Chokeberry: aplicação, propriedades medicinais e contra-indicações

Pin
Send
Share
Send

Aronia é baga preta, é também chokeberry, - é um arbusto ou árvore com bagas perfumadas agridoce, extraordinariamente útil em suas propriedades.

A popularidade da cerejeira negra, apesar das suas surpreendentes propriedades úteis, foi recebida há relativamente pouco tempo, há apenas cem anos, e esta planta deve-se ao grande criador russo Ivan Michurin. Sobre isso, o que é chokeberry, sobre suas propriedades medicinais e contra-indicações, este artigo dirá.

  • Composição química e valor calórico de bagas de chokeberry
  • O uso de chokeberry para o corpo
  • Benefícios do chokeberry durante a gravidez
  • Receitas de medicina tradicional: tratamento de doenças de chokeberry rowan
    • Chá de vitamina
    • Suco de chokeberry
    • Bebida restauradora
    • Prevenção da aterosclerose
    • Na doença hipertensiva
    • Com anemia (anemia)
  • Colheita de cinzas de montanha negra em bruto
  • Contra-indicações e danos de chokeberry ashberry

Voce sabe O nome latino de aronia blackberry - aronia melanocarpa, traduz literalmente como "black berry útil".

Composição química e valor calórico de bagas de chokeberry

A composição da aronia inclui açúcares naturais (glicose, sacarose, frutose), pectina e tanino, ácido málico, fólico e outros ácidos orgânicos, os tocoferóis, filoquinona, pirodoksin, niacina, tiamina, antocianinas, flavonóides, sorbitol, rutina, amigdalina, cumarinas, cianidina e outros compostos químicos .

O complexo vitamínico desta incrível fruta também é representado em todas as variedades. Existe ácido ascórbico (vitamina C), citrino (vitamina E), vitamina A (beta-caroteno), ácido nicotínico (vitamina B3, ou PP), vitaminas E, B1, B2, B6, C, K.

Entre os componentes minerais, que são especialmente ricos em aronia, vale antes de mais lembrar iodo, ferro, boro, cálcio, manganês, de flúor, de cobre, molibdénio.

Voce sabe Ácidos orgânicos na chokeberry é significativamente maior do que no vermelho groselhas, framboesas, morangos e tangerinas. De acordo com o número de vitamina E, esta planta é vinte vezes maior do que maçãs e laranjas, e duas vezes - os frutos de groselha preta. Groselhas, framboesas e morangos contêm quatro vezes menos iodo do que a cereja preta. Mas o beta-caroteno é mais em bagas de cinzas de montanha vermelhas.

O uso de chokeberry para o corpo

As propriedades curativas do chokeberry definido por um grande número de substâncias bioativas que em frutas chokeberry natureza equilibrada.

Os frutos da aronia de chokeberry são amplamente utilizados na medicina tradicional e popular para o tratamento e prevenção de aterosclerose e hipertensão.

Bagas e suco de chokeberry tem as propriedades para remover espasmos, dilatar os vasos sanguíneos, parar e restaurar o sangue. Graças a estas qualidades, o uso de bagas é mostrado com doença de radiação e sangramento, doenças vasculares, especialmente com permeabilidade aumentada e fragilidade das paredes dos navios - para melhorar a elasticidade deles / delas, como também gastrite.

As pectinas, que fazem parte do chokeberry, ajudam a remover substâncias radioativas, metais pesados ​​e bactérias nocivas do corpo; As pectinas também melhoram a atividade dos intestinos e dos rins, têm um bom efeito bile e diurético.

O Chokeberry, usado como alimento, pode reduzir o nível de colesterol ruim e estabilizar a pressão sanguínea. Um bom efeito mostra a recepção de chokeberry com reumatismo e vários tipos de alergias.

O tratamento de chokeberry é mostrado para pessoas que sofrem de distúrbios do sistema endócrino, uma vez que uma grande quantidade de iodo no suco de cevada é uma qualidade verdadeiramente inestimável em violação da função da tireóide.

Além disso, a fruta da cereja melhora a função do fígado, a regulação do sistema digestivo, especialmente com acidez reduzida.

