Há culturas que são cultivadas no jardim não apenas por causa da colheita. Para eles é possível transportar e feijões.
Estando no seu local, eles fazem um solo friável, enriquecem-no com nitrogênio e, é claro, fornecem frutas com toda uma gama de nutrientes e bom valor nutricional. Além disso, o sistema radicular ramificado da planta interfere na formação e desenvolvimento de várias ervas daninhas.
Para saber como cultivar feijão no país, você precisa se familiarizar com os requisitos básicos para cultivar e cuidar dessa cultura a céu aberto.
- Feijão Popular
- Selecionando um local para plantio: iluminação e solo
- Antecessores bons e ruins
- Trabalho preparatório antes do plantio
- Preparação do solo
- Preparação de sementes
- Plantando Feijão
- Tempo ideal
- Esquema e profundidade
- Agrotecnia para o cultivo de feijão
- Molhar, capinar e afrouxar
- Aplicação de fertilizantes
- Uplink de arbustos
- Controle de pragas e doenças
- Colheita
Feijão Popular
Há uma série de variedades de feijão para plantio, crescendo no território de muitos países.
Os mais populares são os seguintes:
- "Windsor". A variedade é caracterizada por altos rendimentos, enquanto os frutos amadurecem literalmente em 2-2,5 meses.
- "Aushra" Frutas amadurecem por mais tempo - cerca de 3-4 meses.Mas a variedade é excepcionalmente resistente a várias pragas.
- "Gigante negro." A planta distingue-se pela altura dos arbustos e pelo comprimento das vagens (até 15 cm).
- "Velen". Uma planta despretensiosa tanto para a composição do solo como para o cuidado. Frutas são de tamanho médio, ligeiramente curvadas.
- "O Virovsky". A variedade é estável, os frutos têm características de bom gosto.
- "Russo preto". Variedade de Nekaprizny, os frutos dos quais podem ser consumidos sem descascar.
Selecionando um local para plantio: iluminação e solo
Feijão é amado bem iluminado as áreas do sol. O lugar para desembarcar é melhor escolher na colina, onde a primavera em primeiro lugar deixa a neve.
Para obter uma colheita decente, o solo deve ser moderadamente friável, levemente alcalino ou neutro, argiloso. Esta cultura precisa de potássio para um bom crescimento e desenvolvimento, por isso, se este elemento não tiver solo, será necessário fazê-lo você mesmo.
Antecessores bons e ruins
Feijão reage mal a uma superabundância no solo de nitrogênio. Devido ao fato de que esta cultura tem a capacidade de produzir nitrogênio de forma independente, é impossível plantar feijão por duas ou mais estações em uma linha. É necessário observar uma certa rotação de culturas. Pobre predecessores para eles serão: lentilhas, amendoim, ervilhas, soja. Mas bom pode ser considerado batata, repolho, abóbora, tomate e pepino.
Trabalho preparatório antes do plantio
Antes de semear o feijão no campo aberto, é necessário preparar as sementes e o solo no local.
Preparação do solo
É necessário começar a preparar o local para o plantio ainda no outono. É necessário cavar a terra e saturá-la com fertilizantes minerais. Em 1 m², você precisa de 300 g de cal, 20 g de superfosfato duplo e 30 g de cloreto de potássio.
Na primavera, será suficiente para soltar o solo antes da semeadura e adicionar 15 g de ureia.
Preparação de sementes
As sementes para sementeira devem ser selecionadas com especial cuidado. Uso danificado e não padronizado não vale a pena. Você também deve saber como brotar Feijão para o plantio. Para isso, dois pedaços de pano umedecidos com água são mais usados.Na primeira camada, você precisa dispor as sementes uniformemente e cobri-las com uma segunda camada.
Plantando Feijão
Tendo terminado com a preparação do solo e o material de plantação de feijão, você pode proceder ao plantio e amamentá-los no campo aberto.
Tempo ideal
Para cultivar bons grãos, você precisa saber quando plantá-los. Você pode começar a plantar feijão na primavera, imediatamente depois que a neve saiu do site. Ou seja, os termos de plantio de feijão no campo estão por volta do início de abril. Curiosamente, esta cultura não tem medo de possíveis geadas, a planta suportará com segurança a temperatura de -4 ° C. No entanto, o desembarque deve ser realizado no solo, o que aqueceu pelo menos +5 ° Cnão menos.
Esquema e profundidade
A sementeira é produzida em solo úmido, que após o plantio pode ser novamente regado.
Plantar sementes em um terreno plano e nas camas é um pouco diferente. No primeiro caso, entre as sementes deve observar uma distância de cerca de 40 cm, e no segundo será suficiente 20-25 cm.
É conveniente plantar feijões em 2 fileiras. Esse arranjo trará mais frutos e também facilitará o cuidado da cultura. A distância entre linhas é de cerca de 45 cm.
Agrotecnia para o cultivo de feijão
Feijão diferem em que a agrotechnics de cultivo desta cultura é bastante simples. Os principais requisitos para o cuidado são a limpeza oportuna das ervas daninhas entre as ervas daninhas, a manutenção do solo em estado solto, a rega pouco frequente e a cobertura.
