Tsuga: descrição, cuidados com as espécies

Pin
Send
Share
Send

Tsuga é uma espécie conífera de árvores perenes da família Pine (deve ser distinguida do pseudotsuga thyssolate). Sua terra natal é o continente norte-americano e o leste da Ásia. A altura das árvores é de 5-6 ma 25-30 m.A maior a 75 m foi registrada no oeste de Tsugi.

A planta desempenha um papel significativo na manutenção do ecossistema do planeta. Esta é uma ótima solução para jardineiros. Suas variedades são usadas para fins decorativos e para a indústria de processamento de madeira.

Características

As agulhas de uma planta, mesmo em um galho, podem variar em comprimento. As extremidades dos brotos são decoradas com pequenos cones ovóides. Tsuga está crescendo lentamente. Seu crescimento é afetado negativamente pela poluição do ar e secura. A cessação do crescimento sazonal é observada em junho.

O preço das mudas de Tsugi varia de 800 a 1200 rublos. Plantas de tamanho grande são mais caras que mudas.

Tipos de Tsugi

Até o momento, 14 a 18 espécies de plantas são conhecidas. Tsugi são os mais utilizados:

VerDescrição do produto
CanadenseÉ colorido e diversificado. Este é o tipo mais comum. Pode ser encontrada em toda parte na faixa do meio. Pátria - as regiões orientais do continente norte-americano. É resistente ao frio, é pouco exigente para o solo e a umidade. Geralmente dividido em vários troncos na base. A altura pode atingir 25 ± 5 m, e a largura do tronco é de 1 ± 0,5 M. No início, a casca é marrom e lisa. Com o tempo, torna-se enrugada e começa a esfoliar. Possui uma coroa elegante em forma de pirâmide com galhos horizontais. Ramos jovens pendem como um arco. As agulhas são planas e brilhantes, de 9 a 15 cm de comprimento e até 2 mm de espessura, na parte superior - obtusa e na base - redonda. A parte superior tem uma cor verde escura, as 2 listras brancas inferiores. Os cones são castanhos claros, ovam com 2-2,5 cm de comprimento e 1-1,5 cm de largura, ligeiramente abaixados. As escamas de cobertura são um pouco mais curtas que as sementes. As sementes são marrom claro, amadurecem em outubro. Semente ≈4 mm de comprimento. As variedades decorativas variam no tipo de hábito e na cor das agulhas.
FrondosoAtinge 20 m. O Japão é considerado sua terra natal. Cresce a 800-2100 m acima do nível do mar. Possui agulhas brilhantes, mal percebe o solo calcário. Os rins são pequenos e arredondados. As agulhas têm uma forma linear-oblonga característica de ± 1 ± 0,5 cm de comprimento e cerca de 3-4 mm de largura. Os cones são ovóides, sentados densamente, com até 2 cm de comprimento. Resistente ao gelo.
KarolinskayaEncontra-se no leste do continente norte-americano nas montanhas, desfiladeiros, ao longo das margens rochosas dos rios e distingue-se por uma ampla coroa cônica e densa, casca marrom, coroada com brotos finos com densa pubescência. A altura pode exceder 15 M. Os tiros combinam cores claras, amarelas e marrons. As agulhas são verde escuro abaixo com duas listras brancas esverdeadas. O comprimento das agulhas é em média 11-14 mm. Os cones são castanhos claros até 3,5 cm de comprimento. Apresenta baixa resistência ao inverno em relação à faixa do meio. Tolerante à sombra. Eu gosto de rega moderada e solo fértil.
OcidentalVem das regiões norte da América, é uma espécie mais decorativa. As árvores são caracterizadas por crescimento rápido, baixa resistência ao gelo. Sua altura atinge 60 m. A casca é grossa, marrom-avermelhada. Os botões são pequenos, fofos, redondos. Os cones são sésseis, oblongos, com até 2,5 cm de comprimento. Em um clima temperado, suas formas anãs geralmente são cultivadas, que devem ser cobertas durante o inverno.
ChinêsVem da China. Possui características decorativas, uma coroa atraente semelhante a uma pirâmide em forma e agulhas brilhantes. Ele se sente bem em climas quentes e úmidos.
HimalaiaEle vive no sistema montanhoso do Himalaia, a uma altitude de 2500-3500 m acima do nível do mar. A árvore é relativamente alta, com galhos enormes e galhos pendurados. Os rebentos são marrom claro, os rins são arredondados. As agulhas são densas de 20 a 25 mm de comprimento. Os cones são sésseis, ovóides, com 20-25 mm de comprimento.

