Amoreira - deliciosas frutas em uma árvore encantadora

Pin
Send
Share
Send

A amoreira (morus) é uma árvore de folha caduca da família Mulberry. Também é conhecida como amoreira e amoreira. A planta é cultivada com sucesso em climas temperados e subtropicais. O habitat natural são as extensões da América do Norte, África e Ásia. A planta ganhou popularidade devido a frutas saborosas e suculentas. Também é usado para decoração, tratamento e para fins industriais. E, é claro, é a folhagem de amoreira que serve como alimento para o bicho da seda - o "produtor" de seda.

Descrição da planta

Amoreira - árvore de folha caduca com uma coroa se espalhando. Geralmente cresce não mais que 10-15 m de altura. O crescimento anual máximo é alcançado em uma idade jovem. Entre as amoras, existem centenários reais. Espécimes individuais crescem por 200-500 anos.

Os galhos jovens são cobertos com uma casca lisa marrom-escura, que com a idade é muito rachada e descascada. Nas folhas, crescem as próximas folhas pecioladas em forma de coração ou ovoide. Sua superfície brilhante é pontilhada com uma rede de alívio, veias mais claras e pintada em verde escuro. As bordas da folhagem são irregulares e o outro lado é mais claro e fosco. O comprimento da folha é 7-15 cm.

No meio da primavera, as amoras florescem com botões pouco perceptíveis e pouco atraentes, com estames longos. Eles são coletados em espigões curtos e densos e lembram pincéis fofos pendurados em pernas flexíveis. A amoreira pode ser uma planta monóica e dióica. As espécies dióicas têm separadamente árvores masculinas, áridas (amoreira) e fêmeas.








A polinização ocorre com a ajuda de insetos e vento. Depois disso, os frutos de uma estrutura complexa amadurecem. Em um galho curto, existem muitas drupas suculentas pressionadas uma contra a outra. O comprimento total da fruta é de 2 a 5 cm e sua cor é preto-púrpura, vermelha ou branca cremosa. Os frutos são comestíveis, têm um sabor agridoce e um aroma bastante intenso e agradável. O tamanho das folhas e frutos da amoreira é altamente dependente do clima e da fertilidade do solo. No sul, eles são uma ordem de magnitude maior que na faixa do meio (por exemplo, na região de Moscou).

Espécie de amoreira

Em relação à classificação de espécies da botânica, há um debate. Várias fontes indicam que o gênero contém 17-200 espécies.

Amoreira preta (m. Negro). A árvore cresce 10-13 m do chão. Sua copa densa é coberta com grandes folhas ovóides de 10 a 20 cm de comprimento e 6 a 10 cm de largura, e as drupas roxas escuras são doces e oblongas - com cerca de 2-3 cm de comprimento. Variedades:

  • Kherson - árvore baixa resistente ao gelo, com bagas grandes (3,5 cm) e doces;
  • Baronesa Negra - uma árvore resistente ao gelo já está coberta em junho com grandes bagas doces;
  • Menina de pele escura - uma árvore alta e larga dá frutos pretos e amargos;
  • Staromoskovskaya - doces frutos preto-violeta com 3 cm de tamanho amadurecem em uma árvore alta com uma coroa esférica.
Amoreira preta

Amoreira branca (m. Alba). Uma árvore alta e larga está coberta de casca marrom-acinzentada. Nos galhos jovens, crescem folhas largas ovóides ou palmadas com bordas serrilhadas. O comprimento das folhas é de 5 a 15 cm e os rebentos frutíferos são encurtados em relação aos vegetativos. Essas plantas dióicas florescem em abril-maio ​​e dão frutos em maio-junho. As frutas (multiespécies) têm forma cilíndrica e têm cor branca ou rosa. Seu comprimento chega a 4 cm e o sabor é mais aguado, açucarado. Variedades:

  • Dourado - brotos e folhagem na primavera são pintados na cor dourada;
  • Mel branco - uma árvore alta que se espalha dá uma grande colheita de açúcar branco como a neve, com cerca de 3 cm de comprimento;
  • Victoria - uma árvore pequena dá frutos doces e suculentos com cerca de 5 cm de comprimento;
  • Amoreira chorosa - uma variedade decorativa com cílios flexíveis e caídos cresce para 5 m.
Amoreira branca