Surpreendentemente, ele é tratado com chokeberry (claro, como auxiliar), até mesmo doenças como sarampo, tifo e escarlatina, e o envolvimento de capilares no diabetes mellitus é também uma indicação para o uso desta fruta.

As antocianinas contidas nas antocianinas do chokeberry têm a propriedade de inibir o desenvolvimento de tumores malignos e, portanto, as bagas são incluídas na dieta de pacientes com câncer.

Até mesmo uma pessoa absolutamente saudável é útil para comer frutas e suco de aronia, porque melhora o apetite e o bem-estar geral e também fortalece a imunidade.

Benefícios do chokeberry durante a gravidez

Chokeberry ashberry é útil para as mulheres durante a gravidez, principalmente porque nesta fase o organismo da futura mãe necessita especialmente de um reabastecimento constante do estoque de vitaminas e oligoelementos. Naturalmente, é muito melhor que a fonte de tais substâncias úteis não sejam pílulas de origem duvidosa, mas produtos naturais.

Como já foi dito, a cereja preta tem propriedades prevenir o desenvolvimento de anemia, fortalecer os vasos sanguíneos, estabilizar a pressão arterial, melhorar a função hepática e promover a imunidade em geral. O uso desta fruta pode ser muito útil para o estado estressante em que o corpo feminino está na gravidez.

Além disso, o impacto benéfico que Chokeberry no sistema digestivo, ajudar a se livrar de episódios desagradáveis ​​de toxicidade, evitar azia, obstipação e outros fenómenos negativos, é indesejável durante a gravidez.

Importante! Antes de comer chokeberry preto durante a gravidez, é obrigatório consultar o seu médico.
Se o chokeberry recepção durante a gravidez é bem sucedido, provavelmente, não deve ser interrompido e depois do nascimento de uma criança - até o final da amamentação, já que esta é as propriedades úteis de chokeberry juntamente com o leite da mãe vai ser transferido para a criança, melhorando o trabalho de seu sistema digestivo e dos intestinos, e também fortalecimento da imunidade.

Receitas de medicina tradicional: tratamento de doenças de chokeberry rowan

O uso de aronia está associado principalmente com seus frutos, mas as propriedades medicinais são também as folhas e até a casca da planta.

Chá de vitamina

Delicioso bebida vitaminada pode ser preparado a partir de frutas ou folhas de chokeberry preto, bem como de ambos ao mesmo tempo. As matérias-primas para o chá podem ser preparadas independentemente, no entanto, se isso não for possível, há sempre a oportunidade de entrar em contato com a farmácia ou solicitar ao mercado fitoterapeutas.

Várias colheres de frutas (ou folhas, ou uma mistura de frutas e folhas) de chokeberry - dependendo das preferências de gosto - despeje 0,5 litros de água purificada a uma temperatura de 70 graus e insista pelo menos 10 minutos, e de preferência - meia hora.

Você pode adicionar às folhas folhas e bagas secas de outras fruteiras - framboesas, cerejas ou groselhas.

Chique especial - cozinheiro chá de vitamina com a adição de suco de frutas. Para fazer isso, a água é misturada com suco em uma proporção de 5: 1, levada a ferver, chá preto (a gosto), açúcar e canela são adicionados à mistura final. A bebida é infundida e filtrada, após o que está pronta para uso.

Suco de chokeberry

O suco de chokeberry pode ser comido fresco ou preparado para o inverno: é muito útil usá-lo regularmente em caso de distúrbios de pressão, aterosclerose, diarréia, urolitíase, etc.

Para uso imediato de suco Bagas de cereja são cuidadosamente classificadas, moídas e misturadas com açúcar a gosto.

Para preparar suco para armazenamento posterior, a fruta deve primeiro ser lavada, depois seca e descascada.

Em seguida, as bagas são colocadas em pratos esmaltados, a água é adicionada a uma taxa de 100 g por 1 kg de fruta, a mistura resultante é cozida em fogo lento por cerca de meia hora. A temperatura das bagas não deve ser superior a 60 ° C, isto irá preservar todas as propriedades úteis das cinzas das montanhas.

