Gerbera

Pin
Send
Share
Send

Gerbera (Gerbera) - uma planta da família aster, cerca de meio metro de altura com grandes flores estreladas de várias tonalidades. O local de nascimento de gerbera é a África do Sul, assim como a ilha de Madagascar. Esta erva perene com crescimento intensivo médio é cultivada como uma decoração decorativa para o interior, inclusive para o corte.

As grandes flores de gerbera com uma cesta podem ser felpudas e lisas, com um núcleo de tons de branco ou escuros. O período máximo de floração é de 2 meses. O tempo de vida de uma flor não é superior a 3 anos.

Preste atenção às plantas Jacobinia e Gloriosa.

A taxa média de crescimento.
Floresce no outono, verão e primavera.
Fácil de cultivar, mas com pouca dificuldade
Vive 2-3 anos.

Propriedades úteis

Gerbera - são flores coloridas com um aroma delicado, que em casa não prejudicará até quem sofre de alergias ou asmáticos. Esta flor serve como um purificador de ar natural que filtra o oxigênio de impurezas nocivas. Além disso, uma propriedade útil da gerbera é a capacidade de manter uma aparência decorativa de floração por cerca de um mês.

Cuidados Gerbera Básicos

O Gerbera em casa cria raízes muito rapidamente e não causa muitos problemas, se você seguir os principais pontos do cuidado competente das flores, a saber:

TemperaturaNo período de verão, não deve exceder 21 graus; no inverno, temperaturas baixas são desejáveis ​​- até 15 graus de calor.
Humidade do arNormal para condições internas - 60-65%.
IluminaçãoBrilhante, ensolarado ou destacado.
Rega de GerberaRegular em períodos quentes, após a floração - mais rara, bem como através do palete.
SoloSubstrato permeável e solto com adição de perlita, turfa e areia.
Fertilizantes e fertilizantesSão utilizadas composições minerais para plantas com flores decorativas.
TransplanteÉ realizado por transbordo todos os anos após a floração.
ReproduçãoTalvez plantando sementes e usando brotos.
Recursos crescentesNão floresce na sombra, é muito sensível à temperatura, suscetível a doenças.

Cuidados Gerbera em casa

Após a aquisição, a fábrica tem a oportunidade de se instalar nas condições atuais por cerca de duas semanas. Na maioria das vezes, uma gerbera florescida comprada morre após a floração, pois geralmente essas flores se acostumam ao conteúdo da estufa, que fornece o clima e a iluminação necessários por pelo menos 12 horas por dia. E imediatamente após a compra, uma flor de gerbera em casa nem sempre pode se adaptar a um novo local e, como resultado, a planta produz apenas folhagem sem inflorescências ou morre.

Mas você pode tentar salvar a gerbera adquirida. Para isso, duas semanas após a aquisição, sem esperar pela floração completa, a planta é transplantada para um vaso maior com a substituição do solo temporário da loja.

Gerbera em flor

Com os devidos cuidados, uma gerbera pode agradar com flores várias vezes ao ano. Em uma planta ao mesmo tempo, cerca de 5-6 inflorescências podem florescer, semelhante a uma camomila. O diâmetro das flores é bastante grande - 5 cm, com as pétalas do habitual, "felpo" ou em forma de agulha. Uma variedade de tons de gerbera permite decorar absolutamente qualquer interior com esta flor. Além disso, com os devidos cuidados, a planta permanece fresca por pelo menos um mês.

Modo de temperatura

Um ponto muito importante no cuidado com as gerberas é manter o equilíbrio de temperatura no verão e no inverno. No primeiro caso, a flor não deve superaquecer, caso contrário, o risco aumenta e a pessoa não espera o período de floração. A temperatura máxima permitida no verão é de 21 graus.

No inverno, a planta é enviada para uma "pausa", em uma sala fresca com temperatura não superior a 14 calor, com possibilidade de ventilação regular.

