ponto de crescimento da flor;
- oídio. Primeiro, gotas aparecem na superfície, formando gradualmente um revestimento branco com manchas pretas.
Penetração de patógenos
Orquídea cultivada em casa é a planta mais temperamental. Portanto, deve ser cuidadosamente cuidada para obter uma boa floração e a ausência de várias doenças. Mesmo que pequenas gotas ou flores apareçam nas folhas, é necessário alterar imediatamente a temperatura e a umidade da sala, para remover a luz solar intensa.
Mesmo um pequeno número de pragas pode levar à morte da flor. Portanto, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, use apenas medicamentos de alta qualidade.
Composição de gotas pegajosas
Se a condição for causada por rega excessiva, o fluido será concentrado no solo, bem como em várias partes da planta. São tantas que ela não consegue se conter por dentro. Como resultado, o excesso de umidade é liberado através das folhas. Forma-se uma grande quantidade de orvalho, que uma pessoa pode receber para receber educação de pragas. A viscosidade do líquido é mínima, pois a proporção de açúcar para a água é menor.
A própria planta pode produzir fluido. É necessário atrair insetos para polinização ou destruição de parasitas. Então as gotas contêm partículas de açúcar que atraem insetos.
Líquido também pode se formar devido à propagação de parasitas. Juntam-se às folhas da orquídea, começando a sugar o suco. Então eles voam para outra parte da planta. No local em que a punção foi feita, é formada a saída do restante do suco. Ele também contém muito açúcar, portanto o toque é pegajoso.
Para informação! Se a planta for exposta à luz solar intensa, ela começa a liberar líquido para se proteger. Dentro das folhas, caules e tronco, é deficiente. Portanto, a planta seca, mas gotas excessivamente grudentas, como resinas, formam-se por cima. Isso se deve ao fato de eles terem pouca água e muito açúcar.
Opções de tratamento de flores
Se a orquídea contiver apenas um revestimento transparente e pegajoso, mas não houver outros sintomas da doença, primeiro mude as condições de detenção. Eles devem ser os seguintes:
- eliminação da luz solar intensa que pode cair em uma orquídea localizada no peitoril da janela;
- reduzir a quantidade de água para irrigação (esta ação não pode ser completamente eliminada);
- eliminação de vários curativos, que poderiam ser demais para impedir a decomposição, a morte de flores e toda a planta;
- a temperatura ambiente deve ser média, não superior a 23 ° C;
- a temperatura ambiente deve sempre ser estável, não são recomendadas diferenças, nem rascunhos;
- secar a camada superior do solo na panela;
- criando uma camada de drenagem para a água que entra no pote durante a irrigação.
Em seguida, monitore a planta por uma semana. Na ausência de várias doenças, a condição da planta é normalizada, formações pegajosas das folhas desaparecem completamente. Se nenhuma alteração for observada, aparecerem sintomas adicionais da doença, é necessário iniciar o tratamento. É necessário examinar cuidadosamente todas as partes da flor, pois parasitas e mosquitos podem estar contidos em várias áreas.
A ação dos parasitas nas folhas
O líquido da orquídea pode parecer atrair parasitas que se instalaram nela. Quando grudam no líquido, não podem se mover e morrem gradualmente. A planta não será capaz de lidar por muito tempo sozinha, portanto, é necessário ajudá-la com a ajuda de vários produtos químicos.
Na presença de parasitas, siga:
- elimine a possibilidade de infecção de outras plantas em vasos vizinhos movendo a orquídea para outra sala;
- pegue um cotonete com o qual esfregue cuidadosamente todas as partes da orquídea de baixo para cima para remover mosquitos e outros parasitas;
- se alguma parte das folhas, tronco ou caules estiver muito danificada, elas devem ser removidas;
- pulverizar com uma solução de inseticidas (Nurell-D, fosfamida, actellik), que destroem os agentes causadores da doença, mas não prejudicam a própria orquídea;
- realizar o cultivo do solo baixando o vaso em um recipiente com um líquido no qual é adicionado um comprimido de inseticida, por exemplo, alirina-B;
- para que as gotas não apareçam novamente, lave cuidadosamente o vaso, folhas, caules e flores uma vez a cada 10 dias.
Importante! Se as medidas acima não ajudaram, você pode usar o produto químico zircão. Possui um alto grau de desinfecção. Para fazer isso, dissolva até 5 gotas do medicamento em 0,5 l de água morna.
