O gênero de plantas monocotiledôneas Amaryllis (Amaryllis) pertence à família Amaryllis. Em uma categoria separada, foi alocado pelo taxonista sueco Karl Linnaeus em 1753. De acordo com a descrição, são plantas bulbosas herbáceas perenes que são caracterizadas por um pedúnculo direto, verde brilhante, folhas alongadas, coletadas em uma roseta exuberante. As inflorescências têm a forma de um guarda-chuva e incluem de 2 a 12 flores. O tipo mais famoso de Amaryllis é a beladona. Plantar e cultivar amarílis em campo aberto não é muito diferente do melhoramento interno. Sobre o que constitui a amarílis no jardim, as características de plantar e cuidar da colheita são descritas abaixo.
Escolhendo um local de desembarque
Para o cultivo de uma flor, áreas bem iluminadas são adequadas. Ao mesmo tempo, eles devem ser protegidos contra ventos fortes e correntes de ar. As condições localizadas no lado sul das paredes dos edifícios correspondem a essas condições.
A planta é uma magnífica decoração do jardim
Como plantar em campo aberto
Muitos duvidam se é possível plantar amaryllis na rua. Perene acostumada a um clima tropical, portanto, quando cultivada ao ar livre, exige condições amenas. Não é de surpreender que em vasos domésticos a planta se sinta muito mais confortável: nesse caso, é muito mais fácil atingir os parâmetros desejados. No entanto, floristas experientes criam amarílis com muito sucesso no país, no jardim, jardim, canteiros de flores.
Amarílis no jardim pode ser cultivada de duas maneiras: a partir de sementes e bulbos.
Cultivo de sementes
Esse método de reprodução é raramente usado, porque é complexo e nem sempre é bem-sucedido.
Importante! Amarílis cultivada a partir de sementes perde as características do espécime-mãe e floresce apenas por 7 anos. As sementes perdem rapidamente a germinação e devem ser plantadas imediatamente após a colheita.
As sementes são obtidas como resultado da polinização cruzada, que é produzida usando um pincel (gaste-o nas flores). O amadurecimento ocorre após 2-3 meses.
Propagação de sementes
A semeadura é realizada da seguinte forma:
- As sementes são removidas da caixa.
- Uma camada de drenagem com cerca de 2 cm de espessura é colocada nos poços.
- Uma mistura nutritiva de terra é derramada por cima (você pode usar o mesmo que para as lâmpadas).
- O substrato é compactado.
- Produzir a semeadura.
- Entre as mudas deve haver uma distância de até 1,5 cm.
- O solo é pulverizado com uma pistola de pintura.
Após o plantio, é necessário garantir que a terra não seque e não pântano.
Cultivo de bulbos
Antes do plantio, é necessário verificar a densidade, ausência de danos, mofo, podridão e presença de raízes desenvolvidas. Se áreas afetadas foram encontradas durante o exame, elas devem ser cortadas e tratadas com carvão vegetal.
Também é necessário remover escamas mortas e desinfetar a lâmpada nesta ordem:
- Mantenha em uma solução de permanganato de potássio por meia hora.
- Trate com fungicidas.
Após 24 horas, o material de plantio secará e poderá ser plantado em campo aberto.
Vale a pena conhecer! Ao comprar material, é importante não confundi-lo com lâmpadas de hippeastrum. Este último não é capaz de crescer e se desenvolver em condições de "rua". O bulbo do hippeastrum tem uma forma redonda, tamanhos maiores, sua superfície é coberta com escamas de uma sombra clara.
Amaryllis na rua deve ser plantada de acordo com as seguintes regras:
- O desembarque é realizado no final da primavera - início do verão.
- Um dreno é colocado no fundo do poço.
- As lâmpadas no substrato são enterradas completamente (15 cm) e colocadas a uma distância de 25 a 30 cm uma da outra.
- A cobertura é feita imediatamente após o plantio, para que a superfície da terra não seque.
A rega dos canteiros deve ser moderada até a altura dos brotos atingir 10 cm e depois mudar para a rega abundante. Se você negligenciar esta regra, o amarílis pode não florescer: toda a energia irá para a formação de uma saída magnífica.
Nota! Durante o período de crescimento ativo, os caules das flores podem atingir uma altura que começam a dobrar sob o peso de seus próprios brotos. Para evitar que a flor se quebre, é recomendável instalar um suporte.
O solo deve ser fértil e solto para passar bem o ar e a umidade. Se o solo não atender aos requisitos especificados, são adicionados fertilizantes orgânicos e minerais e a drenagem também é realizada. Os brotos aparecem no final do verão - início do outono. A floração começa por 2-3 anos.
Propagação de bulbo
Top vestir
Os fertilizantes são usados para estimular o crescimento e o desenvolvimento da amarílis. Para esses fins, você pode usar:
- verbasco (1 copo por 10 litros de água);
- excrementos de pássaros (1 colher de sopa diluída em 10 litros de água).
A cobertura é introduzida antes do início da floração.
Conselhos! No final do período de floração, a cultura pode ser alimentada com misturas de fósforo-potássio. No verão, será útil introduzir fertilizantes complexos.
Entre as formulações recomendadas estão as seguintes:
- sal de potássio;
- superfosfato duplo;
- nitrofosk;
- sulfato de magnésio;
- nitrato de amônio.