Pulverização

Gerbera em casa quase sempre precisa ser pulverizado. No inverno, essa medida ajudará a evitar a secagem da flor devido à operação de sistemas de aquecimento. No verão, a umidade evapora muito rapidamente da superfície do solo e da própria planta, porque é exatamente a pulverização que ajudará a manter o equilíbrio desejado, evitando a murcha e a deterioração da folhagem, o que é possível se você for longe demais com a rega.

Para a pulverização, é melhor usar uma pistola com um spray fino. Gotas grandes que caem diretamente nas flores ao sol podem causar queimaduras.

Gerbera Lighting

De manhã ou à noite, a luz solar suave ajudará a gerbera a se sentir bem em qualquer época do ano. É melhor não substituí-lo sob raios diretos do meio-dia, caso contrário, são garantidos superaquecimento e queimaduras, que destruirão apenas a flor.

Em tempo nublado e frio, recomenda-se organizar um tratamento adicional de gerbera. Somente neste caso, você pode contar com o fato de que a flor viverá por mais de um ano.

Rega

A rega moderada é uma condição indispensável para o desenvolvimento bem-sucedido de gerbera. Mesmo em clima quente, você não pode inundar a planta, pois o alagamento da cobertura do solo leva ao apodrecimento das raízes ou ao aparecimento de doenças fúngicas. As regras básicas para regar esta flor:

  • o solo superficial não deve secar a uma profundidade superior a 2-3 cm
  • no inverno, a rega deve ser reduzida, a regra funciona aqui - é melhor encher um pouco do que encher demais
  • use apenas água protegida ou descongelada, bem como água da chuva
  • se após a rega o excesso de água se acumular na panela - ela deve ser derramada.

Solo

Para gerbera, qualquer solo permeável solto é ideal. Por exemplo:

  • solo azálea ácido;
  • turfa com perlita, uma parte de cada;
  • solo universal para flores decorativas com uma mistura de vermiculita;
  • substrato de turfa, areia e solo de folha com uma proporção de 1: 1: 2

Independentemente da composição do solo, também é criada uma camada de drenagem - a partir de argila expandida, rocha de casca ou pequenas pedras.

Fertilizantes e fertilizantes

Para um crescimento bem-sucedido, qualquer flor de interior precisa de oligoelementos adicionais, incluindo gerbera. Os cuidados domiciliares envolvem curativos regulares da planta, realizados dois meses após o transplante e subsequentemente a cada dez dias. Na fase de crescimento da folhagem, a flor requer fertilizante contendo nitrogênio. Depois que a planta fica mais forte, são necessárias formulações minerais para plantas com flores, o que será suficiente, mesmo se você usar metade da dose recomendada.

Transplante

Transplante gerberas para ambiente interno geralmente realizado pelo método de transbordo, se este não for o primeiro procedimento após a loja. O solo da loja deve ser completamente substituído, pois não contém substâncias úteis para a planta, mas possui preparações estimulantes para preservar a aparência da floração. Assim, no primeiro transplante após a loja, o solo seco da flor deve ser levemente umedecido, a planta deve ser cuidadosamente removida, as raízes completamente removidas do solo e desinfetadas em uma solução fungicida. Em seguida, colocado em uma panela nova e solo especialmente preparado.

No próximo transplante doméstico, um pedaço de terra com uma planta é suficiente para transferir para um novo vaso sem afetar o sistema radicular e encher o copo com a quantidade que falta de solo fresco. Uma nuance importante é que, quando um gerbera é transplantado, seu colo da raiz é deixado 2-3 cm acima da superfície do solo, a fim de evitar a infecção por patologias fúngicas.

Período de descanso

Gerbera em casa nem sempre floresce de boa vontade. Para obter uma floração regular, é necessário descansar a planta no inverno. Nomeadamente, remova inflorescências e folhas murchas, coloque em um local fresco com uma temperatura de cerca de 12 graus, ventile a sala e mantenha um equilíbrio úmido moderado do solo. Mais perto da primavera, a flor é colocada em um local quente e ensolarado, se necessário, você pode organizar uma mini-estufa.

