Plantando e cuidando de aipo no jardim

Pin
Send
Share
Send

Crescendo aipo - não é difícil, mas requer sua atenção e abordagem. É muito agradável para desfrutar de um nutritivas saladas no inverno com raízes vegetais cultivados em seu jardim.

  • Aipo raiz: descrição
  • Como crescer aipo em uma casa de campo: escolher um site para vegetais de raiz
    • O que um aipo ama: luz, temperatura e umidade
    • Solo para o cultivo de aipo
  • Como plantar aipo
    • Seleção e preparação de sementes para plantio
    • Semeadura de aipo e cuidados com mudas
    • Mudas de fada no campo aberto
  • Como cuidar adequadamente de aipo
    • Como regar aipo
    • Como alimentar aipo
    • Regras de cuidado de solo
  • Quando e como colher uma safra de aipo

Alguém espanta esses longos períodos de amadurecimento de aipo, alguém não quer dar a ele seu tempo. Mas será muito mais agradável esperar pela sua colheita, entendendo que as forças foram investidas em vão. Muitas vezes, fazer perguntas: quando plantar aipo raiz no campo aberto, como a água, o que alimentar?

Respostas para eles podem ser encontradas neste artigo, e um jardineiro iniciante pode facilmente entender todos os meandros do plantio de aipo.É possível que até mesmo um jardineiro experiente descubra algo novo.

Aipo raiz: descrição

A pátria do aipo é o Mediterrâneo. Agora é difícil encontrar um lugar na terra onde um vegetal saudável não cresça. É uma planta de até 1 metro de altura. Para o primeiro ano de plantio, muitas folhas aparecem e a própria raiz, no ano seguinte, o aipo começa a florescer. A planta gosta de boa umidade e tolera facilmente a geada.

Aipo de raiz é cultivado quase sempre em um método de plântula. Os frutos da planta contêm muitas substâncias úteis, como açúcar, proteína, cálcio, potássio, fósforo. Além disso, o aipo é generoso para as vitaminas A, B6, K, E, B9 e contém sais minerais de ferro e magnésio.

Absolutamente todas as partes da planta encontrar um lugar na culinária: primeiro e segundo pratos, temperos, molhos e até bebidas. Recomenda-se que a raiz da planta seja cozida, cozida e adicionada a saladas - em sua forma crua. É possível sem muita dificuldade cultivar o aipo.

Voce sabe Na mitologia antiga, a deusa Afrodite costumava comer raízes de aipo, atribuindo-lhe as propriedades da eterna juventude.

Como crescer aipo em uma casa de campo: escolher um site para vegetais de raiz

A maioria dos fãs deste produto, mais cedo ou mais tarde, se perguntam como cultivar aipo de raiz em seu site. A primeira coisa a começar é escolher um local para plantar uma planta.

Aipo raiz prefere lugares sem vento com a luz solar aberta. Também precisa de um solo fértil, rico em minerais e com certa acidez. Mas, como mostra a experiência, a cultura de raiz pode dar uma excelente colheita e em uma pequena penumbra em um solo fracamente ácido. Os frutos diferem apenas ligeiramente pelo cheiro.

O que um aipo ama: luz, temperatura e umidade

Absolutamente todas as variedades de aipo amam a alta umidade, mas dentro da razão, sem a estagnação da água. A planta é despretensiosa à temperatura e pode tolerar com segurança o congelamento, mas durante a vegetação é melhor proteger o aipo da geada, caso contrário, em vez de uma fruta nutritiva, você receberá uma raiz não comestível com folhas em abundância.

Como mencionado acima, a planta se sente bem tanto no sol quanto na meia-luz.

Solo para o cultivo de aipo

O solo para o crescimento do aipo precisa ser preparado a partir do outono.É importante fazer uma escavação profunda, sem esquecer de enriquecer generosamente o solo com superfosfato e húmus. Além disso, o solo deve ser moderadamente ácido, caso contrário, na melhor das hipóteses, o aipo irá crescer mal.

No solo, não deve haver estagnação da água, apesar do fato de que o aipo ama umidade constante. Se você cresce raiz em solo argiloso, cuide de boa drenagem. Será bom adicionar nitrogênio e potássio no outono. Mas evite fertilizar a terra com esterco fresco, isso pode levar a doenças fetais.

Importante! Em qualquer caso, não cortar muitas folhas no verão, isso pode levar a perdas no tamanho da raiz.

Como plantar aipo

Como plantar aipo de raiz em seu jardim? A fim de coletar a melhor colheita, primeiro você precisa plantar as sementes de mudas. Isso ocorre porque o aipo é muito fraco no início do crescimento. O período de maturação da cultura radicular é de 6 a 8 meses.

Para começar, você precisa selecionar boas sementes, plantá-las, sair para as primeiras brotações e plantar as mudas no jardim.

Seleção e preparação de sementes para plantio

Uma atenção especial deve ser dada à escolha das sementes.Para obter frutos no ano seguinte, pegue as sementes com uma margem de vida útil. Também preste atenção ao seu tamanho. Quanto mais a semente, mais crescerá na raiz.

A maioria dos jardineiros prefere variedades estrangeiras de aipo, mas há respostas positivas sobre os produtores domésticos. Por exemplo, as marcas mais populares são o tamanho russo e o Aelita. Devido ao nosso clima, recomenda-se escolher variedades mais antigas que possam amadurecer até seis meses.