Escolha o mais acessível e conveniente para você.
Invernada
No final de agosto - início de setembro, eles param de alimentar a flor e reduzem a frequência da rega. No final de outubro - início de novembro, a rega é excluída. A partir deste momento, começa a decomposição das folhas e, no final da temporada, as hastes ficam completamente expostas.
A remoção artificial de folhetos não é recomendada, pois durante o processo de morte, todas as substâncias orgânicas contidas neles passam para o bulbo. Graças a isso, é criada uma reserva de nutrientes, necessária para a futura floração. Se houver 2-3 folhas por muito tempo, elas podem ser cortadas com cuidado na base da lâmpada ou dobradas.
Durante a dormência, a amarílis em campo aberto deve ser regada uma vez a cada 15-20 dias. Os recipientes para lâmpadas são armazenados em local fresco e seco (5-12 graus) (despensa, estufa, garagem, jardim de inverno). Não é necessário acender a flor em repouso. Nesta forma, as lâmpadas são deixadas por 8 a 9 semanas.
Importante! O material de plantio não tolera baixas temperaturas. Mesmo o resfriamento de curto prazo pode afetar negativamente a condição das lâmpadas.
Preparações de inverno
Molhar Amaryllis
Imediatamente após o plantio, é realizada uma rega moderada. Alguns jardineiros foram convencidos, por experiência própria, de que a princípio a planta é útil para não molhar. Quando os pedúnculos crescem 10 cm, a hidratação é abundante. A umidade é fornecida à medida que o solo seca. Durante o procedimento, é muito importante não encher a lâmpada.
Rega
Problemas crescentes
Amaryllis é muito sensível a mudanças nas condições de cultivo. Ao mesmo tempo, o amaryllis de jardim é uma planta perene que não é frequentemente exposta a doenças e pragas como muitas outras culturas.
Muitas vezes acontece que a planta não floresce. Isso pode ser causado pelos seguintes fatores:
- Solo ruim ou falta de fertilizante.
- Arranjo inadequado da flor, em relação à qual a planta é deficiente em iluminação ou é exposta a uma corrente de ar.
- Se a planta não for transplantada para o inverno, com o tempo, um grande número de lâmpadas se formará no local de enraizamento da amarílis. Isso leva à falta de floração. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se que as cebolas sejam separadas das raízes uma vez a cada 3 anos.
- O plantio de bolbos é muito profundo, como resultado da cultura não será capaz de formar um pedúnculo bem desenvolvido.
Entre as doenças e pragas das quais a amaryllis sofre mais frequentemente, estão as seguintes:
- Podridão da raiz.
- Molde de bulbo.
- Podridão de folhas e pedúnculos, juntamente com flores.
- Ácaro.
- Queimadura vermelha (estaganosporose), que afeta as escamas do bulbo.
- Mosaico viral.
- Tripes.
- Mealybug.
- Verme Amaryllis.
- Shield.
- Escudo falso macio.
- Pulgões.
- Nailtail.
- Narciso voar.
Sinais de queimadura vermelha são:
- Carmesim manchas na folhagem e brotos.
- Estagnação das partes verdes da flor, perda de elasticidade.
Para uma nota. Para livrar a planta da estaganosporose, é necessário suportar o bulbo em uma solução de permanganato de potássio por 2 horas e tratar todos os danos com verde e carvão brilhantes. Em seguida, a lâmpada deve ser mantida no ar por 7 dias, após o que pode ser plantada em um novo substrato.
Estaganosporose
Sintomas de podridão radicular - manchas marrons nas folhas. Você pode curar a cultura livrando-a das áreas afetadas e tratando a flor com baseazol.
Muitas vezes, as folhas de amarílis são atacadas por tripes, que sugam o suco da planta. Manchas brancas na superfície das folhas falam dos resultados de sua atividade vital. Na luta contra pragas, pulverizar uma flor com um actellik ou karbofos ajudará.
Se manchas verdes apareceram nas folhas, significa que a planta ficou doente com um mosaico viral.
Para uma nota. A infecção é transmitida através de insetos sugadores. É impossível se livrar do problema, portanto, atenção especial deve ser dada à prevenção (inspeção da flor quanto à presença de pragas sugadoras e sua destruição oportuna).
Prevenção de doenças
O cuidado de qualidade com flores serve como prevenção de doenças e pragas. Além disso, o processamento cuidadoso das lâmpadas antes de fazer o enraizamento com água quente ajudará a evitar problemas. Você precisa regar as plantas sob a raiz - isso impedirá que gotas caiam nas folhas e brotam.
Por que amaryllis folhas amarelas
Pode haver 2 razões:
- Derrote pulgões ou tripes. A solução é tratar a flor com um efeito semelhante.
- Excesso de umidade. A solução é estabelecer um regime de rega.
Por que amaryllis tem folhas pálidas
O motivo é uma longa exposição à cultura sob o sol brilhante. A folhagem queima e perde a saturação das cores. A cor opaca das folhas, juntamente com a sua murcha, pode ser devida ao alagamento do solo ou à falta de drenagem. Também não é recomendado borrifar folhas.
Jardim Amaryllis tem altas qualidades decorativas. Pode ser cultivada em casa e em campo aberto. Para que a cultura possa agradar sua floração pelo maior tempo possível, é necessário cuidar adequadamente dela e aderir às regras de plantio em campo aberto.