Depois de decorrido o tempo, a massa deve ser arrefecida, batida com um liquidificador, tensão (por exemplo, através de gaze) e adicionar açúcar ou mel a gosto. Este suco é armazenado em um local escuro e seco, tomado meia hora antes das refeições, 0,5 copos 2-3 vezes ao dia.

Se planejado armazenamento de suco para o inverno, Bagas preparadas devem ser amassadas e espremidas com suco (através de gaze ou saco de linho). No bolo restante é adicionada a proporção de água de 10: 1, após uma hora eles são novamente espremidos e misturados com o suco previamente espremido (o procedimento pode ser repetido várias vezes, reduzindo a quantidade de água).

A bebida final é despejada em frascos ou frascos limpos e secos (até o topo deve permanecer cerca de 3-4 cm) e esterilizada por 10-15 minutos (dependendo do volume de pratos). Em seguida, as garrafas são fechadas com tampas, os frascos são fechados com tampas. A rolha deve ser amarrada com uma corda e depois de selada selá-la, enchendo-a de parafina.

No uso à vontade, açúcar ou mel podem ser adicionados ao suco. É muito saboroso misturá-lo com suco de groselha preta ou infusão de cachorro rosa.

O suco de chokeberry, além de uso interno, também é usado como um agente anti-queima para o tratamento de áreas afetadas da pele.

Bebida restauradora

Na base de cinzas de chokeberry, você também pode cozinhar incontáveis bebidas fortificantes com vitaminas. As receitas dependem apenas dos ingredientes disponíveis, do seu próprio gosto e imaginação.

Por exemplo, podemos oferecer essa opção: algumas ameixas frescas e um par de maçãs são cortadas, adicione 100 g de fruta chokeberry, misture, despeje 1 l de água, adicione as folhas de groselha preta, framboesas, cerejas, leve para ferver, tensão. Adicione o açúcar a gosto. Nós usamos quente ou refrigerado.

Bagas frescas podem ser substituídas por bagas congeladas ou secas.

Chernoblodka também serve como matéria-prima para cozinhar vários licores e tinturas de álcool, que em pequenas doses também têm um efeito geral de fortalecimento. Além disso, uma tintura qualitativamente preparada de chokeberry preto tem tais propriedades úteis como remoção de inchaço, anestesia, melhoria do apetite, normalização da digestão.

Importante! Abuso de tinturas de álcool de aronia leva a abstinência severa, dores de cabeça e aumento da frequência cardíaca. Portanto, tais bebidas como remédio devem ser tomadas não mais do que uma colher de chá. Especialmente perigosa é uma overdose para pessoas idosas devido a um aumento do risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.

Prevenção da aterosclerose

Para a prevenção de vasos de aterosclerose recomenda-se a utilização caldo de decocção. Para preparar a bebida, remova cuidadosamente a casca da árvore, moa-a, passe-a por um moedor de carne ou depois de interromper com um liquidificador, seque e moa novamente.

Para 0,5 litros de água deve tomar 5 colheres cheias (com um slide) da casca preparada, deixe ferver por duas horas,deixe esfriar, escorra. Tome tal decocção três vezes ao dia antes das refeições para 20-30 mg.

Na doença hipertensiva

Quando a hipertensão é recomendado para obter uma decocção do fruto de chokeberry 0,5 chávenas 3-4 vezes.

Também boa para comer um dia para 100 g de frutos secos de groselha preta, abrasão com uma pequena quantidade de açúcar e de ácido cítrico.

Aplique o blackberry para o tratamento da hipertensão e na composição dívidas de ervas medicinais. Por exemplo, Scutellaria raiz, folhas grama uliginose pequena vinca e frutos chokeberry é misturado com 4: 3: 2: 1, derramar uma pequena quantidade de água, fervido durante alguns minutos, arrefeceu-se, e tomado antes das refeições 0,5 copos de 3-4 vezes por dia.

Da mesma forma, você pode preparar em partes iguais frutas e flores de espinheiro-alvar, folhas de hortelã-pimenta, flores e frutos chernoplodki arnica.

