Os tomates são considerados plantas despretensiosas, capazes de dar frutos mesmo na ausência da devida atenção do proprietário. No entanto, há um "mas" - para dar o máximo rendimento só pode as plantas, após o que houve o devido cuidado.
E o tomate requer tudo com moderação - suficiente para o desenvolvimento normal da rega e da alimentação. Ele não tolera a estagnação da umidade, o ressecamento do coma terrestre, nem o excesso de nutrientes, nem sua escassez. Para encontrar essa média dourada ao regar, que organizaria uma cultura vegetal, sugerimos que você se familiarize com as recomendações sobre como regar os tomates no campo aberto.
- Por que é tão importante molhar adequadamente os tomates?
- Quando é melhor regar os tomates no campo aberto
- Como regar os tomates no campo aberto
- Que água é melhor para regar
- Taxas de consumo
- Quantas vezes a água tomates no campo aberto
Por que é tão importante molhar adequadamente os tomates?
Cuidar de tomates significa regar regularmente, adubar, soltar o solo, capinar com o propósito de se livrar de ervas daninhas, arbustos de matas, amarrar, medidas preventivas e curativas contra doenças e pragas.Assim, a rega é uma condição necessária e importante para o cultivo deste vegetal.
Por que molhar tomates no campo aberto é importante? O fato é que muitos anos de experiência no cultivo desta cultura mostraram que existe uma relação direta entre a rega de qualidade e o nível de absorção de nutrientes, bem como uma abundância de frutificação.
Além disso, se você souber como cuidar dos tomates e como regá-los adequadamente no calor, e aplicar essas regras na prática, as plantas podem facilmente tolerar altas temperaturas (até + 30 ° C) e suportar ar seco. Com boa umidade, as folhas evaporam rapidamente a umidade e, portanto, protegem-se do superaquecimento.
Para evitar tais problemas, jardineiros experientes desenvolveram uma série de recomendações para a rega correta dos tomates.
Quando é melhor regar os tomates no campo aberto
Regue os tomates melhor à noite, após o calor ter desaparecido. Em períodos muito quentes, este procedimento pode ser realizado algumas horas antes do pôr do sol.
Além disso, você pode gastar a rega da manhã, enquanto você precisa monitorar a temperatura da água. Deve ser pelo menos 20 graus.
Como regar os tomates no campo aberto
Molhar tomates vegetais de várias maneiras. Você pode aplicar o método de preenchimento de camas. Seu princípio é que ao plantar tomates em duas fileiras ao longo das bordas do canteiro e no centro, são feitas três valas rasas.
A mangueira de irrigação é colocada em uma tal vala, a água é dada através dela até que todas as depressões estejam cheias, e então a cama inteira. A água deve ser bloqueada quando os tomates estiverem em um pequeno lago.
Além disso, uma excelente maneira de regar os tomates no campo aberto é o subsolo de gotejamento. É realizado com a ajuda de garrafas plásticas.Nas suas tampas, uma unha quente é feita para 2-4 pequenos furos com um diâmetro de 1-2 mm.
Os fundos dos tanques são cortados. Você pode cortá-lo não até o fim, mas deixá-lo na forma de uma tampa que impedirá a evaporação da umidade. Garrafas são cavadas em um buraco de 10 a 15 cm de profundidade a uma distância de 15 a 20 cm da haste. Eles precisam ser colocados em uma inclinação de 30-40 graus e prikopat. Quando regar, cada garrafa é preenchida com água. Neste caso, o líquido deve desaparecer gradualmente. Se a água é imediatamente absorvida no solo ao encher o tanque, é necessário ajustar o número de furos e seu diâmetro para a composição do solo.
Este método de irrigação tem várias vantagens. Rapidamente permite que a água flua diretamente para as raízes. Então, vai levar menos água do que com rega regular de uma mangueira ou baldes.Além disso, ao enraizar tomates, a umidade não aumentará, e assim o risco de desenvolver doenças infecciosas nas plantas diminuirá. Além disso, este método é muito simples em execução e não requer nenhum custo especial de material.
