Crocosmia é uma planta ornamental, não de nossas latitudes.
No entanto, é tão atraente para a vida e atraente que há muito tempo ocupa um lugar nos corações dos floristas domésticos.
Sua vegetação exuberante, combinada com delicadas inflorescências, decora canteiros de flores nas áreas mais áridas, onde outros irmãos da família da íris se retiram.
Por que vale a pena cultivar a Crocosmia?
- é despretensioso, adapta-se facilmente a diferentes condições;
- bem forma uma paisagem mesmo sem inflorescências;
- agrada o olho durante a floração;
- não requer cuidados cuidadosos;
- quase não doente.
Se você decidir ter um crocosmia, ou, como também é chamado, montbretion, vale a pena conhecer algumas das características desta planta.
Aparência
No total há mais cinquenta espécies isso perene. Eles diferem na altura da parte aérea (de 60 a 150 cm), na forma das folhas (linear, xifóide), coloração (espectro de amarelo a vermelho vivo).
Em espécies selvagens, as inflorescências são menores e mais silenciadas, enquanto que para espécies reprodutoras, elas são mais brilhantes e maiores.
Há também um período de floração: do meio do verão até o final de setembro.
A duração e a intensidade desse processo dependem de quão bem o solo e a iluminação do local são selecionados para sua colocação.
Cultivo
Ao criar a Crocosmia, deve-se ter em mente que ela se multiplica das seguintes maneiras:
- sementes;
- bolbos;
- crianças.
A fábrica rapidamente conquista grandes áreas. Portanto, deve-se ter cuidado para garantir que as sementes ou os bulbos permaneçam nos locais pretendidos.
Se você quiser evitar a auto-semeadura, remova a inflorescência assim que murchar. No futuro, as sementes coletadas podem ser usadas. Plantadas dessa maneira, as plantas podem descartar flores pelo segundo ano.
Bulb-bebês estão aparecendo ativamente a partir do final de setembro. Durante o mês de outubro e antes das primeiras geadas, você pode coletá-las. A crocosmia, diluída com bulbos, dura mais e floresce intensamente.
Você quer ver a inflorescência em julho? Obter variedades do início da primavera: Crocosmia paniculata, Crocosmia masoniorum. Do florescimento tardio, os mais populares são Estrela do Leste, Emily McKenzie, Spitfire.
Aterragem
Bulbos são plantados em solo úmido (idealmente - chernozem) a uma profundidade de 10-15 cm.Certifique-se de que eles não eram muito densos.
A distância de 10 cm entre os tubérculos será ótima.
Você pode preenchê-los com qualquer área, mas grandes grupos de montbrets ficam melhores.
Escolha um lugar
Como a crocosmia é do continente africano, é muito ama o sol. Portanto, o território para o plantio desta planta deve aquecer bem na estação quente.
Uma pequena penumbra também é aceitável. Quanto mais luz você tiver, maior e mais abundante será a cor.
A exceção é Crocosmia pottsii. Ela vem de uma área pantanosa, por isso tolera melhor o solo úmido do que seus parentes. No entanto, um sol brilhante é necessário para ele.
Em que casos é necessário limitar a propagação da crocosmia?
Restringir a distribuição se:
- se a planta faz parte do canteiro combinado. Com a rápida disseminação, irá quebrar o padrão da paisagem;
- se você quiser alcançar inflorescências grandes e persistentes. Quanto mais denso o crocosmium cresce, menor e menor são as flores.Nas áreas mais overgrown só pode ser verde.
Quando a montbretion deve se expandir?
Se você planeja usar a planta como uma cobertura de jardim. Os verdes da crocância disseminada parecem muito bons sem floração.
Essa cobertura é uma boa alternativa ao gramado.
Cuidado
Mesmo plantas despretensiosas precisam de atenção. Então não se esqueça:
- Rega. Deve ser infreqüente (uma vez por semana), mas abundante. Se o verão é chuvoso, é suficiente para soltar o solo após a precipitação.
- Top vestir. Na primavera, durante o rápido crescimento da krokosmia, fertilizantes nitrogenados podem ser necessários. No verão - aditivos de potássio. Eles são necessários para uma boa formação de gemas. Adubação adicional com 10% de solução do verbasco também é bem-vinda.
- Controle de pragas. Os inimigos da planta são Putin ácaro, urso, tripes. Para numerosas doenças herbáceas, a planta é bastante estável.
Armazenamento no inverno
Krokosmii bem tolerar o inverno no chão. No entanto, Se na sua área tradicionalmente fortes geadas, é melhor cobrir a planta dentro de casa.
Para fazer isso, no final do outono, deve-se cavar todo o crocosmo, deixando uma parte impressionante do solo perto das raízes.Descasque as lâmpadas com este modo de armazená-lo não vale a pena. A planta preparada é plantada em uma panela ou desce ao porão, onde é armazenada até o início da primavera.
Se não há porão, você pode aproveitar armazenamento a seco. Para ele, o crocosmium deve ser escavado, dividido em bulbos separados e removido a parte superior (caule e folhas), deixando cerca de 5-7 cm.
No entanto, se possível, é melhor deixar o crocosmium no inverno no chão. Por isso, começará a crescer mais cedo, as flores serão maiores e a planta em si será mais forte.
É necessário cobrir as camas da geada o mais tarde possível, e abri-la no início da primavera, quando as geadas mais fortes já estão atrás de nós. Como um abrigo você pode usar folhas secas, aparas, palha, agrovolokno.
Wintering de plantas depende do seu tipo. Por exemplo, Crocosmia masoniorum, Crocosmia Lúcifer é bastante resistente. E a Estrela do Oriente é melhor para cavar para o inverno. Esta espécie não tolera frio.
Jardineiros experientes recomendam também combinar diferentes métodos de armazenamento. Assim, se uma parte do crocosmium congela no chão, você sempre pode restaurar a população das lâmpadas armazenadas na sala.
Crocosmia - a planta ideal para um florista iniciante. Mesmo com o mínimo de cuidado, irá agradar ao criador com verduras deliciosas, perdoar falhas e erros de cálculo na rega e alimentação.
Com o devido cuidado da recompensa, você terá um luxuoso canteiro de flores e um aroma delicado de açafrão, espalhando-se de um buquê cortado por toda a casa.