Amoreira vermelha (m. Rubra). A vista é resistente ao gelo. Sua terra natal é a América do Norte. A planta não é grande em tamanho, mas é bastante extensa. As folhas em forma de coração ou lóbulos, com 7-14 cm de comprimento e 6-12 cm de largura, têm uma forma assimétrica. Eles são pintados de verde brilhante. No meio do verão, uma colheita de bagas roxas muito doces escuras amadurece para 2-3 cm de comprimento. Externamente, os frutos desse tipo em particular são semelhantes às amoras.

Amoreira vermelha

Métodos de criação

A amoreira se propaga de maneira simples; portanto, ao cultivar jardineiros, não há dificuldades. Você pode usar sementes e métodos vegetativos.

Para a propagação de sementes, são utilizadas sementes recém-colhidas, descascadas e secas. As culturas são produzidas no outono ou primavera imediatamente em campo aberto. Todas as sementes precisam de estratificação. Com a semeadura no outono, ocorrerá in vivo; na primavera, será necessário pré-semear as sementes por 4-6 semanas na geladeira. Antes do plantio, as sementes são tratadas com um estimulante por várias horas (zircão, Epin). Para semear, escolha um local aberto e ensolarado. Faça sulcos com uma profundidade de 3-5 cm, nos quais o material de plantio é mais raramente colocado. A cama é coberta de terra e coberta com uma camada grossa. Quando o solo aquecer, brotos aparecerão. Cuidar deles envolve capina, rega e fertilizantes regulares. No meio do outono, as mudas crescerão o suficiente para o primeiro transplante, com uma distância de 3 a 5 m, o que evitará emaranhar as raízes. A frutificação ocorre após 5-6 anos.

Como os caracteres varietais não são preservados durante a propagação de sementes, os métodos de propagação vegetativa são mais populares:

  • Enraizamento de estacas. De junho a julho, são cortados brotos verdes de 15 a 20 cm de comprimento com 2-3 folhas. O plantio é realizado em estufa. Os galhos são colocados na diagonal a uma profundidade de cerca de 3 cm. 1-2 folhas com uma placa de meio corte são deixadas nas estacas. A chave para um bom enraizamento é a alta umidade. Idealmente, se houver um pulverizador na estufa que crie uma suspensão aquosa (névoa). Em setembro, as raízes desenvolvidas aparecerão e os brotos começarão a crescer. O pouso em campo aberto está planejado para a próxima primavera.
  • Filhos da raiz. Cada árvore periodicamente produz brotos basais. Pode ser usado para reprodução. Um broto desenvolvido a partir de uma altura de 0,5 m no meio da primavera é desenterrado, tentando não danificar as raízes, e plantado em um novo local. Para se desenvolver mais rapidamente, os galhos são encurtados em um terço.
  • Vacinas. Muitas vezes, plantas varietais decorativas são enxertadas em um estoque obtido a partir de mudas. Para fazer isso, todos os brotos são removidos no porta-enxerto e seções oblíquas são feitas no rebento com 2 gemas. Eles são combinados e fixados com uma fita especial. O processo de emenda geralmente termina em 1-2 meses. Depois disso, a fita é removida. No futuro, é importante cortar todos os ramos inferiores que crescem fora do estoque. O método permite coletar várias variedades diferentes em uma planta, formando a chamada "colheita de melange".

Aterragem e cuidados

É melhor planejar o plantio de amoreira na primeira metade do outono, para que ele tenha tempo de se adaptar a um novo local e, após o inverno, começará a crescer ativamente. Alguns praticam o plantio de primavera antes do fluxo de seiva. Ao comprar mudas em viveiros, deve-se dar preferência a plantas com 4 anos de idade. Se eles já deram frutos, é mais fácil escolher um espécime masculino ou feminino.