Regando desta forma, você reduz drasticamente a temperatura do ar e do solo, o que pode levar à perda de flores, o atraso na formação de ovários e frutas. Um forte aumento na umidade do ar provoca doenças fúngicas.
Ao considerar este tópico, não se pode ignorar o método de cultivo de tomates sem regar. Baseia-se na teoria de que a hidratação freqüente não dá às plantas um estímulo para o desenvolvimento das raízes. Eles começam a crescer apenas no período de frutificação em massa, quando a umidade é necessária não apenas para folhas e caules, mas também para frutas. Portanto, o processo de frutificação é retardado no tempo e seu volume é reduzido.
Se os tomates forem privados de procedimentos de rega, então eles próprios procurarão activamente a sua comida, e as raízes irão desenvolver-se mais cedo e mais fortes, expandindo-se em diferentes direcções. Por conseguinte, os tomates serão mais fortes e mais altos, a colheita eles serão os melhores.
Se você decidir sobre este método de irrigação, você deve saber que com o método usual de plantio será ineficaz. Plantar tomates deve ser de uma certa maneira - em buracos abundantemente regados com composto, cinza de madeira e manganês.
Ao mesmo tempo, as 4-5 folhas mais baixas se desprendem das mudas, são mergulhadas no maço e depois plantadas em posição horizontal, de modo que os topos olham para o norte. Ao lado das hastes, os pinos são acionados e os tomates imediatamente se ligam a eles. Imediatamente após o plantio, as mudas são regadas abundantemente. Eles não precisarão mais deste procedimento.
Segundo o autor da técnica, ao crescer este método, chegará um período em que parece que os tomates murcham e morrem por falta de umidade. No entanto, em breve, deve ser substituído pelo desenvolvimento normal das plantas.
Que água é melhor para regar
Tomates não gostam de regar com água da torneira fria. Em primeiro lugar, será demasiado rígido para eles e, em segundo lugar, para as plantas amantes do calor, que são os tomates, a água fria é indesejável.
É melhor regar os tomates com água morna da chuva. Você também pode manter a água da torneira. Para suavizá-lo, precisamos adicionar ervas daninhas, composto, esterco.
Quanto mais você pode regar tomates para combinar hidratante, cobertura e proteção contra doenças - por isso é dissolvido em cinzas (2 pitada / 10 litros).
Depois de regar e chover são aconselhados a soltar o solo. No entanto, a fim de evitar este procedimento, é possível engrossar o solo com a grama cortada.
Taxas de consumo
Sob um arbusto de variedades de baixo crescimento, é necessária uma média de 5 litros de água por irrigação; alto - 10 litros.
Quantas vezes a água tomates no campo aberto
Para determinar com que frequência regar tomates em campo aberto, você precisa conhecer uma regra simples. Estes vegetais precisam de uma rega rara, mas abundante. É especialmente importante aderir após o plantio e quando se formam ovários.
O fato de que os tomates sofrem de falta de umidade, eles vão dizer as mudanças na aparência - eles vão escurecer e desaparecer as folhas.
Existem diferenças na rega de plantas raquíticas e altas. Regar o primeiro deve ser reduzido quando os frutos entram no estágio de maturação. Um pouco mais tarde eles terão que ser completamente interrompidos. Isso evitará a quebra de tomates, o desenvolvimento de doenças como mancha marrom e requeima.
Quantas vezes devo regar variedades de tomate altas? Aconselhamos fazer isso a cada quatro dias. A freqüência de irrigação dessas plantas não depende do estágio de seu desenvolvimento.
Mudas plantadas pela primeira vez regada após 10-14 dias. A primeira irrigação pode combinar-se com a prevenção de phytophthora e aplicar uma solução de permanganato de potássio (2 g / 10 l de água).
Os tomates não são muito exigentes para a umidade do solo. No entanto, conseguir deles uma colheita rica e suculenta, contando só com a precipitação, é difícil. Por isso, é desejável ajudar tomates com a água.
No entanto, isso deve ser feito corretamente, usando a taxa ideal de irrigação e conduzindo-os com a periodicidade recomendada. Você também pode experimentar e aplicar em seu método de cultivo de tomates sem regar.