Variedades populares de Tsugi para cultivo na Rússia

Em condições de meia latitude, o Tsuga canadense se sente ótimo. São conhecidas mais de 60 variedades, mas as seguintes são mais comuns na Rússia:

GrauRecurso
VariegataUma característica distintiva da variedade são as belas agulhas de prata.
AureaÉ caracterizada por pontas douradas dos rebentos. A altura pode atingir 9 m.
GloboseUma forma decorativa com uma coroa semelhante a uma bola e galhos arqueados, curvos e frequentemente pendurados.
Jeddeloch (eddeloch)Forma miniatura com coroa densa, espiral curta e galhos densos. A casca dos brotos é cinza-púrpura, as agulhas são verde-escuras.
PendulaUma árvore de caule múltiplo com até 3,8 m de altura e uma coroa chorando. Ramos esqueléticos pendem. As agulhas são verde escuro brilhante com um tom azulado. É cultivada como uma planta independente ou enxertada em um padrão.
NanaAtinge uma altura de 1-2 m e possui uma elegante coroa arredondada e grossa. As agulhas são lisas e brilhantes. As agulhas são verde escuro, brotos jovens de cor verde brilhante são dispostos horizontalmente. Os galhos são curtos, salientes, olhando para baixo. A planta é resistente ao gelo, adora sombra e prefere solo úmido de areia ou argila. Agulhas de até 2 cm de comprimento e ± 1 mm de largura. A variedade é propagada por sementes e estacas. Recomendado para decorar áreas rochosas.
BennettAté 1,5 m de altura, coroada com uma coroa em forma de leque com agulhas densas de até 1 cm de comprimento.
MinutoUm formulário com uma altura e largura de coroa inferiores a 50 cm. O comprimento das sessões anuais não excede 1 cm. O comprimento das agulhas é de 8 ± 2 mm, a largura é de 1 a 1,5 mm. Acima - verde escuro, abaixo - com canais estomáticos brancos.
IcebergEm altura de até 1 m, possui uma coroa piramidal a céu aberto e galhos suspensos. Agulhas de agulhas, verde-azuladas escuras com um pouco de pó. A variedade é tolerante à sombra, prefere solo úmido, fértil e solto.
GracilisAgulhas escuras. Em altura, pode atingir 2,5 m.
ProstrataVariedade rastejante, com até 1 m de largura.
MínimosPlanta excepcionalmente atrofiada, com até 30 cm de altura, com galhos encurtados e pequenas agulhas.
ChafarizA variedade subdimensionada é de até 1,5 M. Sua peculiaridade é uma aparência plausível da coroa.
Neve do verãoVista incomum de uma tsuga de até 1,5 m de altura com brotos jovens cobertos com agulhas esbranquiçadas.
AlbospicataÁrvores de crescimento baixo, com até 3 m de altura, e as extremidades dos brotos são branco amarelado. As agulhas na aparência são amareladas, com uma cor verde brilhante com a idade.
SargentiUma variedade de Tsugi com até 4,5 m de altura.
New GoldA descrição da variedade é semelhante à variedade Aurea. As agulhas jovens têm um tom amarelo dourado.
MacrófiloGrande variedade. Árvores com uma copa larga e agulhas grandes atingem uma altura de 24 m.
MicrofilaPlanta elegante e delicada. As agulhas têm 5 mm de comprimento e 1 mm de largura. Os canais estomáticos são verde-azulados.
AmmerlandAgulhas verdes brilhantes junto com as pontas dos galhos contra o fundo de agulhas verdes escuras são a decoração do local. A altura raramente excede 1 m A coroa se assemelha à forma de um fungo: galhos jovens crescem horizontalmente, galhos adultos geralmente se inclinam.
Whittype anãoA planta anã é a forma keglevidnoy. As agulhas no final da primavera e no início do verão são brancas, com tendência ao esverdeamento gradual.
ParvifloraForma anã elegante. Brown atira. Agulhas com comprimento de 4-5 mm. Canais estomáticos indistintos.