Comece plantando mudas perto do final de fevereiro. Pegue as sementes que você selecionou e mergulhe-as em água morna. Isso é necessário para suavizar as sementes e germinar rapidamente. Na água, as sementes não devem ficar mais de dois dias, após o que estão ligeiramente secas e prontas para o plantio.

Voce sabe Um crescimento tão longo de mudas de raiz de aipo é devido ao fato de que a semente contém uma enorme quantidade de óleo essencial.

Semeadura de aipo e cuidados com mudas

Uma vez que as sementes estejam preparadas, você já pode plantá-las em um solo especial. Para cozinhar, absorva proporções iguais de areia, turfa, composto e húmus. Tal composição é considerada uma das melhores para o cultivo de mudas de aipo.

Ao plantar sementes, não as mergulhe muito profundamente. Depois de ter aprofundado a semente, polvilhe o buraco e a superfície com turfa. Dentro de sete dias, os brotos não aparecem, e eles precisam suportar uma temperatura de 17 a 20 graus. Depois de notar o primeiro crescimento, você precisa baixar a temperatura para 15 graus.

Durante todo o período de crescimento das mudas, o aipo precisa de cuidados oportunos e responsáveis. É necessário fornecer uma quantidade suficiente de luz, para suportar a temperatura necessária e com muito cuidado para tratar a rega. Estes são pontos importantes no processo, como crescer um bom aipo.

Importante! Se depois da aterrissagem houver um risco de geadas, vale a pena cobrir os brotos com garrafas plásticas cortadas.

Mudas de fada no campo aberto

Quando, por fim, chegam os dias quentes, sem os riscos da geada, você pode plantar mudas de aipo no solo. Geralmente esse tempo cai na terceira semana de maio. O solo deve ter sido preparado desde o outono. O aipo deve ser comido a uma distância de pelo menos 30 cm um do outro.

Ao aprofundar é desejável não destruir o caroço de terra e não mergulhar profundamente a raiz no solo.Cavou o buraco abundantemente com água. O ponto a partir do qual os brotos começam a esticar deve permanecer acima do solo. Esta é uma garantia de que você obterá um grande, sem raízes adicionais, fruto de aipo. Após o plantio de mudas de aipo no solo, ele deve ser regado adequadamente.

Como cuidar adequadamente de aipo

Depois de ter cultivado as mudas de aipo da raiz, o plantio foi bem sucedido, resta apenas cuidar adequadamente e aguardar a colheita. Um dos momentos importantes no cuidado é a rega. O solo deve estar úmido durante todo o período de maturação da cultura da raiz.

Estritamente proibindo o abate do aipo, como mais tarde o crescimento das raízes laterais é formado, o que pode estragar a aparência de aipo e até mesmo as suas qualidades gustativas. Para o bem, e mais importante, a maturação rápida corta apenas as folhas superiores.

Quando a raiz da planta cresce em diâmetro, você pode remover suavemente as raízes laterais, removendo o solo do topo da fruta. Além disso, não vai doer cortar as plantas fracas, dando lugar a novas e mais fortes. Claro, para crescer bem pody, você precisa monitorar o crescimento do aipo da raiz.

Voce sabe Cortar raízes podem ser plantadas em uma panela e cultivar verduras durante o inverno.

Como regar aipo

O fato de que o aipo precisa de umidade constante, escrevemos acima. Ele exige umidade não só no verão, mas também até o outono. Apesar da resistência à umidade, o solo não deve ser molhado e a água não deve estagnar nele.

Se você tiver argila ou outro solo pesado no local, tome cuidado para uma boa drenagem. Regar a planta deve ser regular, por 1 m² você precisa de cerca de cinco litros de água.

Importante! Apesar das propriedades úteis das raízes de aipo, seu uso não é recomendado para mulheres grávidas.

Como alimentar aipo

O molho de aipo deve ser feito duas vezes durante toda a estação de crescimento. A primeira vez que a planta é fertilizada cerca de duas semanas após o plantio. A fertilização é realizada um mês após a primeira. Para cultivar ativamente tubérculos no fertilizante deve prevalecer o potássio. Também será apropriado usar minerais contendo enxofre e sódio.

Se você planta uma planta em rochas calcárias, pode haver um problema com a falta de boro. Isso pode ser entendido a partir das manchas escuras na raiz. Depois disso, os vazios são formados, e as folhas começam a ficar amarelas e desaparecem lentamente. Neste caso, é necessário realizar um tratamento de superfície com uma solução aquosa de boro.

Regras de cuidado de solo

Provavelmente, não será supérfluo mencionar a prevenção da secagem do solo. Para o crescimento apropriado do aipo, é necessário arrancar a tempo das ervas daninhas. Se você quer menos tempo para gastar nas camas, você pode chafurdar o solo.

Mulching vai te salvar das ervas daninhas por um longo tempo, e também ajuda a manter a umidade no solo por mais tempo. Mas não se esqueça que você não pode cavar na parte superior da raiz.

Quando e como colher uma safra de aipo

Com o início do outono, a questão importante é quando remover o aipo da raiz. A colheita é necessária antes do início do primeiro tempo frio. Naturalmente, cada ano é diferente, mas geralmente esse tempo chega no início de outubro.

Para facilitar a escavação das raízes, primeiro imure o chão. Para extrair o melhor uso de garfos, mas mesmo com eles, você precisa ter muito cuidado para não danificar a casca mole da fruta. Após a colheita, lave as raízes e use-as assim que quiser.

Assista ao vídeo: Horta em casa e orgânica - como plantar alface, couve, coentro, etc

Pin
Send
Share
Send