Sanguinaria é uma pequena planta herbácea da família das papoulas. Ele recebeu esse nome graças ao suco, semelhante ao sangue, que aparece quando a raiz ou a base do caule está danificada (sangvis - sangue). A pátria da planta é a região sul do Canadá e o leste dos Estados Unidos, onde pode ser encontrada no ambiente natural. Cresce em florestas úmidas e sombreadas.
Descrição do produto
O perene herbáceo tem uma raiz muito maciça. A espessura da base do sistema radicular é capaz de atingir 2 cm de diâmetro e se ramifica como um ramo de abeto. Todos os anos, a raiz é alongada em 5 a 10 cm, a maior parte está em uma camada de 10 cm de profundidade, e intersticiais são formados nas raízes, a partir das quais se formam brotos e brotos no solo. Durante 3-4 anos, a planta se espalha significativamente na superfície da terra.
Os brotos jovens formam raízes contráteis que ajudam a espalhar e criar raízes. A parte do solo é pequena, consiste em uma folha e uma flor branca como a neve. No ambiente natural, o sangue tem uma estrutura simples (linha única) de oito pétalas. Eles são simétricos e têm uma borda arredondada. O cheiro das flores não se espalha. O diâmetro de uma flor é de cerca de 7 cm.
A Sanguinaria floresce cedo, as folhas e os brotos aparecem durante o derretimento da neve e continuam a persistir por um mês. O tempo frio ajuda a continuar a florir, enquanto o início da primavera quente pode reduzir o período de floração para duas semanas.
Como resultado de mutações espontâneas, as variedades de terry apareceram na natureza. Em seus brotos, existem muitas pétalas pontiagudas, dispostas em várias fileiras e geralmente escondem o núcleo. Encontrando-os in vivo, os botânicos transferiram as plantas para as estufas para cultivo subsequente.
Durante a floração, a altura da sanguinária não excede 15 cm e uma folha grande é enrolada ao redor do pedúnculo, o que dá uma aparência elegante. Depois que o broto murcha, a planta se estende até 30 cm de altura e uma folha redonda verde escura se desdobra. A placa da folha é densa, com um relevo nas veias, sua cor muda de verde escuro para cinza azulado. Assemelha-se a um coração com bordas levemente rasgadas.
As sementes amadurecem até o final de junho, mas são caracterizadas por baixa germinação. As pequenas ervilhas vermelhas estão localizadas em uma caixa multifacetada alongada.
Variedades de Sanguinaria
O mais famoso canadense otimistaassim nomeado após o habitat. Possui belas folhas esculpidas com 3-9 lâminas. A largura da folha é de 15 cm e a placa verde é coberta por raios amarelados das veias, que têm uma tonalidade vermelha no fundo. Pecíolos são curtos avermelhados.
Nas cavidades da neve aparecem flores com um diâmetro de 7-7,5 cm com pétalas ovais brancas ou ligeiramente rosadas. Oito pétalas emolduram um núcleo amarelo claro. A floração dura cerca de 3 semanas, após as quais a folhagem vive até meados de julho.
As formas culturais têm inflorescências de terry, portanto, são unidas pelo nome terry sanguine. Alguns comparam flores exuberantes com um nenúfar, outros com crisântemo. De qualquer forma, porém, é difícil afastar-se dos delicados botões brancos como a neve, especialmente na primavera, quando a natureza apenas acorda e não agrada com uma abundância de inflorescências. As variedades mais populares são:
- multiplex - possui muitas pétalas estreitas em várias linhas;
- flora cativa - pétalas bastante largas com uma borda afiada, formam uma flor exuberante.
Reprodução
A Sanguinaria é propagada dividindo o rizoma e semeando. As sementes são macias, germinam não muito bem e rapidamente perdem a qualidade, sendo semeadas imediatamente após a colheita. Brotos jovens, como todas as sementes de papoula, são muito fracos, com medo do sol brilhante e da seca. Para mudas, recomenda-se digitar o solo úmido do jardim em caixas ou vasos pequenos individuais. Eles são colocados à sombra das árvores ou atrás de uma colina e umedecidos regularmente. Como as sementes amadurecem no verão, não há necessidade de trazer vasos diretamente para a sala.
As mudas são muito fracas e crescem lentamente, então são plantadas em campo aberto somente aos dois anos de idade. As primeiras flores são esperadas para o crescimento de 5-6 anos de sanguinaria. Os brotos são plantados em solo úmido, mas bem drenado. Mistura ideal de turfa e areia com a adição de substrato decíduo. Áreas com sombra são preferidas.
Propague a planta com mais facilidade e eficiência, dividindo o rizoma. Eles realizam o procedimento no final de setembro, quando a folhagem está completamente seca. Se você dividir a raiz imediatamente após o florescimento, a probabilidade de sucesso é muito pequena. Em uma divisão do rizoma, deve haver pelo menos um rim, mas é melhor escolher áreas com vários de uma só vez. A raiz é facilmente separada, embora tenha uma estrutura de malha entrelaçada. Raízes cor de coral liberam seiva sangrenta.
Após a divisão, os rizomas são instilados imediatamente em um novo local. É importante impedi-los de abaulamento acima da superfície do solo. Isso levará à secagem e morte da planta. Todos os processos laterais das raízes devem ser preservados, pois ajudarão a planta a sobreviver, porque novas formações surgirão apenas na primavera.
O transplante pode ser realizado tanto no período quente do outono, quanto imediatamente sob a neve. Só é importante cobrir completamente as raízes com o solo. A profundidade ideal de aterrissagem é de 4-6 cm.
Cultivo e cuidado
O melhor local para o plantio sanguíneo é considerado áreas sombreadas sob as copas exuberantes de árvores de folha caduca e arbustos. Se os raios do sol penetrarem periodicamente nesta área, a água deve ser regada regularmente, mas a umidade não deve estagnar. O solo para o plantio é escolhido turfa neutra ou ácida. Uma mistura ideal é considerada areia, substrato decíduo e húmus em partes iguais. Parte do húmus pode ser duplicada. Certifique-se de fornecer uma boa drenagem.
Os rizomas têm a capacidade de armazenar umidade, portanto, uma leve seca não prejudica a planta. No caso de uma estação seca e quente prolongada, a rega é feita pelo menos uma vez a cada 1-2 semanas. Adubar sanguinaria por cobertura morta, uma vez que a rede superficial de raízes não permite escavar o solo. Geralmente, qualquer fertilizante orgânico é aplicado (húmus, composto, turfa). Dos substratos decíduos, preferem-se tília, bordo, amieiro ou álamo tremedor.
A planta é resistente ao gelo e pode facilmente tolerá-las sem nenhum abrigo. Mesmo com a morte de parte dos pontos de venda, brotos jovens tomarão seu lugar imediatamente.
Use
Sanguinaria é usada como cobertura de solo independente. É adequado para paisagismo ao pé de árvores e arbustos. No meio do verão, a vegetação fica completamente oculta, então você deve combiná-la com outros arbustos e flores, para que o design do jardim mantenha seu apelo decorativo por um longo tempo. Coexiste com sucesso com plantas de samambaia, chionodox, scyl, hosta e pequenos bulbos. Parece interessante no primeiro plano dos arbustos de zimbro.
Você pode usar sanguinaria para decorar terrenos rochosos. Ela enraíza-se bem entre pedregulhos, outras pedras decorativas ou na encosta de uma colina.
Sanguinaria tem um efeito irritante local e é usado como remédio homeopático. As indicações para uso são doenças do trato respiratório superior, digestivo, nervoso e circulatório. Como forma médica, use tintura de álcool das raízes.