Drok - belos arvoredos dourados

Pin
Send
Share
Send

Gorse - arbustos perenes e trepadeiras da família das leguminosas. Eles podem ser encontrados na Europa Ocidental e no noroeste da África. Uma densa coroa verde durante a floração é ricamente coberta de flores douradas. O tojo fotófilo é plantado nas encostas e ao redor do perímetro do gramado. Ele enobrece o jardim e o satura com cores vivas. Além disso, o tojo é uma planta medicinal, não apenas agrada os olhos, mas também cuida da saúde de seus proprietários.

Características botânicas

Gorse - um arbusto perene, arbusto ou liana lignificada. Pode ter brotos lisos ou espinhosos. Muitos galhos finos são cobertos com casca lisa verde-clara. A altura da planta pode ser de 30 cm a 1,7 M. As hastes são eretas ou rastejantes. Os processos laterais estão localizados ao longo de todo o seu comprimento. Os galhos são densamente cobertos com pequenas folhas oblongo-lanceoladas. Placas de folhas verde-escuras são lisas, mas às vezes são cobertas com uma pilha pequena. Folhas ternárias ou simples em pecíolos curtos são organizadas a seguir.

Com 3-6 anos de idade, o tojo começa a florescer. As flores racemose amarelas brilhantes florescem no início de junho. Eles permanecem nas filiais por 15 a 60 dias. As flores axilares são agrupadas nas extremidades dos ramos jovens. Durante a floração, o tojo é coberto com um denso véu amarelo, que esconde toda a vegetação verde por baixo. Em agosto, começa o amadurecimento da fruta. Os ramos adornam feijões estreitos e compridos, com sementes brilhantes e oblongas de cor marrom-preta.










Espécies de plantas

Segundo a classificação internacional, o gênero de tojo inclui 125 espécies de plantas. Alguns deles são adequados para o cultivo na Rússia central.

Gorse está tingindo. A planta é encontrada na Sibéria Ocidental, Cazaquistão e Oriente Médio. Um arbusto curto e esparramado não tem espinhos e cresce até 1 m de altura. Brotos fracamente ramificados e rastejantes são cobertos com folhas oblongas, quase nuas. O comprimento das folhas estreitas de verde escuro não excede 2,5 cm e as flores amarelas são colhidas em inflorescências racemose no topo de brotos jovens. A floração começa em junho e dura até 65 dias. Após a polinização, o feijão estreito e achatado amadurece. Várias décadas atrás, folhas e flores foram usadas para obter tinta amarela, para a qual a variedade recebeu esse nome.

O tojo está tingindo

Tojo alemão. A planta termofílica não tolera geadas. Os galhos pubescentes diretos formam um arbusto com até 60 cm de altura e 1,2 m de largura.Folhas sésseis lanceoladas com pubescência sentida no verso estão localizadas nos brotos. No local de fixação da folha, há uma espinha verde comprida. No início de junho, inflorescências douradas em forma de espigões florescem nas extremidades dos galhos. Eles persistem até agosto e em outubro os frutos amadurecem. Sementes desta espécie germinam muito mal.

Tojo alemão

Tojo espanhol. A planta forma um arbusto esférico de até 50 cm de altura, cuja copa densa e verde-clara consiste em folhas lanceoladas de até 1 cm de comprimento e a floração ocorre em duas etapas. Pela primeira vez, densas inflorescências amarelas brilhantes florescem no início de junho. A floração repetida e menos abundante ocorre no final de agosto. Esta espécie suporta geadas até -20 ° C.

Tojo espanhol

Tojo lídio. Essa variedade é comum no sul da Europa, embora seja capaz de suportar o resfriamento a -15 ° C. Brotos rastejantes estão localizados perto do chão ou caem lindamente das encostas das montanhas. Os galhos são densamente cobertos com pequenas folhas ovais verde-escuras. Floração brilhante e abundante ocorre em abril-junho.

