Recentemente, tornou-se popular cultivar arbustos decorativos em casa. Eles crescem, formando um plantas de casa regulares e técnica de bonsai. Hoje vamos falar sobre o arbusto euonymus japonês, no desembarque em casa e cuidar dessas plantas.
- Características biológicas
- Variedades populares
- O que procurar ao comprar
- Cuidados e condições para crescer na casa
- Iluminação
- Temperatura
- Rega
- Humidade do ar
- Aparar
- Quando e como eu mudo
- Doenças e pragas: como lutar
- Reprodução por estacas em casa
Características biológicas
Uma variedade de árvores-tronco japonesas é um meio-arbusto, uma planta perene com folhas densas e carnudas. Sua cor varia dependendo da variedade.
Pode ser verde brilhante sem inclusões, com listras brancas ou amareladas ou borda ao longo da borda da folha.
Em casa, euonymus japonicus cresce até um metro de altura, com o cuidado adequado ao longo do ano, morrendo por um período de descanso no inverno. Geralmente floresce no final de junho ou início de julho.Inflorescências luxuriantes, umbelladas, consistindo de pequenas flores de tons amarelo esverdeado, branco e vermelho. Em setembro, há caixas de frutas.
Variedades populares
Pseudo-lingüista. Arbusto compacto verde, com muitas hastes robustas e eretas. As folhas são largas, ovais, com uma borda amarelada irregular ao longo da borda ou impregnações de branco e amarelo, o tom principal da folha é um verde rico, brilhante.
As flores são principalmente brancas. A planta é caprichosa para as condições de detenção, com medo de mudanças de temperatura. Eixo do fuso. Uma planta com folhas pequenas, estreitas, alongadas até um comprimento de 4 cm. A placa foliar no topo é brilhante, verde-sumarenta, na parte inferior - verde-acinzentado, pálida.
As bordas das folhas são levemente viradas de cabeça para baixo. Floresce com pequenas flores vermelhas, normalmente coletadas em inflorescências na forma de um guarda-chuva, raramente - único. O fuso é microfilus japonês é um meio-arbusto decorativo com uma folhagem manchada. Em um fundo verde manchas amarelas caoticamente espalhadas de forma irregular. Flores com inflorescências soltas brancas, descolorindo, cobertas de frutos brilhantes de frutos.
Durante a floração é coberto de pequenas inflorescências verdes-amarelas, mas magníficas, frutificando com caixas cor-de-laranja ou rosadas.
O que procurar ao comprar
A primeira regra de compra: você precisa comprar material de plantio em um viveiro ou em uma loja de flores, ao comprar de uma mão ou no mercado, é possível comprar mudas abaixo do padrão ou apenas uma planta similar.
A segunda regra: É preferível tomar uma planta com raízes fechadas - isso permitirá que você não se apresse com o transplante, para dar à planta tempo para se adaptar às condições da sala onde será contido. Ao comprar com um sistema de raiz aberto, você deve proceder imediatamente ao plantio. Regra três: inspecionar o mato, os caules e folhas devem ter uma aparência saudável, sem manchas, secura e danos. Se as raízes estiverem abertas, elas não devem estar secas e macias.
Cuidados e condições para crescer na casa
Em casa, o fuso deve exigir cuidados adequados, mudanças bruscas de temperatura ou correntes de ar, ar seco ou vice-versa. A umidade excessiva fará com que a planta deite fora a folhagem.
Iluminação
Arbusto casa é melhor mantido no peitoril da janela de janelas do sul ou ao lado deles, a planta desenvolve bem em boa luz.
Para variedades de cores variadas, a luz direta é melhor, um fuso com uma coloração monocromática parece bem também com iluminação difusa. Ao fazê-lo, não se esqueça de que a luz solar direta pode causar queimaduras na folhagem.
No inverno, você precisa cuidar de iluminação adicional, para preservar a natureza decorativa da folhagem, a iluminação deve ser pelo menos 12 horas por dia.
Temperatura
No verão, as melhores condições de detenção serão colocar uma flor no ar: uma varanda ou uma varanda, mas não deve haver rascunho. O regime de temperatura no verão e nos dias de primavera é de +18 a 23 ° С.
No inverno, a planta descansa, precisa de um frescor de + -10-12 ° C. Você pode colocá-lo na varanda, se a temperatura estiver correta, ou na varanda envidraçada. Em princípio, o vaso não tem medo de cair para + 5 ℃.
Rega
Beba arbusto japonês gosta muito, certifique-se que a superfície do solo é sempre ligeiramente úmida. Água, se necessário, assim que o solo secar, moderadamente para evitar a estagnação nas raízes.
Não use água canalizada clorada para irrigação. Opcionalmente: derreter, chover ou filtrar a água à temperatura ambiente.
Em um calor forte, um banho leve não vai doer, certifique-se de limpar as folhas de poeira. Durante o período de descanso, a rega é reduzida, se a planta estiver em local fresco, praticamente não é regada, limpe apenas as folhas com um pano ligeiramente húmido. Se isso não for possível e a planta estiver quente, a rega é necessária, assim como a pulverização, mas não com frequência.
No período de primavera-verão, fertilizantes complexos para plantas ornamentais são adicionados à água de irrigação a cada três semanas. No inverno, a comida não é necessária.
