Osoka é uma planta ornamental herbácea ou arbustiva. É usado como alimento para o gado. Pode servir como uma decoração em paisagismo.
Ela cresce em áreas de jardim, estufas e em casa.
Descrição da planta
Osoca é uma planta perene com um sistema radicular bem desenvolvido. Tem mais de 2000 subespécies, que diferem em altura, aparência decorativa e requisitos para o crescimento ativo.
A pátria é o Oriente e a Europa. Algumas fontes chamam de lar para a Austrália. É usado como decoração de jardins, estufas, estufas, áreas suburbanas. Algumas subespécies parecem almofadas densas. Eles são confortáveis para deitar e tomar sol. Outras subespécies são charmosas prateleiras de sombra esmeralda ou pequenos arbustos.
Flores as plantas podem ser monóicas ou dióicas. Crescer na forma de pequenas espiguetas. Normalmente as flores são bissexuais, tem polinização feminina e masculina. Anteras de plantas estão penduradas, graciosas.Estão localizados em linhas finas. O crescimento das plantas é muito rápido. O junco atinge 45-55 cm de altura.
Fotos
Visualmente, as espécies de junça podem ser visualizadas na foto abaixo:
Posso ficar com a casa?
Osoka é uma bela planta ornamental. Pode crescer tanto em casa como na natureza. Osoca usar como decoração.
A planta é decorada com estufas, jardins botânicos, estufas, arcos, terrenos rurais. A flor parece grande ao lado de fontes decorativas, riachos, pântanos artificiais e lagoas.
Atendimento domiciliar
Formação de coroa
Aparar de junça principalmente realizado apenas por jardineiros profissionais que acompanham cuidadosamente a decoração do jardim. O excesso de hastes é cortado com uma faca afiada ou uma tesoura.
Na maioria dos casos, o sedge é plantado próximo a plantas que possuem caules mais baixos e nus. Assim, um arbusto exuberante cobre todas as lacunas no jardim.
Rega
Osoca ama solo constantemente umedecido. Portanto, a rega deve ser frequente e abundante. As subespécies do pântano podem ser imediatamente contidas em vasos profundos preenchidos com um substrato umedecido.
Vasos são colocados em lagoas decorativas, riachos, fontes.
Mas é impossível que a água se acumule no fundo do vaso, caso contrário o sistema radicular começará a apodrecer fortemente.
Também flor adora polvilhar com água macia da pistola de pulverização.
Você não pode ter cloro na água. Ele destrói as raízes, após as quais os ramos de ciperáceas começam a ficar menores.
A água para irrigação e pulverização deve ser durável, destilada ou fervida.
Espécies decorativas que crescem em jardins são permitidas a derreter a água e a água da chuva.
Alimentação
A planta precisa de fertilização. Normalmente usar fertilizantes orgânicos e minerais. A introdução ocorre junto com a rega. Freqüência: uma vez em duas semanas. No outono e inverno, a alimentação deve ser interrompida.
Aterragem
Dependendo da subespécie a planta gosta de solo seco ou terra de turfa úmida. Em casa, use um substrato clássico, preparado de forma independente.
Isso exigirá solo turfoso e frondoso, turfa, húmus e areia fina. Para maior permeabilidade ao ar, é adicionado carvão.
Os potes devem ser espaçosos e espaçosos.Você deve escolher argila ou madeira. Não compre de plástico, pois libera produtos químicos. E também metal, porque quando a rega enferruja.
Jovem sedge é transplantado em recipientes espaçosos anualmente. Representantes adultos da flora devem ser transplantados uma vez em 2-4 anos. Quando uma planta cresce em uma residência de verão ou em um jardim no campo aberto - um transplante não é necessário.
Reprodução
A reprodução ocorre por sementes, rizoma rastejante e divisão do mato. Procedimento é realizado apenas no período da primavera.
Quando o transplante do rizoma da flor deve ser cuidadosamente examinado. Depois disso, é dividido em várias partes iguais. É importante que cada parte tenha raízes bem desenvolvidas. Caso contrário, a fábrica não será capaz de criar raízes completamente.
