Orquídeas em crescimento: como multiplicar uma orquídea em casa

Pin
Send
Share
Send

Existem várias maneiras de como propagar orquídeas em casa. Dependendo da natureza e taxa de crescimento, escolheu um ou outro método de reprodução flor. Embora, em princípio, possível para tentar todos os métodos para todos os tipos de orquídeas.

  • Como as orquídeas se multiplicam em casa
  • Como multiplicar uma flor dividindo um arbusto
  • Reprodução por "crianças"
  • Corte
  • Como propagar uma orquídea com sementes

Como as orquídeas se multiplicam em casa

Reprodução em casa é realizada por sementes, estacas, "bebês", dividindo o mato. Para orquídeas monopodiais - não tendo pseudobulbos, crescimento rápido e com um tronco, a propagação por propagação por estacas e filhos é mais adequada.

E orquídeas-epífitas - com raízes aéreas e simpodiais - com raízes-pseudobulbos, muitas hastes horizontais e com crescimento menos rápido, é melhor multiplicar dividindo o mato.

Conheça também com outros tipos de orquídeas cymbidium, dendrobium, orquídea negra, sapato Venus
Uma vez que as orquídeas se reproduzem muito bem, desde que, naturalmente, sejam fornecidas condições normais - temperatura, humidade, iluminação ideais, a diluição das flores da casa é, na maioria dos casos, bem sucedida.

Portanto, a opinião de que a orquídea é caprichosa requer cuidados complexos, e sua reprodução é difícil, não inteiramente verdadeira.

Importante! Não reproduza e não plante orquídeas no outono e inverno, assim como no período de floração. A melhor época para a reprodução é a primavera antes ou depois da floração. Em ottsvetshihastasteny necessariamente remover pedúnculos.
Com a abordagem correta e escolhendo o tempo adequado para a reprodução, as plantas jovens que se acostumaram e dão crescimento são praticamente fornecidas.

Como multiplicar uma flor dividindo um arbusto

Uma flor adulta é removida do vaso e sacode levemente o solo das raízes. Então, antes de dividir a orquídea, mergulhe suas raízes por 20 a 30 minutos em água morna (+ 30-35 ° C) e separe as hastes (cortadas) com raízes uma da outra, de modo que cada arbusto novo seja pelo menos três pseudobulbos.

Locais de corte nas raízes são polvilhados com madeira ou carvão ativado químico e dão algum tempo (2-3 horas) para as raízes secarem. Em seguida, plantar as mudas em recipientes cozidos ou panelas. Primeira vez - 2-3 dias, as plantas separadas não são regadas, em seguida, rega - no regime usual para a planta.

Importante! Antes de plantar orquídeas dividindo o arbusto, certifique-se de que a planta tenha pelo menos dois anos de idade. Antes dessa idade, é desejável não plantar uma flor.

A reprodução pelas raízes dá novas plantas viáveis ​​e fortes que retêm todos os sinais do arbusto da mãe.

Reprodução por "crianças"

Babes são brotos que aparecem dos rins "adormecidos" das raízes, do pedúnculo ou do caule. Para reprodução, pegue filhos de raiz ou pedúnculo de bebês. Em tais brotos já na germinação as suas próprias raízes formam-se, mas quando notam a aparência de bebês ou crianças, não se cortam imediatamente.

Antes de plantar uma flor pelos bebês, esses brotos recebem tempo para construir o sistema radicular. Isso geralmente leva de 5 a 6 meses, às vezes de 7 a 8. Para um transplante, coloque um bebê de 3-4 folhas e com 4-5 raízes próprias, cujo comprimento será de 5 cm a mais. Quando as raízes se tornam o comprimento certo, o bebê é cortado. Locais de fatias na planta mãe e no bebê são polvilhados com carvão ativado ou amadeirado. Após 2-3 horas, o bebê é plantado em um recipiente ou pote. Você pode plantar o broto em um solo levemente umedecido ou molhar o solo ao longo da borda do vaso.

Voce sabe Os bebês podem aparecer sozinhos e é possível estimular sua aparência. Para estimulação use pasta à base de citocinina. A droga encoraja o rim a entrar em crescimento.

