A groselha é um pequeno arbusto que atinge a altura de um metro. Pode ser encontrado em estado selvagem nas florestas e como planta cultivada em áreas de jardim. Uma característica é um grande número de finas pontas afiadas nos galhos. As folhas são arredondadas ou em forma de coração, com até 6 cm de comprimento, cobertas com um pequeno cotão. Floresce em cores esverdeadas ou avermelhadas em maio.
Frutas - bagas ovais ou redondas de até 12-15 mm de comprimento, às vezes atingem 30 mm. Cobertas com cerdas ou nuas, as veias são visíveis na pele transparente. A cor ao amadurecer é primeiro verde, amarela e depois com uma tonalidade avermelhada. O tempo de amadurecimento é de julho a agosto.
A planta é transplantada na primavera ou no outono, mais frequentemente eles escolhem a última temporada, setembro-outubro. As razões são que as folhas caem, o crescimento diminui e o fluxo de seiva pára, a raiz ficou mais forte durante o verão, os caules amadureceram. A preparação da planta para o inverno já começou e, estando na fase adormecida, ela transferirá mais facilmente a mudança para um novo local. A melhor hora para trabalhar é o tempo nublado.
Groselhas podem ser transplantadas na primavera, mas isso é indesejável. O fato é que ele é o primeiro a acordar no jardim. Se os rins aparecessem, o fluxo de seiva começava e o sistema radicular ganhava vida. Iniciando um transplante neste momento, as raízes podem ser danificadas, reduzindo a sobrevivência. O clima da primavera é variável, a temperatura é instável e, portanto, você pode pular o despertar.
Um transplante de verão é realizado apenas se você precisar urgentemente liberar a área em que a groselha cresce.
Por que preciso de um transplante?
O transplante de groselha pode exigir nos seguintes casos:
- A planta cresce por um longo tempo em um só lugar, o rendimento é fraco ou ausente.
- Nesse local, estão previstas mudanças no local, outros plantios, canteiros de flores e construção.
- Havia uma necessidade de plantar uma planta.
- Arbusto sombreado por outras árvores.
- Groselhas crescem na sombra, há muita umidade ao redor, muitas vezes está doente.
- A terra ao redor da planta está esgotada.
Datas de transplante por região
A cultura é cultivada em toda a Rússia, nas regiões sul da Ucrânia, na Crimeia. A estação do transplante depende do local:
- Regiões do norte dos Urais e da Sibéria: se o tempo estiver bom - início de setembro, ruim - agosto.
- Crimeia, sul da Ucrânia - de meados de outubro a meados de novembro.
- Região de Moscou - de meados de setembro a outubro.
- Terra não-negra - outubro.
As ferramentas
Antes de trabalhar, você precisa preparar ferramentas e equipamentos de proteção:
- pá, forcado;
- tesouras de podar ou tesouras com cabos compridos;
- machado (para remover raízes grossas);
- um balde;
- luvas grossas.
Escolhendo um local e preparando-o
A escolha do local para o plantio é de grande importância, pois o crescimento e o rendimento das groselhas dependem disso. Esta é uma planta solar e mais confortável em áreas bem aquecidas pelo sol, protegidas do vento e das correntes de ar, você pode plantar ao longo da parede ou da cerca.
Apesar do fato de a planta adorar umidade, ela deve ser regada para que a água não fique estagnada nos recessos ao redor do tronco. Caso contrário, existe um alto risco de infecções por fungos devido à umidade excessiva.
Cresce bem em solo argiloso leve; se a terra solta é diluída com argila, o solo pesado é adicionado com areia. A planta produz uma rica colheita em solo preto. No solo acidificado, é adicionada cal e farinha de dolomita. Antes do transplante, o local é bem cavado, as ervas daninhas são removidas.
Groselhas não são plantadas no local onde as groselhas e framboesas cresceram antes. A terra lá está exausta, árida e infectada por doenças fúngicas.
Instruções de transplante passo a passo
O local para transplante é preparado com antecedência. Uma semana ou mais antes da transferência do mato, um buraco é cavado. Isso é necessário para que, com o tempo, as mudas não possam penetrar profundamente no solo. A largura deve ser igual ao escopo das raízes, a profundidade - até 50 cm.
Instruções passo a passo sobre transplante:
- Antes de cavar um arbusto, galhos velhos são cortados, jovens e longos são encurtados, em um terço.
- Use tesouras de podar com alças longas para podar árvores. Se houver muitos galhos no mato, ele é afinado, os mais fortes e amadurecidos são deixados.
- Eles escavam a terra aproximadamente, um diâmetro de 40 cm, isso é necessário para que seja mais conveniente obter um arbusto.
- Cavar um arbusto com uma pá.
- As raízes grossas são cortadas com um machado; as pequenas são deixadas intocadas.
- Todo o pedaço de terra é levantado com um forcado, cuidadosamente transferido para o filme sem danificar o sistema radicular.
- A primeira camada do poço é drenagem, talvez cascalho, tijolo quebrado.
- Adicione solo fértil misturado com húmus, composto, tudo isso deve ter massa uniforme, para que as raízes sejam menos feridas.
- A água é derramada no poço, 3-4 baldes, eles estão esperando até que sejam absorvidos, as mudas são colocadas no meio do poço, cuidadosamente cobertas com o solo.
- O colo da raiz é ligeiramente subestimado, cerca de 6-8 cm abaixo da superfície do solo. A água é abarrotada e derramada novamente, cheia de terra, compactada até que a cova esteja cheia de terra.
- É coberto com cobertura morta acima, a camada deve estar 5-10 cm acima do nível do solo. Durante o inverno, ele se sentará e se nivelará.
Um bom cuidado antes do início da geada ajudará a planta a criar raízes em um novo local. Uma vez por semana é regada, antes disso a cobertura é removida e depois adormecem no lugar. Serragem também é usada; no inverno, eles protegem o sistema radicular do congelamento e, posteriormente, servem como fertilizante. Se o mato sobreviveu ao inverno, na próxima temporada haverá uma boa colheita.
Precauções de segurança
As groselhas são espinhosas, por isso é necessário observar não apenas a tecnologia de transplante, mas também as precauções de segurança para não se machucar. Certifique-se de trabalhar com luvas grossas.
Possíveis erros e suas conseqüências
Às vezes, os jardineiros, considerando a groselha como uma planta despretensiosa, não seguem as regras do transplante, independentemente de ser realizado no outono ou na primavera:
- Um arbusto adulto não enraíza bem sem um coma de terra; suas raízes devem ser escavadas com um pedaço de solo suficiente.
- Os sobreviventes das plantas aumentam as raízes das plantas. Preparações especiais foram desenvolvidas usadas para o plantio ou transplante. O Kornevin mais comum, é usado como bioestimulador para acelerar a sobrevivência de um sistema radicular enfraquecido.
- Após o transplantio de groselhas para um novo local, muitas vezes é regada com água fria. Ao mesmo tempo em que reclamam que o arbusto foi plantado em conformidade com os prazos, foi fornecido com cuidado normal, rega oportuna, mas a planta ainda morre. A temperatura favorável para a planta é de +18 a +25 graus, a água deve ser depositada ou a partir da torneira, é estritamente proibido o uso de poços.
Se o transplante de groselha for realizado corretamente, observando os termos do transplante e outros cuidados, a planta criará raízes bem e em breve produzirá uma rica colheita de bagas.