Requisitos de desembarque

Para fins de plantio, são selecionadas mudas em recipientes. A altura recomendada é de até 50 cm, a idade de até 8 anos e os galhos devem ser verdes. É necessário garantir que o sistema radicular pareça saudável com raízes germinadas e não derrubadas, pois se espalha pela superfície da terra.

Processo de pouso

Para locais de cultivo, semi-sombreados, sem vento, ecologicamente limpos são adequados. Ideal é um solo fértil fresco, úmido, acidificado e bem drenado. As duas primeiras semanas de maio, agosto, são consideradas a melhor época para pousar. A profundidade da cova de plantio deve ter pelo menos o dobro do comprimento das raízes das mudas. Ótimo - pelo menos 70 cm.

O esquema de pouso é assim:

  • Para garantir uma boa drenagem, o fundo do poço é coberto com uma camada de areia com uma espessura de 15 cm, pré-lavada e calcinada.
  • O poço é preenchido com uma mistura de solo de relva, solo de folhas e areia na proporção de 2: 1: 2. Às vezes, eles usam uma mistura de composto com o solo do jardim na proporção de 1: 1.
  • Um rebento com um pedaço de terra é abaixado no poço.
  • O sistema radicular é polvilhado com o solo, sem tocar na zona de transição das raízes para o tronco.
  • A muda é abundantemente regada (cerca de 10 litros de água por buraco) e o solo é coberto com cascalho, casca ou lascas de madeira.

Nos desembarques em grupo, a distância entre os boxes é levada em consideração. Normalmente, deve ser de 1,5 a 2,0 m.

Nos primeiros 24 meses, as mudas são cobertas pelo vento, são instáveis ​​devido ao fraco desenvolvimento do sistema radicular. As plantas jovens são mais suscetíveis à geada do que suas contrapartes mais fortes.

Cuidado

Para crescer e se desenvolver, o tsuge precisa de rega regular à taxa de ≈10 l de água por semana, por 1 m². Uma vez por mês, pulverizar a coroa é útil. A planta deve ser alimentada no outono e na primavera, gastando não mais que 200 g de composto por 10 litros de água.

Tsuga adora fertilizantes fosfatados e potássicos, mas não tolera nitrogênio.

É recomendável cortar galhos que tocam o chão para evitar apodrecer. O afrouxamento é melhor realizado com forte compactação do solo com profundidade não superior a 10 cm.

Cuidar de um Tsuga nos subúrbios tem suas próprias características. Antes do início do tempo frio, a planta deve ser coberta com ramos de abeto ou turfa. A neve precisa ser jogada fora dos galhos para que não se quebre.

Semente de Tsugi e propagação vegetativa

A propagação das plantas é realizada:

  • As sementes Surgem 3-4 meses após a entrada no solo a uma temperatura de + 3 ... +5 ° C.
  • Estacas. As estacas são feitas no início da primavera e no verão, cortando galhos laterais. É possível fazer o enraizamento com alta umidade e solo moderado.
  • Camadas. Use brotos deitados no chão. Com bom contato com o solo e rega regular, seu enraizamento ocorre dentro de 2 anos. Ao propagar por camadas, o tsuga nem sempre mantém a forma de coroa característica dele.

Doenças e pragas de Tsugu

O ácaro da aranha é o principal inimigo do Tsugi canadense. É necessário cortar os brotos infectados com esta praga e também não se esqueça de enxaguar a árvore inteira. Se necessário, é permitido o uso de acaricidas.

Pequenos insetos, insetos e mariposas também podem ser perigosos.

Dachnik recomenda: Tsuga no paisagismo

No projeto paisagístico, um Tsuga fica bem em combinação com árvores de folha caduca e arbustos com folhagem mais clara. Pode ser usado para planejamento simétrico, bem como em grupo (na forma de becos) e desembarques solitários. Árvores altas são frequentemente usadas como sebes.

Tsuga tolera bem a poda. Popularidade significativa são as formas de queda dos anões, adequadas para jardins de rochas. A necessidade de umidade moderada permite que a planta decore lagoas. Uma coroa grossa protege plantas delicadas do calor, permitindo que sejam cultivadas em condições confortáveis, e o crescimento lento é uma vantagem importante no projeto da paisagem.

Pin
Send
Share
Send