Como enraizar uma jovem orquídea corretamente? No topo da planta coberta com vidro ou plástico (perfeito para luz descartável). Isso cria o efeito estufa necessário para o enraizamento.

Observe o germe, umedecendo periodicamente o solo - a cada 2-3 dias, bem como ventilando e levantando o "teto"; se a planta permanecer verde, não secar e começar a crescer no solo, a tampa da estufa é removida. E então eles cuidam da flor como de costume. As crianças se multiplicam bem e as orquídeas de dendrobium e phalaenopsis crescem rapidamente.

Também propagar estacas: petúnia, crisântemo, azaléia pelargonium, clematis, brugsmansiyu, tui, louro, dogwood, amoreira

Corte

Falando sobre como criar uma orquídea em casa por meio de estacas, deve-se notar que tal método existe. É mais demorado e duradouro do que os anteriores, mas muitas espécies de orquídeas se reproduzem muito bem por estacas.

Respondendo a uma pergunta sobre se é possível crescer uma orquídea de uma folha para fazer uma fábrica forte forte, é definitivamente possível. Apenas "da folha" não é muito preciso - corte como as pontas do lado dispara, e a haste da flor da planta.

A parte lateral deve ser com 2-3 internódios - é cortada, e os locais cortados são tratados com madeira ou carvão ativado, permanecem o processo por 1,5 a 2 horas e ficam na horizontal em um poço umedecido com água.

Antes de cultivar uma flor na haste de um pedúnculo, você precisa esperar até que ela desabroche completamente. Em seguida, corte as estacas 10-14 cm com 2-3 botões de dormir, as seções são tratadas com carvão, estacas de cerca de duas horas são permitidas para secar. Em seguida, as estacas são colocadas da mesma maneira que os brotos cortados - horizontalmente.

Os cortes seguintes criam condições de estufa - cubra com vidro ou plástico transparente, filme e monitore cuidadosamente a temperatura na estufa - pelo menos 29-30 ° C e umidade.

Também muitas vezes o solo do solo a cada 1-2 dias, durante a ventilação e não permitindo a condensação para resolver dentro. Será supérfluo uma vez em 10-12 dias para alimentar plantas com fertilizantes - orgânicos ou minerais.

Voce sabe Existem recipientes especiais de diferentes volumes com uma tampa de plástico transparente e orifícios de ventilação para flores. Eles criam condições ótimas para o efeito estufa, por isso são muito convenientes, não incomodam a raiz dos brotos.

Então eles cuidam das mudas antes de terem raízes dos rins. Uma vez que as raízes são longas o suficiente 3-5 cm - você pode separar o caule e enraizar os brotos, plantando-os no solo.

Como propagar uma orquídea com sementes

Ao contrário de todas as espécies listadas de reprodução de orquídeas, a reprodução por sementes não é vegetativa. Este é um método generativo de reprodução. É o mais longo - levará até 4-5 anos para obter uma orquídea adulta florescente das sementes.

Além disso, em casa, provavelmente será difícil, mas, por outro lado, é interessante tentar. Para fazer isso, as sementes são derramadas em um solo úmido com uma camada fina, o solo não é polvilhado por cima.

Eles criam para a germinação de sementes um efeito estufa com umidade e temperatura constantes - eles não são regados, mas suavemente pulverizados com água morna.

Se aparecerem brotos, então eles são mergulhados na fase da primeira folha, a segunda escolha está na fase da segunda folha, a terceira na quarta fase da folha.

Depois disso, as mudas são transplantadas em vasos e cultivadas como de costume. Como mencionado, a orquídea crescerá neste caso, mas somente depois de alguns anos.

Além disso, não há garantia de que as flores resultantes serão completamente similares à flor original - aquela da qual as sementes foram. Portanto, esse método de cultivo de flores é interessante, mas não prático.

A criação de orquídeas em casa é uma boa maneira de expandir a coleção caseira dessas lindas flores. E se você quiser - é também um bom negócio, porque as orquídeas desfrutam de popularidade constante e têm uma demanda constante no mercado. Desejamos sucesso na criação!

Assista ao vídeo: como cuidar e fazer mudas de orquideeas

Pin
Send
Share
Send