Antes de um horticultor ou agricultor de verão reunir sua colheita, ele terá que enfrentar alguns momentos desagradáveis, um dos quais são insetos nocivos, que também querem comer plantas suculentas e uma colheita deliciosa. Para proteger sua plantação de várias pragas, seus ovos e larvas, você pode usar inseticidas - estas são preparações químicas especiais que têm um efeito destrutivo sobre os insetos nocivos e seus descendentes. Substâncias venenosas que fazem parte do inseticida, têm um efeito nocivo sobre a população de certas pragas, dependendo do princípio ativo principal.
- Tipos de inseticidas por composição química
- Clororgânico
- Organofosfato
- Piretróides
- Como os inseticidas se dividem pela maneira como penetram no corpo?
- Entre em contato
- Intestinal
- Sistema
- Classificação de inseticidas pelo espectro de ação
- Ação contínua
- Ação seletiva
- Como as drogas são divididas em fins de produção
- Atrativos e feromônios
- Inseteracaricida
- Ovicidas
- Os pulgões
- Larvicidas
- Repelentes
Os inseticidas são detalhados e cuidadosamente classificados, dependendo da composição química, do método de penetração no corpo do inseto, do espectro de exposição e seu uso direto. Vamos nos familiarizar mais detalhadamente, qual é o agente inseticida de cada uma dessas espécies e contra quais insetos elas são efetivas.
Tipos de inseticidas por composição química
Os inseticidas químicos são produzidos pela síntese de substâncias orgânicas, são tóxicos, venenosos aos insetos, penetram nas cutículas, e também pelo sistema digestivo, quando a praga é alimentada por plantas tratadas com inseticidas. Os tipos mais comuns de compostos químicos são organoclorados, organofosforados e piretróides. Vamos nos deter em cada tipo com mais detalhes.
Clororgânico
Compostos organoclorados (CHO) são obtidos por cloração de hidrocarbonetos líquidos. As drogas permitem que você lute contra muitas pragas: cereais, vegetais e cultivos industriais, além de pragas de árvores e arbustos.Liberação de formulário - pós e emulsões de óleo, as variedades mais comuns - DDT, HCBD, DDD, HCCH, heptacloro, PCP, PCH e aldrin. CHO são pouco solúveis em água, prontamente solúveis em gorduras e óleos, seu nível de resistência química é alto. O HOS, penetrando no corpo da praga, afeta o sistema nervoso, danifica-o, causa paralisia. A morte de um inseto ocorre dentro de 7 dias.
Inseticidas organoclorados têm um alto grau de destruição da maioria dos tipos de pragas, mas eles têm uma desvantagem significativa - eles são muito tóxicos, prejudicam tanto os seres humanos quanto o meio ambiente. Agora, esse tipo de inseticida tende a substituir as drogas mais seguras, deslocando-a desse modo do arsenal de jardineiros.
Organofosfato
Os compostos organofosforados (FOS) são álcoois éter do ácido ortofosfórico, que se caracterizam por um efeito seletivo sobre os insetos. As preparações mais populares de inseticidas organofosforados são o Fufanon, Dichlophos, Carbophos e Fozalon. As vantagens do FOS são a sua eficácia na destruição de muitas pragas, incluindo carrapatos, ação rápida,uma pequena despesa, drogas muitas vezes têm um efeito sistêmico, não se acumulam no corpo de uma pessoa ou animal em caso de ingresso acidental. Como desvantagem, é possível destacar a alta toxicidade dos fármacos para humanos e animais, enquanto se trabalha com FOS, adesão estrita às regras de segurança, assim como o surgimento de gerações resistentes de pragas com aplicação regular por muito tempo.
Piretróides
Os piretróides são derivados altamente eficazes da substância natural do piretro, sua ação é direcionada para danificar o sistema nervoso de pragas e violar a passagem dos impulsos nervosos. Os piretróides mais populares são Fastak, Decis, Fas, Arrivo e Kotrin. As vantagens incluem: toxicidade seletiva, que não afeta animais de sangue quente, incluindo humanos, a possibilidade de uso em baixas temperaturas e retenção prolongada do fármaco nas plantas. Desvantagens dos piretróides - não destruam as pragas que se escondem em áreas isoladas, e o uso prolongado causará resistência à droga nos insetos.
Como os inseticidas se dividem pela maneira como penetram no corpo?
Pelo método de penetração no organismo praga, os inseticidas são divididos em intestinais, de contato e sistêmicos. Neste caso, algumas drogas são capazes de combinar caminhos para se livrar de insetos.
Entre em contato
Inseticidas de contato são capazes de penetrar no corpo do inseto no contato externo do corpo da praga com a planta, cuja superfície contém a preparação venenosa. As preparações de contato são eficazes durante uma semana, as precipitações atmosféricas eliminam a substância ativa e o seu efeito pode parar mais rapidamente. A vantagem é uma rápida ação de destruição após a pulverização da planta afetada. Desvantagens deste tipo de drogas: a falta de influência sobre as larvas existentes nos rins e brotos, e não partes processadas das plantas não são absolutamente protegidas de insetos, portanto, pulverização completa de toda a vegetação terrestre é necessária. Apollo, Karate e Oberon são populares.
