Para uma colheita estável e abundante da maioria das culturas cultivadas, é necessário fornecer proteção oportuna contra doenças e pragas. As árvores frutíferas cultivadas no jardim não são exceção a esse respeito. Em particular, os jardineiros estão frequentemente interessados em pulverizar macieiras antes e depois da floração. Na verdade, existem muitas ferramentas eficazes, mas você precisa saber como e quando usá-las corretamente.
- Características do processamento de macieiras na primavera
- Do que tratar macieiras depois da floração
- O meio mais popular para o primeiro período
- Do que tratar a macieira de pragas em 2-3 semanas depois da floração
- Como pulverizar corretamente maçãs após a floração
Características do processamento de macieiras na primavera
O processamento oportuno de macieiras na primavera é uma atividade importante que ajuda a eliminar muitas doenças e pragas de árvores. No entanto, também precisamos saber que a guerra com insetos deve ocorrer em três etapas.
O primeiro - geralmente começa a partir de meados de março (assim que a temperatura do ar é estável em uma marca de + 5 ° C). Neste momento, o principal objetivo dos tratamentos de maçã é a prevenção de doenças e a destruição de sobreviventes do inverno, mas ainda pragas de insetos inativos.Antes do inchaço dos rins, os sprays são realizados com produtos químicos, ou seja, fungicidas e inseticidas especiais. Antes do processamento direto, é necessário cortar a coroa, limpar o tronco do córtex antigo e morto, e também limpar as áreas danificadas e remover as folhas que ficaram desde o ano passado.
Além disso, o processamento de macieiras durante este período irá ajudá-lo a se livrar da sarna e podridão de frutos, cujo problema também é muito relevante na primavera. Para a pulverização, uma solução de sulfato de cobre, líquido de Bordeaux, enxofre coloidal e "Lepidocide" (uma biopreparação intestinal que ajuda a lidar com insetos roendo) são bem adequados. E finalmente, a terceira etapa do processamento de macieiras na primavera implica a realização dessa medida imediatamente após o florescimento das árvores. Escolhendo as preparações químicas certas, você pode se livrar das lagartas da serapilheira, da traça da maçã, dos pulgões, das traças, dos ácaros e dos gorgulhos em tempo hábil. Também realizada a pulverização irá efetivamente eliminar as doenças que surgiram. Quando o período de florescimento da maçã chega ao fim, você pode repetir a segunda fase de pulverização.
Do que tratar macieiras depois da floração
A última etapa de pulverização de macieiras também é dividida em duas sub-etapas: a primeira - imediatamente após o florescimento das árvores e a segunda - 3 semanas após o tratamento anterior. Para cada um deles, seus preparativos são usados, como será discutido mais adiante.
O meio mais popular para o primeiro período
Imediatamente após a floração, a copa das árvores pode ser polvilhada com sulfato de zinco (para evitar o desenvolvimento de rosetas), bem como outras drogas, que incluem enxofre e cobre - protegem as plantas da ferrugem. Para se livrar da sarna (uma doença que aparece nas folhas, caules, flores e pecíolos) é bem ajudado pela pulverização com uma mistura Bordeaux, sulfato de cobre, policarbacina (na proporção de 4 g por 1 litro de água) ou policromo.
Cuidar de uma macieira na primavera, e mais especificamente sua pulverização após a floração, pode ser realizada com preparações fungicidas, fosfato de sódio (10 g por 1 litro de água) ou com "Skor" (diluído de acordo com as instruções anexas). Para controlar pulgões e medlids durante este período, tintura fina de tabaco ou makhorka no cálculo de 400 g por 10 litros de água é bom, após o qual a composição é diluída 10 vezes mais e 40 g de sabão são adicionados a ela. A infusão recebida é necessário borrifar todas as fábricas.
Como uma alternativa para o processamento de macieiras de pragas após a floração, você pode usar tinturas de folhas de decocção de tomate, absinto, dente de leão, batata e milefólio.
Do que tratar a macieira de pragas em 2-3 semanas depois da floração
Alguns jardineiros realizam o processamento do jardim com uréia e sulfato de cobre não no início da primavera, mas após o florescimento das macieiras. Mas se no caso do sulfato de cobre tal tempo for bastante adequado, então é melhor usar a uréia imediatamente depois que as árvores forem despertadas. Cada um significa - o seu tempo, porque não só da composição, mas também do momento da pulverização depende da eficácia do resultado. Por exemplo, quando você vai pulverizar maçãs pela segunda vez após a floração (2-3 semanas após o tratamento anterior), você precisará das seguintes preparações. "Benzofosfato" - um inseticida bastante popular de ação intestinal. É ótimo para lutar comendo folhas e sugando pragas de insetos. Ao mesmo tempo, a preparação praticamente não prejudica as abelhas e larvas do moedor.O líquido de trabalho é preparado a uma taxa de 70 g de 10% de substância e 10 l de água, após o que o fármaco retém o seu efeito durante 15 dias.
A solução de "clorofos" - Outros efeitos intestinais sistêmicos inseticidas. Não é altamente eficaz no combate de pulgões ou gorgulhos, mas é extremamente tóxico para larvas e adultos de mosquitos, moscas, certas espécies de besouros e ácaros. A droga dura 10 dias. Taxa de diluição: 70 g da preparação por 10 litros de água. Também vale a pena considerar que em "Chlorophos" não se pode adicionar líquido Bordeaux.
Existem muitos outros medicamentos similares, mas antes de prosseguir para o uso, leia as instruções e especifique quando é melhor usá-las.
Como pulverizar corretamente maçãs após a floração
Se você vai tratar macieiras com um líquido de Bordeaux, uréia ou encontrou outro meio eficaz para livrar as árvores de pragas na primavera, em qualquer caso, é necessário saber como pulverizar corretamente. Primeiro de tudo, prepare o líquido escolhido (já dissolvido em água), o aparelho para realizar o procedimento (bomba) e o equipamento de proteção correspondente (máscara, luvas e óculos).
A maneira mais fácil é borrifar as macieiras em forma de cólon: tudo o que é exigido de você neste caso é contornar a planta várias vezes e borrifar o fungicida por toda sua superfície. Não precisa procurar uma escada e sair para alcançar um galho desconfortavelmente em crescimento.
Quanto a macieiras jovens, então tudo é um pouco mais complicado. É importante pulverizar a solução completamente sobre toda a superfície da planta, começando do caule e terminando com o topo (tente não perder um único ramo).
No caso em que para a experiência de uma árvore de maçã velha foi selecionado, então, eventualmente, você vai ter um de dois resultados possíveis: ou a parte danificada da planta não será capaz de recuperar ou agente químico não pode gravemente ferido árvore "casca-grossa" (mas então doeu todas as plantas jovens, que cairão em alguns dias).
Então, você aprendeu a pulverizar as árvores de maçã na primavera, e você precisa fazer agora é apenas para comprar as ferramentas e começar a trabalhar (a não ser, é claro, a temporada permitir).
No entanto, o que quer que você decida borrifar suas macieiras na primavera, em qualquer caso, não se esqueça do propósito com o qual é feito. Se as plantas são traços claramente visíveis de vida de pragas ou doenças, o uso de armas químicas seria justificada, mas se qualquer sinal de ataque de pulgões, folhas ou outros intrusos durante a inspeção não for encontrado, sob os cuidados da macieira na primavera pode ser tão longo como não lutar contra pragas.No entanto, esquecer a prevenção não vale a pena, pois pode salvá-lo da invasão de insetos nocivos, criando excelentes condições para o pleno desenvolvimento das macieiras no jardim.