Gotas transparentes nas folhas
Somente após o processamento completo e o risco de uma segunda doença, a phalaenopsis pode ser devolvida ao seu local anterior, para que não possa prejudicar outras flores.
Se a flor não for severamente afetada, você pode tentar usar métodos alternativos de tratamento. Isso inclui os seguintes métodos:
- lavar as folhas com uma solução de sabão diluída diariamente;
- se a água com sabão comum não ajudar, você pode adicionar uma pequena quantidade de álcool ou vodka para desinfetar;
- chuveiro com água à temperatura ambiente com tratamento posterior com óleos aromáticos;
- o uso de uma mistura que contém alho e óleo;
- a fabricação de tinturas contendo cavalinha de campo. Filtre o líquido e processe a planta diariamente;
- processar várias partes de phalaenopsis com água, às quais é adicionada uma pequena quantidade de refrigerante e iodo.
Métodos alternativos de tratamento têm um efeito suave. Eles não prejudicam a própria phalaenopsis, portanto ela não apenas sobreviverá, como começará a florescer mais rapidamente.
Prevenção de doenças
É muito mais fácil prevenir o impacto negativo do meio ambiente e a ação dos parasitas na flor do que tratá-la ainda mais. Portanto, é necessário aderir às regras de prevenção:
- no verão, a temperatura ambiente não deve ser superior a 23 ° C e no inverno até 18 ° C;
- no verão, a flor deve ser regada em um volume maior (comparado ao inverno), mas em quantidades razoáveis, para não provocar apodrecimento das raízes;
- a rega deve ser realizada uma vez por semana no inverno e 2 vezes por semana no verão;
- água para irrigação deve ser depositada, não é recomendado o uso de vários aditivos para outros fins, por exemplo, sais, impurezas;
- a umidade na sala não deve ser baixa ou excessivamente alta, 60% é considerado ideal;
- se for necessário transplantar a phalaenopsis ou propagá-la, é necessário verificar todas as suas partes primeiro quanto à presença de parasitas, escurecimento, alterações na pigmentação, presença de pontos pegajosos;
- ventilar diariamente a sala para que a flor receba uma quantidade suficiente de oxigênio;
- não é permitido que a panela fique no parapeito da janela ou em outro local onde a luz solar direta caia sobre ela;
- fertilizantes podem ser aplicados ao solo não mais que 2 vezes por mês; faça isso durante o período de floração;
- a nutrição das plantas deve conter minerais, especialmente ferro e potássio, devido aos quais a phalaenopsis pode florescer constantemente e ser saudável;
- pulverizar diariamente todas as partes da flor com água para eliminar a possibilidade de acúmulo de poeira e pragas.
Se todas as condições forem cumpridas corretamente, isso evitará a letargia das flores, danos, ressecamento, apodrecimento de rizomas e folhas.
Para informação! Os horários de rega devem ser rigorosamente observados, pois a phalaenopsis é afetada negativamente pelo transbordamento e pela secagem do solo.
Inseticidas não são usados como medidas preventivas. O mau uso deles pode levar ao envenenamento da orquídea e sua subsequente morte. Portanto, a ferramenta pode ser usada apenas na presença de parasitas de insetos.
Cuidados com as plantas após o tratamento
Após a eliminação das gotas adesivas nas folhas da orquídea, são necessárias medidas terapêuticas. Isto é devido ao fato de que o desenvolvimento de uma infecção parasitária está em risco de recaída. Ou seja, os insetos podem aparecer novamente, ir para as flores vizinhas.
Portanto, você deve seguir as seguintes regras para o cuidado de orquídeas após o tratamento:
- lavagem diária do caule, folhas e flores com um algodão embebido em água ou uma solução de sabão;
- transplantar phalaenopis em outro vaso para eliminar o risco de recaída;
- o vaso em que a orquídea estava durante a doença deve ser cuidadosamente lavado e desinfetado;
- a rega deve ser realizada no máximo uma vez por semana com uma quantidade moderada de água;
- a fertilização com fertilizantes é realizada apenas alguns meses após a recuperação da planta;
- Não leve a umidade da sala aos limites máximos, pois esse ambiente é ideal para o desenvolvimento de várias pragas.
Nem todo mundo sabe por que as orquídeas têm folhas grudentas.
Para informação! Para evitar a disseminação do processo patológico, é inicialmente necessário excluir condições ambientais negativas. Depois disso, eles começam o tratamento.
Se realizada corretamente, a phalaenopsis se recuperará nos próximos dias. No futuro, recomenda-se seguir as regras de prevenção para evitar o risco de recaída.