Intestinal
Inseticidas de ação intestinal têm uma característica especial: entrar no sistema digestivo de um inseto, eles o atingem por dentro, causando morte rápida. Eficaz contra pragas de roer que comem plantas processadas. Entre os jardineiros são populares contacto-intestinal insecticida - um produto da acção combinada da indústria agroquímica no insecto - através da pele em contacto com plantas tratadas, assim como envenenando-o comendo folhas de pragas e caules da planta, que penetra nas células de substâncias tóxicas. Desvantagem pode ser chamado a dependência da droga ao nível da qualidade de processamento de plantações. Muitas vezes utilizado no controlo de pragas, tal insecticida de contacto-intestinais como "Akarin", "Bankole", "Decis", "konfidor" e "Calypso".
Sistema
insecticidas sistémicos são caracterizadas pela capacidade de penetração rápida no sistema vascular da planta tratada e viajar sobre ele em todas as unidades terrestres. Este tipo de inseticida afeta insetos que são vitais nos tecidos da planta, bem como indivíduos que se alimentam da planta tratada, destruindo-os.A principal vantagem da droga é a eficácia independente da precipitação, uma vez que o veneno é armazenado na planta no nível celular, e não na superfície. As drogas sistêmicas mais populares são Biotlin, Mospilan e Prestige.
Classificação de inseticidas pelo espectro de ação
De acordo com o espectro de ação, os inseticidas são classificados em agentes seletivos e contínuos.
Ação contínua
Inseticidas de ação contínua são meios químicos de combater várias espécies de várias pragas. Este tipo de drogas é usado para destruir efetivamente diferentes insetos simultaneamente.
Ação seletiva
Inseticidas de ação seletiva são usados para controlar uma praga específica. Esta espécie inclui anti-helmínticos - drogas que destroem parasitas-vermes, nematicidas - destroem as lombrigas, acaricidas que matam carrapatos, e inseticidas eficazes contra carrapatos e outros insetos.
Como as drogas são divididas em fins de produção
Para a conveniência de jardineiros e trabalhadores agrícolas, grupos de drogas foram desenvolvidos, divididos por sua finalidade de produção - eles diferem na estrutura química e na natureza do efeito sobre o organismo de insetos. Os principais tipos de preparações industriais são atrativos, feromônios, inseticidas, ovicidas, pulgões e repelentes.
Atrativos e feromônios
Atrativos e feromônios são drogas que atraem pragas em armadilhas especiais com o seu cheiro. Este tipo de inseticida permite a destruição em massa de insetos após sua captura. As feromonas são um produto da síntese de substâncias que atraem os indivíduos do sexo oposto. Atrativos afetam os receptores de alimento de um inseto, que em busca de alimento perfumado cai em uma armadilha. Atrativos gasosos são atraídos pelo cheiro específico de pequenos insetos voadores.
Inseteracaricida
Inseteracaricides são substâncias químicas e biológicas projetadas para matar insetos e ácaros nocivos. O insectoacaricida, quando exposto a uma praga, o paralisa, e então o inseto morre.Uma desvantagem significativa - o acúmulo de substâncias tóxicas no corpo humano tem um efeito negativo no sistema nervoso central.
Ovicidas
Ovicidas são capazes de afetar de maneira prejudicial os ovos de várias pragas, que são um dos estágios mais estáveis no desenvolvimento de um inseto e ácaro. Componentes envenenados penetram através da casca do ovo e destroem o germe do inseto. Este tipo de inseticida não é fatal para outros estágios de desenvolvimento e para a vida das pragas.
Os pulgões
Azidas são compostos químicos que destroem as populações de pulgões. Este tipo de inseticida tem um efeito intestinal, de contato e sistêmico sobre os pulgões e algumas outras pragas sugadoras. Azidas são pouco solúveis em água, e em solventes orgânicos é bom.
Larvicidas
Os larvicidas são drogas que têm um efeito prejudicial nos estágios larvários do desenvolvimento de insetos, enquanto outros estágios não são praticamente afetados por seus efeitos deletérios. A larva ou lagarta de uma praga que come uma planta tratada com um larvicida, após algum tempo, morre das substâncias venenosas da preparação. As pragas são mais suscetíveis à ação desse tipo de inseticida no estágio inicial da larva.
Repelentes
Os repelentes são os meios que repelem as pragas das plantas e impedem que elas comam hortas e hortas. Um repelente pode ser um composto químico ou uma planta específica que protegerá seus fragmentos culturais de insetos nocivos com seu odor. Repelentes fazem sentido usar para fins preventivos na menor probabilidade de danos às plantas por pragas.
Nós nos familiarizamos com o que são os inseticidas e quais são suas classificações, o que é muito importante e conveniente ao fazer a escolha certa de preparações para a destruição de certos tipos de pragas. Atualmente, os inseticidas de amplo espectro estão disponíveis em uma ampla variedade de lojas especializadas. Com a ajuda deles, a área de jardim ou jardim generosamente lhe dará uma colheita sem esforço significativo e custos financeiros.