Outro decocção para o tratamento da hipertensão feita a partir de aronia, plantio de frutas cenouras, funcho, raiz de valeriana, erva cavalinha, flores cornflower azul, frutas de pilriteiro, raiz de Scutellaria. A proporção de 3: 2: 2: 3: 2: 2: 3: 3. A mistura é vertida a água a ferver (200 mL de água - 20 g grama) durante meia hora o aquecimento em um banho de água, infundido, filtrada. O caldo é diluído com uma parte de água fervida e tomado 3 vezes ao dia por 0,3 m.

Também Chokeberry é feito com teias de nogueira (o último definha em água quente por 40 minutos, após o qual uma parte similar do fruto da amora é adicionada ao caldo, a mistura é levada a ferver e infundida por várias horas. Em seguida, filtre e leve 0,5 copos (você pode adicionar suco de limão ao caldo).

Importante! Overdose de aronia blackberry na hipertensão pode ser perigosa por uma queda crítica na pressão arterial. Ao mesmo tempo, você deve comer frutas a uma taxa de não mais que 3-4 colheres de sopa de suco, e uma semana - não mais que meio copo.

Com anemia (anemia)

Para o tratamento e prevenção da anemia, recomenda-se a utilização infusão de bagas de chokeberry preto, onde também é útil adicionar rosa mosqueta (os frutos precisam adormecer em uma garrafa térmica, despeje água fervente e deixe durante a noite).

As bebidas são tomadas a partir do primeiro dia do ciclo menstrual e continuam a beber dentro de uma semana após o final da menstruação.

Para melhorar o efeito, a infusão é alternada com infusão de ervas yarrow (2,5 colheres de sopa por 1 litro de água fervente - preparado de forma semelhante).No final do ciclo, as infusões de frutas e ervas são misturados em uma proporção de 3: 2 e bebidos 3-4 vezes ao dia por meia hora antes das refeições, se desejado, você pode adicionar mel à bebida.

Você também pode alternar a ingestão de infusão com o uso da própria fruta - seca ou fresca.

Colheita de cinzas de montanha negra em bruto

As bagas de aronia começam a corar em agosto, mas devem ser coletadas muito mais tarde, já que a plenitude das propriedades úteis das bagas é coletada no final do outono, pouco antes do início das geadas. Para determinar a disposição da fruta, você precisa pressioná-la levemente. Se a fruta é um suco vermelho escuroé hora de colher.

As bagas podem ser arrancadas à mão ou cortadas. Bagas recém-colhidas, dispostas em cestas ou caixas, podem ser armazenadas por vários dias em um local fresco, embora seja melhor, é claro, usar para secar ou congelar imediatamente.

Secar as frutas, espalhando-as em uma superfície horizontal em uma camada. O processo pode ser acelerado usando um secador ou forno, mas a temperatura não deve estar acima de 60 ° C.

Após a secagem completa, as bagas são colocadas em sacos de papel e armazenadas em uma sala seca. Propriedades úteis de frutas podem reter um ano ou dois. O mesmo se aplica às folhas de cereja preta.

Frutos de aronia podem ser armazenados sem congelamento, mas a temperatura na sala não deve exceder 1 ° C e, ao mesmo tempo, permanecer inalterada. Ideal para este fim é uma adega, nela as bagas podem se encontrar até a próxima primavera.

Contra-indicações e danos de chokeberry ashberry

Como qualquer planta medicinal com um efeito pronunciado, a aronia também tem certas contra-indicações para o uso. Espera-se que, como a baga tem a propriedade de aumentar a acidez, baixa pressão arterial e melhorar a coagulação do sangue, chokeberry gipotonikam não pode comer, as pessoas que são propensas a trombose e tromboflebite ou têm elevado coagulação do sangue. Além disso, a aronia é contraindicada em casos de aumento da acidez, úlceras gástricas e úlceras duodenais.

Tendo em conta as precauções mencionadas, podemos dizer com certeza que o consumo regular de chokeberry preto tem sobre o corpo humano é muito benéfico.

Os frutos desta planta têm um sabor agradável e podem ser usados ​​em uma variedade de espécies, além de fresco.Uma variedade de formas de colheita de cereja preta permitirá a qualquer pessoa pegar para si mesmo aquele prato, no qual o aroma melhor revela seu sabor e propriedades úteis únicas.

Pin
Send
Share
Send