Fatshedera - Hera interna de árvore

Pin
Send
Share
Send

Fatshedera é uma planta híbrida que foi obtida no início do século XX na França. Seus ancestrais eram hera e fatsiya japonês. A planta resultante é excelente para cultivo interno e forma uma hera de crescimento lento, semelhante a uma árvore, com belas folhas e flores. Hoje, você pode comprar a Hera Fatsheder em muitas lojas de flores. Será um cenário maravilhoso para composições com flores brilhantes na sala e apreciará a vegetação exuberante.

Descrição da planta

A flor Fatsheder é uma grama perene e perene. Seu sistema radicular é fibroso, com raízes gradualmente lignificadas de cor marrom escura. Acima da superfície do solo, há uma videira longa e rastejante. Dá poucos tiros laterais, mas é capaz de crescer até 5 m. O crescimento anual é de cerca de 30 cm Ao longo dos anos, as hastes verdes escuras e lisas são cobertas com uma casca áspera marrom.

Folhas grandes de pecíolo, dependendo da variedade, são divididas em 3-5 lobos. Eles têm uma superfície verde escura brilhante. Além de variedades com folhas simples, são encontradas espécies variegadas. Os lados da placa da folha são lisos ou levemente ondulados, e a borda de cada lóbulo é apontada.







Em agosto-setembro, nas axilas das folhas, formam-se várias inflorescências umbelladas de flores indefinidas. Os botões são de cor verde amarelada ou creme. A fruta Fatschedera é uma baga suculenta e arredondada, de cor violeta ou azul escuro. Contém várias sementes pequenas.

Variedades de Cabeça de Gordura

Existe apenas uma espécie na família Fatschedera - Fatshedera Lise. A planta é uma videira rasteira com um caule gradualmente lignificado. Ao longo de toda a extensão da brotação, estão as próximas folhas de folhas longas, de forma palmada. Folhagem densa e semelhante a couro brilha ao sol e tem uma bela cor verde brilhante. De comprimento, a folha pode crescer 20 cm e largura - 30 cm.

Flores amarelas cremosas se formam até o final do verão. Eles são coletados em inflorescências de guarda-chuva em pedúnculos curtos e elásticos. Botões com brácteas duras e curtas têm um núcleo denso e abaulado de tons esbranquiçados ou amarelos.

Fatshedera Lise

Com base nessa espécie, foram derivadas as seguintes variedades decorativas de separadores de gordura:

  • Variegata - ao longo das margens das folhas grandes, existem faixas brancas largas que rodeiam o núcleo verde. A planta é mais suscetível a doenças e cresce a coroa mais lentamente.
    Fatshedera Variegata
  • Pia - as folhas em pecíolos curtos são pintadas na cor verde escuro e têm bordas onduladas. Eles são pressionados firmemente contra a videira. As hastes jovens estão eretas, caindo ao longo do tempo.
    Fatshedera Pia
  • Príncipe de prata - Na borda da folha há uma estreita borda prateada.
  • Dourado - Possui uma grande mancha amarelada no centro da chapa.

Métodos de criação

A propagação do fatsheder é realizada vegetativamente. Pecíolos apicais e folhas maduras podem ser usados. As estacas enraízam na água a uma temperatura de +25 ° C. Você pode plantar brotos imediatamente em solo úmido e arenoso e cobrir com um saco. O processo de enraizamento é muito lento, durará pelo menos um mês. Mudas enraizadas na água são plantadas no chão com o aparecimento de raízes curtas. Uma semana após o transplante, eles também são mantidos sob o filme em um ambiente úmido e quente.

Estacas enraizadas são cuidadosamente transplantadas em vasos de 2-3 mudas juntos. Este método de plantio permitirá obter um crescimento mais magnífico.

Transplante

Ivy é transplantada na primavera após 1-3 anos. O pote é selecionado profundo e estável. Uma camada de material de drenagem é derramada no fundo (argila expandida, seixos, tijolos quebrados, cacos de argila). Solos neutros ou levemente ácidos são os preferidos. A composição da terra de Fatsheder é pouco exigente. Você pode usar a terra do jardim com a adição de turfa e areia do rio. Ao transplantar, o método de transbordo é usado.

Se o Fatshedera crescer em casa em uma banheira grande ao ar livre e for difícil transplantá-lo, é recomendável remover a camada superior da terra a cada 1-2 anos e substituí-la por uma nova. O afrouxamento periódico, independentemente da estação, também será útil. Isso permitirá que as raízes recebam o oxigênio necessário.

Recursos de Cuidados

O atendimento domiciliar Fatsheder não é muito complicado. Ao criar esse híbrido, os criadores alcançaram excelente imunidade e vitalidade. O Fatshedera Lise é especialmente forte e de crescimento rápido. A hera doméstica prefere lugares claros. Acima de tudo, você precisa de um sol brilhante com formas variadas. Sem ela, a coroa perde sua cor brilhante. É preferível colocar a panela em locais iluminados a alguma distância da janela, para que a luz solar direta não queime a folhagem.

Fatshedera não tolera calor. A sala precisa ser ventilada com mais frequência e, no verão, é útil expor a planta ao ar fresco. As correntes de ar não danificam o Fatsheder, mas um vento forte pode inclinar o suporte e confundir as videiras. A temperatura ideal do ar é + 16 ... +20 ° C. No inverno, o resfriamento é permitido até + 6 ... +8 ° C, mas é melhor não esfriar variedades variadas abaixo de +16 ° C.

O Fatsheder é regado com pequenas porções de água morna e macia. Entre a rega, o solo superficial deve ter tempo para secar. A estagnação líquida não é permitida, caso contrário, um fungo se desenvolverá nas raízes. A quantidade de líquido depende diretamente da temperatura do ar: quanto mais fria, menos frequentemente a flor é regada e pulverizada.

Fatshedera precisa de alta umidade. Os folhetos precisam ser pulverizados várias vezes por semana. Uma vez por temporada, eles banham uma liana sob um banho quente para se livrar do pó. Se a temperatura do ar não cair significativamente no inverno, a pulverização continuará ao longo do ano.

Para Fatshedera crescer bem, ela precisa de suplementos minerais. Duas vezes por mês, desde o início da primavera até o início de novembro, fertilizantes para plantas de folha caduca são aplicados ao solo.

Para formar uma linda coroa, recomenda-se aparar e beliscar regularmente as pontas dos brotos. Em videiras velhas, as folhas gradualmente se desbotam ou se desintegram completamente. Para rejuvenescer o cortador de gordura, os galhos são cortados ao meio. Você pode dar uma forma à coroa com a ajuda de suportes decorativos. Hoje, em uma loja especializada, você pode comprar não apenas arcos e suportes verticais padrão, mas também o básico para esculturas verdes. As fotos permanecem flexíveis por um longo tempo, por isso é fácil criar formas complexas a partir delas.

Possíveis dificuldades

Este híbrido é resistente a doenças. Vários problemas podem ser associados a cuidados inadequados:

  • as folhas empalidecem e perdem sua variedade - falta de luz solar;
  • as folhas ficam amarelas e enrolam - o enchimento do solo;
  • as bordas das folhas secam - baixa umidade;
  • manchas acastanhadas arredondadas são formadas na folhagem - uma queimadura.

Em brotos suculentos, um ácaro, pulgão e cochonilha são periodicamente encontrados. Antes de tudo, você deve lavar a vegetação sob um chuveiro quente abundante e limpar as folhas com uma solução com sabão. Se os parasitas não desaparecerem dentro de 2-3 dias, eles são tratados com um inseticida.

Pin
Send
Share
Send