Akebia

Pin
Send
Share
Send

Akebia é uma planta exótica com belas inflorescências. Essa liana rasteira vive no leste da Ásia, no clima ameno da China, Coréia e Japão. Ela se enraíza bem na Crimeia, no Cáucaso e no sul da Europa. Embora a planta ainda não tenha recebido uma ampla distribuição, ela difere em uma massa de propriedades úteis, portanto, merece atenção especial.

Descrição do produto

Akebia pertence à família Lardizobalov. Esta planta decídua perene em um clima quente é capaz de permanecer sempre verde. O caule liso no primeiro ano é pintado em verde e rosa, mas adquire um tom marrom ou roxo à medida que se enrijece. A seção transversal do caule é redonda e é coberta com folhas regulares raras em pecíolos longos. A liana aumenta anualmente de comprimento, o crescimento anual é de 1 a 3 m. O tamanho de 3 a 6 m é considerado ideal.Além disso, o sistema radicular se torna muito poderoso (e requer transplante) e a base do caule não é atraente.







As folhas de três dedos ou cinco dedos em forma de roseta são fixadas em um pecíolo separado de 6 a 10 cm de comprimento.Os verdes são brilhantes - escuros por cima e mais claros por baixo. A superfície da chapa é brilhante. Um folheto separado tem uma forma oval com uma borda pontiaguda. O comprimento da folha é de 3-5 cm e a largura é de 1,5 a 3 cm.

No meio da primavera, a liana floresce e continua até o final do verão. Neste momento, o jardim é preenchido com um agradável aroma de chocolate e café, para o qual a planta recebeu o segundo nome "chocolate liana". Cada flor tem um pedúnculo separado, mas todas são coletadas em grandes inflorescências soltas. Vale ressaltar que em um caule são formadas flores de sexo diferente:

  1. Masculino Eles estão localizados mais perto do caule na quantidade de 4-9 peças por inflorescência. Os botões são maiores, rosa-púrpura, com os polegares dos estames. O diâmetro da flor atinge 3 cm.
  2. Mulheres Um pouco menor, marrom-púrpura. Em uma inflorescência, apenas 2-3 flores são formadas com ovários densos no centro.

Em setembro, começam a aparecer frutas que amadurecem completamente em meados de outubro. A frutificação é rara devido à polinização difícil. Quando cultivada em uma varanda, pode não ocorrer. A fruta é uma baga oval bastante grande (6-8 m). A casca é brilhante, como se coberta com cera, e densa. A cor da fruta madura é rosa-púrpura. A polpa é perfumada e suculenta, comestível. Tem gosto de framboesas e cheira a chocolate. Na parte central, existem muitas pequenas sementes negras imersas na polpa.

Variedades

Existem 6 variedades no gênero Akebia, mas apenas duas delas são usadas na jardinagem. O mais popular foi o akebia de cinco folhas ou cinco vezes. Isso é chamado de estrutura da folha, na qual cinco folhetos separados são fixados em um pecíolo comum na forma de cinco. Folhas pequenas de até 5 cm de comprimento e 3 cm de largura estão localizadas em uma haste longa de 10 cm de tamanho.

Essa variedade está mais espalhada por todo o mundo e hoje é encontrada até na Austrália e na América do Norte. Um arbusto semelhante a ciana tem hastes lisas com sulcos longitudinais, cresce mais de 3 m de comprimento e é abundantemente coberto de flores por todo o comprimento, mas raramente dá frutos.

As flores bissexuais são coletadas em uma escova em pedúnculos finos. O botão tem três pétalas duras e bem abertas, de forma arredondada. Flores masculinas são maiores, rosa ou lilás, e flores femininas (roxas ou violetas) são menores e estão localizadas no final da inflorescência. O período de floração dura de abril a final de agosto, os frutos aparecem no final de setembro.

