Bertoletia é um gênero monotípico de plantas distribuídas principalmente na América do Sul. A única espécie deste gênero é a alta Bertholia, conhecida em todo o mundo como a "noz brasileira". Os frutos desta planta são muito grandes em tamanho tanto para a noz. Embora chamar este produto de uma porca não seja inteiramente correto, porque na botânica costuma-se chamá-lo de grão. Mas a conversa de hoje não será sobre a incrível aparência da fruta, mas sobre seu depósito ilimitado de nutrientes e vitaminas.
- Conteúdo calórico e composição química
- Benefícios para o corpo
- Dano possível
- Como escolher quando for comprar
- De que forma devo usar
- Armazenamento em casa
Conteúdo calórico e composição química
Sua composição química rica torna este produto superior a quase todas as outras espécies existentes. Ele é rico:
- vitaminas C, E por quase todo o grupo B;
- flavonóides;
- fibra;
- �idos gordos polinsaturados;
- selênio;
- cobre;
- fósforo;
- potássio;
- zinco;
- magnésio;
- ferro;
- manganês;
- sódio;
- cálcio;
- cinza;
- cloro;
- biotina.
Em 100 g de produto cru bruto é:
- 4,3 g de água;
- 13,6 g de prote�as;
- 66,8 g de gorduras;
- 3,6 g de hidratos de carbono;
- 8,1 g de fibra;
- 3,5 g de cinzas.
O conteúdo calórico da castanha do Brasil é 660 kcal por 100 g de produto.
Benefícios para o corpo
Este produto, assim como outras nozes, possui em sua composição muitas proteínas, fibras e gorduras, e não contém colesterol ruim. O produto é frequentemente consumido em pequenas quantidades para reduzir o peso ou aumentar a massa muscular. Além disso, às vezes as pessoas que estão comprometidos com uma dieta saudável, substituir as carnes gordas de grãos, de modo que o corpo recebe a quantidade necessária de gordura, e o direito de não acumular colesterol.
A castanha do Brasil contém metionina, que promove a quebra de gorduras e a geração de energia vital a partir delas, a remoção de radicais livres e a preservação da juventude.
O mais surpreendente é a quantidade de selênio contido na natureza - se você comer um grão, pode fornecer a si mesmo a norma diária de selênio.
Graças ao selênio, o corpo protege contra o câncer, impede o desenvolvimento de tumores. E graças ao alto teor de substâncias minerais e vitaminas, o grão contribui para a proteção do músculo cardíaco, reduz a pressão arterial, tem um efeito benéfico sobre os hormônios da glândula tireóide, estabiliza a coagulabilidade do sangue. Pense em quão úteis são as castanhas do Brasil para homens e mulheres. Estabiliza o sistema nervoso, aumenta a imunidade e normaliza a produção de hormônios que são responsáveis pela função reprodutiva, e também remove de um estado depressivo. Este produto útil para homens e mulheres.
Dano possível
A castanha-do-brasil, apesar de seus inegáveis benefícios, também pode causar danos ao corpo.
A principal proibição para o uso deste produto é a intolerância individual do corpo humano. Se você tem uma alergia, então você não pode usar a castanha do Brasil.
Os efeitos negativos sobre o corpo podem manifestar-se apenas no caso de um grande número de grãos consumidos. Mas quantas nozes do Brasil podem ser comidas por dia, de modo a não expor o corpo a efeitos prejudiciais, e o que acontecerá caso ultrapasse o limite diário - agora consideramos.
Este produto contém bário e rádio em pequenas quantidades, mas são substâncias radioativas. Você não pode ignorar este fato, porque com o tempo essas substâncias se acumulam no corpo e levam a sérias conseqüências. Se você não exceder a taxa diária e usar 2-3 peças, pode ter certeza de que elas não causarão danos ao corpo. Também é necessário saber que a casca deste produto contém aflatoxinas, o que pode provocar o desenvolvimento de câncer de fígado. Por este motivo, a União Europeia introduziu uma restrição rigorosa, que proíbe a importação deste produto na casca.
1 grão por dia contém a quantidade necessária de selênio para o corpo humano, mas quando você consome uma grande quantidade deste produto, a partir de 100 g, excesso de selênio, o que pode causar:
- dano ao fígado, que se manifesta na forma de hepatite tóxica;
- perda de cabelo;
- descamação da pele e esfoliação das unhas.
Como escolher quando for comprar
Ao comprar castanha do Brasil, você precisa levar em conta o fato de que este produto não é armazenado por muito tempo. O fato é que os óleos poliinsaturados, que contêm grãos, são muito rapidamente rançosos se estiverem sob a luz do sol e no calor. Portanto, é melhor escolher os grãos que são armazenados na geladeira em sacos que não permitem a luz solar. Sob tais condições, o grão é armazenado por não mais que 3 meses. Se você decidiu pela primeira vez para comprar castanha e não sei como escolher sua aparência, olhar atentamente para as fotos na Internet e combinar qualidade do grão na foto eo que você pretende comprar.
Se você comprar grãos por peso, então você precisa prestar atenção à fragrância - um produto de qualidade será agradável, sem rancidez. A porca deve estar ligeiramente úmida ao toque. Se você apertar um punhado de bons grãos em suas mãos, eles farão um som estrondoso. E se você tentar quebrar a castanha do Brasil ao meio, você vai ouvir uma crise crunching.
De que forma devo usar
Recomenda-se consumir grãos em fresco, desde que neste estado eles são saturados maximamente com substâncias úteis. Muitas vezes, castanha do Brasil são utilizadas na culinária, a fim de preparar lanches, molhos, sopas, sobremesa doce, uma variedade de bolos, e também como um aditivo para pratos. Um produto muito valioso é também o óleo de nozes, que é derivado da castanha-do-brasil.
Armazenamento em casa
Mantenha castanhas do Brasil em casa frigoríficopara estender sua data de vencimento.
Curto período de tempo, até 1 mês, você pode armazenar castanha em um recipiente de vidro ou porcelana, que é firmemente a tampa fechada, em um lugar escuro.
também podem ser armazenados no congelador, neste caso, o prazo de validade será mais do que seis meses.
Então, a castanha do Brasil é um produto incrível que pode fornecer ao seu corpo muitas vitaminas e microelementos essenciais. Mas é importante seguir as recomendações sobre o uso e seleção de seus grãos para obter uma qualidade e um produto de máxima utilidade.