Propagação de gerbera

É realizado principalmente de duas maneiras:

  1. Reprodução por processos. Nesta modalidade, é usado um caule com folhas e raízes, que, imediatamente após a separação da planta principal, é plantado em solo de turfa com a adição de areia. Para acelerar o resultado, é recomendável organizar um clima de estufa - cubra o broto com uma bolsa e coloque em um local quente e ventilado. Após a germinação - você pode transplantar no solo comum.
  2. Crescendo gerbera das sementes. Ao escolher esse método, você deve estar preparado para o fato de ter que aguardar o resultado por mais tempo. A primeira floração desse gerbera ocorre em cerca de um ano. Primeiro, as sementes das plantas são plantadas em solo úmido de turfa em cassetes especiais de mudas. Em seguida, são polvilhadas com areia, pulverizadas e colocadas em estufa. Depois de uma semana ou duas, os primeiros brotos devem ser indicados. Após o aparecimento de pelo menos três folhas, eles colhem. Como regra, apenas as sementes da loja germinam bem, em contraste com as obtidas em casa.

Doenças e Pragas

Considere as causas das doenças de plantas mais comuns:

  • manchas escuras nas folhas gerberas indicam o aparecimento de uma doença fúngica;
  • as folhas ficam marrons com a derrota da praga tardia, que ocorre com substrato muito denso, rega abundante;
  • mofo branco nas folhas - isso não passa de míldio ou fizariose - uma variedade de fungos;
  • o espaço das veias das folhas fica amarelo com clorose - uma patologia causada pela falta de ferro;
  • as folhas ficam pretas gerberas em uma sala com alta umidade, bem como com rega pesada com água fria.
  • bordas das folhas secas com umidade insuficiente da flor ou excesso de componentes fertilizantes;
  • raízes podres devido à rega muito frequente e pesada.
  • não floresce em condições de constante falta de luz solar, bem como na ausência de um período de descanso na estação fria.

Outras doenças gerberas podem ser causadas pelo aparecimento de pragas - minhocas, ácaros ou moscas-brancas.

Tipos de gerbera com fotos e nomes

Gerber Jameson

Floresce a maior parte do ano, atingindo uma altura de 60 cm, possui grandes flores de camomila e folhas de 10 a 15 cm, sendo branco, creme, rosado, framboesa, vermelho e amarelo-laranja.

Gerbera Mini

Tais gerberas são amplamente utilizados na floricultura, devido à multivariância das cores das flores e dos tamanhos em miniatura: inflorescências com diâmetro não superior a 5-7 cm, comprimento do caule de até 30 cm, e são cultivadas em casa como vasos de plantas.

Variedades de Gerbera

Atualmente, são criadas mais de 70 variedades de gerbera, cada uma com uma cor única. Os mais comuns são:

  • Gerbera laranja. Estas são as variedades: "Orangina", "Sweet Caroline", "Sweet Honey"

    "Orangina", "Sweet Caroline", "Sweet Honey"

com um meio de tons de limão e graus variados de coloração das pétalas.

  • Gerberas cor de rosa. As variedades mais populares são: "Jasmina" com manchas brancas e um núcleo amarelo, "Sweet Surprise" com um centro laranja, "Pam" - um núcleo acastanhado emoldurado por pétalas de rosa brilhantes.

    "Jasmina", "doce surpresa", "Pam"

  • Gerberas vermelhas. O mais memorável: "Sweet Glow" - um tom de tijolo de flores, "Rachel" - pétalas escarlate em combinação com um centro esverdeado, "Sophie" - inflorescências rosa-vermelhas com um núcleo leve.

    "Doce brilho", "Rachel", "Sophie"

  • Gerberas brancas. Entre eles estão os mais famosos: "Valerie" - um tom creme com tons rosados, "Catherine" - pétalas em forma de agulha e um centro amarelo "Sylvana" - copiam externamente praticamente inflorescências de camomila.

    "Valerie", "Catherine", "Sylvana"

Agora lendo:

  • Hibisco chinês - plantio, cuidados e reprodução em casa, foto
  • Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
  • Pakhira - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
  • Lithops, pedra viva - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
  • Dieffenbachia em casa, cuidados e reprodução, foto

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Filipe Sambado - "Gerbera amarela do sul". 1ª Semifinal. Festival da Canção 2020 (Novembro 2024).