O segundo mais popular é o akebia trefoil. Ela tem apenas três folhetos lisos no pecíolo. As chapas são densas, lustrosas, mais escuras por cima. As bordas das folhas são onduladas, raramente esculpidas. Essa variedade cresce mais rapidamente, seu tamanho médio é de 7 a 8 M. No aroma das flores, além das notas de café, emitem o cheiro de canela. Os frutos são mais alongados (cerca de 8 a 9 cm de comprimento), para os quais essa variedade é chamada de "banana azul".

Reprodução

Akebia é propagado por sementes e meios vegetativos. As sementes são semeadas imediatamente após a colheita, para que não percam a germinação. Faça-o no outono em vasos pequenos com solo arenoso claro. As fotos aparecem juntas, mas não rapidamente (até 3 meses). As sementes são levemente aprofundadas no solo (em 5 mm) e polvilhadas com terra. Os recipientes são cobertos com filme ou vidro e mantidos em um local fresco. A temperatura ideal para germinação é de + 15 ° C. Sementes fortes são transplantadas para o campo aberto no final de maio ou início de junho, quando o perigo de resfriamento noturno passou completamente.

Pode ser usado para propagar caules de caules lenhosos. Eles são cortados durante todo o período vegetativo e colocados em um substrato de turfa-areia em uma panela. O jardim é transplantado apenas no próximo ano.

A maneira mais fácil de reproduzir é considerada em camadas. No início da primavera, parte do caule é desenterrada, não se separando da planta principal. Com o advento da raiz, a parte aérea é cortada da videira da mãe e plantada em um novo local. No início do tempo frio, um jovem acebia fica forte o suficiente para o inverno.

Crescendo

Para o pouso, eles selecionam um local ensolarado no local. Nesse caso, a liana estará repleta de inúmeras flores, enquanto no local sombreado prevalecem os brotos verdes. O solo deve ser leve e bem drenado. Para o plantio, um buraco raso é cavado, coberto com componentes orgânicos (turfa, grama seca, folhagem e uma pequena quantidade de húmus) em uma mistura com areia. Após o plantio, a terra é cuidadosamente compactada e regada com água morna. A rega é necessária regularmente para que as raízes não sequem.

As hastes de uma planta jovem são flexíveis, portanto, necessitam de apoio, os brotos jovens beliscam. Akebia requer rega frequente, mas não tolera estagnação da água. Durante o período de crescimento e floração, fertilizantes orgânicos e minerais devem ser aplicados mensalmente.

No inverno, a liana tolera pequenas geadas, principalmente na presença de neve. Para proteger contra congelamento e umidade excessiva, a planta é coberta com agrofibras e um filme.

A liana de chocolate é adequada para o cultivo em banheiras e vasos. Nesse caso, ele deve ser replantado anualmente, pegando um vaso maior à medida que os rizomas crescem. Aperte as hastes mais longas ou corte na primavera, antes de os botões abrirem. Durante a dormência, a temperatura confortável para a planta é de + 10 ° C. Neste momento, a cobertura não é realizada e a rega é reduzida.

Sendo um inseticida natural, a liana não tem medo de parasitas, mas também protege contra insetos domésticos irritantes. Se a planta estiver localizada em locais úmidos, podridão ou mofo podem ser afetados. Nesse caso, as folhas com manchas esbranquiçadas ovais e parte dos brotos devem ser cortadas e queimadas.

Use

O Akebia é adequado para uso em paisagismo, bem como para decorar sebes, dependências, arcos e mandris. Seus brotos exuberantes dão uma sombra agradável. Use uma liana para paisagismo terraços e varandas. Parece espetacular nas proximidades de plantas com flores e plantas com tamanho menor, além de outras vinhas. Na maioria das vezes, é plantada em empresas com hortênsias, madressilvas, hosta, absinto, rododendros, peônias.

Além das propriedades decorativas, a liana também encontrou uso econômico prático. De suas hastes tecem cestos e até móveis de jardim. Frutas saborosas e suculentas são usadas para a sobremesa, e chá revigorante é produzido a partir de folhas e pétalas. Além disso, as folhas secas são usadas como tempero para pratos de carne e peixe. Na medicina oriental, um caldo diurético, anti-inflamatório, antipirético e analgésico é produzido a partir de acebia.

Pin
Send
Share
Send