Maranta - folhas com cores incríveis

Pin
Send
Share
Send

Maranta é uma planta perene incomum da família Marantov. Seu principal valor é folhas grandes, com um padrão incrível. Às vezes é difícil acreditar que esta é uma planta viva. Para manchas que correspondem ao número de mandamentos bíblicos, a ponta da flecha é chamada "grama de oração ou oração", "peregrino", "sapo princesa". Sua terra natal é húmida das florestas brasileiras, onde a planta ocupa vastos territórios. Não tenha medo de uma aparência exótica, pois em casa é possível cuidar de uma araruta para um cultivador, mesmo com pouca experiência.

Características botânicas

Maranta é uma erva perene com um rizoma ramificado. Em raízes finas, formam-se nódulos oblongos. Eles contêm uma grande quantidade de amido e são usados ​​em alimentos. O caule de uma planta jovem tem um caráter ereto, mas, à medida que cresce, começa a afundar no chão. O crescimento anual é pequeno, a altura do arbusto adulto não ultrapassa os 60 cm e até seis novas folhas são formadas por ano.

Folhagem pecíolo de cor verde escura ou azulada cresce oposta em pares. Tem uma forma oval com uma borda arredondada. Existem também variedades com folhagem pontiaguda em forma de coração. As veias central e lateral em relevo estão localizadas em folhetos. Em muitas variedades, eles são resumidos com finas linhas contrastantes de creme, verde claro ou branco. Enquanto tons de verde saturados prevalecem na parte da frente da chapa, cores rosa, limão ou esbranquiçadas predominam na parte de trás. O comprimento da folha é 10-15 cm e a largura é 5-9 cm.







Durante o dia, as folhas viram, chamada de "oração em ponta de flecha". À noite, as folhas se desdobram, como um leque, e mostram o lado inferior; pela manhã, abaixam novamente e mostram um padrão brilhante.

A floração ocorre nos meses de verão. Inflorescências paniculadas raras aparecem do topo do caule da araruta. As pétalas de flores pequenas podem ser brancas, amarelas ou rosa. Obviamente, pequenas flores não podem competir com uma folhagem espetacular. Após a polinização, grupos de sementes compactos são formados no lugar das flores.

Tipos de araruta

No total, existem cerca de 25 espécies de araruta e várias dezenas de variedades decorativas.

A araruta é tricolor (tricolor). Esta planta é especialmente popular. Três cores estão presentes em uma placa de folha ao mesmo tempo: um meio mais escuro (geralmente rosa), veias contrastantes e bordas claras. É nessa espécie que 10 pontos podem ser distinguidos pelo número de mandamentos. Alguns afirmam que o padrão se assemelha a uma crista de peixe.

Ponta tricolor (tricolor)

A araruta é de dois tons. A planta possui folhas ovais de até 15 cm de comprimento, e o pecíolo e a parte inferior da folha são rosados ​​e cobertos por uma suave pubescência. A superfície da chapa é lisa e verde com bordas mais brilhantes.

Maranta dois tons

A araruta é de veias brancas. Uma planta gramada com uma haste caída de até 30 cm de comprimento carrega grandes folhas em forma de coração. Na frente, em um fundo verde-azulado, veias finas e brancas são visíveis. A parte de trás tem uma cor avermelhada.

Araruta branca

Araruta de Reed. Esta planta grande (até 130 cm de altura) possui hastes eretas densas. As raízes são densamente cobertas com tubérculos. Folhas ovóides alongadas com uma borda pontiaguda são pintadas em uma cor azul escuro.

Reed Maranta

Reprodução

A araruta pode ser propagada de várias maneiras:

  • Semeando sementes. As mudas começam a crescer no início da primavera. Para fazer isso, prepare uma caixa larga com solo úmido de turfa arenosa. As sementes são distribuídas nos poços e levemente trituradas com o solo. Os tiros aparecem dentro de 5-15 dias. Toda a estação de crescimento deve ser mantida a uma temperatura de + 15 ... + 19 ° C. Plantas com 2-3 folhas mergulham em vasos separados.
  • Divisão do mato. Uma planta adulta é desenterrada e libertada do solo. A raiz é cortada cuidadosamente para que em cada dividendo existam vários nódulos e 2-3 folhas. Os locais de corte são polvilhados com carvão moído e plantados imediatamente em solo leve e ligeiramente úmido.
  • Enraizamento de estacas. De maio a setembro, uma sessão de 8 a 10 cm de comprimento com 2-3 folhas saudáveis ​​pode ser cortada de uma araruta adulta. Enraizá-lo em água por 4-5 semanas. Após a formação de um rizoma completo, as mudas são plantadas em solo turvo e mantidas em ambiente quente e úmido.

Cuidados com as plantas

Cuidar da araruta não exige muito esforço, em casa é importante que ela escolha o lugar certo. Todas as plantas variadas precisam de luz difusa e brilhante. Sem ele, um belo desenho desaparece. No entanto, a luz solar direta Marante é contra-indicada. No inverno, os arbustos precisam ser iluminados para proporcionar um horário de verão de cerca de 16 horas.

Em salas muito quentes, a araruta cresce mal. A temperatura ideal para a flor é de + 22 ... + 24 ° C. No inverno, o resfriamento é permitido até + 15 ° C, mas essas condições não são criadas artificialmente. A planta não precisa de um período de descanso.

A umidade na sala com a araruta deve ser alta. Idealmente, pode atingir até 90%. Recomenda-se pulverizar as folhas várias vezes ao dia, usar umidificadores e colocar vasos ao lado de aquários, bandejas com seixos molhados. Para a pulverização, você deve usar água purificada para que o calcário não estrague a aparência das folhas.

Você precisa regar a planta regularmente, a cada 3-4 dias. Com a diminuição da temperatura, essa diferença é aumentada. O excesso de umidade deve deixar a panela livremente; a panela também deve ser esvaziada. A água para irrigação deve ser um pouco mais quente que a temperatura do ar. Deve ser bem defendido e ligeiramente acidificado com suco de limão.

Maranta precisa de alimentação regular. Em abril-setembro, duas vezes por mês, são aplicadas ao solo composições minerais para plantas de interior com folhagem decorativa. A dosagem indicada na embalagem não deve ser excedida. Com uma quantidade excessiva de fertilizante, a araruta pode morrer.

Uma flor é transplantada em um ano. O pote é grande, mas não muito profundo. Furos e material de drenagem (seixos, cacos, argila expandida) são obrigatórios na parte inferior. O solo da araruta é constituído por tais componentes:

  • terreno de folha (2 partes);
  • húmus foliar (1 parte);
  • terras coníferas (1 parte);
  • areia do rio (1 parte).

É útil adicionar pequenos pedaços de carvão à mistura do solo para impedir o desenvolvimento de podridão.

No final do inverno, é recomendável podar a araruta para formar um arbusto exuberante e baixo. Sem isso, as hastes em 3-4 anos são muito ampliadas e expostas.

Doenças e Pragas

Com os devidos cuidados, a araruta raramente sofre de doenças de plantas e parasitas. Em salas muito frias, com inundações regulares do solo, a podridão radicular pode se formar nas raízes. Você pode escapar dele por transplante com a remoção das áreas afetadas da planta. O rizoma e o solo são tratados com um medicamento antifúngico.

Se a sala estiver muito seca, o risco de infecção por um ácaro aumenta. É difícil de detectar, mas as menores perfurações nas folhas e uma fina teia de aranha ao longo da borda rapidamente se tornam visíveis. Alguns jardineiros preferem usar remédios naturais na forma de uma solução de sabão, mas os inseticidas são mais eficazes.

Pin
Send
Share
Send