Arbusto de montanha arbustiva - uma planta que é usada com sucesso para decorar um hedge, além disso, tem um efeito decorativo muito pronunciado. Ryabinnik foi amplamente difundido devido à sua beleza e despretensão. No entanto, o cuidado com isso tem suas próprias características.
- Descrição
- Seleção do local e preparação do solo
- Tecnologia de plantar uma montanha ashberry
- Termos de plantio
- Esquema de aterragem
- Como cuidar de um arbusto decorativo
- Como regar uma planta
- Remoção de ervas daninhas e soltura
- Top curativo e fertilizante
- Aparar o mato
- Preparação de um ashberries de montanha durante o inverno
- Doenças e pragas
- Rowan Rowanberry no projeto da paisagem
Descrição
Rjabinnik vem da Ásia (Coréia, Japão, Extremo Oriente, norte da China, Mongólia). Na natureza, cresce em várzeas, ravinas e ao longo das margens do rio. O nome do arbusto deveu-se à semelhança de suas folhas com folhas de cinza de montanha. Eles também são lanceolados, estranhos-pinados com estrias emparelhadas.
Floração arbusto cada ano inflorescências Láctea em uma panícula até 25 cm. O diâmetro da flor é de cerca de 10-12 mm, eo comprimento dos estames muito mais tempo do que o comprimento das pétalas, o que cria um efeito decorativo interessante. Floração dura de duas a quatro semanas. Após o florescimento, as panículas são cortadas, pois os frutos não possuem valor decorativo.
Seleção do local e preparação do solo
Este pouco exigente arbusto, de modo a escolher um local para a sua Grower pouso quase irrestrita: terno e local ensolarado e sombrio (por exemplo, sob a copa das árvores), não é muito exigente e qualidade do solo. A melhor opção para o plantio é um solo fértil com acidez próxima ao neutro (pH 6-7).
Tecnologia de plantar uma montanha ashberry
Esta planta reproduz estacas bem duras, brotos radiculares, divisão de arbustos, sementes.Variedades cultivadas se multiplicam pior por sementes - é melhor comprar mudas.
Termos de plantio
Plante uma montanha ashberries no início da primavera. Além disso, não há necessidade de isolar mudas. Não tenha medo que eles congelem em caso de geadas: o local de nascimento deste arbusto é bastante severo, então a probabilidade de os arbustos se enraizarem é quase 100%.
Esquema de aterragem
Antes de plantar, você deve inspecionar cuidadosamente as mudas e remover os galhos danificados, secos e enfraquecidos. Os brotos remanescentes são cortados em pouco tempo para 10-15 cm, deixando em cada ramo de 2 a 4 rins. Os poços são preparados rasos, mas largos (tendo em conta o crescimento do mato).
A profundidade do poço deve ser de cerca de 30-40 cm, o diâmetro - de 50 a 80 cm.A cova é preenchida com um substrato, que consiste em turfa, húmus e areia na proporção de 1: 2: 1. Adormecer em excesso, para formar um monte. Eles plantam uma muda em cima, polvilham com terra, regam abundantemente e cobrem com turfa ou casca.
Um remador também pode ser plantado em áreas com um forte viés, mas é necessário formar um círculo de troncos para que a água possa permanecer nele. Para isso, um funil mais profundo é escavado do lado da encosta, formando um pequeno terraço para o mato.
Como cuidar de um arbusto decorativo
Como observado acima, os ashberries de montanha não são caprichosos e não requerem cuidado cuidadoso, mas por uma pequena quantidade de atenção ele agradecerá, revelando ao máximo sua beleza.
Como regar uma planta
O arboreano não tolera uma seca prolongada, mas é muito resistente à água, suportando facilmente uma leve inundação. Portanto, quando regar é melhor exagerar do que ser cauteloso e desculpe pelo mato de água. Imediatamente após o plantio e o primeiro ano de rega é frequente e abundante.
Com cuidado adicional bastante da irrigação de raiz 2-3 vezes por mês (com tempo quente e seco é participar). Se a planta não cair luz solar direta (ou depois do pôr do sol, se a planta estiver ao sol), você pode regar e deixar - ela gosta de alta umidade.
Remoção de ervas daninhas e soltura
A capina profunda da montanha ashberry é contraindicada, uma vez que possui um sistema radicular inextricável desenvolvido. O primeiro ano de vida pode ajudá-lo a lutar contra as ervas daninhas, então ele vai administrar a si mesmo. Para evitar a secagem do solo, vale a pena várias vezes por mês depois de soltar o porta-enxerto, mulch-lo com turfa ou casca.
Top curativo e fertilizante
Como o arbusto tem uma massa verde desenvolvida, também atualizada durante a estação, requer alimentação regular.Você pode se limitar a fertilizantes orgânicos: turfa, húmus, composto; você pode adicionar fertilizantes minerais: carbamida (na primavera, cerca de 40 g / m2); nitrato de potássio (cerca de 15 g / m2); superfosfato (no início do outono, cerca de 40 g / m2).
Aparar o mato
No terceiro ano, é hora de cortar. Primeiro de tudo, corte os galhos secos, quebrados, doentes e rastejantes no chão. Para moldar, remova os galhos que vão além da projeção do mato. Formando o corte de cabelo durante toda a temporada.
Ao usar um arbusto como sebe, ele será cortado de 3 a 4 vezes por temporada. Além disso, você precisará prestar atenção à raiz da árvore, que tende a crescer, e a cerca pode perder a forma.
Preparação de um ashberries de montanha durante o inverno
Esta planta é bem tolerada mesmo por geadas severas, por isso não precisa de isolamento especial.
Doenças e pragas
O Ryabinnik é muito resistente a pragas e doenças. Ocasionalmente, ele pode ser seqüestrado por um pulgão verde ou ácaro-da-aranha, em seguida, o arbusto é tratado com uma solução de "Phytopharma" ou "Mitaka". Às vezes, o besouro da montanha é infectado por um mosaico viral. Infelizmente, esta doença é incurável e a planta afetada terá que ser destruída.
Rowan Rowanberry no projeto da paisagem
A resistência à geada, a despretensão e a resistência a pragas possibilitam a ampla utilização do ashberry no design do parque. Use como únicos arbustos e agrupe plantações, faça com sua ajuda sebes e composições com outras plantas.
No entanto, deve ser lembrado que a montanha ashberry é propensa a se espalhar rapidamente por brotações, capturando vastas áreas e deslocando outras plantas. É verdade que as variedades modernas (por exemplo, "Sam") lidaram parcialmente com esse problema.