O idoso vermelho tem crescido há muito tempo como uma fábrica ornamental em países europeus, tem decorado parques, becos, terrenos próximos a casas. Além das propriedades decorativas, na Idade Média, eles conheciam suas qualidades úteis. Neste artigo vamos discutir o sabugueiro, quais benefícios e danos ele pode trazer.
- Descrição botânica
- Composição de sabugueiro vermelho
- Propriedades úteis
- Aplicação terapêutica
Descrição botânica
A área de distribuição da planta ampla: América do Norte, Europa, China, Japão, Rússia, Coréia.
Sambucus racemosa dificilmente é uma árvore na descrição, porque a madeira provém montante miserável. Os ramos principais - é uma substância macio e esponjoso, por isso são facilmente quebrado.
Folhas com pecíolos curtos, são dispostos um atrás do outro, de cor verde brilhante. placa de folha caduca tem uma borda pequena dentada, uma forma oval com uma ponta afiada e uma tira pálido centralmente ao longo da folha.O excesso de corante antocianina nas folhas pode manchá-las em tons vermelho-violeta.
No final de maio, o mato é coberto por inflorescências friáveis, amareladas e amarelas. Flores de sabugueiro vermelho são pequenas, com um forte odor desagradável.
Mais perto de agosto, amadurecimento de frutos de cor escarlate brilhante, coletados em cachos exuberantes. A forma das bagas é um pouco semelhante aos frutos das cinzas das montanhas, apenas menores em tamanho. As bagas também cheiram desagradáveis, mas os pássaros as comem, espalhando pequenas sementes de cor amarela e ajudando a planta a crescer.
Composição de sabugueiro vermelho
Não há informações sobre a composição exata da planta, uma vez que ela não foi completamente estudada. Sabe-se que em todas as partes aéreas existem glicose, frutose, rutina, óleos essenciais e taninos. Os frutos contêm vitaminas A e C, caroteno, alguns ácidos orgânicos e flavonóides.
O ácido ciânico na composição do vermelho sabugueiro, em caso de dúvida uma planta venenosa ou não, confirma a informação sobre a não-comestibilidade das bagas.
Propriedades úteis
O medicamento oficial não reconhece a planta como medicinal e não a utiliza. curandeiros usar flores e folhas, por vezes, raízes, indicando as seguintes propriedades curativas:
- diurético e laxante,
- anti-inflamatório
- diluir e excretar o escarro,
- antipirético,
- analgésico
- antisséptico e antimicrobiano.
Não só os herboristas e curandeiros são considerados sabugueiros úteis. O aroma das plantas, originários das folhas mesmo dissuade pequenos roedores. Esta propriedade é usada apicultores para repelir ratos de abelhas casa de inverno. Os agricultores estão colocando ramos nos cantos de celeiros e outras instalações agrícolas com alimentos.
A abundância de ácidos com propriedades corrosivas é usada para limpar utensílios de cobre. O suco de fruta corrói até mesmo a resina obsoleta de origem vegetal. Após este informações sobre sabugueiro dificilmente uma pergunta comestível ou não.
As sementes são utilizadas como matérias-primas para óleo técnico, pintar as folhas e os frutos - a matéria-prima para o álcool.O núcleo esponjoso da planta é usado na fabricação de peças isolantes para instrumentos de precisão. Em paisagismo, os arbustos com bagas vermelhas são plantados como uma planta ornamental, cujo sistema radicular mantém o solo nas encostas.
Aplicação terapêutica
Considere sabugueiro em termos de homeopatia, o que é, que tipo de problemas de saúde se aplicam.
Os curandeiros tradicionais usam partes da planta para preparar decocções e infusões no tratamento do trato respiratório, doenças pulmonares, angina. Com dor de garganta, as plantas enxaguam a garganta para matar a infecção e aliviar a transpiração. Lavagens também são usadas para problemas dentários.
Propriedades laxativas e diuréticas são usadas no tratamento do sistema digestivo, problemas com o fígado e os rins.
Como esfregando, compressas, pomadas, a planta ajuda com reumatismo, artrite, dores na coluna vertebral e articulações, radiculite.Usado como uma loção sob a bandagem para psoríase e eczema.
Resumindo: o vermelho ancião não é usado na farmacopéia oficial, sua composição não é totalmente compreendida, mas componentes tóxicos são conhecidos. Apesar da pequena lista de contra-indicações, não arrisque a sua saúde, usando receitas duvidosas.