Como cultivar abacaxi em casa

Pin
Send
Share
Send

Esta não é apenas uma fruta deliciosa, mas também uma planta maravilhosa para o cultivo em casa. Não só pode agradar a colheita, mas também tem um valor decorativo. Como cultivar abacaxi em casa será descrito neste artigo.

Como cultivar abacaxi em casa

Esta planta pertence à família Bromeliad. À venda, há frutas de 1 a 2 kg. No entanto, ao crescer em plantações, o peso de uma delas pode atingir 5 kg.

Flores e frutos

A aparência da planta depende das condições de seu cultivo. No Brasil, a altura de algumas variedades de abacaxi pode chegar a um metro e meio. No entanto, algumas de suas variedades são muito mais compactas em tamanho.

Para informação! As plantações nas quais essa planta é criada estão localizadas em quase todo o mundo. Os maiores deles estão no Havaí, Filipinas, México e China.

No cultivo em casa, a altura da palma da mão não chega a mais de meio metro. O abacaxi tem uma roseta de folhas longas, da qual a fruta cresce. Na família Bromeliad, esta é a única planta comestível.

Se você cultivar em casa de acordo com todas as regras, poderá ver não apenas o florescimento do abacaxi, mas também obter os frutos.

Para esse fim, é habitual usar os seguintes tipos de abacaxi:

  • A. Comosus é conhecido por suas folhas estreitas e alongadas e boa frutificação;
  • A. Comosus Variegatus é distinguido por uma cor de folha listrada. Eles são mais largos e mais curtos em comparação com outras variedades. Essa planta é bonita e é amplamente usada para resolver problemas de design, mas produz poucos frutos;
  • A. Bracteatus Striatus é maior. Sua característica é a presença de folhas verde-amarelas.

Preste atenção! O cultivo de abacaxi não é mais difícil do que plantar frutas.

Como cultivar abacaxi em casa a partir do topo, passo a passo

Para cultivar abacaxi em casa, basta adquirir uma fruta adequada. É necessário que ele tenha uma roseta de folhas por cima. No futuro, esse ápice precisará ser desconectado e enraizado.

Como fazer root abacaxi em casa

Como cultivar uma flor de abutilon a partir de sementes em casa

O primeiro passo no crescimento é obter a fruta certa. Ao examinar, você precisa ter certeza de que ele possui uma roseta completa de folhas na parte superior e seu centro.

É importante que esta fruta seja saudável, caso contrário, se cultivada, poderão surgir problemas. É necessário que o topo não comece a ficar marrom. Da saída, a parte superior do broto da flor deve aparecer. Somente com sua presença no futuro a planta florescerá.

Após a aquisição, o próximo passo será fazer o root.

Para fazer isso, execute as seguintes etapas:

  1. É necessário separar adequadamente a tomada. A parte superior é cortada para deixar 2 cm de polpa. Este pedaço de fruta deve ser descascado. O resultado deve ser um salto ligeiramente arredondado.
  2. Então é necessário cortar cuidadosamente os restos da polpa, deixando a parte fibrosa intocada. Se a remoção não for concluída com um corte de baixa qualidade, os resíduos começarão a apodrecer. No corte, você pode ver os pontos brancos. Eles devem ser manuseados com cuidado, são nódulos radiculares que devem permanecer intactos.
  3. Em uma tomada cortada, é necessário arrancar parte das folhas. Isso é recomendado de forma a limpar os 2 cm inferiores do tronco. A separação das folhas é realizada por meio de um movimento que é realizado na direção perpendicular ao tronco. Depois de remover as folhas, em alguns casos, você pode ver as raízes germinadas.

Em seguida, você precisa fazer a germinação da raiz. Para fazer isso, a parte inferior do tronco limpa de folhas é colocada ao meio até a água. Depois de uma semana ou duas, os processos raiz começarão a crescer ativamente no abacaxi.

Preste atenção! Após o comprimento das raízes de 2 cm, elas são removidas da água e colocadas em papel para secar. É necessário esperar 2-3 horas até que o sistema radicular esteja completamente seco. Depois disso, a planta está pronta para o plantio no solo.

Planta ornamental

Primer de abacaxi

Para cultivar abacaxi, você pode comprar terras em uma loja especializada usada para palmeiras ou frutas cítricas. É importante que, após o plantio, o solo mantenha a umidade leve. Não deve estar muito molhado ou completamente seco.

Quando o abacaxi é plantado no solo, é necessário que não apenas as raízes, mas também a parte do tronco previamente limpa das folhas sejam cobertas.

Quanto está crescendo o abacaxi

As flores são formadas um ano e meio ou dois após o plantio no solo. Com os devidos cuidados após a floração, os frutos são formados em seu lugar. Após a maturação, a planta morre, mas pode ser cultivada novamente com uma roseta de folhas.

Como o abacaxi cresce na natureza

O local de nascimento desta planta é a América do Sul. Pode ser encontrada aqui na natureza. Os habitantes locais cultivam abacaxi ativamente e os usam como alimento.

