Camélia - um valioso representante decorativo da flora, é muito popular para crescer como planta de casa e em condições de campo aberto em estufas e jardins.
É um arbusto sempre verde, menos frequentemente uma árvore, com até 20 metros de altura. Hoje, são conhecidas mais de 80 espécies dessa planta, que, por sua vez, possuem muitas variedades.
O período de floração de muitas variedades é mais do que meio ano, portanto, a espécie, sem dúvida, merece atenção. Além disso, aprendemos onde a camélia cresce, nos familiarizaremos com seus tipos interessantes.
- Japonês (camélia japonica)
- Chinês ou arbusto de chá (Camellia sinensis)
- Montanha, ou camélia sasankva (Camellia sasanqua)
- Saluen (Camellia saluenensis)
- A malha (Camellia reticulata)
- Flor de ouro (camélia chrysantha)
- Williams híbrido (camélia x williamsii)
Japonês (camélia japonica)
Esta planta é nativa do noroeste da China e do Japão, encontrada em Taiwan, na Coréia do Sul, em Shandong. O habitat na natureza é regiões do sul com um clima temperado e úmido a uma altitude de 250 a 1100 metros. Como regra geral, a altura de um arbusto ou árvore é de 1 a 5,5 metros. Em casos raros para este tipo de camélia, pode atingir 11 metros. A coroa da camélia japonesa é esparsa, mas ao mesmo tempo bastante volumosa. As folhas são verde-escuras, têm um comprimento de 5 a 10 cm e uma largura de até 6 cm, oval, pontiaguda.Flores de diâmetro não mais do que 4 centímetros, um ou mais, aparecem a partir dos seios. Em variedades de jardim são muito maiores - de 7 a 11 centímetros
A espécie é o antepassado de um milhar de pequenas variedades de camélia de jardim, portanto, uma grande variedade de suas flores em forma e cor. Na forma eles são simples, duplos em terry, rosas tipo terry, terry simetricamente, o tipo de anêmonas e o tipo de peônia. O esquema de cores - todos os tons de rosa e vermelho, branco, creme e amarelo brilhante.
Variedades populares no cultivo:
- 'Pink Perfection' - as flores são terry, rosa claro.
- 'Chandlers Red' - vermelho escuro com pétalas largas de flores.
- 'Linda Rosazza' - meio terry flores brancas.
- 'Margaret Davis' - flores meio vestidas com borda de framboesa brilhante.
- 'Tricolor' - flores com manchas vermelhas brilhantes e um centro amarelo brilhante.
Camélia japonica floresce de outubro a abril. Deve haver sol e umidade suficientes em um clima temperado.
Chinês ou arbusto de chá (Camellia sinensis)
Foi o arbusto de chá da Camellia sinensis que trouxe fama mundial para o mundo. O primeiro cultivo foi na China e depois no Japão. No início do século XIX, continuou a ser cultivada na Índia e na ilha de Java. Além dessas regiões, hoje grandes plantações chinesas de camélia Também estão no Sri Lanka, em algumas regiões da África do Sul e América do Sul, no sul de vários países europeus, na Geórgia, no Azerbaijão e no território de Krasnodar, na Federação Russa. Arbustos de chá na natureza raramente são altos, mas os espécimes individuais podem crescer até 10 metros. O comprimento da folha varia de 5 a 7 centímetros e a largura não excede 4 cm, sendo ovalados, ligeiramente longos e de cor verde escuro. As flores são pequenas, até 3 centímetros, lembram muito as flores de jasmim. Eles ocorrem em branco e raramente em uma cor rosa suave, o meio com estames amarelos brilhantes.
Frutas são marrom escuro a 1 centímetro de diâmetro. Eles são utilizados com sucesso para o cultivo de um arbusto de chá em casa e em estufas. A partir do título, é óbvio que as folhas são usadas para fazer o chá favorito de todos e, a partir das sementes, elas recebem óleo, que é usado para fins técnicos e para consumo.