Gorse lidian

Reprodução

O tojo se propaga por sementes e estacas. As sementes devem ser colhidas em agosto, imediatamente após o amadurecimento. O feijão amadurecido fica marrom e racha por conta própria. As sementes são secas e sem preparação preliminar são plantadas em terreno aberto a uma profundidade de 2,5 a 3 cm, e as plantações são polvilhadas com terra e moderadamente regadas. Os primeiros brotos aparecem na primavera. A floração é esperada não antes dos dois anos de idade.

Algumas espécies se reproduzem melhor por estacas. Em junho, são cortadas estacas apicais de 12 a 15 cm de comprimento e enraizadas sem tratamento preliminar em solo úmido de turfa arenosa. Enquanto as raízes estão se formando, é necessário manter as mudas sob o capô ou na estufa. Apenas 30-40% das plantas se enraízam.

Cuidar de tojo

Cuidar de tojo em campo aberto é simples. A planta é muito despretensiosa e se desenvolve sozinha. Para pouso, você deve escolher um local em uma inclinação ou elevação. O tojo prefere solos soltos e bem drenados, com alto teor de areia e calcário. Somente plantas jovens podem ser transplantadas. Após três anos de idade, as raízes crescem tanto que um transplante sem dor se torna impossível.

A vida útil de Drock não é tão longa. Uma década depois, estica e expõe os galhos, o que afeta negativamente a decoratividade. Para evitar isso, os velhos arbustos são substituídos por plantas jovens.

O tojo precisa de iluminação intensa e não tem medo da luz solar direta. Deve ser plantado em uma área aberta. Sob a sombra de outras árvores, os galhos se abrem mais rapidamente e a floração se torna escassa.

As altas temperaturas não assustam o tojo, mas podem sofrer de geada. Na zona central da Rússia, os arbustos são cobertos para o inverno com lapnik e material não tecido. Nos invernos frios e com neve, as espécies subdimensionadas invernam sem abrigo, mas os galhos superiores geralmente congelam.

O tojo é resistente à seca, mas pode sofrer com a umidade excessiva do solo. Geralmente ele tem chuvas naturais suficientes. A rega é realizada apenas no caso de uma longa ausência de chuva.

Para formar uma coroa, a poda do mato pode ser feita. O início da primavera é mais adequado para este procedimento. Arvoredos densos podem ter qualquer forma. Ao trabalhar com variedades espinhosas, deve-se tomar cuidado para não se machucar.

Propriedades úteis

Flores de carqueja, caules e raízes contêm taninos, alcalóides, flavonóides e óleos essenciais. O medicamento oficial não usa a planta devido ao seu conhecimento insuficiente. Na medicina popular em muitos países, decocções e tinturas de álcool de tojo são usadas como diurético, restaurador, laxante e sedativo. As drogas limpam o corpo de toxinas por dentro e também ajudam a destruir uma infecção de pele e curar feridas.

Os medicamentos do tojo são usados ​​para combater essas doenças:

  • hepatite;
  • reumatismo;
  • dermatite alérgica;
  • malária
  • estomatite
  • amigdalite;
  • asma brônquica.

Verrugas e papilomas são tratados com suco fresco para se livrar deles.

No entanto, o tojo contém substâncias tóxicas, portanto o tratamento não deve ser abusado. Particularmente perigoso é o uso de medicamentos para mulheres grávidas e lactantes, crianças e pacientes hipertensos.

Planta de jardim

No projeto paisagístico, o tojo é valorizado por sua floração brilhante e abundante. Arbustos ou pequenas árvores podem ser plantadas individualmente na entrada da casa ou ao longo da cerca. As formas rastejantes e atrofiadas são adequadas para decorar encostas rochosas e outeiras com orientação sul ou sudeste. O rizoma ramificado fortalece bem o solo e pode ser usado para evitar derramamento do solo.

A planta é adequada para decoração de jardins de pedras, jardins ornamentais e, às vezes, misturadores. Ao compor composições, o tojo é melhor combinado com plantas de árvores e arbustos. Pode ser zimbro, cotoneaster, euonymus, teixo, bérberis, elecampane ou buzulnik.

Pin
Send
Share
Send