Como os abacaxis crescem e como é uma árvore de abacaxi

Família de bromélias - tillandsia, abacaxi, bromélias e outros

Abacaxi é um arbusto espinhoso. Uma flor e depois uma fruta estão localizadas na parte superior, acima de uma roseta de grandes folhas verdes. As raízes são levemente desenvolvidas. O caule é curto.

A superfície da fruta parece coberta de escamas. Um pequeno broto cresce em sua coroa.

Importante! A umidade pode acumular-se nas folhas, que a planta pode usar para manter sua força em épocas secas. A altura do arbusto depende das condições de crescimento. Geralmente está na faixa de 60 cm a um metro e meio.

A roseta em uma planta adulta é formada por 30 folhas duras e alongadas. Seu comprimento é de 20 a 100 cm e nas bordas das folhas, algumas variedades de abacaxi têm espinhos, são afiadas e curvas.

Educação fetal

Onde o abacaxi cresce, em que países

Esta planta foi a primeira entre os europeus descobertos por H. Columbus. Ele aprendeu sobre a existência de abacaxi durante uma parada. Guadalupe. Neste momento, foi cultivada nos países da América Central e na maior parte da América do Sul.

Para informação! O nome vem de "Nanas", que na língua dos aborígines soa como "uma fruta magnífica".

O local de nascimento desta planta é o Brasil e o Paraguai. Posteriormente crescente abacaxi se espalhou por quase todo o mundo

Como o abacaxi floresce

As flores são formadas após 1,5-2,5 anos após o início do crescimento. A inflorescência em forma assemelha-se a uma orelha na qual há muitas flores, elas são bissexuais.

Pedúnculo é formado a partir do ponto de crescimento das folhas. A planta é autopolinizante. A floração termina em 14-20 dias. As flores geralmente têm uma cor vermelha.

Plantações de abacaxi

Esta planta é cultivada em plantações na África, Sudeste Asiático, Índia e China. O abacaxi está bem adaptado ao clima quente. Ele é capaz de armazenar água para sobreviver a períodos secos.

Esta planta cresce bem em um clima adequado para frutas cítricas.

As maiores plantações para seu cultivo são encontradas na Tailândia, Filipinas, Havaí, México, Austrália e Guiné. O abacaxi também é cultivado ativamente em Gana, Índia, Austrália e China.

Preste atenção! Na Rússia, essa planta só pode amadurecer em estufas.

Abacaxi em vaso ou abacaxi

Como cultivar uma banana em casa

O cultivo em casa não é particularmente difícil. Mas o cumprimento das regras de como cuidar é obrigatório.

Abacaxi decorativo

Esta planta nem sempre produz frutos quando cultivada em casa. Para obter esse resultado, você precisa cuidar dele com cuidado. Mas pode ser cultivada para fins decorativos. A aparência de um abacaxi pode decorar uma casa. As regras para o cultivo para fins decorativos são as mesmas dos casos em que eles querem obter frutos da planta.

Germinação

Como cuidar de um abacaxi em uma panela em casa

Em seguida, mostraremos passo a passo como cultivar um abacaxi em casa a partir do topo.

Para crescer, você precisa escolher o pote certo. Acredita-se que seu volume seja tal que restem pelo menos 2 cm da planta até a borda, na maioria dos casos, escolhidos para o cultivo. Para que o seu diâmetro seja 12-14 cm.

Um bom sinal é o aparecimento de novas folhas na saída do abacaxi. Nesse caso, você pode ter certeza de que o enraizamento foi bem-sucedido.

Para informação! Esta planta é principalmente grama, não frutas.

Crescendo

Recomenda-se escolher o lugar mais ensolarado para o abacaxi no apartamento.

Para que a planta cresça bem, é necessário transplantá-la todos os anos. É preferível executar este procedimento no início do período de verão.

O que cresce bem abacaxi? Eles se desenvolvem bem em vários tipos de solo. No entanto, é melhor ele comprar em uma loja especializada o solo em que as palmeiras geralmente são cultivadas. Permitiu o uso do solo universal.

Ao plantar no fundo da panela, é necessário derramar uma camada de drenagem, reduzindo a probabilidade de umidade excessiva e protegendo o abacaxi da doença da podridão das raízes. Exot não sente a necessidade de fertilizar.

A planta não floresce imediatamente. Isso geralmente ocorre de 1,5 a 2 anos após o plantio no solo. Se o abacaxi for iluminado abundantemente, os frutos poderão se desenvolver a partir das flores.

Ao crescer, é desejável fornecer uma temperatura de 25 ° C para esta planta termofílica. É o mais confortável para o abacaxi durante a primavera, verão e outono. No inverno, uma temperatura de 20 ° C é melhor.

Abacaxi não requer umidade abundante. No verão, basta regar 2 a 3 vezes por semana. Ao mesmo tempo, deve-se tomar cuidado para evitar o alagamento. No inverno, basta suprir a planta com umidade semanalmente.

Preste atenção! Ao regar, despeje um pouco de umidade na saída. É possível pulverizar. Ao usar a água da torneira para esse fim, deve-se primeiro permitir que ela assente.