Humidade do ar
No verão, você precisa fornecer ao arbusto um pouco mais de umidade, com este belas fontes decorativas ou um palete com um enchimento úmido.
Pulverize as folhas e o ar ao redor, as folhas carnudas do fuso bem absorver a umidade. No inverno, desde uma sala fria, a pulverização não é necessária.
Aparar
O procedimento de poda da planta é tolerado sem caprichos. A forma da coroa pode ser dada, se desejado. Para formar uma árvore, corte os ramos laterais, expondo a parte inferior do tronco central.
Cortar brotos estimulará o crescimento de novos galhos e formará uma coroa espessa e exuberante para a planta.
A poda rejuvenescedora envolve a remoção de ramos antigos, o crescimento denso ou o afogamento do crescimento de galhos jovens. Se houver hastes fracas ou danificadas, elas devem ser removidas, bem como brotos muito alongados.
Quando e como eu mudo
sala de euonymus japonês mais fácil de se adaptar após o transplante na vida adulta. É aconselhável não tocar no mato, que não tem três anos. Em outro procedimento é necessário, pois a expansão, uma vez a cada três ou quatro anos.
O solo é preparado a partir de uma mistura de turfa, areia e terra SOD em partes iguais. Pot é desejável optar por não profundo, mas maior em diâmetro que a superfície do sistema radicular euonymus. É preferível que o recipiente é feito de material natural, tal como cerâmica.
Tecnologia de transplante:
- Passar vaso de desinfecção, material de drenagem e do solo (pote deitar sobre água em ebulição, do solo e drenagem é inflamado).
- Coloque a camada de drenagem é de cerca de três centímetros do topo da pilha do solo.
- Remova cuidadosamente a planta de seu velho pote, tentar manter o torrão de terra.
- Examine os processos da raiz, as raízes danificadas ou moles são removidas.
- No monte umedecido solo no vaso novo, coloque o arbusto e gradualmente preencher a nova mistura de solo.
À terra resolvido de maneira uniforme, deixando um espaço vazio, você precisa de agitar o pote. No final do procedimento e deixar a panela despeje a penumbra, e quando chegar arbusto acostumado, seguir em lugar iluminado.
Doenças e pragas: como lutar
Plantas domésticas são atacadas por ácaros, pulgões, sarna e cochonilhas. A presença de parasitas é sinalizada por mudanças externas:
- Manchas amarelas ou marrons.
- Partes deformadas da planta.
- Murchos e caindo, folhagem torcida.
- Os chervets deixam pedaços brancos nas folhas e uma teia de aranha.
Folhas atingidas devem ser removidas. Com ácaros de aranha pode ser controlada através de fitoverm para prevenir a humidificar o ar e folhagem, o insecto não tolera humidade.
Para destruir pulgões, tratar Biotlin arbusto, remover parasitas aderentes, seus ovos e resíduos de produtos vai ajudar a solução de sabão.
cochonilhas deve ser removida a partir das folhas com uma esponja embebida em água com sabão, e, em seguida, processar Akhtar. Depois disso, recomenda-se enxaguar sob o chuveiro.
A tainha pulverulenta também é coletada à mão e, em seguida, a planta é tratada com Confidor ou Phytoverm. Doenças do fuso da sala:
- Rotação da raiz Ele pode destruir a planta, se o tempo não responder aos sintomas da doença - é lento, folhas secas, mole e macio hastes.
Neste caso, a necessidade de substituição completa do solo, os rebentos danificadas das raízes foram retirados e tratados com carvão trituradas.Para prevenir a infecção, é necessário processar tanto o recipiente como o solo de drenagem durante o transplante; não se empolgue com rega.
- Brotos podres. Doença fúngica, suavizando os ramos do mato. Com intervenção oportuna, remova as partes doentes e trate-as com carvão e fungicida.
Com uma derrota global, a planta é inútil para salvar, ela precisa ser removida para não colocar em risco as outras. O fungo gosta de umidade e ar estagnado.
- Oídio pode ser reconhecido pelo revestimento esbranquiçado característico nas partes aéreas da panela.
A causa pode ser ar estagnado ou excesso de umidade. Lute com a ajuda de Fitosporin-M. Folhas e caules são pré-limpos de manchas, severamente afetados. Se a panela inteira estiver coberta com uma substância branca, você precisa se livrar dela, ela não pode mais ser curada.
Reprodução por estacas em casa
O fuso japonês é mais adequado para reprodução por cortes. No verão, os brotos são cortados a 10 cm com um interstício, de um arbusto a cerca de cinco anos de idade.
Para plantar preparar o solo a partir de uma mistura de areia e turfa do rio em proporções iguais.Antes do plantio, a ponta do corte é reduzida para a heteroauxina para melhor sobrevida. Estacas em casa são plantadas imediatamente em uma caixa de mudas, o topo é coberto com um filme. Aproximadamente dois meses depois, as mudas serão permitidas raízes e podem ser transplantadas em um recipiente conveniente.
O fuso é uma planta útil na casa, devido à estrutura de couro das folhas que absorvem até 40% da poeira na sala. Acredita-se também que, por sua presença, o arbusto protege a atmosfera da casa de manifestações negativas.