Qualquer colméia deve criar condições ideais para as abelhas viverem e aumentar a produtividade. Esta tarefa é perfeitamente tratada pela colméia alpina. Neste artigo você descobrirá o que é o "alpiano" e também encontrará instruções passo a passo com uma foto sobre como fazer isso sozinho.
- O que é uma colmeia alpina
- Recursos de design
- Materiais e ferramentas necessários
- Processo de fabricação
- Fazendo um suporte
- Fabricação de fundos
- Fazendo o caso
- Fabricação de sobrecarga
- Fazendo a tampa
- Enquadramento
- Conteúdo das abelhas na colmeia
O que é uma colmeia alpina
A colmeia alpina foi proposta pela primeira vez em 1945 pelo apicultor francês Roger Delon. O protótipo para isso era uma árvore oca. Para o habitat das abelhas no "alpino" criado habitat natural máximo, o que ajuda a aumentar a produtividade do mel e promove o desenvolvimento intensivo de colônias de abelhas.
Uma versão modernizada da colmeia alpina foi oferecida por um apicultor com uma enorme experiência, Vladimir Khomich, que tem cerca de 200 colônias de abelhas há muitos anos.
Recursos de design
"Alpiets" ou ramificação Roger Delon - é um ramo em que o apicultor se pode substituir vários edifícios, como ela não tem a grade divisória e desabafar. O alimentador é colocado no teto da colmeia e é um tipo de almofada de ar que o protege da condensação, típica de outros modelos.
A troca gasosa ocorre através do fluxo devido ao fato de que o ar quente sobe e o dióxido de carbono cai. Externamente, assemelha-se a colméias de quatro cascos, mas também apresenta diferenças significativas. cólon devido tampa isolante, cuja espessura é de 3 cm, insectos perfeitamente protegida das mudanças de temperatura.
A imagem mostra a estrutura da colméia alpina e as setas mostram a circulação de ar. As dimensões da seção alpina dependem do número de cascos que você adiciona. Sua altura pode chegar a 1,5-2 m.
Materiais e ferramentas necessários
Antes de começar a construir uma colméia, você precisa avançar preparar esses materiais:
- Tábuas de pinho moídas.
- Feixes de pinheiro ou abeto.
- Anti-séptico para placas de impregnação.
- Folhas de fibra ou compensado.
- Cola.
- Pregos ou parafusos
- Chave de fenda.
- Martelo
- Circular
Processo de fabricação
O processo de fabricação é simples. Vamos dar uma olhada passo-a-passo sobre como fazer uma colmeia Alpina com nossas próprias mãos.
Fazendo um suporte
O suporte não faz parte da colméia, mas proporciona estabilidade. Stands sob as colmeias são feitas de blocos de construção. Expor eles devem estar claramente no nível. As colmeias devem ser colocadas de modo que as abas sejam viradas para o sudeste. Também para as colmeias de verão pode ser colocado em um stand de lajes de pavimentação. Colocar uma colmeia alpina no chão é estritamente proibida.
Fabricação de fundos
Para o fabrico do fundo da colmeia, pré-cortamos as placas pré-fabricadas para as paredes dianteira e traseira com um comprimento de 350 mm. Tomamos uma placa preparada e fazemos um entalhe de 11 mm de profundidade e 25 mm de largura em ambos os lados. Tal propilo é feito em todas as preformas das paredes dianteira e traseira, para que então elas encaixem idealmente nos lados.
Para fazer o fundo, pegamos uma peça, preparada sob a parede da frente ou de trás, e uma preparada embaixo da lateral. A altura do fundo é de 50 mm. Cortamos nossos tarugos com uma largura de 50 mm na circular. As partes resultantes são adequadas para amarrar o fundo.
Na peça de trabalho, você precisa cortar um quarto: deixe 20 mm do espaço da subestrutura e o resto será cortado. Na parede da tubulação, fazemos a bandeja. Para fazer isso, faça dois furos com um diâmetro de 8 mm e corte com uma circular em ambos os lados.
Vamos começar a montar o pacote do fundo. A montagem pode ser feita usando um quadrado ou condutor. Nós expomos o pacote do fundo, nivelamos os topos e torcemos os parafusos. Nós consertamos a placa de chegada sob o piloto. Coletamos em um quarto o escutelo do fundo e fixamos com parafusos. A partir do fundo inferior, fixamos os patins para elevá-lo acima do suporte.Nosso traseiro está pronto.
Fazendo o caso
Para a produção da colmeia, pegamos as mesmas peças de trabalho do fundo. Neles fazemos um recorte de quartos sob os ombros de uma moldura de 11 × 11 mm de tamanho. Para as paredes frontal e traseira da colmeia, escolha a placa mais limpa sem nós.
Frente e verso, você precisa triturar os entalhes sob os dedos para que a colmeia possa ser manuseada confortavelmente. Quando tudo estiver pronto, prossiga para a montagem do gabinete. Nós reunimos o corpo com o mesmo princípio que a amarração do fundo, torcendo-o com parafusos.
Fabricação de sobrecarga
Após a fabricação do corpo, procedemos à fabricação da sobrecarga. Tomamos pranchas previamente preparadas com espessura de 10 mm e tarugos, que foram utilizados para amarrar o fundo.
Pelo mesmo princípio que no fundo, coletamos a cobertura da sobrecarga e, em um quarto, tiramos o escudo. Cortamos um orifício redondo com um diâmetro de 90 mm sob o jarro do alimentador. Além disso, essa abertura é fechada com uma malha de aço inox de 2,5 × 2,5 mm, que é fixada por baixo com um grampeador. Nossa sobrecarga está pronta.
Fazendo a tampa
A tampa da colmeia deve estar livre para ser colocada na sobrecarga.Um quarto é cortado da parte inferior da tampa, na qual a sobrecarga é suportada. No resto, é feito da mesma forma que a sobrecarga, mas o monte da esquina vai parecer um pouco diferente. O quarto de conexão é feito 15 × 25 mm, o ombro permanece 10 mm. Assembléia sobre o mesmo princípio.
Enquadramento
Finalmente, começaremos a fazer a parte principal da colméia - uma estrutura para favos de mel. Quadros são feitos de tília em espinhos sem pregos e parafusos. Bokovushki fixado ao fundo dos picos de armação e entupido na barra superior. A barra superior é mais larga que a inferior, pois se apega à colméia pelos entalhes. Tudo está indo para a cola PVA. Para fazer tal estrutura, você terá que ser paciente, pois este é um processo muito laborioso.
Conteúdo das abelhas na colmeia
Abelhas povoadas precisam de famílias separadas, enquanto usam uma cera artificial. Famílias na colméia alpina estão se desenvolvendo muito bem, então elas precisam ser inspecionadas uma vez por semana, mas não menos frequentemente.Nas famílias, é necessário fazer uma seleção no tempo, para que as abelhas não se misturem.
As abelhas invernosas devem estar em dois casos, e como a camada superior é mais quente, o útero começa a botar ovos lá e só então se move para o nível inferior. Dependendo do enchimento da colmeia, o novo casco é adicionado contra, isto é, inserido entre o topo e o segundo, e os cascos inferiores são trocados.
Antes da hibernação, após o bombeamento do mel, restam três casos: o inferior com perga, o meio com ninhada, o superior com as molduras de mel e a alimentar as abelhas com xarope de açúcar. Após o consumo de Perga, a concha inferior é removida e, para o inverno, há duas conchas. Manter as abelhas no apiário é possível antes de encher os cinco prédios e, após o término do processo, você pode bombear o mel.