Distúrbios do desenvolvimento

Se as folhas de abacaxi forem de cor pálida, isso indica falta de iluminação. Se esse problema for eliminado, a planta crescerá ainda mais.

Quando o abacaxi crescer, mas as flores não se formarem, faça o seguinte. O tempo habitual de sua formação é de 18 a 30 meses. Se nada acontecer neste momento, a planta poderá receber assistência adequada. Uma maneira de resolver o problema poderia ser processar o abacaxi com gás etileno. Em casa, pode ser obtido usando maçãs. Os frutos são cortados em duas metades, uma colocada ao lado do abacaxi com uma fatia no solo e a outra na saída na mesma posição. A planta nesta forma é coberta com um saco plástico e deixada por 3-4 semanas. Maçãs produzirão etileno, o que terá um efeito estimulante na planta. Quando for possível ver a aparência das flores, a embalagem é removida e a maçã restante é removida.

Outros distúrbios no desenvolvimento da planta também são possíveis:

  • às vezes você pode ver como as folhas inferiores secam e enrolam. A causa mais provável é um abacaxi em um rascunho. É necessário mover a planta para um novo local onde não estará em perigo;
  • se houver poeira nas folhas, limpe-as com um pano úmido;
  • se a planta enrugou e secou as folhas e recentemente teve frutificação, isso não é motivo de preocupação. O abacaxi após a formação do feto morre, mas sua saída pode ser usada novamente para cultivar a planta;
  • se o abacaxi tiver um desenvolvimento lento, isso indica falta de nutrientes e oligoelementos. Nesse caso, recomenda-se comprar e usar fertilizantes para plantas com flores;
  • embora o abacaxi seja uma planta termofílica, não tolera calor excessivo. Nesse caso, as folhas podem secar e cair. Nesta situação, é necessário cuidar da criação de condições de temperatura confortáveis ​​e de rega adicional.

Preste atenção! A sarna pode atacar a planta. Como resultado, manchas marrons claramente visíveis aparecem na parte inferior das folhas. Para se livrar das pragas, limpe as folhas com um cotonete embebido em água e sabão.

Como o abacaxi é propagado?

Para o cultivo, é mais conveniente usar uma roseta de folhas. No entanto, é possível cultivar frutas de abacaxi usando suas sementes. Esse processo é mais demorado do que crescer a partir de uma tomada.

Você também pode aplicar estacas basais de reprodução.

Como cultivar abacaxi a partir de sementes em casa

Ao planejar como plantar abacaxi em casa, deve-se considerar o seguinte. O cultivo de abacaxi usando suas sementes só é possível quando se utiliza aqueles comprados em uma loja especializada. É impossível plantar aqueles que foram obtidos independentemente. Se você comprar um abacaxi como alimento, ele não terá sementes ou elas permanecerão sem forma.

As sementes adequadas para o cultivo são as seguintes:

  • são planas e têm forma semicircular;
  • a cor é marrom ou possui um tom avermelhado;
  • comprimento 3-4 mm.

Antes do plantio, eles precisam ser germinados. Para fazer isso, eles são colocados entre dois lenços umedecidos e deixados em um local quente por 18 a 24 horas.

Eles são plantados em uma mistura de turfa e areia. Neste caso, as sementes são enterradas não mais do que um centímetro e meio. Para germinar, cubra o filme de celofane ou o vidro e coloque em um local quente. Se a germinação for realizada à temperatura ambiente, faz sentido esperar as primeiras mudas em um período de três semanas a um mês e meio. Se você mantiver o recipiente a 30-32 ° C de calor, as mudas aparecerão após 2-3 semanas.

Ao germinar, você precisa regar regularmente os brotos e alimentá-los a cada 2-3 semanas.

Após o aparecimento de 2-3 folhas, as plantas mergulham (plantadas em vasos separados). Eles precisam de solo constituído por partes iguais de turfa, húmus, solo de jardim e areia. Para tornar a estrutura do solo mais solta, são adicionados 5% de carvão vegetal.

Importante! Em vez de parte da areia, uma quantidade igual de perlita pode ser usada.

Abacaxi na plantação

<

Como o abacaxi é propagado na natureza?

Como o abacaxi cresce na natureza? Pode ser encontrada na forma de plantas solitárias. Muitas vezes, seus frutos são mais duros, com tamanho e doçura menores do que os cultivares.

Após a floração, um fruto é formado neste local. Como na maioria dos casos a planta é bissexual, é autopolinizante. No entanto, acontece que as flores são apenas masculinas ou femininas. Nesse caso, ele pode se reproduzir com a ajuda de insetos.

Nos frutos silvestres, existem muitas sementes que os pássaros e os animais gostam de regalar, movendo-os para onde caem no chão e crescem.

Cultivar abacaxi em casa não é particularmente difícil. Com esforços mínimos de cuidado, você pode contar não apenas com frutas deliciosas, mas também com uma bela planta ornamental.

Pin
Send
Share
Send