Plantas da família Akantov podem decorar qualquer lote doméstico. Acanthus é uma planta herbácea perene que ama calor e habita no Mediterrâneo, África e Ásia. Desde os tempos antigos, ele era reverenciado na Grécia e na Roma antiga. A planta foi inspirada com respeito pelos seus habitantes pela sua beleza, alegria e majestade.
- Descrição geral
- Espécie de acanto
- Condições para o cultivo de "garras de urso"
- Condições climáticas
- Tipo de solo
- Plantio de acanto
- Cuidado da planta
- Rega
- Fertilizante
- Aparar
- Transplante
- Pragas e doenças
Descrição geral
Esta planta de jardim também é chamada "pata de urso". Isto é devido ao fato de que as folhas do acanto são muito semelhantes à impressão da pata do urso.
Ele também pode ser chamado de azevinho, cardo da montanha e garra. Todos os tipos de cores são fortes e resistentes. A folhagem é muito diversa, uma vez que pode ser lisa e com espinhos sem agulhas, pode ser dissecada por pinhões e incisa em partes desiguais. As flores são coletadas em inflorescências espicadas. Há branco, roxo e roxo. As pétalas atingem um tamanho de 5 cm e a altura da planta em si pode ser de 40 cm a 2 m, as raízes são muito poderosas.
Espécie de acanto
Hoje, mais de 30 espécies desta planta ornamental são conhecidas. O mais popular deles:
- Hemophilus acanthus. Ela cresce nos bosques de árvores de mangue. A folhagem é verde-escura, lisa como cetim, com 8 a 10 cm de largura e 20 a 30 cm de comprimento, e as folhas têm uma forma dissecada pinnately. Flores de tons branco-lilás com grandes inflorescências de forma cilíndrica. Distribuído nas costas dos oceanos Pacífico e Índico. É bem adequado para o cultivo tanto em vasos como em estufas. As raízes são arejadas e espalhadas em direções diferentes, dando à planta um charme especial.
- Montanha. A terra nativa dessa espécie é a África Ocidental. É um arbusto perene que é caracterizado por uma variedade de raízes aéreas. Folhas de forma pinnate, verde-oliva, pode atingir um comprimento de 30 cm, as bordas são onduladas e ligeiramente cravejadas. As flores brancas-malva formam inflorescências até 25 cm de comprimento.O diâmetro de uma única flor é de cerca de 5 cm.O acanthus da montanha é uma planta ornamental, que se instala bem em condições de vasos.
- Afiada (espinhosa) - este é o perene mais popular em jardins de flores e jardins. O nome que ele recebeu por suas folhas e brácteas, que têm agulhas espinhosas. As flores são muito bonitas, formadas em dois tons: a cor lilás superior e o fundo - branco. A altura do Acanto Agudo pode chegar a 150 cm, florescendo no período de julho a setembro.
- Suave (idiota) Em sua terra natal, no Mediterrâneo, a planta pode crescer até 190 cm, em nossa área é um pouco menor - cerca de 75 cm decorre de ele diretamente, ea folhagem é muito grande, o comprimento de 30-60 cm, largura -. 15 cm brácteas escuros. rosa ou lilás. Acanto mole também tem variedades que diferem no tamanho da folhagem e na presença de espinhos sobre ela.
- Balcãs (húngaro, de folhas longas). É muito semelhante aos acantos sem corte, as diferenças são apenas em incisões profundas da folhagem basal dos acanthus dos Balcãs, cujas bases são perceptivelmente estreitadas. Esta espécie é a mais resistente ao frio.
- Dioscorides. A vista foi encontrada muito recentemente na encosta do Monte Adis, perto de Yerevan. A vista é rara e extraordinariamente bela. Inflorescências longas, botões de cor púrpura.
Condições para o cultivo de "garras de urso"
Para cultivar essa planta em sua casa de verão, você deve estudar cuidadosamente as condições que ele precisa para um bom desenvolvimento.
Condições climáticas
O acanto é uma planta termofílica. Verão para ele o quadro de temperatura ideal - 18-25 ° Сno inverno - 16-18 ° С. A este respeito, alguns tipos de dacha de "pata de urso" crescem em recipientes, levando no verão no jardim, e para o inverno os levando ao local.
Tipo de solo
Acanto - a planta não é particularmente caprichosa, ainda precisa de um solo adequado. É desejável plantá-lo em solo fértil, leve, neutro ou levemente alcalino. Também é muito importante fornecer à planta uma boa drenagem para que a umidade e o ar possam atingir facilmente o sistema radicular.
Plantio de acanto
Para cultivar um belo e poderoso arbusto, você deve aderir às regras básicas da tecnologia agrícola. As sementes antes do plantio precisam ser escarificadas e encharcadas por 2-3 dias em água morna.
Ao mesmo tempo, a cada 6-8 horas, a água deve ser trocada para que não aqueça ainda mais. Depois de 10 dias, as sementes, que durante todo esse tempo devem estar em um quarto escuro, terão tempo para germinar e podem ser plantadas no solo. É melhor fazer isso em março. Substrato para o plantio é preparado a partir de areia e turfa. É importante manter a distância entre as plantas, pelo menos, 70-80 cm, como o acanto cresce muito rapidamente e poderosamente.
Cuidado da planta
Para florescer o acanto decorado com suas propriedades decorativas do terreno do país, ele precisa providenciar cuidados adequados.
Rega
Rega abundante deve ser observada no período da primavera ao outono. Permitir o alagamento neste caso é impossível, porque, por causa disso, o sistema radicular da planta pode começar a apodrecer e os caracóis também podem começar. No inverno, a umidificação pode ser reduzida, enquanto deve ser assegurado que o solo basal não seque.
Fertilizante
Recomenda-se a aplicação de fertilizantes de março a setembro. Será o suficiente para realizar tal procedimento uma vez em duas semanas. Fertilizantes precisam ser selecionados de forma que contenham compostos orgânicos. Você pode comprar em uma loja especializada agente de três componentes líquido, que é usado para plantas com flores.
Aparar
É necessário acompanhar o desenvolvimento da planta e, quando necessário, remover as inflorescências já desbotadas, bem como as partes decaídas e encolhidas do acanto.
As folhas apodrecidas podem provocar rápida multiplicação de pragas, portanto, elas não precisam ser cortadas, mas também removidas imediatamente do local.
Transplante
Akant não gosta muito de transplantar, por isso só deve ser feito em caso de emergência. Se a planta crescer em uma panela ou recipiente, o transplante deve ser realizado quando o solo estiver completamente coberto de raízes. No futuro, o transplante executa-se não mais do que uma vez durante 2-3 anos.
Pragas e doenças
Apesar do fato de que a flor é muito resistente a doenças e pragas, ainda há uma série de problemas que um residente de verão pode encontrar ao se envolver no cultivo de acantos. A este respeito, você deve inspecionar regularmente a planta decorativa.
- Se um revestimento branco aparece na folhagem de acanto, isso pode indicar que ele foi afetado pelo oídio. Neste caso, todas as folhas danificadas devem ser removidas imediatamente e a própria bucha deve ser tratada com um fungicida especial.
- Além disso, manchas brancas nas folhas podem indicar a presença do problema. Isso pode acontecer devido ao superaquecimento solar ou até mesmo uma queimadura. É necessário transferir o pote da flor para um lugar mais escuro, ou para o acanto, se ele cresce no campo aberto.
- A folhagem murcha é um sinal de excesso de umidade no solo.
- O escurecimento e a queda das folhas geralmente indicam a presença de correntes de ar e o super-resfriamento da planta ornamental.