Os arbustos são colocados em vasos ou plantados no jardim para crescimento permanente. Quando a propagação rizoma rastejante escolher raízes saudáveis bem desenvolvidas. Eles são separados do caule e colocados na água. Periodicamente, a água é derramada.
Enraizar em um substrato umedecido também é possível. Depois de um tempo, os primeiros rebentos devem aparecer a partir das raízes rastejantes.
Assim, a flor é protegida de comer animais selvagens. Portanto, este tipo de junça não deve ser plantado próximo à estrada, como quando o contato com a planta aparecerá cortes.
Cultivo de sementes
A reprodução por sementes ocorre no final do inverno - início da primavera. O material de plantio deve ser semeado em um solo leve e respirável.
É melhor preparar uma terra frondosa misturada com turfa, húmus, areia fina e qualquer substrato absorvente de umidade.
Preliminarmente, as sementes devem ser embebidas em água fervida por 12 horas ou completamente por um dia.
A cada duas horas é necessário trocar e adicionar água.
Na superfície do substrato, as sementes são niveladas e polvilhadas com o solo.
Em seguida, o desembarque é coberto com uma mini-estufa caseira, criada a partir de um frasco de vidro ou garrafa de plástico. É importante que o vidro não toque no solo.
É necessário usar o aquecimento inferior. Tanques são instalados em aparelhos de aquecimento, baterias, lareiras, fogões. A temperatura necessária na estufa não deve cair abaixo de 20 ° C.Caso contrário, as sementes não vão subir.
O tempo de crescimento do material de plantio é desarticulado. Em alguns casos, os primeiros brotos aparecem após 2 semanas, em outros - em dois meses. Durante o crescimento, as sementes são periodicamente ventiladas para evitar a decomposição.
Mantenha uma temperatura constante e estável. O substrato deve ser mantido umedecido. Após o aparecimento de grama - desembarque mergulho em pequenos recipientes. Após o enraizamento completo, é transplantado em vasos ou camas para crescimento permanente.
Temperatura
A temperatura ótima no verão pode variar de 19 a 25 ° C. No inverno, a grama pode crescer a temperaturas mais baixas 10-16 ° C.
Mas você não pode deixar a temperatura ambiente cair abaixo de 8 ° C. Caso contrário, a planta pode ficar muito fria e doente.
É importante que haja alta umidade na sala.
Iluminação
Dependendo da subespécie, o carriço ama o sol ou o crepúsculo. Grama, crescendo em pântanos e florestas sombrias, prefere sombreamento. Podvidy, crescendo em prados ensolarados e jardins ornamentais - pode tolerar a luz solar direta.
No verão, recipientes com junco podem ser colocados na rua. É importante que acima dela haja um dossel que protege contra a chuva e fortes rajadas de vento. Excelente ajuste varandas, mandris, arcos, estufas ou alpendre da casa.
Benefício e dano
Osoku é usado como recheio de móveis. Em Altai sedge almofadas recheadas, cobertores e colchões. No campo, caçadores e pescadores colocam a erva na sola. Não ajuda esfregar os calos.
Espécimes grandes têm uma estrutura espessa e grossa. Devido à forte fibra da costureira, bolsas, cestos e esteiras estão tecendo. Osoka pode servir como fixadores nas encostas das montanhas.
A grama seca é uma forragem para o gado. Sedge se alimentam de peixes e pássaros. A planta é rica em vitaminas e microelementos. Uma pessoa pode consumir sedge como uma silagem.
Doenças e pragas
Osoca pragas são muito raras. As doenças ocorrem apenas se o cuidado estiver errado. Se as folhas se torcerem - ao redor da planta é muito ar seco. É necessário aumentar a rega e começar a pulverizar a flor.
Quando o amarelado ocorre, pare de se alimentar.Com ferrugem, a flor é esfregada com álcool e transplantada para um novo recipiente.
Osaka é uma bela planta ornamental. Ele gosta de rega frequente, aspersão, alimentação sistemática. Pode crescer em condições internas, de jardim e selvagens. É usado como uma fibra forte para tecer cordas, cabos, bolsas e cestos.