Molhar, capinar e afrouxar
Feijão pertence a culturas tolerantes à seca. Portanto, muitas vezes não é necessário regá-los. Especialmente no período antes da planta florescer.
É necessário concentrar a atenção na rega durante o período de floração e frutificação, pois é nestas fases que a falta de humidade pode reduzir o nível de rendimento.Se não houver muita chuva por um longo período de tempo, você pode regar a planta, mas não mais do que duas vezes por semana, ao usar 10 litros de água por metro quadrado.
Remoção de ervas daninhas e soltura do solo devem ser realizadas conforme necessário. Por causa da ramificação das raízes, as ervas daninhas serão poucas, mas aquelas que são, devem ser removidas regularmente. Ao afrouxar os ancinhos, você deve ser extremamente cuidadoso, já que as raízes da planta estão em uma profundidade rasa e há o perigo de danificar ou acidentalmente arrancar a planta.
Aplicação de fertilizantes
Se o solo foi adequadamente preparado no outono, então muitas vezes não há necessidade de adubação adicional.
No período em que as primeiras brotações são visíveis, a cultura pode ser alimentada com ureia (1 colher de sopa) e verbasco (0,5 l). Ambos os componentes são combinados com água, agitam bem e regam o leito com a mistura resultante a uma taxa de 0,5 litros por bush.
Mais tarde, após a capina, você pode mais uma vez fertilizar a cultura, usando este tempo a infusão de ervas daninhas diluídas com água.
Uplink de arbustos
Quando a planta atinge uma altura de cerca de 50 cm, não pode mais ser solta, mas deve ser temperada. Isso contribuirá para sua sustentabilidade.
Quando a formação de frutos é prevista, a planta é recomendada para hibernar novamente, já que esse método ajudará a protegê-lo de doenças.
Altas notas ainda precisam ser amarradas para cuidar delas era mais fácil. Para fazer isso, depois de pousar ao longo das fileiras no chão, as estacas são perfuradas, 1-1,5 m de altura, que mais tarde servirão como suporte para as plantas. Às vezes, além desses suportes, puxe o fio ou cordões, observando um intervalo de 30 cm.
Controle de pragas e doenças
Há uma série de pragas que são uma ameaça ao desenvolvimento normal de leguminosas. Para tais preocupações e pulgões. Uma vez que é visto nos topos dos brotos, eles precisam ser cortados e destruídos. Recomenda-se pulverizar as culturas com uma decocção de dente de leão ou uma solução a 50% de "Carbofos".
Outra praga perigosa é uma sombra marrom-escura de uma borboleta - uma mariposa. Ela pode botar ovos não apenas nas folhas da planta, mas também nas próprias frutas. Como resultado, as lagartas amarelas vivem dentro e comem sementes.Para evitar esse problema, você precisa cultivar a cultura "Phosphamide" e "Fentiuram".
Quanto às doenças, a antracnose pode se manifestar nessas plantas. Provoca seu fungo, que afeta as partes aéreas da cultura durante todo o período de vegetação. Sinais de antracnose são manchas vermelho-marrom nas folhas. Se a doença não for tratada, a folhagem murchará. Para combater com sucesso esta doença, você precisa processar regularmente o solo e as próprias plantas com uma decocção de cavalinha. Levará aproximadamente 290-300 g de matéria seca por 3 litros de água. A solução deve ser fervida por 10 minutos, em seguida, adicione mais água, levando a mistura de trabalho a um volume de 15 litros. Se tal decocção é pulverizada de plantas 2-4 vezes em maio-junho, observando o intervalo de duas semanas, então as doenças podem ser evitadas.
Colheita
O processo de colheita depende do seu propósito. Como as sementes não amadurecem ao mesmo tempo, elas precisam ser coletadas 3 ou 4 vezes toda semana e meia.
As frutas destinadas ao consumo como um todo são coletadas no momento em que as válvulas são suculentas e o tamanho das sementes não ultrapassa 1 cm.Se os grãos forem planejados para serem usados de forma imatura, eles devem ser coletados no estágio de maturação do leite.
Você precisa espremer os frutos manualmente, tentando não danificar a própria planta (eles começam dos mais baixos e gradualmente avançam para os superiores). Quando a estação de crescimento chega ao fim, as plantas são cortadas na raiz e amarradas em feixes. Nesta forma, as sementes verdes atingem gradualmente. No lugar de fatias de cultura em 2-3 semanas, novos brotos de feijão podem crescer. No sul deles você pode colher uma segunda colheita.
Os feijões contêm proteínas, todos os aminoácidos e muitas vitaminas, que são necessárias para o homem. Eles também pertencem a uma cultura forrageira muito valiosa. Eles são usados para enriquecer o solo com nitrogênio, cálcio e substâncias bioativas. O cuidado adequado e a cobertura oportuna da planta não farão você esperar por uma colheita generosa.