A amoreira é uma planta termofílica e fotofílica, mas precisa de boa proteção contra correntes de ar. O solo deve ser bastante solto e fértil. Solos salinos, arenosos ou pantanosos não são adequados, assim como a proximidade das águas subterrâneas.

2-3 semanas antes do plantio, eles cavam um buraco com 50 cm de profundidade e largura.O estrume ou composto podre com superfosfato é imediatamente introduzido em solo pobre. Uma camada de terra comum é derramada sobre o fertilizante para não queimar as raízes. Ao plantar com raízes, o velho pedaço de terra é esmagado e os vazios são preenchidos com solo fresco. Após a conclusão do trabalho, 2 baldes de água são derramados sob a árvore e, em seguida, a superfície é adubada. Mudas jovens e finas são amarradas.

No futuro, o cuidado com as amoras se resume a afrouxar, regar e fertilizar. Mais frequentemente, é necessário regar as árvores durante a floração e a frutificação, mas aqui é importante conhecer a medida, caso contrário, as bagas serão muito aguadas. Desde meados do verão, a rega é necessária apenas com secas prolongadas.

Em abril e junho, 1-2 vezes, as amoras são fertilizadas com fertilizantes contendo nitrogênio. Na segunda metade do verão, são preferidas composições com alto teor de potássio e fósforo.

O círculo de cano é afrouxado de tempos em tempos até a profundidade de uma pá de baioneta, e as ervas daninhas também são removidas.

Um papel importante é desempenhado pela poda de amoreira. Na primavera, galhos quebrados congelados são removidos. Se as plantas são plantadas para a colheita, recomenda-se forma-las na forma de um arbusto ou de uma árvore curta; então, colher frutas será mais fácil. O Mulberry tolera a poda muito bem e se recupera rapidamente, portanto, não tenha medo de remover o excesso. De tempos em tempos, a coroa é afinada e rejuvenescida, removendo completamente 1-2 ramos velhos e até um terço dos brotos restantes. Com a poda de outono, os galhos secos, velhos e doentes e quebrados são removidos. No mesmo período, brotos muito jovens e não amadurecidos devem ser removidos.

A amoreira resiste bem a doenças de plantas. Porém, ao plantar em um local muito úmido, pode sofrer de oídio, manchas marrons, bacteriose e cachos de folhas pequenas. Muitas vezes, um cogumelo de amoreira se desenvolve nele. A melhor salvação será o tratamento com fungicidas (silita, sulfato de cobre, citoflavina).

Periodicamente, a árvore é atacada por insetos (traça de amoreira, ácaro, borboleta branca americana). Os inseticidas ajudarão a lidar com eles, e os tratamentos são realizados regularmente para fins preventivos desde o início da primavera.

Benefícios e contra-indicações

Frutas, folhas e brotos jovens de amoreira contêm um grande número de substâncias biologicamente ativas:

  • vitaminas (A, C, E, K e grupo B);
  • macrocélulas (P, Mg, Ca, K, Na);
  • oligoelementos (Fe, Cu, Zn, Se, Mn);
  • antioxidantes.

O uso de frutas frescas ajuda a normalizar todos os processos no corpo. Eles têm um efeito benéfico no sistema circulatório, contribuem para a saída de líquidos, aumentam a pressão sanguínea e o açúcar. Para preservar as bagas por mais tempo, elas são secas ou congeladas, fermentadas em vinho e moídas com açúcar. O efeito dos frutos da mesma árvore no trato digestivo é duplo. Bagas verdes fortalecem as fezes e maduras e suculentas - contribuem para sua liquefação. A decocção de bagas acalma, ajuda a lidar com o estresse e insônia. Ele também restaura o corpo após um esforço físico sério.

Use não apenas frutas, mas também folhas e casca. Eles são colhidos para uso futuro e, em seguida, são feitas infusões e decocções. Eles têm um bom efeito expectorante. Ao contrário das bagas, as folhas e os galhos reduzem o açúcar no sangue e a pressão arterial.

Como tal, a amoreira não tem contra-indicações, no entanto, pode prejudicar pessoas propensas a alergias. O consumo excessivo de frutas leva à diarréia.

Pin
Send
Share
Send