Como e quando plantar um lilás e como cuidar dele depois?

Pin
Send
Share
Send

Lilás - um arbusto multicolorido de jardim que não requer cuidados especiais. Existem mais de 2000 variedades dessa árvore. Ele raramente é atacado por doenças, insetos atacam. E sua vantagem é um crescimento rápido.

Ao cultivar arbustos, podem surgir problemas: as mudas nem sempre criam raízes. Isso acontece devido a terra imprópria, falha no cumprimento do calendário e das regras de plantio. Independentemente da variedade, para que o lilás crie raízes, você precisa saber quando plantar uma árvore. As datas habituais são agosto-setembro.

Aterragem ao ar livre

Ao pousar, os seguintes fatores devem ser considerados:

  • clima da região de crescimento;
  • características do sistema radicular em mudas.

Tempo de pouso

O momento mais favorável é agosto-setembro. A primavera na região central está atrasada e o verão é curto. O plantio em agosto permite que o arbusto se enraíze e se fortaleça antes da chegada do inverno. Nos subúrbios desta vez é ainda preferível. No final do verão e início do outono, recomenda-se plantar brotos com um sistema de raiz aberta.

No outono, é preferível plantar nas regiões sul do país. Em agosto, ainda há calor, o mato não cria raízes bem, principalmente com a falta de umidade. No outono, o calor diminui, as chuvas começam, isso favorece o crescimento da planta. Antes do inverno, ele consegue ficar mais forte. O mês mais preferível é setembro, sua primeira metade.

As mudas criam raízes bem quando plantadas na primavera. Prossiga assim que o solo congelar completamente e o risco de retorno do gelo for mínimo. Nesta época do ano, há um fluxo ativo de seiva: o crescimento do mato está acelerando. Durante o verão, o sistema radicular lilás se desenvolve bem. A planta é coberta com folhagem densa. Para o inverno, deixa completamente forte.

Na primavera, os brotos com um sistema radicular fechado criam raízes bem (isso significa que os brotos cresceram no recipiente antes do plantio). De uma panela, uma muda com um pedaço de terra é transferida para um buraco preparado na parcela.

É importante transplantar o lilás até que comece a florescer (até maio). Depois disso, você não pode mais tocá-lo. O desembarque está atrasado no outono.

Seleção de material de plantio

O plantio e cuidados adicionais com os lilases em campo aberto serão bem-sucedidos com a escolha certa de mudas. Deve ter uma raiz desenvolvida com um grande número de raízes finas, ter ramos verdes.

Características de uma muda adequada para o plantio:

  • idade 2-3 anos;
  • ele deve ser raiz;
  • vacinado;
  • crescimento de plântulas de 50 a 70 cm;
  • circunferência do lóbulo da raiz 30 cm;
  • a casca, se arranhada, apresenta uma tonalidade verde clara;
  • a muda deve ser elástica, para não quebrar quando dobrada.

Tais brotos são mais fáceis de tolerar transplantes, melhor enraizados.

Localização e solo

O solo e o local de plantio devem ter as seguintes características:

  • a terra é úmida e temperada;
  • águas subterrâneas a um nível de 1,5-2 m da camada superior da terra;
  • neutra ou baixa acidez do solo com alto teor de húmus;
  • o sol ilumina o lugar a maior parte do dia;
  • falta de vento forte (por exemplo, entre árvores altas e perenes).

Recomenda-se plantar o arbusto em uma colina ou planície com um bom sistema de drenagem. A planta não gosta de lugares sombreados. Sem o sol, cresce mais lentamente. A floração se torna menos exuberante e colorida. Na sombra, o lilás perde sua aparência decorativa: os brotos são muito longos, as folhas estão afinando.

Regras de desembarque

  1. A distância entre os arbustos é de pelo menos dois metros (se forem plantados nas proximidades, serão agrupados em matas).
  2. Os poços de plantio devem ser várias vezes maiores que o vaso em que estavam os arbustos jovens.
  3. O recesso para o plantio deve ser preenchido com uma mistura de superfosfato, composto e cinza.
  4. Raízes danificadas do sistema radicular são eliminadas, os ramos são encurtados.
  5. Ao plantar na primavera, o sistema radicular é embebido em “Kornevin” para melhor criar raízes.
  6. Para que o arbusto pareça limpo, não solte brotos adicionais, alguns centímetros devem ser retirados do solo até o pescoço.

Processo passo a passo

Plantando lilases na primavera, verão e outono - tecnologia, descrição passo a passo:

  • um buraco é cavado em tamanho correspondente ao comprimento das raízes (geralmente 30 cm é suficiente);
  • colocou uma camada de drenagem de seixos ou pedaços de tijolo;
  • um substrato nutritivo é derramado sobre o ralo;
  • um arbusto é colocado no poço, as raízes são endireitadas;
  • a terra é derramada e abarrotada, o lilás é regado;
  • após a absorção de água, o solo é polvilhado com mistura de turfa ou serragem.

Após o pouso

Para que o lilás tenha uma aparência bonita e não morra, é necessário cuidar dele após o plantio. É bastante simples e leva um tempo mínimo.

Alimentação, cultivo e rega

Se o arbusto foi plantado em conformidade com todas as regras, os lilases não precisam ser alimentados por dois anos. Durante esse período, a planta precisa ser regada apenas quando a terra seca, para soltar e danificar. O cultivo é realizado a uma profundidade de cinco a oito centímetros. A frequência do procedimento é de três a quatro vezes por ano.

Dois anos depois, na primavera, a árvore é alimentada com fertilizantes nitrogenados. Posteriormente, isso é feito a cada doze meses.

Quando o arbusto atinge a idade de quatro anos, deve ser alimentado com fertilizantes orgânicos. Os especialistas recomendam o uso de uma solução de verbasco na proporção de 1 a 10. Para fazer isso, alguns baldes do produto geralmente vão para o mato. A solução não derrama diretamente sob a árvore, mas a uma distância de 50 cm dela.

Arbusto é recomendado para fertilizar com cinza de madeira. Pode substituir os fertilizantes que são comprados nas lojas. Antes de vestir, é diluído em um balde de água em uma quantidade de 200-300 g.

Lilás é resistente à seca. Não é necessário regar amostras adultas. Os procedimentos de água são necessários para arbustos jovens com menos de dois anos de idade. A rega é realizada no verão, em uma seca.

Poda

Lilás é cultivada na forma de um arbusto ou árvore. No primeiro caso, para dar esplendor à folhagem, no terceiro ou quarto ano após o plantio, restam apenas oito a dez dos galhos mais bonitos. Todos os outros são cortados. A base também é reduzida.

Quando o lilás é cultivado como uma árvore, também é podado. Apenas um dos ramos mais fortes é deixado. Os processos que estão entre 60 e 70 cm abaixo do ápice são removidos, restando apenas sete a oito pares. Depois disso, eles são arrancados, apenas sete ramos são preservados. Para tornar os botões exuberantes, os botões das flores são podados.

Recomenda-se que o evento seja realizado no início da primavera. Se isso não for possível, você pode manipular a temporada inteira. Você não pode cortar na temporada de outono. Antes do inverno, o corte no galho não tem tempo para curar e congela.

Lilás bonitos e bem arrumados irão decorar qualquer terra. Além disso, muitos bons sinais e superstições a rodeiam. Por exemplo, uma flor lilás com cinco pétalas traz felicidade e boa sorte.

Pin
Send
Share
Send