Montanha, ou camélia sasankva (Camellia sasanqua)
Camélia de montanha tem mais um nome - sabre. Foi trazido para a Europa do leste e sudeste da Ásia. "Chá da montanha, que floresce lindamente" - então o nome dessa planta é traduzido do japonês. Das irmãs das montanhas chinesas e japonesas difere baixa estatura - sua altura não excede 5 metros. Na folha, exceto a cor verde escura habitual, no fundo uma pequena veia escura macia. Seu comprimento é de até 7 e largura é de até 3 centímetros. Este tipo de camélia é bem cultivada em todas as condições - em uma casa, uma estufa, um jardim.
Sazanka começa a florescer em novembro e termina em dezembro, portanto recebeu o nome "uma flor do sol de outono". Desta espécie, pouco mais de cem variedades são cultivadas. Por causa de sua baixa estatura, as variedades anãs são bem cultivadas a partir de sarca.
Saluen (Camellia saluenensis)
Este tipo interessante de camélia arbustiva foi introduzido pela primeira vez por George Forest em 1917.A terra nativa desta planta é as províncias chinesas de Yunnan e Sichuan, onde cresce em florestas mistas e nas encostas das montanhas a uma altitude de 1200-2800 metros. Arbustos de até 4 metros de altura, compactos, com uma coroa ramificada. O comprimento da folha é de 2,5-5,5 cm, largura - até 2,5 cm, são oblongo-elípticos. As flores são brancas ou rosa com estames amarelos, até 5 cm de diâmetro.
Muitos tipos de camélia de jardim são derivados desta espécie, que toleram um clima frio e florescem mais do que outros. O mais famoso é o híbrido Williams. É obtido cruzando espécies Saluen e japonesas.
A malha (Camellia reticulata)
A área de crescimento da rede de camélias é limitada pela província de Yunnan, a sudoeste da província de Sichuan e a oeste da província de Guizhou, no sul da China. Esta espécie é diferente do resto pelo maior tamanho da flor e da planta. A altura de tal arbusto ou árvore atinge 15-20 metros, e a flor pode ter até 23 centímetros de diâmetro. As flores têm uma superfície de malha quase imperceptível - daí o nome.Nos anos 20 do século XVII, uma das variedades de Camellia reticulata foi trazida para a capital do Foggy Albion. Após 6 anos a árvore floresceu e fez uma sensação real na sociedade hortícola.
Flor de ouro (camélia chrysantha)
Camélia Dourada da China - então o nome com um nome brilhante é chamado de flor de ouro. Durante o período de floração, impressiona pela sua beleza, porque quase 200 flores amarelas florescem quase simultaneamente. O crescimento é limitado à província de Guangxi na China. A planta cresce a uma altura de até 5 metros, cresce na floresta em áreas de alta umidade. A camélia chrysantha está à beira da extinção, por isso está listada no Livro Vermelho em 2006.
Williams híbrido (camélia x williamsii)
O híbrido de Williams é famoso, em primeiro lugar, como o primeiro obtido ao cruzar espécies japonesas e Saluen nos anos 30 do século passado pelo jardineiro John Charles Williams.
A Camellia Williams é considerada a melhor para o cultivo em estufas e terrenos abertos devido à sua resistência e maior período de floração. Esta espessa altura de arbusto até 1,8 metros e uma largura de até 1,2 metros com um diâmetro de flor de até 15 centímetros. Williams híbrido pode suportar geadas a menos 20 graus.
A cor das flores também é variada, como a de sua mãe japonesa - de rosa pálido a vermelho vivo, creme branco. Devido à grande popularidade de mais de 100 variedades de híbridos Williams. Aqui estão alguns deles:
- Camellia x williamsii 'Antecipação';
- Camélia x williamsii 'China Clay';
- Camélia x williamsii 'Debbie';
- Camellia x williamsii 'Doação'.
Há uma opinião de que a camélia é muito difícil de crescer. Mas os profissionais argumentam que, além de boa rega e cumprimento das recomendações sobre a acidez do solo, a planta não necessita de cuidados especiais. A variedade de espécies, flores, às vezes lembrando uma rosa, um longo período de floração fará com que este representante do chá do gênero seja um suntuoso ornamento do jardim ou do interior.